Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de maio de 2014

EVO-Gente Inocente recebe título Amigo do III Batalhão




O Pastor José Bonifácio, representando o Colégio EVO-Gente Inocente, recebeu ontem, sexta-feira 16, a honraria “Amigo do II Batalhão de Polícia Militar”. O título é oferecido a pessoas e instituições que desenvolvem ações, nas suas respectivas atividades, que buscam dar maior segurança à comunidade.

Um dos maiores problemas vividos pela sociedade moderna, o uso de drogas, tem debatido no EVO-Gente Inocente, através de projeto interno, onde os alunos participam ativamente de atividades preventivas, recebendo muitas orientações que contribuam para que eles enveredem por esse caminho tortuoso.

A instituição de ensino também recebe palestrantes do III BPM que enfatizam essa problemática, chamada drogas, como evitá-las, além de difundirem seus efeitos devastadores. José Bonifácio não escondeu a satisfação por tal honraria conferida pelo Batalhão e disse que todos têm que ter essa responsabilidade social. “Ficamos bastante felizes por ser lembrados e agraciados com tal honraria, o que demonstra que estamos fazendo bem nosso dever de casa, que é educar, orientar nossas crianças, nossos jovens para uma vida digna em sociedade”, comentou.


O comandante do III BPM, Tenente Coronel Cunha Rolim explicou que os amigos do Batalhão desenvolvem ações que contribuem bastante para o trabalho preventivo, que é evitar a violência o uso de drogas e que essas parcerias estão surtindo efeitos com a redução da criminalidade na região. (Marcos Eugênio)

Gestor de Guarabira ganha premiação de "Prefeito Empreendedor"


O prefeito Zenóibio Toscano recebeu, na noite desta quinta-feira (15), o prêmio de “Prefeito Empreendedor” concedido pelo SEBRAE durante a abertura da VI Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa.

O prêmio "SEBRAE Prefeito Empreendedor" é concedido a gestores que tenham implantados projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública do município, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do mesmo.
 
A premiação é dividida em seis categorias: Melhor Projeto; Lei Geral implementada; Desburocratização; Compras Governamentais; Pequenos Negócios no Campo e Novos Projetos.
 
Zenóbio Toscano foi contemplado com o 1º lugar na categoria categoria “Lei geral Implementada” com o projeto “A Lei Geral da Micro e Pequeno Empresa como incentivo ao desenvolvimento local – Projeto Guarabira de Futuro”. O gestor de Guarabira recebeu o troféu pelas mãos da representante nacional do SEBRAE, Jaqueline Almeida. Com a premiação, o projeto foi automaticamente selecionado para participar da disputa nacional do prêmio Prefeito Empreendedor a ser realizado no dia 3 de julho, em Brasília.
 
Os demais ganhadores na categoria foram Francisca Oliveira – Cajazeiras (2o lugar) e Derivaldo Romão dos Santos – Pedras de Fogo (3o lugar). O ganhador do Melhor Projeto cujo troféu leva o nome Jùlio Rafael (In memorian), que foi superintendente do SEBRAE PB, foi o gestor de Bananeiras Douglas Lucena.
 
Para Zenóbio a conquista do prêmio reflete o reconhecimento do esforço que a sua gestão tem para com o desenvolvimento econômico de Guarabira através de diversos aspectos, como cursos, incentivos aos microempreendedores, compras da Prefeitura realizada preferencialmente no comércio local, dentre outros.
 
Esta é a 8ª edição do prêmio concedido pelo SEBRAE, sendo que 63 prefeituras se inscreveram, com 55 projetos apresentados, desses 37 foram habilitados e selecionados por uma comissão avaliadora composta por integrantes de diversas entidades.

Ascom

Paraíba receberá certificação internacional de zona livre de aftosa com vacinação



A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) entrega ao Estado da Paraíba a certificação de Zona Livre de Aftosa com Vacinação. A certificação será recebida pelo secretário executivo da Agropecuária, Rômulo Araújo Montenegro, em solenidade que acontecerá durante a 82ª sessão geral da OIE em Paris, na França, entre os dias 25 e 30 de maio. Na ocasião, será realizada a Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que é composta por 179 países.

O pleito para a certificação internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal foi enviado em outubro passado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), após constatar as ações do Governo da Paraíba junto à Defesa Agropecuária Estadual, que cumpriu as demandas solicitadas pela OIE. 

Segundo Rômulo Montenegro, as ações estabelecidas pelo Governo foram importantes para a conquista da classificação e destacam a atualização do Cadastro Animal, que assegura informações sobre o trânsito do rebanho no Estado. “Quando falo em Defesa Agropecuária, estou falando em vigilância constante e, desde 2011, os técnicos da Defesa trabalham em busca de resultados e essa classificação internacional é, sem dúvida, um prêmio para o nosso estado”, destacou o secretário.

Os estados da Paraíba, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, formaram um bloco que faz parte do programa de ampliação da zona livre de febre aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

secom

Mulher é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma



A Polícia Militar (PM) prendeu por volta das 12h50, desta quinta-feira, dia 15, uma mulher acusada de trafico de drogas e prote ilegal de arma, em Patos, Sertão paraibano.

A ocorrência policial aconteceu na Trav. Horácio Nóbrega, na comunidade do ‘Frango’, onde presa Francisca dos Santos Silva, de 40 anos de idade. Com a acusada a polícia apreendeu 30 papelotes de maconha, dois tabletes de maconha, cinco celulares sem o chip e a nota fiscal, e uma espingarda calibre 12.

A mulher levada para a 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (5ªDRPC) onde foi autuada por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Maria Francisca dos Santos Silva já encaminhada para o Presídio Feminino de Patos.

Airton Alves 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Campanha Saúde na Escola fará busca de casos suspeitos de hanseníase





Na última terça-feira 13 houve uma reunião com profissionais de saúde e Educação dos municípios e Estado, pertencentes a 6ª Gerência, realizada no auditório do 6º Núcleo de Saúde do Estado, em Patos-PB. Os municípios selecionados pelo Ministério da Saúde foram: Cacimbas, Patos e São José de Espinharas. Nesse encontro foram abordados detalhes da campanha que este ano tem como tema “Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma”.

A referida campanha acontece de 26 a 30 deste mês. Informação e a conscientização são ferramentas importantes utilizadas pelo Programa de Controle da Hanseníase e Verminoses. Foram convidados para receber as devidas informações profissionais de Saúde e Educação do Programa Saúde na Escola- PSE, Unidades de Estratégia de Saúde da família e setor Epidemiológico.

A campanha visa reduzir a carga parasitária de geo-helmintos em escolares do ensino público fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do "método do espelho" e identificar e tratar casos de tracoma nos escolares. Nessa reunião da última terça-feira 13 foram apresentadas e discutidas estratégias para realização da campanha nos municípios prioritários. Um dos objetivos dessa campanha é o controle e eliminação destas doenças nos municípios considerados prioritários. Para detectar o tracoma, por exemplo, será feito exame ocular nos pacientes.


            Além disso, a oficina serviu como base para que os municípios prioritários possam se organizar para a realização da campanha nacional, e que será realizada até o mês de Agosto de 2014. Os casos suspeitos serão encaminhados para unidades do Programa Saúde da Família para serem tratados. Todos serão atendidos a partir do dia 26 de maio até inicio do mês de agosto, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao chegar nas UBS os pacientes serão examinados por médicos credenciados pelo Ministério da Saúde, e passarão por exames necessários.
Sobre as Doenças

Hanseníase: É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Geo-helmintíases: De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental as Geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos ancilostomídeos. Os casos portadores dessas parasitoses são detectados de forma passiva pelas unidades de saúde no Brasil. Estima-se que a prevalência do país varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo IDH.

O tracoma é uma doença inflamatória nos olhos causada por uma bactéria, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto através de objetos contaminados com secreções (toalhas, lenços, lençóis). As moscas podem contribuir para a disseminação da doença por meio de transporte mecânico.

Telexfree anuncia suspensão de todas as atividades


A Telexfree anunciou através de comunicado publicado em sua página na internet que suspendeu "todas suas atividades de negócios", enquanto cuida de pendências com a Corte de Falências dos Estados Unidos, agências governamentais e a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.
Em meados de abril, a Justiça dos Estados Unidos determinou o congelamento dos bens do grupo Telexfree, acusado pelas autoridades norte-americanas de promover uma pirâmide financeira. Esse tipo de esquema depende do recrutamento progressivo de outras pessoas, que pagam taxas para os antigos associados. No caso, não é levada em conta a real geração de vendas de produtos ou serviços.
Desde abril, quem acessava o site da Telexfree se deparava com uma mensagem dizendo que o serviço estava fora do ar "para manutenção".
Nesta sexta-feira (16), a página (www.telexfree.com) trazia uma mensagem oficial em inglês declarando a suspensão das atividades da empresa. O site brasileiro da empresa (www.telexfree.com.br) também direciona para o site internacional (www.telexfree.com), onde está a mensagem.
O texto destaca que a empresa entrou com pedido de recuperação judicial (concordata) em Massachusetts em 13 de abril.
"Já que não estamos atualmente em condições de apoiar nossa rede, é possível que os clientes enfrentem interrupção ou descontinuação do serviço. Associados independentes e promotores não devem representar a Telexfree de agora em diante sem aprovação de um novo plano de compensação pela Corte de Falência."
"Uma vez que não estão atualmente em posição de apoiar a nossa rede, é provável que clientes enfrentem interrupção ou descontinuação do serviço. Associados independentes e promotores não devem representar a Telexfree daqui para frente sem aprovação de um novo plano de compensação pelo Tribunal de Falências", destaca o comunicado.
A empresa diz ter a esperança de que receberá aprovação da Corte de Falências para reiniciar suas operações, mas destaca não saber "quando ou se será capaz" de convencer as autoridades dos EUA do valor do serviço VoIP (telefonia que usa internet) e da viabilidade dos negócios do grupo.
G1 procurou a Ympactus Comercial S/A, que utiliza comercialmente no Brasil o nome Telexfree, mas não conseguiu contato com nenhum dos representantes do grupo.
No Brasil, a  Telexfree está impedida de fazer pagamentos e cadastros de divulgadores (como são chamadas as pessoas que investem na companhia) desde o dia 18 de junho do ano passado. A Telexfree é acusada pelo Ministério Público do Acre de realizar um esquema de pirâmide financeira sob o disfarce de empresa de marketing multinível.
Investigação da Secretaria de Estado de Massachusetts concluiu que a Telexfree é uma pirâmide financeira que arrecadou cerca de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo com um esquema ilegal de venda fraudulenta de títulos. Na denúncia, as autoridades norte-americanas pediram o fim das atividades da empresa, a devolução dos lucros e o ressarcimento das perdas causadas aos "divulgadores".
Os responsáveis pela Telexfree também respondem a um processo criminal de fraude nos EUA. James M. Merrill e Carlos N. Wanzeler, ambos do estado de Massachusetts, foram acusados denunciados neste mês na corte estadual. Se considerados culpados, eles podem pegar até 20 anos de prisão, de acordo com a nota.

G1

FIP e ECISA iniciam inscrições para Vestibular 2014.2


Estão abertas as inscrições para o Vestibular FIP e o Processo Seletivo ECISA 2014.2. Os certames oferecem 1.065 vagas, sendo 865 para os cursos de nível superior e 200 para o ensino técnico. Os interessados têm o dia 28 de maio para se inscrever.

Estão disponíveis vagas para os cursos de graduação emEnfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia, Psicologia, Letras, Serviço Social, Arquitetura e o Tecnólogo em Radiologia. Nos cursos técnicos, as opções são Enfermagem, Segurança do Trabalho, Radiologia Médica e Saúde Bucal.

Podem concorrer ao Vestibular das FIP os candidatos que possuem ensino médio completo. Já o Processo Seletivo ECISA, aceita os estudantes que estão em processo de conclusão do ensino médio, a partir do 2º ano. Os candidatos dispõem de 14 opções de cursos de graduação e 4 cursos de nível técnico.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, na sede da Fundação Francisco Mascarenhas (FFM), no Centro de Patos, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Também é possível se inscrever pela internet, através do site das FIP. 

No ato da inscrição, o candidato tem acesso ao boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de 20 reais para o Processo Seletivo ECISA e 50, para o Vestibular FIP. A quitação da guia representa a validação da inscrição e a participação nas provas.

A Comissão Permanente para Realização de Vestibulares da Fundação Francisco Mascarenhas (COMPREVES/FFM) aplicará os exames no dia 1 de junho, a partir das 8h, na Unidade I das FIP. As aulas do semestre letivo 2014.2 iniciarão em agosto.

Ascom

Sebrae Patos leva empreendedores e estudantes para Feira em João Pessoa



Marcos Eugênio


Desde ontem, dia 15, o Sebrae Patos vem incentivando os micro-empreendedores e futuros empreendedores, alunos da UEPB para conhecerem a Feira do Empreendedor, aberta ontem e que termina neste domingo. Na manhã desta sexta mais quatro ônibus seguiram em comboio para João Pessoa.


O evento acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo cunha Lima, da Capital. O público pode participar de palestras, consultorias, oficinas, orientações, conhecer tecnologias sustentáveis, além de acesso a financiamento por agentes bancários. São mais de 300 atividades gratuitas. Cerca de 20 mil pessoas devem passar pela Feira. Mais de 70 empresas estão expondo seus produtos.


Neste sábado e domingo o Sebrae Patos já tem programada a saída de mais dois ônibus com destino à Feira do Empreendedor.


Gerentes da 6ª Regional de Saúde e Agevisa são homenageados no aniversário do III BPM





O gerente José Leudo de Farias, da 6ª Regional de Saúde e Hígia Lucena, gerente da Agevisa, da mesma jurisdição, com sede em Patos, foram dois dos homenageados nesta sexta-feira 16, dia de comemoração na cerimônia de celebração de 42 anos do III Batalhão de Polícia Militar, em sessão solene ocorrida na Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

Eles, que representam o Estado na área da saúde para os 24 municípios da regional, receberam o título Amigo do III BPM, pelos serviços intimamente ligados ao ideal do Batalhão de Polícia, de dar maior garantia de vida à população, trabalho preventivo e de assistência a quem precisa de ajuda.

Para José Leudo, o título tem enorme significado na sua missão à frente da instituição estadual que dirige, e a lembrança de seu nome lhe causa muita honra. “A 6ª Gerência de Saúde tem no III Batalhão um importante parceiro. São inúmeras atividades em que trilhamos juntos, centrados no mesmo ideal, de melhorar cada vez mais a atenção à população”, comentou Leudo.


Para Hígia Lucena, da Agevisa, hoje se torna crucial essa união, esse trabalho realizado pelas instituições, uma soma que provoca resultados positivos. Lembrou da campanha contra as drogas e à violência coordenada pelo III BPM, onde a Agevisa, a 6ª Gerência de Saúde abraçaram com muita satisfação, juntamente com uma série de outras instituições. “Como agentes públicos temos que unir forças e buscar minimizar os problemas que afligem a sociedade”, destacou Hígia.

Patos sedia encontro de Bandas e fanfarras na próxima sexta






Na próxima sexta, dia 23, a partir das 19h, na Praça do São Sebastião em Patos, acontecerá  o 3º Encontro de Bandas e Fanfarras do São Sebastião, uma iniciativa do maestro da cidade Francyer Silva.

O 3º Encontro de Bandas contará com a representação de bandas das cidades de João Pessoa, Catolé do Rocha, São Bento além das principais fanfarras da cidade de Patos. Participarão do evento cerca de 12 grupos de escolas municipais, estaduais, particulares da cidade de Patos bem como da região e da capital. Os organizadores aguardam um bom público já que o evento se encontra no seu terceiro ano de realização. O encontro tem por objetivo a confraternização entre as corporações, visando a troca de experiências musicais, artísticas e pedagógicas entre os integrantes.

A ideia da organização do evento é levar para a cidade e para as escolas iniciativas para a melhoria da qualidade da educação, por meio da música, integrando e envolvendo os alunos em ações saudáveis, ocupando seu tempo, visando afastá-los das ruas e de ações prejudiciais ao convívio social.



Erly Filho

Sessão solene marca passagem do 42º aniversário do III BPM

















Hoje aconteceu na Câmara Municipal de Patos uma sessão solene que deu por encerrada a programação alusiva aos 42 anos de vida do III Batalhão de Polícia Militar Governador Ernani Sátyro, com sede em Patos, chamado de Guardião do Sertão. Antes da sessão foi oferecido um café da manhã aos militares e convidados.

Muitas autoridades militares, corporação prestigiaram a solenidade, que teve como anfitrião o comandante do III BPM, Ten. Cel Cunha Rolim. Dentre os convidados de honra se fizeram presentes o subcomandante geral da Polícia Militar da Paraíba, Cel. Almeida Rosas, o Cel. José Ronildo, comandante do CPR2 (Comando de Policiamento Regional 2), os médicos da PM, Luciano Borges e Rafael Holanda. Estes três foram agraciados com o título honorífico de cidadão patoense elos serviços prestados à corporação e seus familiares.

O comandante geral, coronel Euller Chaves, também receberia nesta sexta 16 o título de cidadania patoense, mas, devido a visita da presidente Dilma ao Estado na manhã de hoje, ele virá em outra ocasião receber a honraria.

Muitas honrarias (medalhas) foram concedidas a militares que se destacaram ao longo de sua vida dedicada à Polícia. Foi concedido também o título Amigo do III Batalhão, uma comenda conferida às pessoas que têm afinidade com a PM e que desenvolvem ações em suas respectivas atividades e que acabam se tornando verdadeiros parceiros da Polícia, segundo explicou Cunha Rolim.

Ele falou sobre o desempenho da PM na região de Patos e disse que houve grandes avanços, com a redução da criminalidade. Elogiou sua corporação e enalteceu o papel da instituição no tocante à segurança pública. “Com certeza o III BPM, com a redução da violência é merecedor do título de Pacificador Social, Guardião do Sertão. A Polícia trabalha cada vez mais aprimorando, avançando em novos serviços para servir, proteger mais a sociedade paraibana e sertaneja”, comentou Cunha Rolim.

Com um déficit atual de 170 policiais, o III BPM aguarda a realização do concurso anunciado pelo Governo para melhorar seu efetivo, ampliar a segurança da população.


Aconteceram homenagens aos dois médicos da PM presentes, que atuam em Campina e João Pessoa, através de policias e familiares assistidos por eles. O título Amigo do III BPM foi entregue ao presidente da seccional da OAB Patos, Alexandre Nunes, ao pastor da 3ª Igreja Batista, José Bonifácio de Souza, ao gerente regional de saúde, José Leudo Farias, à gerente da Agevisa Patos, Hígia Lucena, ao secretário municipal de Serviços Públicos, Raniere Ramalho, dentre outros. Houve premiações aos vencedores de competições de futsal e da modalidade tiro.

Marcos Eugênio

Polícia desarticula quadrilha acusada de homicídios no Sertão



Policiais civis da 19ª Delegacia Seccional, com sede na cidade Sousa, desarticularam, na madrugada desta sexta-feira (16), uma quadrilha acusada de pelo menos quatro homicídios no Sertão do Estado. O grupo era coordenado por um apenado e contra todos os seus integrantes foram cumpridos mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário local.

O delegado Sylvio Rabelo, titular da Seccional, explicou que foram presos pelo grupo Tático Especial (GTE): Paulo Rodrigues dos Santos, que é presidiário, Pablo Éric Aquino da Silva e Francisco Amâncio de Sousa, todos na cidade de Sousa; também foi preso Francisco Antônio de Araújo, na cidade de Santa Cruz, que faz divisa com Alexandria (PE). “O líder do grupo era Paulo, que coordenava as ações de dentro do presídio de Sousa. Francisco Antônio de Araújo era responsável pelo apoio logístico, com fornecimento de carros, armas, e contratação de outros pistoleiros, e ainda trazia drogas para serem comercializadas na região. Os outros dois eram executores dos assassinatos”, afirmou Rabelo.

O mandado que motivou a prisão da quadrilha foi o referente ao assassinato de Paulo Anderson de Almeida, 28, conhecido por Paulo Coqueiro. O crime aconteceu no 2º semestre de 2013 por conta por dívidas relacionadas ao tráfico de drogas na região. Este ano, o primo de Paulo também foi vítima de tentativa de homicídio.

Para Sylvio Rabelo, as prisões são uma resposta da Polícia às ações criminosas, com o objetivo de combater os crimes contra a vida no Sertão da Paraíba. No 1º quadrimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado, as ações integradas das Polícias Militar e Civil reduziram em 41,7% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte. No mês de abril, por exemplo, não foram registrados assassinatos nas 14 cidades que compõem a 19ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp).

Secom

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Estado oferece para macro Patos formação em prevenção e detecção de câncer de mama














 Marcos Eugênio


Aconteceu na tarde desta quinta-feira 15 no auditório da 6ª Gerência de Educação, em Patos uma formação em prevenção e detecção precoce de câncer de mama. O treinamento foi oferecido pelo Governo do Estado, através da SES – Secretaria de Estado da Saúde, tendo como público alvo os médicos e enfermeiros da 3ª Macrorregião, que compreende 49 municípios, inclusive Patos.

A formação foi conduzia pelo mastologista Thiago Pereira. Antes de sua explanação o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo de Farias deu boas vindas aos presentes, que lotaram o auditório. Em seguida Gerúsia Delfino, da ONG Amigas Viva a Vida, fez um relato sobre a ONG, seu papel no apoio às portadoras de câncer e as conquistas para a saúde da mulher, como o funcionamento do mamógrafo da Maternidade Dr. Peregrino Filho, a construção da Unidade de Oncologia e a casa de apoio para as pacientes com câncer, cujas obras estão aceleradas.

O mastologista Thiago Pereira apresentou amplo material enfocando os aspectos físicos das glândulas mamárias e das lesões que proporcionam os carcinomas; fatores de risco; manifestações clínicas da doença; investigação diagnóstica; exame clínico das mamas; os métodos de imagem, como a mamografia, ultrassonografia ressonância magnética.

Diversas outras informações foram trabalhadas com os médicos e enfermeiros, como os métodos invasivos; tipos de tratamento, a exemplo da cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia e terapia biologia.

Essa preocupação do Estado de ampliar os conhecimentos, despertar no profissional de saúde maior interesse na prevenção do câncer de mama na atenção primária, pela proximidade, com a comunidade faz sentido, levando-se em conta os altos índices, sempre crescentes, de óbitos da doença, onde só na Paraíba no ano passado foram 210 mulheres que perderam a vida, um crescimento de mais de 50% nos últimos 8 anos.

“É importante as mulheres fazerem uma prevenção bem feita e isso cabe aos profissionais de saúde na orientação, solicitação de exames e acompanhamento. Quando a lesão é detectada precocemente as chances de cura são de quase 100%”, diz o mastologista Thiago Pereira.

Para que se promova a saúde com qualidade da mulher é necessário que a atenção primária funcione bem, que as equipes estejam devidamente qualificadas, o atendimento seja humanizado e a comunidade possa ser bem acolhida, sentir a devida confiança no contato com essa equipe.


Prefeitura Municipal de Patos lança Edital para Concurso Público



A Prefeitura Municipal de Patos, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o Artigo Nº 94 da Lei Orgânica do Município e com as Leis Municipais que dispõem sobre a criação de cargos efetivos no Município de Patos, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de concurso público de provas e de provas e títulos, para provimento de cargos efetivos vagos do quadro de pessoal do Poder Executivo do Município de Patos, Estado da Paraíba.

O Concurso Público da Prefeitura Municipal de Patos é sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Concurso, instituída pela portaria Nº 304, de 9 de abril de 2014, e, por delegação, sob a execução da sociedade empresária PROMUNICÍPIO Serviços Ltda, mediante condições estabelecidas no Edital Nº 001/2014, de 15 de maio de 2014 – Regulamento do Concurso, disponível no site oficial da Prefeitura de Patos, através do link:






Nayane Rodrigues

“Rimédio”: show de humor é apresentado no Teatro Municipal



O show de humor “Rimédio” será apresentado no Teatro Municipal Severino Cabral, nesta sexta (16) às 20h30 e no domingo (18) às 20h. Com texto e direção geral do humorista Márcio Tadeu, a peça conta com a participação especial da atriz Andressa Cunha. A apresentação já foi vista por mais de 50 mil pessoas em sua turnê pelo Brasil. Os ingressos estão à venda aos preços de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada). O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos.

Márcio Tadeu  nasceu em João Pessoa (PB) e têm mais de 20 anos de carreira, dedicados ao teatro, televisão cinema e humor. Ele já dirigiu mais de 20 peças teatrais com temas infantis e adultos e ficou conhecido nacionalmente, após interpretar alguns personagens de grande repercussão nacional, como o escrivão "Nomeado" na novela Morde e Assopra e o padre Solano, na novela Avenida Brasil, que foi um dos maiores recordes de audiência da teledramaturgia brasileira, ambas exibidas pela Rede Globo de Televisão.

Assessoria

CMDCA se reúne para planejar ações alusivas ao dia





O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 14, na Casa dos Conselhos, para planejar as atividades alusivas ao dia 18 de Maio.

O 18 de Maio é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Todos os anos ações como caminhadas e fóruns de debates, são promovidos como forma de alertar e conscientizar a sociedade.

“Nos reunimos hoje para fechar as ações relativas ao 18 de maio, contudo, diversas ações já vêm sendo desenvolvidas na cidade. A Secretaria de Educação está trabalhando uma cartilha nas escolas, os Conselhos Tutelares estão participando de encontros e palestras, também nas escolas públicas,” revelou o secretário de articulação social, Taunaí Dantas.

O presidente do CMDCA, Judivan Pereira, comentou sobre a importância de planejar o 18 de maio. “A exploração sexual de nossas crianças e adolescentes é uma problemática existente em nossa cidade, é de suma importância que a sociedade civil e os poderes constituídos se empenhem em combater esse mal,” comentou.

Como o dia 18 de maio cairá no domingo, as Pastorais do Menor e da Criança estarão desenvolvendo suas ações junto às comunidades nas paróquias. Já na segunda-feira, dia 19, haverá a tradicional sessão especial aberta ao público na Câmara de Vereadores, que todo ano conta com a presença de membros do poder executivo e legislativo, bem como do sistema de garantia de direitos, formado por entidades e grupos que atuam na proteção das crianças e adolescentes

Botafogo-PB e Santa Cruz-PE ficam no empate pela Copa do Brasil

O Botafogo-PB recebeu nesta quarta-feira (14) no Almeidão, em João Pessoa, o Santa Cruz-PE em jogo de ida da série eliminatória que os clubes disputam pela segunda fase da Copa do Brasil. O placar da partida acabou sendo de 1 a 1 com gols de Lenílson para o Santa Cruz e Pingo para o Botafogo.
Os clubes fazem o jogo de volta no próximo dia 23, em local ainda a ser definido pela CBF. O Botafogo se classificará para a terceira fase caso vença o jogo da volta por qualquer placar, empate marcando dois ou mais gols ou empate em 1 a 1 e vença os pernambucanos em cobranças de pênalti.
Antes do jogo volta, no entanto, o time paraibano recebe no Almeidão no sábado (17), a partir das 19h, o CRB-AL em confronto válido pela Série C 2014. O clube paraibano é terceiro colocado do Grupo B com 5 pontos após disputar 3 partidas no certame.
Primeiro tempo
Um primeiro tempo considerado tranquilo e de jogo equilibrado. Foram 47 minutos onde o Botafogo-PB e o Santa Cruz-PE soube aproveitar bem os lances. Mas, aos 15 minutos, Pingo aproveitou uma jogada com categoria do meia Carlos Alberto e abriu o placar para o time pernambucano.
Para comemorar o gol, Pingo cumpriu o prometido e deu um salto mortal. A torcida tricolor foi ao delírio. Aos 21 minutos foi a vez da torcida paraibana comemorar. Lenílson mandou uma bomba após uma jogada com Warley. O goleiro Santa Cruz, Tiago Cardoso, nem teve chance de defesa.
Minutos depois, por pouco o time paraibano não vira o placar com um Leomir. Ele chutou forte, mas a bola explodiu no travessão. Perto de finalizar o primeiro tempo, as duas equipes receberam cartão amarelo. Lenílson (Belo) por falta e Carlos Alberto (por reclamar da arbitragem).

portalcorreio

Aposta do Paraná leva R$ 11,8 milhões na Mega-Sena

Uma aposta de Loanda (PR) acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.599 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (14) e vai levar um prêmio de R$ 11.882.469,39.
Veja as dezenas: 03 - 10 - 15 - 35 - 36 - 58

A Quina teve 135 acertadores e cada um vai levar R$ 19.591,99. Já a Quadra paga R$ 423,49 para cada um de seus 8.922 ganhadores.

A previsão é que a Mega-Sena pague R$ 18 milhões no sorteio do próximo sábado (17), segundo a Caixa Econômica Federal.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

G1

Cruzeiro empata e fica fora da Libertadores


A esperança dos mais de 40 mil cruzeirenses que foram ao Mineirão nesta quarta-feira durou apenas nove minutos. Aos sofrer um gol logo no início, o Cruzeiro viu a missão de reverter a derrota por 1 a 0 para o San Lorenzo na partida de ida ficar mais difícil. A expectativa até se reacendeu no segundo tempo, mas foi apenas uma fagulha. O empate por 1 a 1 eliminou o último time brasileiro da Libertadores, e o Brasil ficará fora das semifinais da competição após 23 anos. O Cruzeiro viu o sonho do terceiro título ficar para o futuro, enquanto o abençoado San Lorenzo segue fazendo o Papa Francisco e os demais rubro-grenás sonhando com o primeiro título da competição.

O gol no começo, marcado por Piatti, mudou tudo. O Cruzeiro passou todo o primeiro tempo perdido e só foi se encontrar na etapa final. Lutou, tentou, mas parou na garra, na dedicação e na qualidade dos argentinos, que souberam se defender e, quando não conseguiram, contaram com o goleiro Torrico inspirado. Bruno Rodrigo empatou o jogo na etapa final, mas foi só.
O Ciclón espera agora o vencedor de Lanús, da Argentina, e Bolivar, da Bolívia, para conhecer seu adversário na próxima fase. O primeiro jogo entre as duas equipes, na Argentina, terminou empatado por 1 a 1. Os dois se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília). As semifinais ocorrem após a Copa, nas duas últimas semanas de julho. O Cruzeiro tenta seguir a vida com o Brasileirão. No sábado, recebe o Coritiba, no Mineirão, às 18h30.

globoesporte

Arquivo do blog