Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atlético-MG vence Univertário por 1x0


No dia em que completou 25 anos, Ederson sonhava com um gol e uma vitória para os torcedores do Atlético-PR. Quase conseguiu um, ajudou a conquistar outro. O Furacão venceu o Universitario-PER por 1 a 0, no estádio Monumental, e embolou o Grupo 1 da Taça Libertadores após as três primeiras rodadas. O atacante participou do lance do gol, chegou a comemorar como se ele fosse seu, mas quem empurrou mesmo a bola para as redes foi o zagueiro Duarte, marcando contra. O resultado, no entanto, foi o mesmo: festa rubro-negra em Lima.
A vitória levou o Furacão aos mesmos seis pontos de Vélez Sarsfield-ARG e do The Strongest-BOL, mas mantém a equipe na terceura colocação – perde no saldo de gols: tem zero, contra dois dos bolivianos e um dos argentinos. O time peruano segue sem pontuar, na lanterna e à espera de um milagre para conseguir a vaga.
O Atlético-PR agora tem dois jogos na VIla Capanema para fazer corretamente o dever de casa e seguir na briga por uma das duas vagas da chave nas oitavas de final. E o primeiro adversário é justamente o Universitario, na próxima quinta-feira, às 17h30m (de Brasília) – antes, com o time sub-23, recebe o Paraná Clube, às 18h30m de domingo, no Ecoestádio Janguito Malucelli, pelas quartas de final do Campeonato Paranaense.
Tudo igual: estratégias e placar
Com a necessidade da vitória, Atlético-PR e Universitario adotaram a mesma estratégia: deixavam um jogador como referência no ataque (Ederson e Ruidíaz, respectivamente) e apostavam nas jogadas em velocidade pelos lados – principalmente pela direita. O Furacão tinha Marcelo e Bruno Mendes, e os donos da casa, Olascuaga e Sebastián Luna. Com os mesmos desenhos táticos, também fizeram um primeiro tempo equilibrado.

Luna, o mais perigoso do time peruano, teve três chances claras. Chutou duas para fora e parou em Weverton na outra. O Atlético-PR arriscava mais, mas sem direção. Na melhor oportunidade, Douglas Coutinho cruzou, e Bruno Mendes, com o gol vazio, errou o alvo. Ederson, Deivid e Mirabaje, em tentativas da entrada da área, também pecaram na pontaria. Antes do intervalo, o técnico Miguel Ángel Portugal promoveu a primeira mudança: tirou Deivid, que já tinha amarelo, e colocou João Paulo. Mas a etapa inicial ficou mesmo no 0 a 0.​
Ederson fica no quase quando o Furacão abre o placar
A La U voltou com duas mudanças: Olascuaga e Ángel Romero saíram para as entradas de Seco-Vértiz e Vargas, respectivamente. Mas o jogo não mudou. Continuou aberto, lá e cá, com os dois times tendo dificuldades para acertar o alvo. Sueliton, em cobrança de falta, passou perto. Edwin Gomez recebeu livre, partiu em direção ao gol e, no momento da finalização, viu Natanael fazer o corte para salvar os visitantes. Para tentar dar novo gás ao time, Miguel Ángel Portugal trocou Bruno Mendes por Felipe.

O jogo seguia equilibrado. Até que, aos 21 minutos, a bola levantada na área por Sueliton tinha endereço certo: Ederson aguardava para mandar para o gol. O zagueiro Duarte atrapalhou apenas a festa do aniversariante, não do Furacão, ao se antecipar e marcar contra na tentativa de afastar o perigo: 1 a 0. O Universitario partiu para a pressão nos últimos minutos, mas sem sucesso. Weverton, Ederson e companhia conseguiram segurar o resultado e garantir a primeira vitória do time titular fora de casa na temporada.
Globo Esporte

Procon Municipal intensifica programa “De Olho na Validade” em farmácias de Patos


Dando continuidade ao Programa “De Olho na Validade” a secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Patos), realiza durante toda esta semana uma fiscalização nas farmácias e drogarias da cidade. A ação tem o objetivo de fiscalizar o prazo de validade de todos os produtos expostos a venda, como também realizar um trabalho de orientação aos responsáveis dos estabelecimentos e consumidores, para que estejam atentos na hora de adquirir um produto.

Na operação, os fiscais do órgão municipal estão afixando cartazes com informações necessárias para que todos os consumidores estejam bem informados sobre a campanha que entrou em vigor no ano de 2012.

Ana Lígia Peixoto, Secretária do Procon Patos, diz que qualquer produto ou medicamento encontrado fora do prazo de validade pelo consumidor, o mesmo deverá ser substituídos gratuitamente por dois produtos similares, trazendo imediatamente uma compensação ao consumidor.

A secretária esclarece ainda que em caso de descumprimento da lei que desrespeite o direito do consumidor, o mesmo deverá procurar o Procon Municipal para que se inicie o procedimento conforme rege a lei.

Palloma Pires

Legislativo autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R$ 14,4 milhões

Diogo Medeiros pediu redutor de velocidade para Santa Gertrudes

Nadi fez novamente duras críticas à direção do Hospital Regional

Inácio de Gelo comentou a situação da Praça Coração do Jatobá

Os vereadores de Patos receberam nesta quinta-feira, em reunião com o secretário adjunto de Infraestrutura do município, Marcones Santos, a resposta que aguardavam do Executivo, ou seja, nomes das ruas que seriam agraciadas com obras de calçamento em paralelepípedo. A transparência foi fundamental para que eles aprovassem em 1ª e 2ª votação projeto enviado na última terça-feira pela prefeita Francisca Motta, solicitando autorização para o município contrair empréstimo junto á Caixa Econômica no valor de R$ 14,4 milhões.

O dinheiro permitirá que mais de 100 ruas sejam calçadas. Francisca Motta já está em João Pessoa para agilizar os trâmites do projeto com a Caixa, cujo limite para apresentação da documentação expira no próximo dia 20.

Jornada de 30 horas para a enfermagem

A presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadi Gerlane Rodrigues, conclamou a todos a participarem nesta sexta-feira 14 de uma manifestação pró-jornada de trabalho com carga horária de 30 horas semanais, hoje são 40, para o pessoal da enfermagem. A caminhada acontecerá pela manhã com saída da Praça Edivaldo mota à Getúlio Vargas.

Nadi voltou a criticar durante a direção do Hospital Regional de Patos, não apenas por ter cortado o lanche dos funcionários, como citou o colega Fernando Jucá, mas também, segundo ela, pela falta da alimentação especializada da terapia nutricional, fornecida a pacientes de UTI, medicamentos no Cedemex - Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcional, em que é preciso se recorrer ao Ministério Público para que o paciente seja atendido em sua necessidade. Lamentou que os funcionários estejam sendo obrigados a usar um só copo descartável durante o mês.

O médico e vereador, Fernando Jucá, que levou à Câmara a queixa dos servidores do Hospital Regional de Patos, pediu a compreensão do seu diretor, Adilson Albuquerque, que reveja a decisão e o lanche volte a ser servido, já que “é humanamente impossível um funcionar tirar plantão de 24 horas com apenas três refeições”, acrescentou Jucá.

Dentre as proposituras apresentadas pelo Fernando Jucá nesta quinta 13 está a solicitação de uma audiência pública para discutir a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão do jornalista, direito este caçado pelo TSF em 2009, mas que tramita no Congresso uma PEC, que vem recebendo total atenção e pressão de entidades como a Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas.

Jucá lembrou da importância desse profissional na sociedade e o vereador Maurício Alves, que hoje pediu também um audiência para discutir a construção do Campus Patos, UFPB, enfatizou que o jornalista que passa quatro, cinco anos numa Universidade par ser diplomado precisa de maior respeito.

Coração do Jatobá

Marcada por vários atos de violência, a Praça Coração do Jatobá foi algo também ficou no centro das discussões por alguns instantes. O local, em frente ao CSU, construído como praça da alimentação para brigar comerciantes que vendiam lanches nas calçadas, atendendo assim determinação do MP para que o governo, na época Dinaldo Wanderley resolvesse o problema, hoje seus quiosques não cumprem mais a função, sendo alvo de críticas.

Inácio de gelo lembrou a época em que o CSU desenvolvia muitas atividades sociais, culturais, esportivas e que o ideal para a Praça da Alimentação seria a instalação de uma delegacia distrital, ou mesmo uma Academia de Saúde, como também uma pista de skate, como sugeri o vereador Jardelson Pereira, em que a população possa ter algum tipo de benefício.

Maurício Alves, líder do governo na Câmara, pediu uma audiência pública para que a sociedade discuta a implantação do Campus da UEPB em Patos, falando de sua importância para o ensino superior.

O vereador Antônio Nascimento fez pedidos à Secretária de Agricultura do município a perfuração de um poço artesiano na comunidade rural Poço Cercado, próximo à Barragem da Farinha.

Diogo Medeiros, dentre seus requerimentos, pediu a instalação de um redutor de velocidade no Distrito Santa Gertrudes, alegando o perigo que vive a população da localidade de acidentes decorrentes da alta velocidade desenvolvida pelos veículos que por ali passam.

Marcos Eugênio



quinta-feira, 13 de março de 2014

Médicos da Atenção Básica participam de curso de capacitação nesta sexta em Patos





O Conselho Regional de Medicina – CRM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, realizará nesta sexta-feira, 14 de março, a partir das 08h00, no auditório do Centro de Referência em Saúde do trabalhador (CEREST), localizado no bairro Santo Antônio, próximo à ponte que dá acesso ao bairro Jatobá, o curso teórico/prático de reanimação cardiorrespiratória em vias aéreas superiores, entubação e uso da máscara laríngea. O público alvo será os médicos inscritos nos CRMs.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do município, Sandra de Lurdes, o evento também faz parte do programa de valorização do profissional da atenção básica, que vem buscando intensificar parcerias com órgãos e instituições de saúde para iniciativas semelhantes.  

“Temos dado atenção à formações desse nível pensando principalmente em melhorar assistência dada à população através dos profissionais da atenção básica. Portanto, enfatizo a convocação aos médicos do SAMU, do pronto-atendimento Maria Marques, do CERPPOD, do Frei Damião e das unidades de saúde da família. Vale lembrar ainda que o curso está voltado para os médicos da atenção básica, também inserida na média e alta complexidade”, relatou.

As inscrições são gratuitas, e os interessados devem falar com Márcia Kelly pelo número (83) 9992-9728, ou ainda efetuar a inscrição antes do início do evento. 

Mortes por doenças renais crescem 42,7% em 4 anos na PB


Hoje (13), Dia Mundial do Rim, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) promove a campanha ‘Previna-se’, alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais crônicas, que podem acometer, principalmente, pessoas hipertensas, diabéticas, fumantes, obesas e com histórico da doença na família.
Segundo a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), 100 mil pessoas no Brasil estão atualmente em tratamento de diálise, 600 só na Paraíba. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o Estado registrou 1.513 mortes por insuficiência renal crônica ou aguda desde 2009. O número de óbitos aumentou 42,74%, entre 2009 e 2013, passando de 262 para 374 ocorrências. Este ano, dados parciais já registram 26 óbitos.
Segundo o presidente da Associação de Renais Transplantados e Doadores da Paraíba (Renais-PB), Carlos Roberto Lucas, foram realizados 53 transplantes de rim em 2013, porém mais de 400 pacientes aguardam na fila para fazer transplante, que atualmente é feito em apenas um hospital da Paraíba, o Antônio Targino, em Campina Grande.

Jornal Correio

UGT apoia reeleição de Liberalino na Fetag- PB


Numa demonstração de reconhecimento aos serviços prestados pela Fetag-PB (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado da Paraíba) pelo desenvolvimento da vida do homem no campo da Paraíba, a UGT (União Geral dos Trabalhadores) em nome do seu presidente nacional Ricardo Patah e do seu presidente na Paraíba Romero Baunilha apoiam a recondução de Liberalino Ferreira (Caboquinho) no órgão.
 
“Caboquinho é um grande lutador pela melhoria na qualidade de vida do homem do campo e com certeza será reconduzido para mais um mandato na Fetag-PB”, comemorou Romero Baunilha.
 
Segundo o presidente da UGT,o trabalho e o desenvolvimento devem continuar na Fetag e os filiados precisam entender que as questões políticas devem passar distante da entidade, ao contrário de uma diminuta minoria que quer fazer da Fetag um trampolim político: “Não podemos deixar que os interesses de deputados e de partidos políticos entrem neste importante órgão que vem sendo comandado de maneira democrática, ordeira onde o filiado de Uiraúna tem voz igual ao filiado de João Pessoa”, enfatizou. Para Romero, a Fetag está no rumo certo e diversas conquistas dos trabalhadores no âmbito previdenciário e trabalhista foram conquistados em face da luta da Fetag.
 
“Liberalino continuará resgatando as pressões para as mobilizações populares, dialogando efetivamente com os órgãos governamentais na intermediação das políticas públicas e garantindo, efetivamente, autonomia e independência pra categoria na perspectiva de construir uma Fetag cada vez mais forte, de luta e renovada”, afirmou Baunilha.

Ascom

quarta-feira, 12 de março de 2014

Adolescentes são vacinadas contra HPV em Quixaba; Prefeitura entrega casas



O município de Quixaba realizou nesta semana a vacinação (1ª etapa) em adolescentes com idade de 11 a 13 contra HPV – Papilomavirus Humano. A ação faz parte da campanha nacional de prevenção contra o câncer de colo de útero. A referida vacina passa a ser de rotina nas unidades básicas de saúde.

Nessa primeira etapa há a parceria com escolas públicas e privadas, que repassaram aos municípios o quantitativo de adolescentes existentes na faixa etária, alvo dessa ação de imunização. Em Quixaba havia 45 aptas a receber a primeira dose, sendo que 34 foram vacinadas ontem (terça-feira 11). O restante será vacinado ainda esta semana.

Antes da vacinação houve uma palestra sobre as DST/Aids e câncer de colo de útero, com a secretária adjunta de saúde de Quixaba, Sandra Maria Alves, que falou sobre a importância da vacina contra o HPV e as consequências para quem contrai o vírus, tirando assim a ansiedade que cercava as adolescentes.

A vacinação, cuja segunda dose está agendada pelo Ministério da Saúde para 11 de setembro próximo, foi aplicada por Sandra Maria, pela técnica vacinadora Fabiana candeia e estagiários do 9º período de Enfermagem das FIP – Faculdades Integradas de Patos.


Casa própria

A Prefeitura de Quixaba, na sua política de acabar com o déficit habitacional no município, fez a entrega na última sexta-feira, 07, de mais 40 novas casas populares, às famílias de baixa renda e que não tinham habitação própria.

Reforma e construção de Unidade de Saúde e Creche Modelo

Três importantes obras estão sendo executadas pela administração municipal. A creche Modelo, que irá atender em tempo integral 150 crianças, uma das grandes conquistas sociais de Quixaba, por oferecer mais qualidade de vida às crianças, seja na educação, na parte nutricional, como também favorecerá às mães que poderão exercer atividades produtivas, ajudando na renda familiar.

Na área da saúde acontece a construção de uma nova unidade de saúde e a reforma da atual, já em finalização, a qual oferecerá melhor qualidade no atendimento, com climatização, inclusão de novos serviços, a exemplo de clínica de fisioterapia. São recursos do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

A prevenção tem sido uma das marcas da gestão Julio Cesar. “Os recursos para saúde rendem muito mais quando se trabalha priorizando a prevenção, evitando que as pessoas adoeçam. Só com transporte de pacientes obtivemos significativa redução de gastos”, explica o prefeito Cesar, que mantém médico diariamente na cidade atendendo a todos que procuram a atenção primária, algo raro no Sertão, que tanto reclama da ausência desse profissional nos postos de saúde.  

Vigilância Ambiental trabalha no combate à dengue e regulariza visita dos agentes no Novo Horizonte



A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio da Vigilância Ambiental, está dando continuidade ao trabalho de combate à dengue com as equipes trabalhando normalmente em todas as áreas da cidade.

A orientação continua focada principalmente nos cuidados que a população deve ter com os reservatórios e também com os recipientes e objetos que podem acumular principalmente a água de chuvas. Tal acúmulo possibilita que o mosquito da dengue se desenvolva e assim prolifere a doença.

“Pedimos às pessoas que mais uma vez fiquem atentas aos cuidados com o acumulo de água onde quer que seja, sobretudo neste período de incidência de chuvas na nossa região. Além disso, lembramos que é muito importante as pessoas receberem os agentes de endemias durante as visitas domiciliares, pois a cooperação é fundamental para que o trabalho tenha eficácia”, explica o supervisor geral da Vigilância Ambiental, Argemiro Oliveira.

Comunicado aos moradores do Novo Horizonte

A Vigilância Ambiental comunica aos moradores do bairro Novo Horizonte que em virtude daquela área estar descoberta no momento, a partir desta quarta-feira (12), as visitas dos agentes de endemias serão realizadas no período da tarde. “Pedimos a compreensão das pessoas e informamos que enviaremos dois agentes para atuar no período da tarde em toda aquela área do Novo Horizonte”, comunica o supervisor geral da Vigilância Ambiental, Argemiro Oliveira.

Coordecom

terça-feira, 11 de março de 2014

Inscrições para o Encceja começam no dia 17 deste mês


Jovens e adultos da Paraíba e de todo o Brasil podem se inscrever, de 17 a 31 de março, no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2014. Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), o exame é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. A certificação é concedida pela Secretaria de Estado da Educação.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, no endereço eletrônicohttp://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoencceja/das 10h do dia 17 até as 23h59 do dia 31 deste mês. Candidatos com deficiência terão assegurado atendimento especial.
Os resultados garantem a certificação de conclusão do Ensino Fundamental para quem vive no Brasil e dos Ensinos Fundamental e Médio para aqueles que moram no exterior. No país, para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental, podem fazer o exame pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas, que serão aplicadas em 1° de junho de 2014, em todas as unidades da Federação.
Na inscrição, os candidatos ao certificado podem optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas:
• Língua Portuguesa, com Redação.
• Língua Estrangeira Moderna.
• Educação Física e Educação Artística.
• Matemática.
• História e Geografia.
• Ciências Naturais.
Na Paraíba, o candidato aprovado deverá procurar a Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja) para obter sua certificação, munido de cópias do RG, CPF e comprovante de residência e do boletim original impresso. Mais informações podem ser obtidas pelos números (83) 3218-4046 ou 3218-4047.

Secom-PB

Governo do Estado traz Jessier Quirino novamente a Patos

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação da Fundação Ernani Satyro promove a apresentação de Jessier Quirino no próximo dia 21 de março (sexta-feira), a partir das 19h. O evento acontecerá no Colégio Cristo Rei e 5(cinco) entidades filantrópicas da cidade serão beneficiadas.

A entrada será com ingresso específico do evento, trocado por 3Kg de alimentos não perecíveis. As trocas dos alimentos por entradas acontecerão na Funes no dia do evento, das 10h às 16h. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas que desenvolvem importante trabalho no atendimento de cidadãos em vulnerabilidade social. 

O evento celebra o 23º Aniversário da FUNES, que presenteia a sociedade paraibana com este grande ícone da Cultura Nacional, pela segunda vez referenciado pela Funes na cidade de Patos, transmitindo de forma profícua todo o seu legado de sabedoria na defesa da Cultura Popular.

ASCOM FUNES

Projeto pede regulamentação de áreas de lazer de Patos


A sessão da Câmara  Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, trouxe um assunto importante, a morte por afogamento de uma criança de três anos no último final de semana em uma área de lazer de Patos, um fato que chocou a cidade e que merece reflexão das autoridades e dos pais de família.

O vereador Maurício Alves apresentou um projeto de lei, com co-autoria da colega Isis Karla, dispondo sobre as normas de segurança e prevenção de acidentes em piscinas, de uso público e coletivo, fixando nelas equipamentos de resgate e salvamento, como também da presença de guarda-vidas.

Alves, em seu discurso, lembrou da proliferação de áreas de lazer em Patos sem qualquer tipo de fiscalização. Criticou a falta de estrutura nesses espaços públicos e que a lei estadual que trata desse assunto não prevê punição.

A referida lei citada pelo vereador é a de nº 1.340/2013, que obriga a permanência de guarda vidas durante os horários de utilização nas piscinas de uso coletivo, em escolas públicas ou privadas, clubes sociais, associações e demais estabelecimentos ou instituições congêneres. Além da ausência de guarda-vidas não vê também sinalização sobre os cuidados, profundidade das piscinas, que servem como orientação aos pais, que também precisam ficar mais atentos aos filhos.

Esse assunto foi bastante discutido na sessão desta terça-feira. O vereador autor informou que na próxima segunda-feira deverá se reunir com autoridades e demais interessados nessa problemática para discutir a aplicação das recomendações previstas na lei.

A vereadora Isis Karla pediu também, através de requerimento, que o Corpo de Bombeiros faça a vistoria em todas as áreas de lazer da cidade, a fim de que haja maior segurança nesses espaços de uso coletivo.

Outro projeto de lei apresentado por Alves se refere à segurança. A ideia é proibir uso de capacetes que dificulte a identificação e estabelecimentos comerciais, repartições públicas e estabelecimentos de crédito, a exemplo de agências bancárias, correspondentes bancários. Ele disse que as maiores vítimas são os postos de combustíveis que recebem com frequência a visita de assaltantes.

Projeto do Executivo é retirado de pauta

A prefeita Francisca Motta enviou para votação em caráter de urgência urgentíssima três projetos para o Legislativo. Um deles causou estranheza aos vereadores, já que a chefe do Executivo pedia autorização à Câmara para o município contrair empréstimo de R$ 14,4 milhões para ser investidos em calçamento de ruas, porém no referido projeto de lei, de número 08, não havia qualquer definição dos lugares a ser contemplados com a referida obra de infraestrutura.

Os vereadores Inácio de Gelo, Toinho Nascimento, Diogo Medeiros e Sales Junior se pronunciaram contra a forma como o texto chegou a eles. Maurício Alves, líder do governo na Casa Juvenal Lúcio, acabou por retirá-lo da pauta de votação até a devida correção, e explicou que havia recebido o projeto minutos antes da sessão. Também fez críticas a essa falha do Gabinete da prefeita Francisca Motta. “Não podemos receber essas matérias em cima, o que dificulta as discussões nessa Casa”, enfatizou.

Sales Junior explicou que não há como aprovar um empréstimo dessa forma, sem se saber quais ruas serão beneficiadas, pois fica difícil até para cobrar da gestora a realização da obra.
O Legislativo aprovou, com dois votos contrários, Diogo e Toinho Nascimento, o projeto de lei do Executivo que a doação de uma área de 25 mil metros quadrados à empresa e dona do loteamento Sanny Cuty. A área está localizada às margens da Alça Sudeste. A justificativa da prefeita Francisca Motta é que a referida empresa precisa construir um empreendimento comercial (shopping) e precisa de uma área de 100 mil metros quadrados, para assim atender as exigências dos investidores, que devem contribuir com a geração de mil novos empregos. O novo investimento  também deverá, segundo o projeto, valorizar áreas como os bairros Salgadinho, Nova Brasília, Ana leite, dentre outros.

E um terceiro projeto do Executivo trata de modificações em artigos da lei da política municipal dos direitos da criança e do adolescente, facilitando as ações dos conselhos tutelares.

A vereadora ausente, Claudete leitão, colocou na pauta desta sessão um requerimento com voto de aplauso ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08, sábado.

Marcos Eugênio




Dunga rompe com Ricardo e coloca cargos à disposição


O ano legislativo começou apimentado na Assembleia Legislativa da Paraíba. Na primeira sessão ordinária de 2014, um dos primeiros a irem à tribuna foi o deputado estadual Carlos Dunga (PTB) que anunciou seu rompimento com o governador Ricardo Coutinho (PSB), com quem já andava estremecido desde o ano passado, tendo votado, inclusive, contra a orientação da liderança no Governo. Dunga informou que está alinhado com a pré-candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo e disse que os cargos indicados por ele em Boqueirão e na região estão à disposição do chefe do executivo.
O anúncio de Dunga foi recebido com alegria pelos representantes da oposição. O deputado Anísio Maia (PT), por exemplo, disse que o bloco estava "de braços abertos" para acolher o mais novo integrante.
O fim da aliança política entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima deve causar outras baixas na bancada governista. O líder do bloco do Governo, Hervázio Bezerra (PSB), estima que mais dois parlamentares podem migrar para a oposição.


Parlamentopb

Ensino do empreendedorismo nas universidades terá início em maio

Convênio firmado entre Sebrae, UEPB e UFCG inclui a disciplina na grade curricular a partir deste ano

Mil e quatrocentos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terão incluídos em sua grade curricular o ensino do empreendedorismo, a partir do primeiro período letivo de 2014, que se inicia em maio. O Sebrae Paraíba irá disponibilizar todo o suporte para o ensino da disciplina, desde a metodologia e capacitação dos professores à distribuição de material didático. Nesta quarta-feira (12) terá início em Campina Grande o workshop “Manhã de Empreendedorismo”, com a apresentação do projeto e da disciplina para alunos e professores.

Durante o mês de março, o projeto será apresentado em mais quatro cidades que possuem campus dessas universidades (Sumé, Cuité, Pombal e Patos). Em abril, iniciam-se os cursos de capacitação dos professores para o repasse da disciplina de empreendedorismo. Serão 24 horas de capacitação nos campus da UFCG em Cuité, Sumé e Campina Grande. Quando o primeiro período letivo de 2014 tiver início, em maio, a nova disciplina já fará parte do currículo.

“A educação empreendedora é fundamental para formação de jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Com esta parceria, esperamos contribuir para desenvolver o empreendedorismo entre os universitários”, destacou a analista técnica do Sebrae Paraíba e gestora estadual do Sistema de Gestão de Credenciados (SGC), Nelijane Ricarte.

Manhã de empreendedorismo

O primeiro workshop “Manhã de Empreendedorismo” acontecerá nesta quarta-feira (12), a partir das 9h, na Biblioteca Central da UEPB, Campus I, em Campina Grande. Durante o evento serão apresentados para alunos e professores a disciplina de Empreendedorismo, o Desafio Universitário Empreendedor (competição nacional entre universitários que promove a capacidade empreendedora) e o programa Empretec do Sebrae.

O workshop segue por outras cidades, destas vezes nos campus da UFCG, durante os seguintes dias: 18 de março em Sumé, 20 de março em Cuité, 25 de março em Pombal e em Patos, e 27 de março em Campina Grande.

Nelijane Ricarte acrescentou que o convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está sendo finalizado para que esta instituição ofereça o empreendedorismo a seus alunos também. “Queremos difundir o empreendedorismo em diversos cursos e não apenas em Administração. Na UFPB, por exemplo, quando o convênio estiver finalizado, vamos iniciar as capacitações com os professores do Centro de Tecnologia”, completou.


SEBRAE PARAÍBA

Centro de Referência de Atendimento à Mulher é entregue em Patos nesta terça-feira




Prefeita Francisca Motta

A prefeita de Patos-PB, Francisca Motta, entrega na tarde desta terça-feira 11, às 17h, o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher, importante instrumento de apoio ao público feminino, localizado no Bairro Liberdade, ao lado do Sesc Ler.

As mulheres terão um espaço climatizado, serviços de assistência social, psicologia, advocacia, onde receberão muitas informações sobre assuntos diversos de seu interesse, a exemplo de violência, direitos beneficiários, programas oferecidos pelo município, um carro para transportá-las, dentre outros.

Francisca Motta disse estar muito feliz pelo pioneirismo dessa ação no Sertão e pela possibilidade das mulheres terem um espaço em que poderão usufruir de diversos serviços e convidou a todos para a inauguração. “Estamos aqui prestando contas enquanto gestores. Queremos a presença não apenas das mulheres, mas de seus esposos, namorados para que conheçam e saibam como as mulheres serão tratadas no CRAM”, enfatizou.

O anúncio da inauguração do CRAM aconteceu na manhã de hoje na Praça Getúlio Vargas, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. Além de um café da manhã, diversos serviços foram oferecidos, a exemplo de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, informações do INSS. Também foram levadas à Praça campanhas contra o machismo, a violência contra a mulher, DST/Aids, Hepetites B e C e distribuição de preservativos.

A secretaria executiva da mulher, Joana D’arc destacou o evento desta manhã como forma de conscientização das mulheres no tocante aos seus direitos, tipo jornada de trabalho, o tratamento diferenciado com os homens no tocante à desigualdade salarial, a luta para que a mulher ocupe mais cargos, seja na política, economia, em todos os setores.

Falou sobre os avanços da Lei Maria da Penha, um marco da mulher na luta contra a violência que ela sofre, mas frisou que precisa de aperfeiçoamento, juntamente com o Código Penal, para que o agressor possa sentir o maior rigor da lei.

Sobre o CRAM, disse que a mulher vítima de violência terá a oportunidade, dependendo da situação,, de ser transferida para um grande centro para passar uma temporada, com acolhida, longe do seu agressor. Em relação à mulher vítima de estupro em Patos no último domingo, disse que foi instaurado inquérito, a Secretaria Executiva da Mulher está acompanhando o caso e ela passa a ter toda a assistência social, de psicologia e advogado do CRAM.

“Falamos com ela e sua família sobre o acompanhamento bem mais aproximado que daremos. Foi um crime hediondo de extrema violência praticado em nosso município. Pedimos para quem tiver alguma informação sobre os agressores para denunciar, de forma anônima se não quiser se identificar. Basta ligar para o 180 ou 190 para que possamos colocar nas grades esses criminosos, desabafou Joana.


O CRAM já tem parceria com as Faculdades Integradas de Patos, buscando ampliá-la com o Poder Judiciário e com o Governo do Estado.

Marcos Eugênio

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ricardo entrega ambulâncias para 36 municípios da PB


O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (10), ambulâncias a prefeitos de 36 municípios, de um total de 40 veículos adquiridos pelo Estado, beneficiando cerca de 300 mil habitantes. Quatro unidades já haviam sido entregues anteriormente aos municípios de Araçagi, Arara, Puxinanã e Serra da Raiz. O Governo do Estado, por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social, investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição das 40 ambulâncias com padrão das utilizadas pelo Samu. A solenidade de entrega aconteceu na Praça João Pessoa, centro da capital.


De acordo com Ricardo Coutinho, essas ambulâncias vão contribuir com a estruturação da rede hospitalar no Estado. “Nós não podemos ter um hospital de referência em cada uma das cidades, portanto, é importante que as cidades possam ser interligadas com transporte seguro e eficiente para aqueles que necessitem chegar a um hospital”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, Ricardo enfatizou que o Estado administra hoje 39 unidades de saúde, das quais 33 hospitais, sem praticamente receber repasses do Governo federal. Ainda assim, por meio do Pacto Social, várias prefeituras estão projetando e construindo unidades de fisioterapia, policlínicas, dentre outros equipamentos e, dessa forma, as parcerias com o Estado asseguram melhor assistência às populações.

O governador acrescentou que o mais importante é que os indicadores sociais na Paraíba estão, gradativamente, sendo elevados nos últimos anos, porque o Pacto Social também investe na construção de escolas municipais e as prefeituras têm ampliado as vagas nas creches e nas unidades escolares como contrapartida solidária.

“O Pacto Social já soma mais de R$ 150 milhões investidos e o mais importante são os resultados. Os indicadores sociais estão melhorando, a Paraíba avançou também nesse aspecto. Nessa parceria se fortalecem e se desenvolvem o Governo e os municípios”, avaliou o vice-governador Rômulo Gouveia.

A prefeita de Salgadinho, Débora Cristiane Farias Morais, em nome dos demais prefeitos, afirmou que os municípios estão conquistando mais dignidade ao receberem as ambulâncias, importante benefício para as populações. Já a prefeita de Monte Horebe, Claudia Dias, informou que o município, no atual governo, já recebeu três ônibus escolares e agora comemora a entrega da ambulância tão necessária à população.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, destacou que de 2012 até agora o Governo do Estado adquiriu 60 ambulâncias, sendo 20 para a rede estadual de saúde e agora as 40 para os municípios. E o secretário de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, disse que na área de saúde o Pacto Social, nos dois editais, já disponibiliza mais de R$ 30 milhões para a saúde.

O deputado federal Efraim Filho destacou a iniciativa de incluir a demanda de ambulâncias para municípios no Pacto Social, veículos novos que prestarão serviços essenciais na rede hospitalar. “É uma ação que se soma a outros investimentos na saúde, a exemplo do Hospital Metropolitano de Santa Rita, que teve emenda nossa no valor de R$ 21 milhões e está em construção”, observou. Já o deputado estadual Antônio Mineral afirmou que as ambulâncias têm boa estrutura e circularão pelas novas estradas pavimentadas pelo atual governo.

As 36 ambulâncias entregues nesta segunda-feira foram recebidas pelos prefeitos de Aguiar, Aparecida, Borborema, Caldas Brandão, Camalaú, Caraúbas, Carrapateira, Casserengue, Conde, Coxixola, Cuitegi, Fagundes, Gado Bravo, Imaculada, Itaporanga, Lagoa, Mato Grosso, Monte Horebe, Ouro Velho, Parari, Passagem, Pedra Lavrada, Pilõezinhos, Princesa Isabel, Remígio, Rio Tinto, Salgadinho, São Francisco, São José de Caiana, São José de Princesa, São Sebastião do Umbuzeiro, Soledade, Teixeira, Triunfo, Umbuzeiro e Zabelê.

Ainda prestigiaram o evento os deputados estaduais Hervázio Bezerra, líder do Governo na Assembléia Legislativa, Gilma Germano, João Gonçalves e Lindolfo Pires, os ex-deputados Jeová Campos e Genival Matias, além do secretário Adriano Galdino (Casa Civil), a secretária executiva da Saúde, Claudia Veras, o secretário executivo da Comunicação, Célio Alves, a chefe de gabinete do governador, Estela Bezerra, e prefeitos de outros municípios.

Ônibus - Recentemente, foram entregues 162 ônibus escolares para municípios paraibanos. Em três anos de gestão, o Governo da Paraíba já repassou 585 ônibus para atender a comunidade escolar, sendo 485 destes com recursos próprios, o que representa um benefício direto para quase 67 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Os investimentos do governo com transporte escolar chegam a R$ 88 milhões.

Rotaract Patos realiza campanha “Sou Doador, Sou Sangue Bom”, no próximo sábado


O Rotaract Club de Patos, em parceria com o Rotary International e o Hemocentro da Paraíba realizará no próximo sábado (15), a campanha “Sou DOADOR, sou SANGUE BOM”, que pretende reforçar o estoque de bolsas de sangue. Esta reposição se faz necessária, tendo em vista a passagem do período carnavalesco, época em que os estoques entram em baixa.

A ação faz parte da comemoração da Semana Mundial de Rotaract Clubs, que acontece entre os dias 09 e 15 de março. A unidade móvel do Hemocentro da Paraíba estará disponível para receber as doações a partir das 8h, até às 17h, em frente a sede da Associação Comercial e Industrial de Patos, próximo ao Patos Tênis Clube.

A parceria do Rotary International, através do Distrito 4500, com o Hemocentro da Paraíba é um subsídio global da Fundação Rotária. O principal objetivo é ampliar e descentralizar as coletas de sangue na Região Metropolitana da Grande João Pessoa e outras cidades do estado da Paraíba, além de contribuir com a garantia da qualidade do sangue, através da fidelização do doador de sangue e de medula óssea.

De acordo com a presidente do Rotaract Patos, Michelly Bandeira, é importante que a população patoense contribua para manter sempre o estoque do Hemocentro renovado, salvando assim várias vidas.

“Contamos muito com a ajuda da população de Patos, que com certeza se fará presente nesta campanha. Em muitos casos, uma pessoa precisa de várias bolsas de sangue, por isso cada pessoa que se dispõe a doar, pode salvar uma ou até muitas vidas. A nossa meta são 100 bolsas, mas acredito que passaremos desse número rapidamente”, afirmou.

Além do Rotaract Patos, Rotary International e Hemocentro da Paraíba, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Patos – também é parceira neste projeto.

Ascom

Arquivo do blog