Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de março de 2014

Transposição do Rio São Francisco é tema do segundo dia do 2º Seminário de Saneamento Básico


Uma palestra sobre a Transposição do Rio São Francisco abriu o segundo dia do 2º Seminário de Saneamento Básico, no auditório do Centro de Treinamento da Igreja de Santo Antonio, na cidade de Patos. A apresentação foi ministrada pelo professor e diretor do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipal do Agreste da Borborema (Sintab), Frank Barbosa de Brito, que tem doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante sua apresentação, o professor Frank Barbosa mostrou um panorama geral sobre a obra e instigou os trabalhadores a debaterem sobre os benefícios e malefícios da transposição para a Paraíba, “Você é a favor ou contra a transposição?” questionou o palestrante aos presentes.

Na palestra, Frank explicou que a Transposição do Rio São Francisco é a maior obra hídrica em execução no Brasil, envolve oito estados, e muitos interesses. “Sua execução provocou um racha na região, tanto no aspecto econômico como no político e até mesmo no religioso. Aqui na Paraíba a obra não irá beneficiar inicialmente o sertanejo, que é quem mais precisa, mas sim a população da região litorânea, que é a região que mais chove no Estado. Então, temos que analisar vários aspectos antes de tomar um posicionamento em relação à obra” destacou. 
Ascom

sexta-feira, 21 de março de 2014

Presídio Feminino de Patos realiza etapa do Miss Reeducanda Paraíba


Alegria, beleza e descontração marcaram a etapa eliminatória de Patos do 1º Concurso Miss Reeducanda Paraíba, que contou com a participação de 14 candidatas. O evento foi realizado pela Gerência de Ressocialização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com diversas entidades públicas e privadas, na Penitenciária Regional Feminina da cidade, com organização do eixo de cultura do programa Cidadania é Liberdade.
As selecionadas para a final do concurso, que acontece no próximo dia 28, foram Damiana Valda, na categoria Miss Presídio Patos; Joseane Pereira, Miss Plus Size; e Raimunda Ednalva, Miss Presídio Patos Queen.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, destacou a importância do concurso para a ressocialização. “Nosso trabalho deve ter um olhar voltado para a ressocialização em todas as regiões deste estado. Agradeço a todos os participantes, em especial à primeira-dama do estado, jornalista Pâmela Bório, que foi uma das idealizadoras deste concurso e acompanhou todos os passos desse processo”, enfatizou.
A delegada de Polícia Civil, Tâmara Lenina, também destacou a importância do evento. “A função primordial dos presídios, além da punição é a reeducação. O preparo para a reinserção social e eventos desta natureza aumentam a autoestima das reclusas e, consequentemente, favorecem à ressocialização”, observou.
A reeducanda Damiana Valda, finalista na categoria Miss Presídio, agradeceu a oportunidade e não escondeu a emoção. “É uma honra ter feito parte deste concurso e poder representar a cidade de Patos na grande final, em João Pessoa”, comemorou.
Parceria – Além das diversas instituições públicas estaduais envolvidas no evento, o desfile de Patos contou com a parceria de vários estabelecimentos comerciais e entidades públicas da cidade, a exemplo de Zé Carlos Decorações, O Boticário, Salão das Estrelas, Prefeitura Municipal de Patos, Câmara Municipal de Patos, Floricultura Dona Mariela, Edson 7 Som e Iluminação, Noivas e Cia., Pastoral Carcerária e Igreja Nazareno.

Secom-PB

Cássio bate e elogia governo Ricardo Coutinho





Filiados aprovam candidatura de Cássio

Aconteceu na manhã desta sexta-feira em Patos, como anunciada, a reunião do PSDB com filiados de 39 municípios da região desta cidade, uma consulta para saber se o partido lança candidatura própria este ano para governador. Por unanimidade, com ressalva de um manifestante contrário, o nome de Cássio foi aclamado como pré-candidato, uma idéia que ele já abraçou, mesmo antes da conclusão da consulta.

Na sua fala Cássio analisou o cenário político atual e disse que o pré-candidato a presidente da República do PSDB, Aécio Neves, chegará ao segundo turno nas eleições. “Não me preocupa a recente pesquisa que aponta Dilma com 47% das intenções de votos. Isso por que a campanha só começa depois da Copa do Mundo, quando todos estarão mobilizados em torno da competição”, enfatizou. Pediu empenho dos filiados para eleger Aécio. Acresceu que seu partido faz pesquisas qualitativas e quantitativas em todo o País e o sentimento do povo é por mudança.

Fez críticas ao governo petista, direcionando-as à Petrobrás, à transposição do São Francisco, que se arrasta sem que seja concretizada. Criticou a saúde brasileira, educação, já antecipando a tônica do que será a campanha deste ano. Disse que Aécio é a esperança para um Brasil melhor.

Depois voltou suas críticas ao governo Ricardo Coutinho, da aliança fechada em 2010. “Não fizemos essa aliança a título de barganha, querendo algo em troca. A Paraíba não foi descoberta nos últimos três anos. Todos os gestores deram sua contribuição. Não há mais espaço para a política do chicote, da opressão, da perseguição política a prestadores de serviços, ameaças a prefeitos, como estamos vendo agora na Paraíba”, disse Cássio em direção ao Executivo estadual, acrescentando que o PSDB vai denunciar ao Ministério Público os abusos, o uso da máquina pública.

Antes da coletiva os delegados aclamaram Cássio como provável candidato ao governo do Estado e escolheu a cor amarela para a campanha. Fez relato de uma série de projetos que pretendia executar, mas teve seu mandato interrompido. Elogiou a postura de Ricardo de ter dado continuidade projetos de estradas, adutoras, do Centro de Convenções da Capital, canal Acauã-Araçagi, orçada em mais de R$ 1 bi, maior obra hídrica da historia da Paraíba.

“Vejo com muita alegria obras que deixei sendo executadas. Isso é bom para a Paraíba. Deixamos dinheiro e projetos para que o próximo que viesse pudesse tocar. É muita arrogância achar que tudo na Paraíba aconteceu hoje. Isso é desprezar o trabalho de tantos outros governadores.

Sobre o fim da aliança com Ricardo Coutinho, o senador, acompanhado do presidente do partido na Paraíba, Ruy Carneiro, do senador Cícero Lucena e outras lideranças, explicou que isso é natural e os partidos existem para disputar eleições, que são decididas pelo povo.

Marcos Eugênio



“Houve falhas na execução do Canal do Frango”, diz secretária municipal de Infraestrutura






Como não poderia ser diferente, a sessão da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, desta quinta-feira 20, teve como pauta principal a discussão em torno dos estragos causados pela chuva no Canal do Franco, elencada como obra mais importante para a drenagem de águas pluviais da cidade, cuja primeira etapa consumiu cerca de R$ 30 milhões aos cofres públicos.

Toda a obra, denominada de Bacia do Frango, prevê ainda a construção dos canais do São Sebastião e Noé Trajano. No momento cerca de 65% do projeto total foi executado. Na última terça-feira a chuva de quase 150 mm mostrou que houve falhas de concretagem. Essa é uma afirmativa da secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Patos, Maria Assunção, que passou por uma espécie de sabatina pelos vereadores, que pediam explicações sobre a decepção da população com a promessa do Executivo local que os problemas de inundações seriam resolvidos com o referido canal.
Assunção disse que no local em que houve queda de uma parede do canal, a área estaria submersa e o canal procurou sair para seu piscinão, já que havia muita chuva, para depois voltar para seu leito. Apesar dessa falha, afirmou que elas podem existir em qualquer projeto, citando os das arenas para a Copa do Mundo no Brasil, mas que no geral o Canal do Frango não foi comprometido.

Sobre a fiscalização da obra, disse que o Canal recebeu o aval de engenheiros do município, Caixa e do Ministério das Cidades. Em relação às falhas, a empresa responsável, a Andrade Galvão, já está fazendo o levantamento dos estragos. Ela tem responsabilidade pela obra por um período de cinco anos, previsto em contrato. Assunção, questionada pelo vereadores quem pagará os consertos, deixou claro que a empresa, se comprovar as falhas de execução, deve arcar com isso, mas também que o fator chuva pode justificar a queda de murada do canal.

Com todas as críticas feitas à obra do canal, diz que se ele não existisse o bairro do Morro teria sofrido muito mais que não chuva de 2009, isso por que o referido canal serve para escoar as águas daquela área da cidade, uma das mais afetadas em grandes chuvas.

Assunção falou da obstrução em alguns setores do percurso do canal do frango, que precisa de 22 metros de cada lado e que numa situação como a de terça, quando se precisa de espaço para as águas que transbordam, como prevê projeto desse tipo. Enfatizou que há residências erguidas em áreas de preservação permanente, ou seja, ocupando espaço onde as águas pedem passagem. “Há meses que tentamos a desocupação dessas áreas que pertencem à natureza, para que não tenhamos problemas de invasão de águas nas residências. Hoje estou angustiada porque quero liberar essas áreas invadidas, inclusive a defesa civil está lá para relocar as famílias”. A briga corre na Justiça, já que os moradores não querem sair.


Marcos Eugênio
Fotos:Higo de Figueiredo

PRF apreende óculos e celulares falsificados do Paraguai




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta tarde de quinta-feira (20) uma grande quantidade de produtos contrabandeados na BR-101.

A apressão foi no Posto da PRF de Mata Redonda, no km 107 daquela rodovia no município de Alhandra, quando os Agestes da PRF fiscalizava um ônibus da empresa Itapemirim, que faz a linha São Paulo/SP – João Pessoa/PB, e foi encontrado no compartimento de bagagem do veículo, várias caixas contendo mais de 1.000 mil pares de óculos da marca Ray-Ban e milhares de aparelhos (montados e desmontados) de telefonia celular, de marcas famosas como Sansung Galaxi da série “S”, Nokia, entre vários componentes eletrônicos, todos falsificados e contrabandeados do Paraguai.

Segundo o motorista da Itapemirim, a carga estava sendo transportada mediante encomenda fretada pela própria Empresa, que embarcou em São Paulo com destino a João Pessoa.

A mercadoria apreendia, juntamente com o ônibus e o motorista foram encaminhados para Delegacia de Polícia da cidade de Alhandra.

No Posto da PRF de Mata Redonda que fica próximo a divisa da Paraíba com o estado de Pernambuco, nestes últimos 15 dias, já foram realizadas três grandes apreensões de mercadorias contrabandeadas e até mesmo falsificadas, algumas oriundas do Paraguai.

A primeira ocorrência foi na quarta-feira (12), quando uma mulher foi detida e encaminhada para Receita Federal, por transportar no seu automóvel, mais de 5 mil itens de equipamentos de informática e eletrônicos, todos importados, contrabandeados, sem nota fiscal. Oito dias depois, na tarde de ontem, foram apreendidos 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados e falsificados do Paraguai. Em menos de 24 horas a ação se repete e são aprendidos mais mercadorias contrabandeadas e falsificadas. Desta vez, em forma de encomenda, transportada por uma empresa de ônibus.

Genésio Vieira
Assessoria – PRF-NUCOM/PB

quinta-feira, 20 de março de 2014

NOTA de Utilidade Pública


Em consequência à forte precipitação ocorrida na noite desta terça-feira, 18 de março, diante de um dos maiores índices pluviométricos dos últimos anos, uma média de 150 mm na cidade de Patos. A Prefeitura Municipal, vem por meio desta, informar a sociedade patoense quais medidas já foram e estão sendo adotadas para proteção de famílias que habitam em áreas de risco:

1. Toda estrutura administrativa do Município está disponível em emergente apoio as famílias atingidas desde ás 21h desta terça-feira, 18 de março, identificando e alocando as famílias em situação de risco para prédios públicos Municipais, com o suporte básico necessário;

2. A Defesa Civil constatou a inexistência de óbitos, identificando danos patrimoniais, que já estão sendo catalogados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento social para as devidas providências;

3. A remoção das famílias das áreas de risco e a alocação das mesmas mediante o pagamento do “Aluguel Social” já está sendo oferecido pela Secretaria do Desenvolvimento Social, cujas equipes de assistentes sociais estão realizando todo o referenciamento;

4. Equipes da Defesa Civil estão realizando trabalhos de limpeza urbana, conserto de galerias, desobstrução de córrego e canais, orientação a população sobre áreas de risco, fornecimento de água para residências, desobstrução de bueiros e cadastramento das famílias atingidas;

5. Por determinação do Gabinete da Prefeita Constitucional de Patos, a Secretaria de Controle Interno do Município instalou uma Comissão Especial para avaliar e identificar se os danos causados no calçadão, nos corrimãos de proteção, e no trecho que cedeu do canal, próximo ao INSS, decorrem de algum problema, seja de ordem técnica de elaboração, de execução, e/ou força natural;

6. Foi publicado do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 19 de março, o decreto N° 18/2014 que oficializa situação anormal caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nas áreas do Município afetadas por enxurradas ou inundações bruscas, por um período de noventa dias, podendo ser prorrogado por período igual;

7. A empresa executora da obra a Andrade Galvão LTDA, já foi notificada pela Prefeitura de Patos e já está na cidade realizando avaliação técnica e já providenciando as devidas correções dos danos ocorridos;

8. Ao receber a obra em agosto de 2013, a Prefeitura Municipal de Patos possui uma garantia jurídica que determina que durante cinco anos, qualquer problema decorrente da elaboração do projeto ou da execução da obra, a empresa construtora será responsabilizada e arcará com todas as despesas financeiras no sentido de reparos, adequações e construções;

9. A Superintendência de Trânsito interditou as vias que dão acesso aos trechos afetados do Canal, para a segurança de pedestres e condutores;

10. A Secretaria de Infraestrutura do Município, juntamente com a Procuradoria Geral, irá intensificar a fiscalização e execução de desobstrução de áreas ocupadas irregularmente próximo aos canais, que tem colocado em risco diversas famílias, mediante o aporte seguro de suas alocações;

11. A Prefeitura Municipal de Patos informa ainda que qualquer família que esteja em situação de risco, por residir próximo aos córregos e canais da cidade, deve entrar em contato com a Defesa Civil do Município, através do telefone (83) 8833-9911, e falar com o coordenador Municipal Sebastião dos Santos Lima;

A Prefeitura Municipal de Patos vem a público agradecer o apoio do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, do SAMU, da STTRANS, da Guarda Municipal, das igrejas, associações comunitárias, servidores do Município, imprensa e cidadãos de Patos, que mais uma vez demonstram seu espírito de solidariedade, reafirmando a sociedade patoense que os trabalhos de monitoramento e intervenção não cessarão, até que o volume de água seja normalizado em todos os trechos que representem riscos à população.

Prefeitura Municipal de Patos - PB 

Mototaxista é assassinado a tiros na Vitória




Alguns passaram por revista no local enquanto viaturas faziam ronda

Por volta das 9h15 desta quinta-feira 20, o mototaxista Jullyermison Medeiros da Nóbrega, que completaria 29 anos no próximo mês, foi morto a tiros na Rua Antônio Félix, ao lado da praça de mototáxi em que trabalhava, perto da Ponte do Juá Doce. Ele foi atingido por tiros na região do tórax e possivelmente na cabeça. Segundo uma moradora da localidade, que estava dentro de casa no momento do homicídio, foi efetuado em torno de cinco a seis disparos. Ele chegou a correr para não ser morto, mas não logrou êxito.


A PM, que está no local, faz levantando das informações para tentar chegar aos autores de mais um homicídio em Patos, terceiro só nesta semana. Alguns curiosos acabaram sendo abordados pela polícia, para revista. Muitos curiosos tomaram a rua para ver o corpo do mototaxista. Jullyermison, que residia no Bairro São Sebastião, trabalhava no referido ponto há mais de um ano, acabara de comprar uma moto, ainda sem placa e, segundo os moradores que pegavam corrida com o mesmo, jamais ocorrera confusão com o mesmo na localidade. A qualquer momento novas informações.

Marcos Eugênio

Patos e Desterro terão unidade odontológica móvel







A saúde bucal de Patos e Desterro deverá receber importante suporte na profilaxia e diagnóstico de patologias, especialmente a população rural, que tem mais dificuldade de acesso a esse serviço.

Nesta semana os secretários municipais de saúde da 6ª Gerência Regional, em reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão aprovaram os projetos da unidade móvel dos dois municípios; credenciamento do NASF III tipo I (Patos); Habilitação do Laboratório Municipal de Saúde (QualiCito) para Patos e Condado,  além de implantação de duas unidades de saúde e contratação de 3 agentes comunitários de saúde para Teixeira.

“O ganho é imenso para a população. Nessas reuniões da CIRS a gente vê cada vez mais a necessidade do gestor marcar presença para discutir propostas que fortaleçam e melhorem a qualidade de saúde dos habitantes. É um espaço para troca de experiências, em que conhecemos a realidade de cada um e nos ajudamos mutuamente”, comentou a secretária municipal de saúde de Patos, Ilana Mota.

O presidente da CIRS da 6ª GRS, Rubens Marques, também reforçou a importância da participação do secretariado nessas reuniões. “É um momento de deliberarmos ações cruciais para a saúde, para o dia a dia da população. Sem a presença dos gestores não acontece avanços que garantam uma saúde melhor para todos”, explicou Marques.
                        

Marcos Eugênio

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ricardo lança o ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual


O governador Ricardo Coutinholançou, nesta quarta-feira (19), o ciclo 2014 do Orçamento Democrático Estadual, que será iniciado nesta sexta-feira (21) na cidade de Cajazeiras (9ª Região Geoadministrativa), e no sábado (22), em Sousa (10ª). Durante os próximos dois meses serão realizadas 16 audiências públicas para que a população aponte as prioridades para o orçamento de 2015.
Na solenidade foi apresentado o calendário de todas as audiências, que iniciam no dia 21 de março e vão até 24 de maio, além do Prêmio Ceci Melo 2014, que homenageia as mulheres conselheiras do Orçamento Democrático e lideranças comunitárias. As audiências começarão às 19h.
O governador Ricardo Coutinho afirmou que o Orçamento Democrático é uma das principais políticas adotadas por esse governo e que abre espaço para a população definir as prioridades do orçamento e a vivência de uma democracia plena e não apenas na época da eleição. “Vamos preparar junto com o povo nas 16 plenárias o orçamento que será exercido em 2015, fazendo com que o orçamento tenha a marca do povo e não apenas de meia dúzia de tecnocratas. Isso na essência representa a mudança de mentalidade”, ressaltou.
Ricardo destacou que a Paraíba é o único Estado do Brasil a elaborar o orçamento em todas as suas regiões e com a participação de mais de 85 mil pessoas em três anos nas 47 audiências regionais “Esse é um poderoso instrumento que qualifica mais a cobrança, forma lideranças populares e direciona a gestão para os verdadeiros anseios do povo”, comentou.
Investimentos- As ações e investimentos na Lei Orçamentária Anual (LOA) provenientes do OD vêm crescendo a cada ano. Em 2012, foram demarcadas 210 ações e um valor investido de R$ 1.169.162.534,00; em 2013, 233 ações e um investimento de R$ 1.844.000.000,00; e para 2014, 270 ações com recursos da ordem de R$ 1.866.718.918,00. Ototal de investimentos reservados para demandas com o OD é de R$ 4.879.881.452,00.
Para o vice-governador Rômulo Gouveia, o orçamento democrático é uma eficiente política que no início do governo era uma expectativa e hoje é uma realidade com uma realização cada vez maior das prioridades elencadas nas plenárias. “Esse é um governo que tem essa visão democrática de poder ouvir e debater frente à frente com a sociedade as prioridades do orçamento”, observou.
Segundo o subsecretário executivo do OD Estadual, Hélio Silva Barbosa, neste ano serão realizadas 16 plenárias, em 16 cidades das 14 regiões geoadministrativas da Paraíba. Ele explicou que já foram realizadas reuniões preparatórias com os conselheiros do orçamento para o bom andamento das grandes plenárias.
Trata-se de um momento ímpar em que os paraibanos e as paraibanas têm a oportunidade de dialogar diretamente com o governador e seus auxiliares, apontando suas prioridades de investimento público em favor dos municípios e das regiões. Um exemplo de cidadania ativa de um povo”, comentou.
Hélio Barbosa afirmou, ainda, que a cada ano a população acredita mais nesse instrumento de cidadania ao ver que muitas das coisas levantadas nas plenários se transformaram em obras e hoje são uma realidade como a urbanização do conjunto Mutirão, construção de estradas e instalação de sistemas de abastecimentos de água como na zona rural de Areial e tantos outros.
O conselheiro da 1ª região orçamentária, Carlos André, do Conde, afirmou que hoje o povo tem vez e voz nas decisões de governo e pode ver o resultado da sua participação popular. “Na minha região indicamos e recebemos o binário de Jacumã, ganhamos o esgotamento e o abastecimento de água e reforma de escolas. Tudo isso fruto de um trabalho transparente e democrático e representa a vitória do povo”, concluiu.
Prioridades de investimentos – Nas audiências, cada pessoa participante tem a oportunidade de escolher três prioridades de investimentos, que gostaria que fossem priorizadas pelo governo em suas respectivas regiões. Após a realização de todas as audiências, as demandas eleitas são discutidas no planejamento democrático, que é o momento de diálogo entre conselheiros e os secretários de cada pasta.

Secom-PB

Prefeitura intensifica atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas


A Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Desenvolvimento Social integrou varias equipes técnicas, para participara nesta quarta-feira, 19, de uma força tarefa voltada para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas ocorridas no município.
O objetivo principal da ação, segundo Helena Wanderley, secretária de Desenvolvimento Social, é trabalhar de forma emergencial para minimizar a situação das áreas de risco. “Estamos unidos desde ontem à noite para atendermos todas às famílias atingidas. Todos os prédios públicos estão abertos para abrigar essas pessoas, até que elas saiam dessa situação”, relatou Helena.
Para que a Prefeitura possa ajudar a população afetada, os assistentes sociais estão passando por todas as residências localizadas nas áreas mais criticas da cidade, cadastrando as famílias e fazendo um levantamento de tudo aquilo foi levado ou danificado pelas águas.  
Na ação, foi servido na Igreja Dom Bosco, café da manhã e almoço para todas as famílias que perderam seus alimentos durante o temporal.
A Prefeitura Municipal de Patos participa da ação por meio das suas secretarias e conta ainda com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Equipe do Tiro de Guerra, Guarda Municipal e Polícia Militar.
Helena agradece ainda a solidariedade de todos aqueles que estão contribuindo para que as famílias atingidas possam ter todo apoio necessário.

Palloma Pires

PRF inicia nesta quarta-feira o 1º Comando de Saúde de 2014




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará iniciando a partir das 08h desta quarta-feira (19) em todo Território Nacional a 1ª edição do Comando Nacional de Saúde de 2014. que será desenvolvida nas principais rodovias federais do País.

O Comando que é de iniciativa da PRF e que foi criado pelo Órgão no ano de 2006, tem como parceiro Nacional o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) – SEST/SENAT e o objetivo principal é de detectar e alertar sobre alterações nos parâmetros de saúde que possam prejudicar ou impedir a condução de veículos por parte dos profissionais de transportes que trafegam nas rodovias brasileiras.

No entanto, os motoristas, principalmente caminhoneiros, são convidados a participar da Ação Médica preventiva, onde eles serão submetidos a vários exames e testes que vão desde antropométrica, verificação da pressão arterial, verificação de taxas (Glicose, triglicerídeos e colesterol), exame odontológico, exame audiométrico, exame oftalmológico e avaliação médica geral.

Na Paraíba a Ação começa às 08h e encerra às 13h, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Mata Redonda, localizado no km 107 da rodovia BR-101 Sul, no município de Alhandra, onde estará montada toda uma estrutura para fazer o atendimento dos motoristas que serão examinados.

Além da PRF e SEST/SENAT, o evento conta com a parceria regional dos alunos da Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança – Facene/Faneme, do Núcleo de Treinamento em Resgate - NTR e da Associação de Instrutores de Socorrismo de João Pessoa.

Durante o ano de 2013 a Polícia Rodoviária Federal realizou na Paraíba quatro edições do Comando de Saúde, conforme a programação deliberada pela Divisão de Saúde da PRF, que funciona na Sede Central em Brasília. Nas ações que ocorreram nas rodovias federais paraibanas o que chamou a atenção foi a quantidade de profissionais dos transportes que possuem alterações de saúde. Dos 465 motoristas avaliados, 86% tinha gordura corporal e 81% estava acima do peso. As duas alterações são fatores de grande risco, inclusive de adquirir doenças cardiovascular e outras que estão relacionadas com o coração.

O 1º Comando de Saúde Nacional da PRF de 2014 está previsto a encerrar às 13h.
Tabela com alguns itens de avaliação e seus resultados em 2013:

PRF - COMANDO NACIONAL DE SAÚDE
DEMONSTRATIVO DAS AVALIAÇÕES 2013
ÍTEM
AVALIADO
INDICE DE ALTERAÇÃO
Carga Horária Excessiva
23%
Envolvimento em Acidentes
18%
Tabagismo
8%
Sonolência Diurna
12%
Acima do Peso
81%
Circunferência Abdominal
69%
Circunferência Cervical
17%
Gordura Corporal
86%
Pressão Alta
16%
Frequência Cardíaca
13%
Acuidade Auditiva
4%
Visão Estereoscópica
34%
Visão Cromática
1%
Reação ao Ofuscamento
4%
Hiperglicemia
25%
Fonte: Núcleo de Registro de Acidentes e Medicina Rodoviária – NURAM/PB

Genésio Vieira
Assessoria PRF-NUCOM/PB

Prejuízos para a população






Uma obra bastante comemorada em Patos, o Canal do Frango, que veio com o propósito de fazer drenar as águas pluviais de parte da cidade, não suportou a primeira grande chuva, média de 150 mm. Um rastro de destruição foi deixado pela chuva desta terça-feira 18.
Foram cerca de 30 milhões de reais para sua construção. A Prefeitura de Patos ainda avalia os estragos. Para recuperar o canal ninguém tem noção da quantia necessária, que partir dos impostos da população.

Imprensa, secretários municipais, Corpo de Bombeiros, Sudema, sem contar o grande número de populares, visitaram o referido canal para ver de perto os estragos. A expressão dos moradores, especialmente os que tiveram suas casas inundadas é de desconfiança, incerteza e receio de novos alagamentos.


A Prefeitura está catalogando as famílias e seus prejuízos, dando assistência social necessária. Porém muitos perderam a pouca mobília que possuíam. 

Projeto gera ampla discussão, mas passa em primeira votação

Diogo e Toinho Nascimento votaram contra a doação do terreno

Fernando Jucá agendará a data para discutir a PEC do jornalista

Jardelson criticou a infraestrutura e pediu providências em relação às galerias


Marcos Eugênio

O legislativo patoense voltou a se reunir na noite desta terça-feira 18 e o destaque, além da forte chuva, que perdurou praticamente durante toda a sessão, foi a discussão em torno do projeto do Executivo, de nº 7, que pedia autorização aos vereadores para doar uma área de 26 mil metros quadrados à empresa Sanny Cuty Urbanismo, área localizada às margens da Via Sudeste. O projeto foi aprovado em primeira votação com votos contrários de Toinho Nascimento, Diogo Medeiros, Sales Junior e Jefferson Melquíades.

A referida área deverá somar-se à outra da empresa para a construção de um empreendimento comercial naquele local. A alegação do Executivo é de que há exigências de empresários interessados em investir no empreendimento, e que o espaço deveria ser de uma área de 100 mil meros quadrados. A Sanny é dona de loteamento (Cidade do Sol) no local e poderá ampliá-lo com a doação do terreno. O investimento, segundo projeções, ofertará mil empregos para o município de Patos.

A prática de oferecer benefícios à empresas que queiram se instalar na localidade, gerando emprego e renda para os munícipes sempre foi empregada pelos gestores, pois acaba contribuído com o desenvolvimento da cidade. Porém alguns vereadores identificaram falhas no projeto e questionaram, a exemplo de uma data concreta de quando haveria a instalação dos equipamentos.

Jefferson apontou para a necessidade de correção, a exemplo do prazo para construção, já que consta que a empresa tem um ano, a partir da escrituração do terreno, para fazer uso da área doada. “Ora, a Sanny com isso terá o tempo que quiser para concretizar o empreendimento. Falta muita informação, por isso meu voto contrário”, explicou.

Antônio Ivanes defendeu o projeto elencando pontos positivo para o desenvolvimento de Patos. Comentou que a Prefeitura não fará doação de terreno, apenas fechará ruas para que os terrenos do loteamento da Sanny sejam fundidos. “Não há como construir um empreendimento desses em blocos, separados. A Prefeitura não está doando e sim anulando uma rua de uso comum”, argumentou.

Fernando Jucá também se disse contrário ao teor como o projeto foi apresentado, mas dava seu voto de confiança porque há uma reunião nesta quarta-feira com o empresário da Sanny, que vai apresentar o projeto de como será o empreendimento, tirar dúvidas dos vereadores. Outro projeto aprovado foi o que concede aumento, retroativo a janeiro, nos vencimentos dos conselheiros tutelares, que vão passar a receber R$ 1.200,00.

O vereador Sales Junior apresentou Voto de Aplauso ao Rotaract pela campanha, em parceria com o Hemocentro, através do Hemonúcleo Patos, de doação de sangue, ocorrida no último sábado 15. Mostrou a necessidades de atos desse tipo, a importância do gesto solidário que salva muitas vidas e qualquer um pode precisar de sangue e os estoques precisam estar regulados.

Lúcia de Fátima também requereu Voto de Aplauso para a professora Edilene Araujo dos Santos por seus serviços prestados à educação patoense. Jucá pediu um Voto de Pesar pelo falecimento do jovem Mário Gregório Cabral, ocorrido no último dia 13.

Outro Voto de Aplauso foi direcionado ao policiamento de trânsito, tendo como autor Maurício Alves, tendo como alvo o projeto educacional desenvolvido pelos militares “Uma semana transitando com você”, cuja metodologia tem sido educar crianças das escolas públicas e privadas na conscientização de um trânsito mais responsável, de prevenção, conhecimento das leis. Em nove anos desse projeto mais de 30 mil crianças já receb eram o certificado “Amigo do trânsito”.

A infraestrutura da cidade foi destacada pelo vereador Jardelson Pereira, que criticou a grande quantidade de galerias estouradas, esgotos a céu aberto, representando grande desconforto e perigo para a saúde pública, especialmente para os moradores da Rua Zeca Vieira (Liberdade) e da Moacir Leitão (Jardim Lacerda). Reconheceu o número reduzido de funcionários da Prefeitura para cobrir toda a cidade e disse que solicitou da prefeita Francisca Motta ampliação do quadro de funcionários.

O líder do governo, Maurício Alves, enfatizou que Francisca Motta determinou em caráter de urgência a contração de mais duas pessoas para trabalhar no conserto de galerias. Disse que a equipe está se desdobrando para tentar atender a demanda. Informou também que muitas bocas de lobo estão sendo furtadas. “O município terá uma força tarefa para cuidar das galerias estouradas”, informou.

Inácio de Gelo lembrou que desde dezembro do ano passado alertava sobre a necessidade de limpeza e consertos de galerias, antes que as chuvas caíssem. Jucá também disse que por várias vezes requisitou tais serviços, mas não fora atendido.

A Sub-Prefeitura, do Distrito de Santa Gertrudes, foi discutida na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Diogo Medeiros explicou que há espaço para funcionamento dela, mas não há recursos, dotações orçamentárias para que possa cumprir sua função, atender a população. “A Sub-Prefeitura funciona hoje apenas como uma assessoria do Gabinete da prefeita”, comentou. Pediu também à Prefeitura material esportivo para a juventude de Santa Gertrudes.

O vereador Fernando Jucá disse estar satisfeito pela volta do lanche dos funcionários do Hospital Regional, que havia sido cortado pela direção, e que esta atendeu o pedido do parlamentar, dos vereadores. Falou da vinda do deputado federal Luiz Couto, visita esta que quer aproveitar, falta marca data, para discutir em audiência pública a PEC do jornalista, que torna obrigatório para o exercício da profissão o diploma de nível superior específico da área.



Arquivo do blog