Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 5 de julho de 2014

A INTRANSIGÊNCIA DO PMDB.



Por Marcos Nogueira


Na tresloucada ânsia de ter o PT paraibano aliado à sua coligação, o PMDB aos poucos, mas queimando como fogo do monturo, vai ganhando a ojeriza do próprio PT, através de sua militância, conhecida pela sua fidelidade às cores do partido, e que não concebe ser mandado (na linguagem mais simples), quando, na verdade podia ser o patrão.

E a razão desse conceito é óbvio: o prefeito da capital se chama Luciano Cartaxo e é petista. o deputado federal paraibano mais atuante no Congresso Nacional, ou Câmara dos Deputados, como queiram, é, sem sombra de dúvidas, Luiz Couto, se somando, aos dois, deputados estaduais, vereadores e, o principal, seu cativo eleitorado. Ora, se esse total não quer pacto com o PMDB, desejando o melhor para a Paraíba o que já está sendo posto em prática por Ricardo Coutinho, então, por que tanta celeuma em torno de algo que não poderá prosperar em hipótese nenhuma?.

Se teimarem em "punir" o PT, queimando a candidatura de seus aliados, certamente, o tiro sairá indubitavelmente pela culatra, e eu explico:

Atingida em seus brios e princípios éticos/morais, toda "família" petista se desdobrará de forma tal, que fará os céus da Paraíba se tingir de vermelho, não sendo o rubro que representa o resultado da violência, mas a linha crepuscular do nascer e do pôr do sol, e que se traduz como o iniciar antes e até depois. E n~]ao serão meras gangarras a gritar em seus voos ligeiros. Serão pessoas sérias, de discursos coerentes, que querem votar em Dilma, embora não queiram Vital como governador. E que mal há nisso?....

O PSDB torce para que a união PSB/PT se desfaça. Esquece, porém, que siglas não votam, que votarão os eleitores que as preenchem. E esses, antes e com maior ênfase agora, não abandonarão um porto seguro para servirem de escora às pretensões pessoais de homens que buscam na luta cívica benefícios pessoais, além da claque e a fama. 

E os Cartaxos (Luciano e Lucélio), assim como todos os petistas que participaram da convenção PSB/PT, e que usaram da palavra, foram unânimes em afirmar que estariam com Dilma em todos os instantes.

E se não há traição, e se estamos no exercício da democracia, qual o motivo da cúpula lá de cima vir dar pitaco na cúpula aqui de baixo? E ainda mais, pergunto: quando esses senhores, que se dizem donos da razão e da verdade, vieram à nossa terrinha, mesmo em épocas de campanha? Eu respondo: nenhuma vez! E sabem por quê? Porque não precisavam dos votos dos petistas e de outros partidos do Estado. Agora, não, como as coisas não estão como antes, buscam fazer o jogo do medo aos petistas daqui, para deleite dos pemedebistas daqui e de lá. 

E, repito, se insistirem em querer dar uma de machão, de donos dos votos desses valorosos soldados, fiquem certos: tudo sairá bem ao contrário, havendo um maior engajamento à causa PSB/PT, formando-se algo jamais visto aqui na terra de Epitácio Pessoa, José Américo de Almeida, Alcides Carneiro e outros tantos que se notabilizaram pela honradez e que se perpetuaram, por isso, na nossa gloriosa história!

Ricardo, Lígia e Lucélio registram coligação "A Força do Trabalho"




A coligação "A Força do Trabalho" realizou na tarde deste sábado (5), na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em João Pessoa, o registro das candidaturas a governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais e estaduais. O candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), chegou à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao lado da candidata a vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), e do candidato a senador, Lucélio Cartaxo (PT), para registrar as candidaturas da chapa majoritária.
 
Ricardo Coutinho afirmou que a coligação representa uma grande aliança popular. “Essa grande aliança vai começar a andar pela Paraíba afora, com a força renovada pelo fato de ter uma mulher ao lado e um jovem talentoso político e com uma vontade enorme de mostrar a Paraíba que é possível continuar mudando esse Estado respeitando o povo, respeitando o dinheiro publico e fazendo com que este dinheiro público volte para o povo em forma de obras, ações e serviços. Todos juntos, firmes e decididos para fazer a Paraíba avançar cada vez mais”, afirmou Ricardo.
A candidata à vice-governadora, Lígia Feliciano, falou da responsabilidade e da importância de integrar a chapa majoritária e que vai buscar ajudar cada vez mais as minorias e as mulheres, pautas que sempre se dedicou ao longo da vida. “Eu entro nessa chapa com força, coragem, determinação, com fé em Deus, representando a força das mulheres e das minorias”, frisou Lígia.
 
O candidato Lucélio Cartaxo reafirmou a fala de Ricardo. “Agora vamos começar a andar por este Estado inteiro. Estamos oficializando essa campanha, uma campanha de partidos progressistas, que quer ver a Paraíba avançar, desenvolver, e que quer fazer com que o povo da Paraíba seja o verdadeiro ganhador dessas eleições, afirmou Lucélio.
 
Os partidos que integram a  coligação “A Força do Trabalho” são: PSB, PT, PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PC do B, PHS e PPL.

Trinta e nove pessoas foram detidas na Paraíba durante o dia do jogo do Brasil na Copa


A Polícia Militar reforçou as ações em todo Estado com o objetivo de garantir a segurança durante a transmissão do jogo da Seleção Brasileira, nessa sexta-feira (4), pela copa do Mundo. Das 7h dessa sexta-feira até 7h deste sábado, foram intensificadas as rondas, abordagens e blitz que resultaram na prisão e apreensão de 39 pessoas e na retirada de 10 armas de fogo de circulação, em 18 cidades paraibanas, segundo dados da intranet (rede interna) da PM.

Entre os detidos, três deles foram pegos em flagrante por praticarem crimes contra a vida. Dois deles na madrugada deste sábado (5), na cidade de Bayeux, região metropolitana da Capital, onde policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar prenderam Alex Meireles da Silva, de 25 anos, e apreenderam um adolescente de 17, ambos suspeitos de tentarem matar três pessoas que estava em um bar, no bairro Alto da Boa Vista. A dupla foi conduzida para a 6ª Delegacia Distrital (Santa Rita). A arma utilizada no crime também foi apreendida.

A outra prisão por crime contra a vida aconteceu na cidade de Santa Rita, na noite dessa sexta-feira (4). Eronildo Francisco dos Santos, de 32 anos, foi preso após matar a tiros o cabeleireiro Eneas Cardoso de Oliveira, 38 anos. O suspeito foi autuado por homicídio na 6ª DD.

As armas apreendidas nas ações foram nas cidades de João Pessoa (3), Campina Grande (2), Bayeux (1), Montadas (1), Alagoa Nova (1), São Bento (1) e Rio Tinto (1). Na Capital, as três armas de fogo foram apreendidas no Bairro das Indústrias, onde policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 5º Batalhão receberam uma denúncia anônima e localizaram um adolescente, de 16 anos, que estava com um rifle, uma espingarda e um revólver calibre 38, dentro de casa.

Autuações – Dos detidos, cinco foram por agressão, dois por lesão corporal, quatro por violência doméstica, quatro por ameaça, um por tráfico de drogas, três por furto, seis por crimes contra a vida, cinco por porte ilegal de arma, dois por estelionato e um por receptação.
Ações – Em todo Estado, o policiamento foi intensificado antes do jogo nas áreas de comércio, durante o jogo com abordagens em bares e praças e após a partida, durante as comemorações, até a madrugada deste sábado, em vários pontos dos municípios. Foram recuperadas ainda três motos roubadas e apreendidos 27 papelotes de maconha.

Registros – Foram registradas ocorrências nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Ingá, Itatuba, Condado, Malta, Cuité, Caaporã, Patos, Campina Grande, Santa Rita, Juazeirinho, Montadas, Alagoa Nova, Rio Tinto e São Bento.

Governo do Estado entrega Espaço Cultural José Lins do Rego reformado e modernizado







O Governo do Estado inaugurou, na noite desta sexta-feira (4), as obras de reforma, revitalização e modernização do Espaço Cultural José Lins do Rego. A população compareceu em grande número e assistiu a shows musicais e apresentações de cultura popular. Palhaços em pernas de pau circulavam na Praça do Povo divertindo as pessoas.

O governador Ricardo Coutinho, em breves palavras, compartilhou com o público a alegria de ter a oportunidade de contribuir com a recuperação e modernização do Espaço Cultural José Lins do Rego e destacou que os recursos investidos – um total de R$ 49 milhões – foram oriundos do Tesouro do Estado.

“O Espaço Cultural está renascendo, mas todas as características originais foram mantidas”, informou Ricardo Coutinho ao público presente no Teatro Paulo Pontes, onde assistiu à apresentação do Projeto de Inclusão através da Música e das Artes (Prima). Ele ressaltou ainda que o Governo do Estado investiu R$ 6 milhões na aquisição de instrumentos musicais para as orquestras do Prima, que hoje já ensina música a 1.200 crianças e adolescentes. “O Governo do Estado está criando um instrumento que abre portas para a vida, não só para a música”, disse.

O presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Lau Siqueira, enfatizou que o Governo do Estado devolve à comunidade o maior centro cultural do Brasil e um dos maiores do mundo. Já o secretário de Cultura, Chico César, afirmou que o Espaço Cultural se renova e é um ponto de encontro da cultura paraibana com a cultura de todos os lugares. E lembrou ainda as obras realizadas no Cine Teatro São José, em Campina Grande; no Teatro Iracles Pires, em Cajazeiras, e no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, além da construção do Teatro do Centro de Convenções.

O presidente da Funjope, Maurício Burity, participou da solenidade representando a família do ex-governador Tarcísio Burity, seu pai, que construiu o Espaço Cultural na década de 1980, e agradeceu ao Governo do Estado pelas melhorias implantadas no equipamento de cultura.

Apresentações - A quadrilha junina “Coronel José Lins”, da cidade de Pilar, abriu a programação cultural na Praça do Povo. Maria José Alves, coordenadora da quadrilha, disse que o novo Espaço Cultural volta a ser palco da cultura popular e de todas as manifestações das artes e que o Governo do Estado fez um investimento necessário num espaço importante para o povo paraibano.

A reinauguração teve como atração principal o show do rapper Criolo. A parte musical contou ainda com a banda paraibana Sonora Sambagroove. Também se apresentaram no evento o Maracatu Leão da Fronteira e integrantes do projeto Prima. A noite dedicada à cultura teve também intervenções de dança e circo, e projeções de VJs paraibanos. Nesse primeiro evento, espaços como a Praça do Povo, teatros de Arena e Paulo Pontes foram ocupados. A entrada foi gratuita.

Reforma – Projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes na década de 80, sendo uma obra arquitetônica referencial em todo o país, o Espaço Cultural passou por algumas mudanças com a reforma, porém os traços e características implantadas por Bernardes foram preservadas. Uma das principais alterações que o público poderá perceber é a transformação do antigo Cine Bangüê em Sala de Concertos. Um novo cinema, com tecnologia digital, está sendo concluído na área que antes abrigava a pista de patinação. 

Secom

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Neymar sofre fratura na vértebra e está fora da Copa do Mundo


choro não era à toa. Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombarapós sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antesdo final do segundo tempo, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com uma vitória do Brasil, por 2 a 1, mas ficar
sem
 o jogador para o restante da competição é uma grande derrota para o time de Luiz Felipe Scolari.

Primeiro, Neymar foi examinado na clínica do estádio, segundo o próprio Felipão. Depois, acabou sendo encaminhado com o doutor José Luiz Runco para uma clínica particular. Ele saiu de campo na maca, chorando bastante, sem sequer conseguir andar nos primeiros momentos, e foi avaliado na Clínica São Carlos, na zona norte de Fortaleza, onde chegou também chorando, de maca, e já com medicamento na veia. O jogador tem previsão de recuperação de quatro a seis semanas.
- Sabendo agora realmente que ele está fora, é uma tristeza enorme. A gente sabe quanto o Ney queria brilhar nessa Copa, o quanto ele se sente feliz levando alegria para o povo brasileiro. Fui pego de surpresa, a tristeza é enorme e é até difícil falar, porque é um garoto espetacular. Acho que o Neymar, se tivesse que mandar um recado para a gente, diria "Galera, bola para a frente que eu quero estar lá no dia 13 com vocês". Ele é um garoto espetacular, simples e que ensina muito para a gente todo dia - afirmou o goleiro Julio César após receber a notícia.
Além do desfalque de Neymar, a Seleção não contará com o seu capitão, Thiago Silva, na próxima partida, a semifinal do Mundial, contra a Alemanha, na próxima terça-feira, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte.. O zagueiro levou o seu segundo cartão amarelo no Mundial e terá que cumprir uma suspensão automática na partida contra os alemães.
globoesporte

Brasil passa pela Colômbia e pega Alemanha


Quando uma criança chora, às vezes nem se sabe o motivo. Pode ser sono, fome, dor, mas logo vem o acalanto. É irresistível ninar um chorão. Que privilegiados esses jogadores. Foram ninados por mais de 60 mil pessoas na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia. Com esse "abraço" da Arena Castelão, a Seleção deixou a tensão para trás e vibrou no tom dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, autores dos gols brasileiros. Só restaram lágrimas para Neymar, por causa de uma joelhada nas costas que o tirou de campo quase no fim e deixa o Brasil preocupado, e James Rodriguez, derrotado, mas artilheiro da Copa do Mundo até agora, com seis gols.
O Castelão embalou a Seleção. No massacre do primeiro tempo em que o rival não viu a cor da bola, e no dramático segundo, que teve gol colombiano anulado e o cartão amarelo que tirou Thiago Silva da semifinal contra a Alemanha, terça-feira, no Mineirão. Uma molecagem cara em meio à sua brilhante atuação.
G1

Sindicato informa que servidores da saúde receberão seus vencimentos ainda nesta sexta (04)




O presidente do SINDACSE - Sindicato dos Agentes de Saúde e de Combate as Endemias de Patos e Região, Bosco Valadares, informou à imprensa na manhã desta sexta-feira (04), que o pagamento das categorias citadas será efetuado ainda hoje.

Logo após ter se reunido com a secretária de Finanças de Patos, o sindicalista disse que tudo foi esclarecido, já que houve um atraso no repasse do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.  

“Esse repasse acontece sempre entre o dia 10 e dia 20 de cada mês, mas dessa vez veio cair no dia 30. Após o repasse ser feito, o Banco ainda leva três para disponibilizar nas contas. A secretária de Finanças nos informou oficialmente que tudo já está sendo resolvido e que provavelmente o Banco disponibilize o dinheiro nas contas dos servidores ainda hoje”, explicou.

Vale ressaltar que, em virtude de possíveis atrasos semelhantes, o município está legalmente assegurado para fazer o pagamento até o quinto dia útil de cada mês.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Charliton nega intervenção e Anísio diz que PMDB é "lixo"


Foram intensas na noite de hoje as especulações a respeito de uma intervenção do diretório nacional do PT na instância estadual do partido. A intenção seria de obrigar a sigla a se coligar com o PMDB de Vital Filho e abandonar a chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB). Terminou há pouco na sede do PT estadual uma reunião convocada às pressas para debater o que fazer diante dos rumores. O presidente do partido, Charliton Machado saiu do local negando que tenha havido ingerência nacional na decisão tomada pela executiva estadual da Paraíba. 
 
"Não existe intervenção. Vamos manter a decisão da nossa convenção porque não poderíamos agir diferente, sob pena de incorrer em fraude eleitoral. O PT decidiu por 13 votos contra um pela aliança com o PSB e esse resultado está mantido. Estamos apenas recolhendo o material para 
registrar
 as candidaturas. O PMDB está tentando criar um fato novo, mas ninguém pode fraudar uma convenção. Nem o PMDB pode se coligar com outro partido e nem nós", disse Charliton Machado.
 
Mais incisivo do que ele foi o deputado Anísio Maia, que chamou de "palhaçada" a tentativa do PMDB forçar a aliança com o PT da Paraíba. 
 
"A essa altura, o PMDB continuar com isso é uma verdadeira palhaçada. É um partido dividido, em decadência e em desespero. Não tem homem no mundo que obrigue o deputado Anísio Maia a votar nesse lixo que é o PMDB. Se essa intervenção se concretizar, vai ser uma grande revolta na Paraíba e não vai ter um petista que vote nesse partido", declarou Anísio.
 
Ele informou ter recebido uma mensagem de texto no celular informando sobre a suposta intervenção e se dirigiu ao partido para esclarecer o assunto com o presidente estadual, Charliton Machado.

parlamentopb

CRAS realiza atividades com grupo de mulheres em Patos



Na tarde desta quarta-feira, 02 de julho, a equipe do CRAS Mariana Alves, localizado no bairro Monte Castelo, esteve voltada para desenvolver ações voltadas para as mulheres da comunidade. O evento que teve início às 15 horas e seguiu ate às 17 horas, contou coma presença de aproximadamente 30 pessoas, entre mulheres, psicólogos e assistentes sociais. Dentre as atividades desenvolvidas estavam à produção de artesanatos como bordados, produção de artes e costura.
Para a coordenadora do CRAS Mariana Alves, Lilian Guedes, este é um momento importante para as mulheres, onde é possível ganhar uma renda extra. “Toda semana realizamos reuniões com os grupos. Aqui é possível acompanhar cada uma com a ajuda de psicólogos”, falou.
Fernanda Lígia Ferreira, que frequenta o CRAS há dois anos, conta o que mudou em sua vida após frequentar o CRAS “Mudou muita coisa em minha vida. As oficinas vem me ajudando muito”, disse.
A psicóloga Sara Santos, explica o trabalho desenvolvido pelo CRAS e a importância dele para as famílias. “É um espaço onde a gente busca trazer novidades como palestras educativas e sobre a saúde da mulher, oficinas, cursos e atividades que gerem alguma renda”, concluiu.
A equipe do Centro de Referência em Assistência Social Mariana Alves, vem realizando periodicamente ações voltadas para melhorar a qualidade de vida da das famílias do município. Entre as ações, um destaque para palestras sobre qualidade de vida, educação, produção artesanal, direito e saúde da mulher, entre outros.

Palloma Pires

Sebrae Paraíba apoia projetos que geram benefícios ambientais


Feira do Empreendedor, realizada em maio, recebeu Selo “Evento Neutro”, por quantificar e compensar a emissão de carbono durante o evento

A emissão de carbono (CO2) gerada durante a Feira do Empreendedor da Paraíba, realizada em maio deste ano em João Pessoa, será recompensada com o apoio a projetos que geram benefícios ambientais mensuráveis e passam por processos de verificação externa. A medida faz parte da política de responsabilidade socioambiental do evento, que recebeu o selo “Evento Neutro”, concedido a organizações e pessoas conscientes sobre o problema das mudanças climáticas e que fazem a compensação ambiental através de apoio financeiro a projetos de Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação evitados (REDD) e energia renovável, na mesma proporção do impacto ambiental.

Durante os quatro dias da Feira do Empreendedor(15 a 18 de maio), foram emitidos 149 toneladas de dióxido de carbono (CO2), provenientes do consumo de energia, combustível e resíduos gerados provenientes da montagem, realização e desmontagem do evento. A compensação foi realizada com a compra de 150 créditos de carbono do Projeto Florestal Santa Maria, no Mato Grosso, e da Central Hidrelétrica Salto Pilão, em Santa Catarina.

De acordo com uma das coordenadoras do Espaço Sustentabilidade na Feira do Empreendedor, Maria Elita Osawa, a iniciativa de quantificar e compensar o carbono representa o comprometimento do Sebrae Paraíba com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente do país. “Esse é mais um esforço que fazemos localmente para incentivar as iniciativas que impactam positivamente nossa comunidade. É muito gratificante poder apoiar e fomentar esse tipo de ação, que promove a conscientização e engajamento de toda a equipe, parceiros e clientes”, destacou.

A Feira do Empreendedor recebeu mais de 22 mil visitantes e bateu o recorde no número de visitas e atividades oferecidas nas cinco feiras já realizadas no Estado. Foram mais de 300 atividades gratuitas, entre palestras, capacitações, oficinas e apresentações culturais. Além disso, o evento disseminou e aplicou práticas sustentáveis durante os quatro dias, como estandes com aplicativos e vídeos interativos sobre sustentabilidade; a cenografia foi pensada para minimizar o consumo de materiais e deslocamento; as caravanas foram ainda mais estimuladas e o seu consumo de combustível foi mensurado.

Projetos apoiados
Para compensar a emissão de carbono e seus efeitos no meio ambiente, serão apoiados dois projetos que geram benefícios ambientais. O projeto Florestal Santa Maria está localizado em Colniza (MT), uma área que sofre intenso desmatamento. O projeto protege uma área privada de mais de 71 hectares de floresta tropical amazônica nativa, o que impede a emissão de quase 30 milhões de toneladas de CO2 em 30 anos. Na área, são conservadas mais de 1,2 mil espécies de fauna e flora e as águas do rio Aripuanã e Madeira. Também há a preocupação social, com a criação de 330 postos de trabalho, gerando renda e crescimento para a comunidade local.

O outro projeto apoiado é a Usina Hidrelétrica Salto Pilão, em Santa Catarina. O projeto consiste na construção de uma usina hidrelétrica que deverá reduzir a emissão de quase 300 mil toneladas de CO2 por ano, além de contribuir para a cota de energia renovável do país.
A neutralização de carbono é uma ação voluntária de responsabilidade socioambiental realizada por organizações e pessoas sobre o problema das mudanças climáticas. Seus principais objetivos são viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável, educar, conscientizar e sensibilizar sobre causas e consequências das mudanças climáticas. Baseado no Protocolo de Kyoto, a neutralização de carbono é uma ação prática e legítima de responsabilidade socioambiental.

Ascom

Governo entrega hospital para atender 168 mil pessoas na região de Pombal



A região de Pombal conta agora com novas estruturas do Hospital Regional Senador Rui Carneiro, que ganhou 44 novos leitos, sendo seis de UTI. A reforma e a ampliação do hospital e maternidade foram entregues, na manhã desta quinta-feira (3), pelo governador Ricardo Coutinho e pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, e contou com a presença da prefeita de Pombal, Polyana Dutra, da primeira dama do Estado, Pâmela Bório, e prefeitos da região.
O Governo do Estado investiu R$ 10 milhões na reforma e ampliação do hospital e na aquisição de modernos equipamentos para a realização de procedimentos de alta complexidade nas áreas de ortopedia, obstetrícia e cirurgias. O novo hospital beneficiará 168 mil habitantes dos municípios de Pombal, Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, Paulista, Pombal, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Vista Serrana e suporte para a região de Catolé.
O governador Ricardo Coutinho considerou um dia especial para a saúde pública da Paraíba, principalmente de Pombal, que conta agora com UTI para atendimentos de casos de urgência e emergência. “Esse é um hospital com equipamentos novos e modernos, três salas de cirurgia, cento obstétrico e UTI que vai evitar que o paciente dessa região, em caso de urgência, seja transferido para Patos ou Campina Grande”, ressaltou.
Ricardo Coutinho fez uma avaliação positiva da saúde pública do Estado, com a abertura de 844 novos leitos em hospitais públicos, inauguração de 17 hospitais entre novos, reformas e ampliação e a conclusão de três Unidades de Pronto Atendimento – UPAs. “Os serviços de alta complexidade estão sendo descentralizados com a inauguração dos hospitais de Monteiro, Mamanguape e Pombal e serão atingidos 980 leitos até o final do ano com a inauguração do Hospital Regional de Picuí e o Centro de Oncologia de Patos”, explicou.
O secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, informou que o hospital regional de Pombal está pronto para atender 168 mil habitantes da região que necessitavam de um serviço de alta complexidade. “Somente aqui são 44 novos leitos, sendo seis de UTI, que representavam o grande gargalo da saúde pública, pois estava concentrado nos hospitais de Trauma de Campina e João Pessoa e que hoje está em Patos, Monteiro, Mamanguape e Pombal”, comentou.
A prefeita de Pombal, Polyana Dutra, afirmou que uma vida não tem preço e o município conta agora com um hospital moderno, equipado e com UTI. “Só quem sabe o valor disso é uma pessoa acidentada que precisou ir numa ambulância para Patos ou até Campina Grande em busca de um leito de UTI ou os familiares que perderam seus parentes pela demora no trajeto”, observou.
A dona de casa Maria Pereira Silva agradeceu ao Governo do Estado pelo hospital que, conforme enfatizou, acabará com o sofrimento da população ser atendida em Patos ou Campina Grande. “É grande o número de pessoas que morreram em ambulâncias com AVC, enfarto ou acidentes por não resistirem a chegar num hospital com UTI”, contou.
A aposentada Terezinha Vieira afirmou que o hospital é bastante importante para a melhoria da saúde da população, principalmente agora, pois estava com uma estrutura precária e equipamentos antigos. ” É uma benção de Deus este hospital”, comemorou.
Economia Solidária - Ainda em Pombal, o governador Ricardo Coutinho e a prefeita Polyana Dutra inauguraram a 1ª Casa da Economia Solidária do Estado, que irá atender a 15 municípios da região com a abertura de um espaço para cursos de qualificação e comercialização dos produtos de grupos de mulheres artesãs e agricultoras. Também foi entregue um caminhão baú no valor de R$ 145 mil para prestar apoio aos usuários da Casa da Economia Solidária, que é coordenada pelo Centro de Apoio a Criança e Adolescente (Cendac).
De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Humano, Ana Paula Almeida, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, investe cerca de R$ 3 milhões na instalação de cinco casas em João Pessoa, Sapé, Monteiro e Pombal e um município a ser definido. “São atividades importantes para o desenvolvimento de experiências coletivas na área da economia solidária fazendo com que a renda circule nessas comunidades”, comentou.
A presidente do Cendac, Walquíria Alencar, disse que os cursos de qualificação são importantes para as mulheres se qualificarem e terem apoio para comercializarem seus produtos, seja na própria casa ou em feiras de artesanato e produtos agroecológicos.

Secom

Governo sanciona projeto de lei que regulamenta o transporte alternativo




O Transporte Alternativo na Paraíba será regulamentado. O governador Ricardo Coutinho sancionou na quarta-feira (2) o projeto de lei que cria o Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros, que permitirá uma relação de harmonia entre empresas de ônibus convencional e alternativos. A assinatura da sansão ocorreu em Bayeux, durante a solenidade em que o Governo apresentou á comunidade a Escola Técnica Estadual.

A legislação vai concretizar uma luta dos profissionais de transporte alternativo que já dura 20 anos. O objetivo é garantir que esse tipo de transporte atue em linhas complementares às já existentes, com definição de horários e tarifas.

Ricardo Coutinho explicou que está sancionando o Projeto de Lei nº 1.847/2013, de autoria do Poder Executivo, com veto parcial, buscando resgatar os princípios originais do projeto que foi elaborado e construído com diálogo envolvendo o Governo do Estado e todos os setores do transporte público.

“Houve mudanças no texto original, por parte da Assembleia Legislativa, e eu estou naturalmente vetando essas mudanças porque só é possível regulamentar o transporte alternativo com responsabilidade e ao mesmo tempo com o controle feito pelo poder público. Eu tenho certeza que a Assembleia haverá de entender isto e manterá os vetos para que, de verdade, o transporte alternativo possa ser regulamentado a partir de um projeto construído em busca do consenso”, justificou o governador.

Os vetos – Foi vetado o artigo 5º, que estabelecia capacidade mínima de sete passageiros e máxima de 21, alterando a redação original do projeto do Governo, pela qual a capacidade mínima é de 15 e a máxima de 21 passageiros. Pela argumentação do veto, a mudança proposta pela emenda parlamentar compromete item fundamental para os passageiros que é a questão da segurança. Também foram vetados dois parágrafos do artigo 6º do projeto de lei: o 1º sobre alvará concedido pelos municípios e o 2º que dá prazo de seis anos para que os profissionais possam adequar seus veículos às regras do Serviço de Transporte Público Complementar da Paraíba (STPC/PB).

Para os veto, o governador argumenta que no caso dos alvarás (parágrafo 1º do art. 6º) os municípios só têm competência para permitir transporte alternativo no interior de seu território. Para se tratar de regulamentação de transporte intermunicipal, a competência do Estado é plena.

Com relação ao parágrafo 2º do art. 6º, o governo entende que postergar a atual situação dos transportes alternativos por mais seis anos é um desserviço ao interesse público.Os vetos são impostos por determinação constitucional porque, de acordo com a Constituição Federal, a competência para gerir, administrar, ser responsável e autorizar qualquer modalidade de transporte coletivo intermunicipal é dos Estados. Não cabe à União, nem tampouco aos municípios, a competência para legislar sobre normas de trânsito e transporte intermunicipal, sob pena de invasão de atuação da esfera dos Estados-Membros.

Dirigentes concordam com vetos – O presidente da Cooperativa dos Transportes Públicos Complementar de Passageiros da Paraíba, Carlos Lima, disse ao governador que compreende os vetos em três pontos do projeto de lei porque de fato as mudanças no texto original, feitas pela Assembleia, não estão de acordo com os interesses da categoria e isto prejudicaria o processo de regulamentação do transporte alternativo debatido entre as partes e o governo. “São 20 anos de luta e nós vamos conversar com os deputados, apelar para que não derrubem os vetos que são em favor de nossa categoria”, destacou.

Iramar Menezes, presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos da Paraíba, também acredita na compreensão dos deputados e para não prejudicar – “não interromper a grande chance da categoria regulamentar seus serviços” - solicita que a Assembleia Legislativa vote em favor dos profissionais dos alternativos e de seus usuários que serão favorecidos com um transporte de qualidade e seguro.

Após mais de seis horas de reunião no Salão Nobre do Palácio da Redenção, em dezembro do ano passado, o governador Ricardo Coutinho, representantes das empresas e de motoristas de ônibus, dos transportes alternativos e taxistas chegaram a um consenso sobre a elaboração do projeto de lei que regulamenta o transporte público complementar na Paraíba. A definição dos roteiros caberá ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também fiscalizará o novo serviço.

Secom

Patos recebe projeto Trabalho de Todos



Evento será realizado de 21 a 23 deste mês no Sesi


Está marcada para os dias 21, 22 e 23 deste mês a instalação do projeto Trabalho de Todos no município de Patos, no Sesi. A audiência pública será realizada no dia 22, a partir das 19 horas, mas a praça de serviços funcionará durante os três dias, nos dois turnos. O projeto, lançado pelo procurador-chefe do Trabalho, Cláudio Gadelha, tem por objetivo principal realizar um amplo diagnóstico das relações de trabalho na Paraíba (confira www.trabalhodetodos.prt13.mpt.gov.br/tdt).

O projeto já passou por Sousa, Itabaiana e Guarabira, discutindo com trabalhadores e empregadores problemas comuns e específicos, além de oferecer serviços diversos, como documentos pessoais (identidade, CPF e carteira de trabalho), investimentos bancários para pequenos negócios, encaminhamento para empregos através do Sine, oficinas, palestras e várias outras atividades na praça de serviços montada no Sesi pelo Sebrae, um dos parceiros do projeto.

A audiência pública tem por objetivo discutir com toda a sociedade trabalhadora do município e região os mais graves problemas relacionados com o mundo do trabalho, para fins de enfrentamento coletivo das demandas propostas, inclusive por meio dos parceiros estratégicos do projeto Trabalho de Todos.

Próximos eventos

Soledade – 12 a 14 de agosto / 2014
Cajazeiras – 1 a 3 de setembro / 2014
São Bento – 22 a 24 de setembro / 2014
Monteiro - 13 a 15 de outubro / 2014
Campina Grande – 17 a 19 de novembro / 2014
Picuí – 1 a 3 de dezembro / 2014
Itaporanga – 9 a 11 de fevereiro / 2015
Mamanguape – 16 a 18 de março / 2015
João Pessoa – 13 a 15 de abril / 2015



Gisa Veiga

Extração de minérios em Santa Luzia é destaque em Cancún, no México



O trabalho de pesquisa e extensão desenvolvido pelos professores e alunos do curso técnico em mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, bem como a extração feita pelos garimpeiros do município de Santa Luzia, distante 260 km, tem sido destaque no congresso Shechtman International Symposium. Com o tema “Sustanaible Industrial Processing Summit & Exhibition”, o congresso acontece até esta sexta-feira (3), em Cancún, no México.

O evento é organizado por um comitê internacional que abrange empresas de vários países dos seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul. O professor Francisco Souza participa do evento representando a Paraíba. Durante palestra, ele destacou a importância socioeconômica e industrial da atividade de prospecção na área, além de apresentar estratégias para a melhoria das condições gerais de trabalho em garimpo, como sustentabilidade, segurança, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

“É a Paraíba que está tendo seu trabalho valorizado e reconhecido no exterior. O trabalho apresentado pelo professor destaca o processo de extração e beneficiamento feito pelos garimpeiros da região dando ênfase e destaque os avanços no setor, bem como fortalece o nosso curso de mineração”, explicou um dos professores, Antônio de Pádua Sobrinho.

Frei Martinho, Picuí e Pedra Lavrada estão entre os municípios paraibanos cuja economia primária principal é a atividade mineral, tendo em vista que o clima semi-árido não favorece a agricultura local. Estas cidades estão localizadas na região central da Borborema, onde os corpos zoneadas pegmatíticos são intrusivas em mica-xisto da formação Seridó. Além de minerais industriais (quartzo, feldspato, muscovita), há também minerais raros (berilo, turmalina, água-marinha, tantalite) utilizados como gemas ou na indústria eletrônica.

Mineração - A mineração é feita por garimpeiros porque as pequenas dimensões de corpos de minério não permitem a instalação de médias e grandes empresas. Os pegmatitos geralmente ocorrem em altos estruturais, ou seja, sobre as dobradiças e flancos de anticlinais, facilitando a mineração a céu aberto para os minerais industriais e minerais raros associados.
Já a mineração subterrânea é feita como uma continuidade da mineração de superfície, onde as concentrações de minerais raros ocorrem em profundidades maiores do que as alcançadas pelos métodos rudimentares de desmontagem. 

CDRM - O Governo da Paraíba também disponibiliza serviços técnicos dentro do Sistema Estadual de Geologia, Mineração e Recursos Hídricos Subterrâneos, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), que tem como diretor presidente, o engenheiro de Minas, Marcelo Sampaio Falcão.

Secom

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Charliton avalia que ação do PMDB é ato de desespero


O  presidente do PT, Charliton Machado, manteve hoje (02) a postura do partido sobre a decisão de não retomar a aliança com o PMDB e criticou a ação peemedebista de tentar modificar o cenário atual. Charliton considerou o episódio lamentável e ressaltou que o PMDB está fragilizado após a desistência de Veneziano Vital de disputar o governo do estado.

- É lamentável esse tipo de postura. O PMDB tem que entender o que quer. A partir do momento que retirou a candidatura de Veneziano está dando demonstrações de fragilidade. Acho que é um ato de desespero. Aliança se faz dialogando, debatendo. Quando não dá, cada um segue seu destino. Não se faz aliança na base da marra.
 
A entrevista foi concedida a rádio 98 FM.

parlamentopb

terça-feira, 1 de julho de 2014

Emater e prefeitura de Maturéia intensificam controle da brucelose no rebanho bovino



Para combater e controlar a brucelose, doença que traz muitos prejuízos para o rebanho bovino, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, realizou campanha de vacinação para a erradicação da doença no município de Maturéia, com a participação da prefeitura municipal.

De forma sistemática, a Unidade Operativa da Emater local efetua o cadastro das bezerras nascidas em idade vacinal de três a oito meses, orientando os pecuaristas da necessidade e obrigatoriedade da realização da vacinação, tendo em vista uma maior sanidade do rebanho e a saúde da população que consome a carne, o leite  e seus derivados. O trabalho, que é executado desde 2006, tem sido intensificado nos últimos anos, de acordo com o gerente da Unidade Operativa da Emater Paraíba, Hildener Lucena da Costa.

Segundo o técnico, as matrizes em idade produtiva no município já foram  vacinadas nos anos anteriores. A prefeitura municipal contratou a veterinária Maria Anastácio e custeia as despesas  com vacina, seringas, luvas e transporte da médica, enquanto que a Emater local, de forma periódica e semestral, ministra palestras educativas de combate e controle das principais zoonoses, efetuando o cadastro, agendamento e acompanhamento  da vacinação realizada periodicamente nos meses de maio e novembro, sem custo algum para o pecuarista do município.

O pecuarista Manoel Avelino do Nascimento, um dos beneficiados, destacou a parceria entre a Emater Paraíba e a prefeitura de Maturéia, que está garantindo a realização da vacinação e controle da doença brucelose e, devido a isso, disse que pretende aumentar seu rebanho.

Secom

Arquivo do blog