Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Polícia incinera mais de 200 kg de maconha e crack em Campina Grande


A Polícia Civil incinerou mais de 200 kg de maconha e crack em Campina Grande, ontem, quinta-feira (10). O volume de drogas foi apreendido nos últimos dois anos e é resultado das ações de combate ao tráfico.
O delegado Danilo Orengo, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), informou que a incineração foi comunicada ao Poder Judiciário, à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público, seguindo o que determina as normas da ação. A queima do material foi realizada em uma empresa de Campina Grande, localizada no Distrito Industrial.
“Trata-se de um volume que estava armazenado na nossa Delegacia e que, por determinação judicial, chega o tempo legal para ser incinerado. Essas drogas foram apreendidas em várias ações e operações da Polícia Civil, em sua maioria realizada pela DRF”, disse Orengo.

Ascom

Operação conjunta cumpre oito mandados de prisão em Juazeirinho


Uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil cumpriu oito mandados de prisão, na manhã desta sexta-feira (11), na cidade de Juazeirinho. A ação foi realizada por mais de 40 policiais, que se concentraram às 4h na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), em Campina Grande.

O objetivo da operação foi capturar nove apenados do regime semiaberto que deixaram de se recolher à unidade prisional nos dias e horários estabelecidos pela Justiça. De acordo com o comandante do 10º BPM, major Sérgio Fonseca, os mandados de prisão foram expedidos após reunião com o juiz Alexandre Trineto, responsável pela comarca da cidade.

“Na verdade, estamos dando continuidade à Operação Malhas da Lei, uma das ações que estão dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública, no sentido de investigar e capturar foragidos da Justiça. Dos nove mandados de prisão expedidos, oito foram cumpridos, o que reflete o êxito da operação”, disse o major Sérgio.

A maioria dos presos foragidos responde pelos crimes de roubo, homicídio e tráfico de drogas. Todos foram encaminhados ao Poder Judiciário de Juazeirinho, para que voltem a cumprir as penas.

Os presos são: Valter Pereira Farias; Carlos Roberto Mateus dos Santos; Sueldo Inácio da Silva; Expedito Leandro Alves Costa; José Ramalho Batista Estevão; Humberto Batista Estevão; José Raimundo do Nascimento e José Wellington Roque Vitalino.

Parlamentopb


Projeto Movendo Cidadania vai beneficiar crianças carentes em Patos




Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 10, o lançamento do Projeto Movendo Cidadania, da ESSOR e Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), na Creche Cremilde Wanderley, no conjunto Mutirão, em Patos (PB).

O programa de Integração Social, Educacional e Familiar, em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Educação é co-financiado pela União Europeia (EU).

A prefeita Francisca Mota (PMDB), disse que o Projeto Movendo Cidadania é mais uma porta que se abre para os jovens de Patos. “Esta preocupação está preocupação está tomando conta do mundo, e aqui estamos com essa parceria com a ESSOR desenvolvendo esse projeto e é esse o caminho que devemos seguir porque é mais uma porta que se abre e nós precisamos juntos, tirar as crianças das drogas dando uma oportunidade a elas, começando pela escola”, disse a prefeita.

Para a secretária de Educação de Patos, Adalmira Marques, é preciso reeducar nossos alunos através da cidadania como propõe o projeto que será desenvolvido pela ESSOR e Ação Social Diocesana no Mutirão. “A gente tem que ter sempre esperança de melhoras, uma equipe dedicada para reeducar os nossos alunos ensinando a eles cidadania, isso com a participação dos pais e dos professores para salvarmos nossos jovens”, concluiu Adalmira.

O coordenador da ESSOR no Brasil, Frédéric Barbotin, destacou a importância do projeto Movendo Cidadania. “É importante porque tem o objetivo de melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, explicou Barbotin.

Nessa primeira fase, o projeto está sendo implementado junto à Associação Comunitária do bairro Mutirão e as atividades serão desenvolvidas nas Escolas Municipais João Rodrigues e Antônio Guedes.

A ESSOR e a Ação Social Diocesana de Patos estão trazendo para Patos experiências acumuladas no sertão da Paraíba e no Brasil há mais de 5 anos através das Redes "Infância Cidadã” e “Ser Tão Paraibano”, os quais envolvem diversos atores da sociedade civil na busca de alternativas educacionais e de trabalho e emprego.

Estiveram presentes ao evento a secretária de Educação de Patos e a secretária-adjunta, Adalmira Marques e Rita de Cássia, respectivamente, a representante da Ação Social Diocesana Diana Leite, a secretária de Educação de Santa Luzia Ana Cláudia, o presidente da Associação Comunitária de Várzea Alegre, no Ceará, João Bosco Bezerra, a vice-presidente da Associação Comunitária do conjunto Nova Conquista, Josefa Alves, pais, professores e convidados.

Airton Alves

Paraíba inaugura maior abatedouro de aves caipiras do Nordeste


Empreendimento será inaugurado neste sábado (12), na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça

A avicultura familiar paraibana terá ampliada a sua cadeia produtiva e a capacidade de ganhar novos mercados. Na manhã deste sábado (12), às 11h, será inaugurada mais uma unidade de abate de aves caipiras no estado, no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste paraibano, a 110 km de João Pessoa. O empreendimento é considerado o maior da região Nordeste no abate de aves caipiras e irá beneficiar agricultores tanto do Agreste, quando da Borborema, com previsão de atingir o número de até 1.000 aves abatidas e processadas por hora.

A obra foi realizada pelo Governo do Estado e o Sebrae foi um dos parceiros na viabilização do equipamento. De acordo com a analista técnica do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Menezes Sousa, o abatedouro será um grande diferencial na vida das pessoas envolvidas com a agricultura de base familiar no Estado. “O equipamento é um marco no apoio ao desenvolvimento econômico sustentável da região”, diz.

Andréa ressalta ainda que o Sebrae tem atuado nas áreas de capacitação e orientações técnicas e gerenciais a associações de produtores e interessados na criação de frangos e galinhas caipiras. São ações que tem garantido o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade na Paraíba.

Situado numa área de 1 hectare e com espaço construído de 700m2, a unidade vai iniciar suas atividades com o abate e processamento de 600 aves/hora (cinco dias por semana), mas com previsão de atingir o número de 1.000 aves/hora. O abatedouro foi construído com investimentos do Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial. O equipamento está localizado no Km 106 da BR-104, em São Sebastião de Lagoa de Roça, e será chamado de Agroindústria de Beneficiamento de Frangos Caipiras Gildo Alves Duarte.

O abatedouro, que terá certificação do Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF), será o maior do Nordeste. A Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (COPAF), além do abate e processamento, será a responsável pela administração do abatedouro e cuidará também da embalagem e distribuição dos produtos.

De acordo com o especialista em Avicultura Alternativa da Empresa de Assistência e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Vicente de Assis Ferreira, o novo abatedouro de frangos caipiras é um grande feito para a economia da região. “A unidade vai permitir a entrada dos produtos dos avicultores paraibanos em novas instâncias comerciais”, afirma.

Atualmente os produtos dos avicultores paraibanos são comercializados junto ao Governo Federal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da venda direta a consumidores e em feiras livres.

Ascom

Gustavito se apresenta nesta sexta na Funes



O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação da Fundação Ernani Satyro em parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa promove nesta sexta 11, a partir das 20h, o espetáculo musical Gustavito.­  Só o
Amor Constrói no Auditório da Funes com produção do Coletivo Espinho Branco dentro do Projeto Arte Retirante.
                                                                         
O evento referencia a cultura popular marcando um viés poético bastante rico com uma
musicalidade  provocante.  O  artista  mineiro  de  Belo  Horizonte  com  a  produção  deste trabalho, consagrou­-se em 2012, ficando entre os 50 melhores  do Brasil, face ao estilo musical solto, com muito suingue e bastante animação.

Entrada é gratuita e as vagas são limitadas por conta lotação do auditório.

ASCOM FUNES

Jogando em casa e com gol de Pio, Botafogo-PB vence o Campinense no Almeidão


O Botafogo-PB e Campinense se enfrentaram na noite desta quinta-feira (10), em João Pessoa. O jogo ocorreu no Estádio Almeidão pela sétima rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano. O time da casa (Belo) começou melhor o jogo, e dominou completamente o primeiro tempo. A partida terminou 1 a 0 para o Botafogo, que se aproximou da liderança do campeonato.
Já aos 6 minutos, Frontini chutou de perna esquerda da intermediaria e obrigou o arqueiro do Campinense a fazer boa defesa. Três minutos mais tarde foi a vez de Pio, que em cobrança de falta de muito longe mandou uma bomba. A bola pagou um grande efeito e acabou beliscando o travessão de Rodrigão.
O jogo ficou bastante faltoso. Um duelo especial foi travado entre o zagueiro do Campinense Edson Veneno e Rafael Aidar, atacante do Belo, que discutiam e trocavam faltas constantemente, mas apenas o camisa 11 do Botafogo-PB recebeu cartão amarelo.
Aos 28 minutos, Frontini recebeu livre na intermediária, livre, e frente a frente com o goleiro tentou a cavadinha, mas pegou errado na bola e a zaga raposeira mandou para escanteio. Um minuto depois Rafael Aidar avançou pela direita e cruzou, a zaga afastou nos pés de Lenílson, que chutou e Rodrigão mandou para escanteio. Na cobrança, Magno Alves cabeceou na trave esquerda da meta do Campinense.
Novamente a partida ficou truncada novamente, sem nenhuma oportunidade clara de gol. Mas sem o Campinense sequer fez Genivaldo, goleiro do Botafogo-PB, sujar seu uniforme na primeira etapa.
Segundo Tempo
O treinador Marcelo Vilar, do Botafogo-PB, voltou do intervalo dizendo que o seus comandados deveriam continuar com a mesma postura no segundo tempo para conseguir chegar ao gol e à vantagem no placar. E realmente foi o que aconteceu.
O Belo voltou pressionando, e logo aos três minutos Doda avançou pela direita e cruzou para o meio. A zaga do Campinense desviou para a entrada da área, nos pés de Pio, que mandou uma bomba, e abriu o placar no Almeidão, para festa da torcida botafoguense.
Com a desvantagem no placar, o Campinense finalmente criou a primeira oportunidade de gol aos 16 minutos do segundo tempo. Badé cobrou falta pela direita, Ítalo desviou de cabeça, e Genivaldo fez jus ao apelido de “Paredão”, e operou um milagre no Almeidão.
O Belo tentou responder aos 24 minutos. Cléo recebeu livre na direita do ataque, e tentou encobrir Rodrigão, mas a cavadinha foi muito fraca, e não chegou nem perto da meta rubro-negra.
Já perto do fim do jogo, aos 37 minutos, o Bota-PB criou bom contra-ataque, puxado por Hércules, que tocou para Pio na esquerda. O autor do gol botafoguense rolou para o meio, e Frontini chutou. A bola desviou na zaga e acabou indo por cima da meta de Rodrigão.
O Botafogo-PB ainda perdeu o lateral direito Ferreira por contusão, aos 39 do segundo tempo. O camisa 2 sentiu a virilha direita, e passará por exames nessa sexta-feira (11). No seu lugar entrou Nêgo.
Com o resultado, o Botafogo-PB chegou a 12 pontos em seis jogos, mesma pontuação do Campinense, que tem um jogo a mais. No próximo domingo (13), o Belo enfrenta o Auto Esporte, no Almeidão. Já a Raposa faz o Clássico dos Maiorais com o Treze, no Amigão.

portalcorreio

Reunião discute desenvolvimento de ações em comunidades rurais


A Prefeita de Patos Francisca Motta recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 10, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, para discutir a execução de ações da Prefeitura nas comunidades rurais. 

Durante o encontro o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Lúcio Frazão, apresentou as demandas das comunidades rurais e avaliou como positivo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura junto ao homem do campo. 

“Discutimos a conclusão das unidades habitacionais que estão sendo construídas pela Prefeitura por meio do convênio com a Funasa, bem como da perfuração dos poços artesianos, mais o fortalecimento da feira da agricultura familiar. É importante destacar o empenho da Prefeita, tendo em vista que os pontos discutidos todos já estão em pleno desenvolvimento”, disse. 

A Prefeita Francisca Motta comentou a reunião e reafirmou seu apoio no desenvolvimento de ações direcionadas para os agricultores. “Fico feliz em receber as demandas do Conselho de Desenvolvimento Rural, principalmente pela atuação de seus membros que sempre buscam o melhor para o homem do campo”, destacou. 

Atualmente a Prefeitura realiza a locação de 25 poços artesianos com os recursos provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Hugo Motta, que beneficiará cada comunidade rural com um poço.  Já a construção das unidades habitacionais, o projeto é realizado em parceria por meio de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação participou da reunião e informou que 28 novas casas serão construídas. “Além das residências que já foram entregues, a Funasa já autorizou a construção de 28 novas unidades habitacionais. As obras serão iniciadas pelas casas de maior risco, uma vez que o projeto faz parte do combate à doença de Chagas, causada pelo Barbeiro”, falou. 

Já o secretário de Agricultura, Sebastião dos Santos, que também esteve na reunião, ressaltou a expectativa de produção do homem do campo em razão das chuvas. 

coordecom

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Duzentas crianças e adolescentes de Patos devem receber aulas de futebol e cidadania








Marcos Eugênio

Duzentas crianças de 8 a 10 anos e adolescentes de 13 a 17 são o alvos de um novo projeto, “Meu Presente é ter Futuro”, lançado ontem pela Prefeitura Municipal de Patos na noite desta quarta-feira 09 no Estádio Municipal José Cavalcanti. “Não estamos preocupados em formar craques e sim homens. Este é o principal objetivo dessa iniciativa”, explicou Antônio Marques, secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes.

A solenidade contou com a presença da prefeita Francisca Motta, professores de Educação Física, donos de escolinhas de futebol, presidente da Câmara Municipal, Nadi Gerlane, o diretor do Nacional, João Grilo, representantes da Segurança Pública, secretária de Assistência Social do município, Helena Wanderley, pais de alunos e muitas crianças e jovens.

Na ocasião houve a entrega de material esportivo, kit de camisa, calção, chuteira, meião e bolas. O projeto pretende chegar a um número de mil crianças e adolescentes assistidas, seja da rede municipal, sejam das escolinhas particulares, não apenas com aulas de futebol, que acontecerão nos campos de pelada e no José Cavalcanti. Elas participaram de diversas palestras por profissionais como psicólogos, pessoal do Corpo de Bombeiros, Samu, Tiro de Guerra, PM, médicos, dentre outros.

Francisca Motta enalteceu o projeto, cujos recursos para mantê-lo sairão da Secretaria de Educação. “A gente precisa fazer a prevenção, evitar que tantas crianças, jovens se envolvam com as drogas, com a criminalidade, e o esporte, o lazer, acompanhados de muitas orientações, maior participação dos pais, torna-se importante ferramenta nessa direção.

Francisca lembrou que sua administração tem um olhar especial para o esporte, citando a ampliação das academias de saúde nas praças, a recuperação e reativação dos campos de peladas, mas que a maior preocupação é na atenção à criança, que precisa de atenção especial no seu desenvolvimento. Para ela o projeto fará uma diferença muito grande e pode também revelar talentos para o futebol patoense, como já fez em outras épocas.

Marcos Nascimento, que coordena o “Meu Presente é ter Futuro”, explicou que um dos objetivos é aproveitar o tempo livre das crianças, as horas vagas de seus estudos, com lazer, esporte diminuindo assim a vulnerabilidade social. O projeto também terá um acompanhamento do rendimento escolar dos alunos pelo pessoal da Secretaria de Educação.

Essa iniciativa, que surgiu a partir de outro projeto, Viva Vôlei, adotado pela Unesco, Pode chegar a tender até mil crianças e adolescentes, segundo previsões da Prefeitura. Nesta fase inicial, além das escolas municipais, seis escolinhas particulares de futebol estão recebendo material esportivo para seu trabalhar seu alunado. Outras que quiserem participar devem preencher um cadastro na Secretaria de Educação.



Polícia prende três pessoas e apreende 3 kg de crack na Zona Sul da Capital


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu no inicio da noite dessa terça feira (8), no bairro de Paratibe, Severino Celestino Costa Silva, 36, Renato Jailson da Silva (29) e Adriana da Silva dos Santos (23), os três são acusados de tráfico de drogas. 

De acordo com os Delegados Allan Murilo Terruel e Julia Valeska Magalhães Felix, a polícia descobriu a existência do grupo durante um depoimento colhido em um dos Presídios de João Pessoa, o apenado que estava sendo ouvido fez denúncia a respeito das ações de um traficante e disse a polícia o endereço dele. A partir de então, os agentes de investigação se revezaram na realização de vigilância, além de colherem informações em campo que davam conta que na data de ontem Fofão receberia uma remessa de crack.

Durante todo o dia as equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes realizaram campana nas proximidades da residência de um dos acusados e quando ele retornava para casa foi abordado e preso. Com ele a polícia encontrou 3 kg de crack, uma pistola Glock 380, carregadores e munição. 

Ainda na residência do acusado a polícia flagrou uma balança de precisão que seria para pesar a droga. Todos foram detidos e autuados por tráfico e Associação para o tráfico. Os acusados foram encaminhados para os presídios da Capital, onde vão aguardar a decisão da Justiça.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nova diretoria da AISP toma posse neste sábado em Patos


Será realizada no próximo sábado, (14), a solenidade de posse da nova diretoria da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (AISP), em Patos.
 
A solenidade acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Patos – ACIAP a partir das 19h onde será apresentada oficialmente a nova Mesa Diretora da entidade de classe, eleita em março.
 
As eleições conduziram ao cargo de presidente a jornalista Luanja Dantas e Genival Júnior, como vice-presidente, que assumem o mandato por dois anos.
 
A nova diretoria convida todos os filiados e profissionais de imprensa para participarem do evento.
 
Na solenidade, serão anunciadas novidades e projetos a serem desenvolvidos ao longo da nova gestão. 
 
Assessoria 


Boletim meteorológico da Aesa indica possibilidade chuvas fortes nas próximas 24 horas

Foto:Marcos Eugênio


A previsão do tempo para as próximas 24 horas é de chuvas isoladas nas regiões do Brejo, Agreste, Cariri, Curimataú e Sertão. De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) a intensidade das precipitações deve variar de moderada a forte.

Segundo a meteorologista do Governo do Estado, Marle Bandeira, este prognóstico, iniciado às 9 horas desta quarta-feira (9), pode se estender para as próximas 48 horas. “Hoje de manhã percebemos que as condições meteorológicas permanecem quase que inalteradas em relação aos últimos dias. Isso acontece por conta da formação de áreas de instabilidade associadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical. Este é o principal sistema causador de chuvas entre os meses de fevereiro e maio no Semiárido paraibano”, relatou.

A cada 12 horas a Aesa disponibiliza um novo boletim meteorológico.

Os prognósticos climáticos estão disponíveis na página da Agência na internet: www.aesa.pb.gov.br.


Secom

IV Encontro de Supermercados do Sertão é lançado no Sebrae









O IV Encontro de supermercados do Sertão, cujas expectativas é de movimentar mais de R$ 10 milhões em seus dois de dias de realização, 23 e 24 deste mês, foi lançado na noite desta terça-feira 08 no Sebrae. Representantes do setor atacadista, supermercados, do fomento, financeiros, a prefeita Francisca Motta, compareceram e falaram da importância do evento para a economia regional, para o fortalecimento do segmento e de outras atividades afins.

Damião Evangelista, superintendente da ASPB – Associação de Supermercados da Paraíba destacou as mudanças que vêm ocorrendo na área do supermercado em Patos e municípios circunvizinhos, seja na ampliação desse segmento comercial, seja no âmbito de infraestrutura dos estabelecimentos, que se modernizam e passam a oferecer mais comodidade, conforto aos clientes.

Elogiou a participação dos parceiros na realização da feita, a exemplo do Sebrae, CDL, Associação Comercial e da Prefeitura Municipal, que sempre tem oferecido seu apoio. Informou que este ano o evento terá participação de empresários de Santa Catarina, São Paulo, que também virão oferecer seus produtos, e assim melhorar a logística da rede de supermercados. Acrescentou que a cidade tem muito a crescer ainda e suporta grandes investimentos no campo supermercadista.

Representantes da Nordil, empresa parceira, da Capital, que atua no segmento distribuidora e logística, a qual está instalando filial em Patos para atender toda a região, enalteceram o fator parceria e a cidade de Patos como importante pólo comercial.

Beethoven dos Santos, diretor de marketing da Rede Gente Econômica, sobre a realização da feira em Patos, já na sua quarta edição, explicou que a partir dela os empresários locais passam a contar com um contato direto, a oportunidade de ampliar seus negócios, sua logística de compra e venda.

A prefeita Francisca Motta explicou que com a realização da feira Patos trouxe nova visão econômica, mais apoio aos atacadistas e proprietários de supermercados. “Me sinto gratificada, como gestora de oferecer apoio ao evento, que gera renda, como podemos ver, com as reservas na hotelaria todas reservadas, a cidade passa a ser  vitrine também para outros estados, interessados em aqui investir, oferecer produtos”, enfatizou a prefeita de Patos. Acrescentou que a cidade ganha estímulo ara continuar em seu ritmo acelerado de crescimento.

A feira contará com a participação dos principais fornecedores da região. Serão 44 stands. Só o Sabrae, em seu espaço na feira, que acontecerá mais uma vez no Coliseu Hall, terá a exposição de dez empresas da região. Haverá inclusive palestra para os empresários, “Conheça melhor o seu cliente”, com facilitador do Sebrae, melhorando o nível de conhecimento destes no atendimento ao consumidor. “A palestra traz informações para o supermercadista aplicar no seu ponto de venda e atender cada vez melhor esse cliente que está cada vez mais exigente”, comentou Damião Evangelista.

O gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, falou que a expectativa é que haja maior realização de negócios em comparação ao ano passado, uma tendência que vem se confirmando  a cada edição da feira. Um dos pontos importantes citados por Aldo é que os pequenos empresários locais não estão saindo buscar o conhecimento dos grandes centros, mas importando e a palestra que o Sebrae oferecerá será bastante esclarecedora sobre a postura, a relação que deve e existir entre mercado e consumidor.

O gerente do Sebrae falou dos atrativos para se investir em Patos, por sua forte economia, localização privilegiada geograficamente, e que comporta a vinda de muitos empreendimentos, vários aportando na localidade, justamente depois de sua participação na feira. “O Sebrae se sente realizado em sua missão, que é fomentar o desenvolvimento e articular com parceiros benefícios para a classe empresarial e para a comunidade de um modo geral”, comentou Aldo.

Marcos Eugênio


terça-feira, 8 de abril de 2014

Prefeitura de Patos lança projetos esportivos nesta quarta-feira, 09



Investindo cada vez mais em esporte e lazer para as crianças e jovens patoenses, a Prefeitura Municipal de Patos através das secretarias de Cultura, Turismo e Esportes e Educação, lançará na noite desta quarta-feira, 09, os Projetos Esportivos “Meu Presente é Ter Futuro” e o “Projeto Educativo de Futebol”.

O objetivo é organizar a escolinha de futebol do município como também dar um apoio mais eficaz às escolinhas já existentes na cidade. São dois projetos diferentes, mas que culminam no mesmo propósito que é utilizar o esporte como meio para educação e socialização.

“Daremos às escolinhas de futebol, tanto a do município como as particulares, todo o material necessário para se trabalhar com as crianças, que são bolas, coletes, calções e meiões. A intenção é movimentar essa criançada a incentivar ainda mais a prática esportiva,” destacou o Secretário Adjunto de Cultura, Turismo e Esportes do Município de Patos, Antônio Marques.

O “Projeto Educativo de Futebol” será desenvolvido de forma gratuita e pretende atingir todo alunado do município, como também aquela criança que se interessar em participar. Ao todo serão assistidas pelo projeto 500 crianças com faixa etária entre oito e 17 anos.

“Nós pretendemos preencher com lazer e esporte o horário ocioso dessas crianças e jovens. A partir do momento em que oferecemos uma atividade complementar ao estudo, no horário contrário ao do ensino regular, estamos evitando que estas crianças se exponham a situações de risco, por isso é tão importante do desenvolvimento de projetos como esse,” relatou o coordenador do “Projeto Educativo de Futebol”, o professor Marcos Nascimento.

O lançamento dos projetos acontecerá às 18h, no Estádio Municipal José Cavalcante.

Kamylla Lopes

Corpo de Bombeiros de Patos treina brigadistas da Maternidade Dr. Peregrino Filho



Treinamento da Brigada de Incêndio começou nesta  segunda-feira (07) e inclui aulas teóricas e práticas

A partir da próxima semana, quando forem concluídos os treinamentos de formação dos brigadistas da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, a unidade de saúde que é referência no atendimento à mulher também será reconhecida na área de segurança. Isto porque, 30 profissionais da maternidade que integram a Brigada de Incêndio estão participando de um treinamento para poder atuar, com agilidade, eficiência e rapidez, em situações que requeiram noções de primeiros socorros e de como proceder em casos de emergências com incêndios. O treinamento está sendo  ministrado pelos subtenentes Rômulo Menezes Gomes, Francisco da Silva Santos e Aldeman Mariano da Silva, do Corpo de Bombeiros da cidade.

 Para um melhor aproveitamento das aulas, a turma de 30 profissionais foi dividida com 15 brigadistas cada uma. A primeira turma participa dos treinamentos nesta segunda (07), terça (08) e quarta-feira (09) e a segunda turma na próxima semana, nos dias 14,15 e 16. O curso, que inclui aulas teóricas e práticas, está sendo realizado nas próprias instalações da maternidade e cada setor é representado por dois profissionais.

O conteúdo do curso inclui noções básicas para o combate a incêndios, como utilizar e diferenciar os extintores, as classes e tipos de incêndios, identificação de saídas de emergência, noções sobre  iluminação estratégica e primeiros socorros e ainda procedimentos em casos de emergências clínicas, tipo fraturas, hemorragias, ressuscitação cardiopulmonar, queimaduras, dentre outras situações causadas, inclusive, por incêndios. Na parte prática, os brigadistas aprenderão a usar corretamente o extintor e a conter e apagar incêndios de pequena proporção, num local reservado para a simulação de incêndio, além de realizarem simulações de resgate.

“O objetivo do curso de Brigada de Incêndio é oferecer maior segurança no âmbito hospitalar ao ter uma equipe treinada para atuar em situações que dizem respeito à ação da brigada”, explica o diretor da Maternidade, Dr. Paulo Sérgio Athayde. O curso de brigadistas também cumpre normas técnicas da ABTN. “Estamos montando nossa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e a Brigada de incêndios funcionará dentro dela. Mas, vale lembrar que a Brigada não substitui a ação do Corpo de Bombeiros nos casos de incêndios, mas vai auxiliar, se necessário, no combate ao princípio desse tipo de ocorrência na unidade”, adiantou o superintendente Executivo do Instituto Gerir, que administra a maternidade, Edsamuel Araújo.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho pertence à rede estadual de saúde e é administrado pelo Instituto Gerir, que também responde pela administração do Hospital Geral de Taperoá.

News - Assessoria & Comunicação

Técnicos da regulação de Campina Grande tiram dúvidas de secretários do Sertão






Aconteceu nesta terça-feira, 08, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão. O encontro teve participação de Luzia Marinho Pinto, diretora de Planejamento e Regulação e Glauci  Adjunto, gerente de Regulação, do Município de Campina Grande.

Elas atenderam ao pedido da CIRs para que viessem a Patos e tirassem dúvidas, fornecessem esclarecimentos sobe a marcação de consultas pactuadas pelos municípios sertanejos. O gerente da 6ª GRS, José Leudo de farias, considerou oportuna a vinda das técnicas da secretaria de Saúde de Campina Grande, que puderam tirar as dúvidas de cada gestor e estes apresentarem suas queixas e fazer cobranças em relação à regulação de exames, cirurgias.

“No final houve muita cordialidade e o comprometimento do pessoal de Campina de retornar no próximo mês de junho para colocar em pauta o que foi decidido, resolvido a partir dessa visita a Patos. Também vamos insistir para que a regulação de João Pessoa venha participar da reunião da CIRs, para que possa agir da mesma forma como fizeram os técnicos de Campina”, comentou Leudo.

Dentre as principais queixas apresentadas pelos gestores municipais de saúde da regional Patos às técnicas de Campina Grande foi em relação às falhas de comunicação, número reduzido de marcação de exames, deficiência na oferta de cirurgias eletivas, dentre outros.
O gerente regional de saúde enfatizou na reunião que os municípios precisam se fortalecer, já que tem recursos, há os consórcios de saúde, os municípios maiores podem abrir serviços e atender a demanda. Leudo diz que não faz sentido um paciente viajar 200 Km para fazer uma ultrassonografia, um raio X. “Há um desconforto para os paciente e desperdício de dinheiro com transporte, diárias de funcionários. Os municípios precisam melhorar sua infraestrutura, realizar consórcios que venham a melhorar o acesso da população aos seus serviços”, acrescentou.

Luzia Marinho Pinto, da regulação de consultas de Campina Grande, explicou que o maior problema vivido pelos município que têm referência em determinados serviços com Campina Grande  e que o programa que aquela Secretaria de Saúde trabalha, só marca e não faz a regulação, como também a falta de conhecimento sobre a pactuação.

A ação de atravessadores, que conseguem agendar exames, cirurgias sem passar pelas secretarias municipais de saúde, tentando ganhar dinheiro ou prestígio político, é algo que a gestão de Saúde de Campina Grande tenta acabar desde janeiro deste ano, segundo Luzia. Ela diz que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para que fatos dessa natureza não se repitam.

O presidente do Cons elho Municipal de Saúde, João Bosco, acompanhado da coordenadora do CEREST Municipal, informou sobre a Conferência do Cerest, previsto para ocorrer nos dias 09 a 10 do próximo mês na cidade de Patos, quando deverão participar cerca de 230 delegados, os quais vão discutir a saúde do trabalhador.


Cresce em 17% número de óbitos de vítimas de câncer na Paraíba



Este ano já faleceram 486 pessoas vítimas de câncer na Paraíba. Os números cresceram 17% em relação ao mesmo período de 2013. Isso dá uma média de cinco óbitos por dia. Os dados são preocupantes e o grupo Amigas Viva a Vida, de Patos, que existe há sete anos lutando em prol dos pacientes com câncer, intensifica sua mobilização neste 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Desde ontem o grupo participa de debates na mídia televisiva e hoje em emissoras de rádio, levando depoimentos, trabalho preventivo e discutindo e cobrando melhorias para a saúde pública.

“A gente faz um alerta sobre a importância da prevenção. O diagnóstico precoce é algo essencial para diminuir a agressividade, o sofrimento do tratamento e até curar as pessoas desse mal”, comentou Gerúsia Delfino, do Amigas Vida a Vida.

Ela fala da Casa de Apoio aos portadores de câncer em Patos,  que deverá ser inaugurada em breve, do acompanhamento das obras de construção da Unidade de Oncologia, que será referência do Sertão Nordestino no tratamento de câncer, sendo essas duas das principais lutas do grupo, além das ações preventivas.


O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, responde por 423 mil internações, 1,6 milhão de consultas ambulatoriais em oncologia, 128 mil pacientes em quimioterapia e 98 mil em radioterapia ambulatorial, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), no país.

Marcos Eugênio

UBS Carleusa Candeia atende 1.200 famílias cadastradas nos serviços e programas do SUS


Há menos de um ano da inauguração a Unidade Básica de Saúde (UBS), Carleusa Candeia, localizada no bairro Santo Antônio, em Patos-PB, atualmente possui 1.200 famílias cadastradas que recebem os serviços e programas disponibilizados pelo SUS.

A UBS engloba ainda todos os programas preconizados pelo Ministério da Saúde, tais como: Hiperdia, Saúde Mental, Saúde da Mulher (prevenção do câncer do cólo uterino e mama, e pré-natal), Planejamento Familiar, Puericultura (criança), Saúde do Homem e Saúde do Idoso. Apesar dos programas funcionarem em todas as UBS do município, o cronograma é elaborado de acordo com as necessidades locais de cada unidade.

Na tarde desta segunda-feira (07), a UBS Carleusa Candeia disponibilizou atendimentos nas áreas de saúde mental, saúde bucal e planejamento familiar.

De acordo com a enfermeira da UBS, Alexsandra Alves, o cronograma de serviços e atendimentos é desenvolvido de segunda à sexta, sendo que nesse último dia da semana, no turno da manhã, uma equipe formada por médico, enfermeiro e dentista realizam as visitas domiciliares.

Em relação à saúde mental, a médica Maria do Bom Sucesso, informou que as UBS acompanham os pacientes que se encontram estáveis com o uso adequado da medicação. Outros casos mais complexos são encaminhados para tratamento nos CAPS ou no Centro de Especialidades Frei Damião. “O cronograma é feito como forma de atender melhor a população dividida por grupos prioritários, sendo que, quando necessário também atendemos outras demandas, mesmo que não seja para aquele dia específico. Então, todo esse trabalho está focado na questão da prevenção”, explicou.

O odontólogo Daniel Furtado, destacou o que as unidades de saúde oferecem em relação à saúde bucal.

“Trabalhamos com restaurações comuns e estéticas, extrações simples, entre outros. Hoje procuramos evitar ao máximo a perda dos dentes nos pacientes, tentando abolir ao máximo a cultura da extração desnecessária. Além disso, temos atividades voltadas para a prevenção, sobretudo com as crianças, orientando-as sobre a escovação correta e hábitos alimentares. Outro ponto importante é o trabalho interdisciplinar com outros profissionais da UBS e os agentes comunitários de saúde, sempre buscando soluções para o que deve ser feito a nível de atenção básica. Quando necessário encaminhamos os pacientes para a atenção secundária”, ressaltou.

A senhora Juliana Pereira, usuária da UBS Carleusa Candeia, disse que tanto os serviços como as equipes de trabalho estão bem avaliadas, inclusive na parte de atendimento, que segundo ela tem sido feito com excelência.  

Para o senhor Marcos Valério de Oliveira, qualquer esforço feito para melhorar a vida da população é bem vindo, e se for na saúde, com qualidade é melhor ainda.

Coordecom

segunda-feira, 7 de abril de 2014

MPF aciona 68 ex-prefeitos em 153 ações de improbidade


Sessenta e oito ex-prefeitos e nove prefeitos acionados por improbidade – entre os nove, três foram reeleitos nas últimas eleições. Vários demandados mais de uma vez nas 153 ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) em 2013. Este foi o saldo de mais um ano de atuação do MPF no combate à corrupção no Estado. Além dos gestores públicos, as ações judiciais também atingiram servidores, particulares e empresas que estiveram envolvidos em irregularidades cometidas na aplicação de recursos federais na Paraíba. As ações abrangem fatos ocorridos em 80 municípios no período de 2001 a 2012. Do total de ações, apenas 14 tramitam em segredo de justiça.

Os desmandos cometidos com o erário envolvem recursos federais oriundos dos Ministérios da Saúde, Educação, Cidades, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, Turismo e Integração Nacional, no âmbito dos seguintes programas federais: Programa de Apoio a Estados e Municípios para a Educação Fundamental de Jovens e Adultos (Peja), Programa de Aquisição de Alimentos (compra direta local da agricultura familiar), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Piso de Atenção Básica (PAB), Programa de Saúde da Família (PSF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), Programa Brasil Alfabetizado, Programa Agentes do Controle de Endemias (Pace), Programa Saúde Bucal (PSB), Programa Saúde Para Todos (PSPT) e Programa Saúde Para Todos II (PSPT II).

Na avaliação do procurador-chefe do MPF na Paraíba, Rodolfo Alves Silva, esse número representa o compromisso do MPF em promover a realização da Justiça em prol do bem da sociedade e em defesa do Estado Democrático de Direito, conforme preconiza a missão do órgão. “Ainda fazemos pouco em razão de nossas limitações de pessoal. Apesar de termos apenas 15 membros e 159 servidores para cobrir os 223 municípios paraibanos, esses números refletem o esforço de todos os integrantes do MPF na Paraíba para tornar o órgão conhecido pela excelência na promoção da Justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.”

Íntegra disponível – Desde 2009, o Ministério Público Federal na Paraíba apresenta anualmente o balanço das ações de improbidade ajuizadas no ano anterior. Neste ano, o MPF dá mais um passo em direção à transparência, disponibilizando, além de números gerais, a íntegra das ações, em conformidade com o que determina a Política Nacional de Comunicação Social do Ministério Público Federal, instituída pela Portaria PGR/MPF nº 918, de 18 de dezembro de 2013.  

Conforme o artigo 9º, inciso III, da política de comunicação, devem ser divulgados os nomes das partes, o número do processo e o link para a íntegra de peças e acompanhamento processual, ressalvada a proteção das informações sigilosas ou pessoais, nos termos da lei. Além de disponibilizar ao público o conteúdo das ações de improbidade propostas, que não estão cobertas por segredo de justiça, o balanço atual também apresenta os números de 2013 num infográfico para facilitar a compreensão dos dados informados.

Total por unidades – Das 153 ações de improbidade ajuizadas no ano passado, 50 estão no âmbito da unidade do Ministério Público Federal em João Pessoa, 25 em Campina Grande (PB), 35 em Patos (PB) e 43 em Sousa (PB). A unidade do MPF em Patos foi instalada em junho de 2013 com atribuição sobre 48 municípios. A partir de então, as ações referentes a irregularidades ocorridas nesses 48 municípios, e que já haviam sido ajuizadas pelo MPF em Campina Grande e Sousa, foram transferidas para a 14ª Vara Federal em Patos.

João Pessoa – Uma das ações ajuizadas pelo MPF na capital partiu da representação de vereadores do município de Dona Inês contra o então prefeito, Antônio Justino de Araújo Neto, por suposta concessão irregular de bolsas de estudo, financiadas com recursos do Fundeb, a seus militantes políticos no ano de 2010. Várias das 50 ações, ajuizadas pela unidade do MPF na capital, resultaram do desmantelamento de esquemas criminosos montados para fraudar licitações.

Outra ação foi ajuizada contra uma prestadora de serviços que recebeu R$ 6.341,00 sem trabalhar.
Contratada em 1º de março de 2010 para a função de merendeira em uma escola estadual na capital, a servidora "fantasma" se apresentou em 26 de abril do mesmo ano e depois não compareceu mais ao trabalho. Já em Cabedelo, uma ex-diretora de escola municipal cometeu improbidade ao desviar e se apropriar de recursos públicos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Campina Grande -  Desde 27 de julho de 2013, tramita na 4ª Vara da Justiça Federal em Campina Grande a ação de improbidade ajuizada pelo MPF contra o ex-prefeito Veneziano Vital do Rego, por homologar licitação nitidamente fraudulenta na construção de 300 cisternas de placas. Na mesma ação foram demandados o ex-prefeito José Luiz Júnior, o servidor público municipal José Luiz Neto, o empresário Luciano Arruda Silva e a servidora pública estadual Anna Thereza Chaves Loureiro. Além da ação de improbidade, também foi proposta denúncia criminal contra o ex-prefeito. A denúncia foi recebida pela Justiça Federal em 2 de agosto de 2013.

Um outro demandado pelo MPF foi o ex-prefeito de Alagoa Nova, Luciano Francisco de Oliveira, juntamente com nove pessoas, por envolvimento em esquema de fraudes na execução de reformas de escolas e posto de saúde no município. A farsa consistiu em usar construtoras de fachada (inexistentes) para fraudar duas licitações na modalidade convite, tendo as empresas "vencedoras" utilizado maquinário e servidores da própria prefeitura para executar as obras, enquanto os recursos do Fundeb e do Fundo Único de Saúde eram sacados, através de cheques, e em seguida parcela dos mesmos recursos era depositada na conta pessoal do prefeito. Essa prática foi desvendada quando do rastreamento do destino das verbas federais liberadas pela prefeitura para as empresas de fachada.

Patos- Dentre os atos ilícitos que resultaram nas ações ajuizadas pelo MPF em Patos, chama atenção a conduta reiterada do ex-prefeito de Livramento (PB) José de Arimateia Anastácio Rodrigues de Lima (Zé Anastácio), que responde a 20 ações, sendo sete ações penais e 13 por improbidade administrativa. As ações são resultados de desdobramentos da Operação Transparência que desarticulou organização criminosa que criava empresas de fachada para operacionalizar fraudes a licitações, como dispensa indevida de licitações através de simulações de convites e tomadas de preço.

Há ainda casos em que as ações de improbidade foram ajuizadas contra os espólios (conjunto de bens de falecido) de ex-prefeitos de Santa Luzia, Itaporanga. Igualmente, na unidade de João Pessoa houve uma ação de improbidade contra o espólio de ex-prefeito de São João do Tigre.

Sousa -  Em Sousa, dois dos prefeitos demandados pelo MPF, por irregularidades cometidas entre 2006 e 2008, foram reeleitos nas eleições de 2012 (Poço de José de Moura e Cachoeira dos Índios). O MPF também ajuizou ações de improbidade contra dois ex-funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Um deles, por colaborar em assalto contra a agência dos Correios no município de Sousa. Outro, por apropriar-se de R$ 84.379,08, em valores recolhidos, sem que houvesse o repasse físico correspondente, "sobrando" a quantia no caixa, indevidamente apropriada pelo funcionário.

Ainda em Sousa, o MPF ajuizou ação de improbidade contra médica por acumulação ilegal de cargos de médica em três municípios, além de exercer o cargo de professora no campus da UFCG em Cajazeiras. Outras seis ações de improbidade foram propostas contra o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio Araújo Oliveira, por irregularidades como fraude à licitação e reiterada ausência de prestação de contas.

Ascom

Arquivo do blog