Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de agosto de 2014

Bota dribla crise e quebra sequência de vitórias do Cruzeiro: 1 a 1


O líder do Campeonato Brasileiro somou mais um ponto em sua escalada em busca do segundo título nacional consecutivo. Neste sábado, no Maracanã, empatou por 1 a 1 com o Botafogo, que conseguiu driblar sua enorme crise para, com vigor em campo e apoio da torcida, quebrar a sequência de quatro vitórias seguidas do adversário. Edílson, improvisado como meia, abriu o placar para os cariocas no primeiro tempo. O zagueiro Léo, na etapa final, empatou para os mineiros, que ainda não venceram no novo Maracanã.

O resultado não chega a ser injusto – o Cruzeiro, porém, mereceria mais a vitória. O Botafogo teve o mérito de praticamente anular o envolvente setor ofensivo do adversário na etapa inicial. Depois, a Raposa cresceu muito, controlou o jogo, teve mais posse (57% a 43%) e muito mais finalizações (18 a 8). Jefferson salvou o Alvinegro repetidas vezes.

Com o empate, o Botafogo foi a 13 pontos, na 13ª colocação. O Cruzeiro, com 29, é o líder. Na próxima rodada, os mineiros visitam o Criciúma no sábado, e os cariocas encaram o Atlético-PR em Curitiba no domingo.

globoesporte

Festa em praça pública marca abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba





A cidade de Patos prestigiou na tarde de ontem, sexta-feira, 02, a abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba que num desfile de delegações de atletas das regionais de ensino do estado passou pelas principais ruas do Centro em direção à Concha Acústica Nilson Batista onde aconteceu a solenidade oficial.

Para o secretário adjunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Antônio Marques, a ideia era trazer a abertura dos jogos, que geralmente é realizada em ginásios de esportes, para as ruas para que a comunidade também possa prestigiar e participar de um momento tão significativo para a juventude.

“Estamos felizes com a dimensão e a beleza deste evento, é muito importante que toda população tenha esse contato com nossos atletas mirins e também vejam de perto quão importante é o esporte para o desenvolvimento da criança e do jovem,” comentou.

O coordenador geral dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, José Hugo, se revelou bastante satisfeito com o momento. “A cidade de Patos está de parabéns, hoje nós vivemos uma grande abertura dos jogos escolares. É uma satisfação de imensa porque além da gente congregar mais de 800 atletas, toda cidade pode conhecer os atletas campeões de suas regionais. A expectativa de agora em diante é que tenhamos uma grande competição,” revelou.

O evento contou com a participação de diversos atletas e ex-atletas paraibanos destaques nacionais, que acenderam a tocha olímpica simbolizando a abertura oficial do evento. Para Delan Monte, campeão sul-americano de judô, a participação de atletas num evento deste é um incentivo aos que estão iniciando no esporte. “Eu só tenho 20 anos, então ainda não tenho tanta experiência quanto os demais atletas que estão aqui como a Pretinha, o João Eugênio, o Fininho, o Zé Marco, mas eu já estive ali como estudante, e hoje estou aqui para mostrar que se eu consegui, eles também conseguem,” enfatizou.

Para o campeão olímpico e secretário executivo de Esporte, Juventude e Lazer do Estado, Zé Marco, incentivar e promover o esporte é o caminho para retirar os jovens da ociosidade, mas também uma oportunidade para revelação de talentos. “O esporte sempre será um grande aliado no desenvolvimento de nossa criançada, é claro que nem todos se revelarão talentos nos esportes. Contudo, esporte não é só seguir carreira, é também um estilo de vida, um hobby, uma distração do bem,” disse.

A solenidade homenageou além dos atletas olímpicos, atletas patoenses que contribuíram e contribuem para o crescimento do desporto local. Entre os homenageados locais estavam Professora Walquíria, Miguel Félix, Lacordaire Segundo, Zéu Palmeira e Nestor Gondim.

Coordecom

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Wilson Filho recorrer ao TSE para reverter decisão do TRE-PB


O deputado federal e candidato à reeleição Wilson Filho (PTB), surpreso com o indeferimento do seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela certeza de que toda jurisprudência existente é em seu favor.

O parlamentar está tranquilo e confiante. Ele afirmou que às instâncias superiores vão reverter a decisão da justiça eleitoral paraibana.

“Estou absolutamente confiante que o TSE vai reparar o equívoco do TRE. Passamos quatro anos do nosso mandato trabalhando em prol do povo paraibano e temos certeza que a justiça não vai praticar injustiça”, comentou Wilson Filho.

Assessoria

Capotamento na BR 230 deixa vítima fatal


NA BR 230: carro capota na entrada de Juarez Távora e homem morre preso às ferragens

Um veículo Renault Clio Sedan, de placas NQA 8798, de Campina Grande capotou, na tarde desta sexta-feira (01), na entrada que dá acesso ao município de Juarez Távora, no Agreste paraibano, no km 112, e um idoso morreu preso às ferragens.

Segundo informações do Capitão Nóbrega, do 2º Batalhão de Campina Grande, ele se deparou com o carro já amassado no meio da canteiro, quando voltava de viagem e parou com o colega para prestar socorro.

À reportagem do PB Agora, o capitão disse que não sabe se houve alguma vitima socorrida anteriormente e que no automóvel só se encontrava o corpo de homem, aparentando 65 anos, que continuava preso ás ferragens já sem vida esperando o Corpo de Bombeiros para a realização do resgate.

No carro havia ainda uma cadeira de bebê no banco traseiro e sinais de sangue na via e na plantação. Algumas fraudas também estavam espalhadas pelo local.

“Nós não sabemos se havia mais vítimas, encontramos esse carro aqui já capotado e acionamos o Corpo de Bombeiros, encontramos também a cadeirinha do bebê, mas não sabemos se outras vitimas estavam no carro e já foram resgatadas”, falou.

O Capitão da PM disse ainda que não sabe o que pode ter motivado o acidente. “Um animal na pista pode ter sido a causa de uma virada brusca, mas não sabemos precisar, pode ter sido também alta velocidade”, disse.

O acidente chamou a atenção de vários populares, que pararam no acostamento para registrar o acidente. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal em Campina Grande.
pbagora

Vacinação contra hepatite A começa a partir desta sexta-feira e deverá atingir 56,7 mil crianças na Paraíba


A partir desta sexta-feira (1º), a vacina contra a hepatite A passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela será ofertada para crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses, em todo país. Na Paraíba, o público alvo é composto por 56.764 crianças e a meta é vacinar, durante este primeiro ano de implantação, pelo menos 55.914 crianças. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que no primeiro mês sejam imunizadas cerca de seis mil crianças.

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde, Edson Lira, a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde. “Os profissionais das unidades estão passando as informações para as famílias e enfatizando a importância dessa nova vacina. É bom lembrar que não se trata de uma campanha e sim da introdução de uma nova vacina de rotina”, disse. 

Edson lembra ainda da importância da vacina: “Nessa faixa etária, as crianças ainda estão tomando suas vacinas de rotina e esta será uma maneira de prevenir mais uma enfermidade”. A meta do Ministério da Saúde é atingir três milhões de crianças em todo país. A introdução da nova vacina é uma ação do Ministério da Saúde e marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

Hepatite A - Os principais sintomas da hepatite A são: pele e olhos amarelados, vômitos, cansaço, urina com coloração escura e fezes esbranquiçadas. A hepatite A é considerada uma forma branda de hepatite e não resulta em consequências mais graves. Em alguns casos, ela não apresenta sintomas.
A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante) que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Não existe tratamento específico para a hepatite A. Este é realizado apenas com repouso e alimentação balanceada. Geralmente, o organismo se recupera após 4 a 15 semanas. O tempo de recuperação depende de características pessoais do indivíduo contaminado e da quantidade de vírus presente no organismo.

A prevenção da hepatite A inclui, principalmente, medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, e a ingestão de água e alimentos de origem confiável.

Secom

Desobstrução de vias públicas e concurso de Patos são destacados no Legislativo

Sales Junior
Na sessão ordinária desta quinta-feira 31 da Câmara Municipal de Patos, dois assuntos bem atuais foram alvo de análise pelos vereadores: a do Ministério Público, que deu um prazo de 30 dias para o executivo municipal cumprir a determinação de desobstruir as vias públicas e a questão do concurso, cujas provas acontecem neste domingo, realizado pela Prefeitura.

Jefferson diz que espera que o município resolva esses problemas, atendendo as recomendações do MPE e seguindo o que prevê o Código de Postura atual. O problema envolvendo vendedores ambulantes é bastante antigo, não apenas em Patos, mas na maioria das médias e grandes cidades brasileiras. Relocamento para áreas específicas, que não atrapalhem o passeio público geralmente gera polêmica. Os mais prejudicados, segundo o vereador Sales tem sido os portadores de necessidades especiais.

Jefferson alega que, além de atrapalhar o ir e vir das pessoas, muitos empresários ocupam as vias públicas com mercadorias nas calçadas, entulhos nas ruas, causa poluição visual para a cidade. “A Prefeitura já deveria ter uma equipe de fiscalização dessas obras, que são muitas na cidade, que desenvolve rápido, a passos largos na construção civil e não podemos ter tantas obstruções de vias públicas”, comentou Jefferson, acrescentando que acompanhará o cumprimento por parte do Executivo das determinações da Justiça.
Jefferson Melquíades

Sales Junior, em sua fala, deu grande ênfase, com duras críticas, à forma como o concurso está sendo conduzido pela empresa (Pró-Município) chamada por ele de fundo de quintal, de Fortaleza-CE. Para Sales é preciso maior transparência do processo seletivo e citou casos de reclamações de candidatos. “As provas acontecem neste domingo e tem gente que se inscreveu e sequer consegue imprimir seu cartão para ter acesso aos locais dessas provas”, comentou.

As provas do concurso municipal de Patos acontecem neste dia 3 nas FIP – Faculdades Integradas de Patos. Estão sendo oferecidas 469 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.

  • Secretaria de Administração: Auxiliar de Serviços (15); Auxiliar de Serviços Pesados (2); Vigilante (18); Guarda Municipal (2); Motorista Classe I (3); Técnico Administrativo (2); Agente Fiscal de Urbanismo e Obras (2); Agente Fiscal de Tributos (2);
  • Secretaria de Educação: Auxiliar de Serviços (64); Vigilante Noturno (17); Professor Educação Infantil (22); Professor Fundamental I (10);
    Professor Fundamental II em diversas áreas (13);
  • Secretaria de Saúde: Auxiliar de Cozinha (9); Auxiliar de Serviços Gerais (17); Cozinheiro (6); Vigilante (16); Auxiliar de Saúde Bucal - ESF (1); Auxiliar de Saúde Bucal - Plantonista (1); Motorista (25); Recepcionista (4); Recepcionista - ESF (4); Técnico de Enfermagem (9); Técnico de Farmácia (2); Assistente Social (8); Cirurgião-Dentista - ESF (14); Educador Físico (20); Enfermeiro (30); Farmacêutico (1); Nutricionista (10); Pedagogo (1); Psicólogo (13); Médicos de diversas especialidades (58).
  • Secretaria de Desenvolvimento Social: Auxiliar de Cuidador Social (2); Cuidador Social (2); Educador Social (4); Técnico de Nível Médio do Suas (8); Advogado (1); Assistente Social (11); Pedagogo (3); Psicólogo (7); Sociólogo (1); Terapeuta Ocupacional (1) e Orientador Social (8).

Maternidade de Patos divulga programação da 23ª Semana Mundial de Aleitamento Materno




A 23ª Semana Mundial de Aleitamento Materno será comemorada e terá extensa programação na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que tem o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. O evento, cujo tema é “Aleitamento materno: Uma vitória para toda a vida”,  prevê a realização de ações educativas e comemorativas,  entre os dias 1º e 7 de agosto. A programação foi organizada pelo Núcleo de Estágio e Capacitação de Eventos da Maternidade (NECE), com apoio do Banco de Leite da instituição.

A programação será aberta na sexta-feira (1º), com a realização de entrevistas nos veículos de comunicação locais para divulgação do evento. Na segunda-feira (04) está programada uma ação de adesivagem e distribuição de panfletos educativos em locais de grande fluxo de pessoas, como praças públicas e ruas de várias localidades da cidade.

Na terça e quarta-feira, as atividades serão internas, com a capacitação de médicos da maternidade sobre diversos aspectos do aleitamento materno. Participarão dos treinamentos vinte especialistas em ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesistas e médicos intensivistas.

Na quinta-feira, último dia de atividades, será realizado um café da manhã, com as mães doadoras e entregue lembrancinhas, na sede do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, que funciona num prédio anexo à maternidade, que integra a rede estadual de saúde.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno.

Bancos de Leite Humano na Paraíba

Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle. Outros 16 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.



Assessoria

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vacinadores da macrorregião Patos avaliam resultados da imunização contra HPV








A HPV - vacina que previne o câncer de colo de útero, sendo hoje a quarta maior causa de mortes no Brasil, foi tema de avaliação por parte dos vacinadores da 3ª macrorregião, municípios das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, com foco na sua implantação e aplicação da primeira dose nos 223 municípios da Paraíba. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira no auditório da 6ª Gerência Regional de Educação. Além do pessoal da sala de vacina, estiveram presentes os gerentes de saúde José Leudo Farias (6ª GRS-Patos) e da 11ª GRS - Princesa Isabel, Joelma Muniz.

Isiane Queiroga, coordenadora de imunização da SES – Secretaria de Estado da Saúde falou das estratégias de vacinação da segunda dose da HPV, que está sendo implantada na rotina das unidades básicas de saúde. Apesar de pedir mais empenho aos municípios na busca ativa de adolescentes que ainda não tomaram a vacina, considerou os resultados alcançados (84%) na primeira etapa como positivos, por ultrapassarem a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 80% do público alvo, em meninas de 11 a 13 anos. As adolescentes até 13 anos que não tomaram a primeira dose têm até o final de dezembro próximo para receber a imunização na rede pública de saúde.

A meta estabelecida pelo Governo federal é vacinar na Paraíba este ano 104.710 adolescentes e no Brasil 5,2 milhões. “É importante que elas tomem a vacina, especialmente aquelas que vão completar 14 anos, pois a partir de janeiro do próximo ano elas não poderão mais receber a dose”, explicou Isiane, lembrando a importância que há na prevenção contra o papilomavírus humano, causador do câncer do colo de útero, através da imunização, e que a segunda dose é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da 3ª dose.

A vacinação contra o HPV foi iniciada em março deste ano. Em três meses foram imunizadas 83.713 meninas, obtendo-se um índice de 84,69%, superando os 80% mínimo recomendado pelo MS.

- Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose.
- Meninas que ainda vão iniciar o esquema deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
- Meninas neste grupo etário que já tenham recebido duas doses da vacina HPV, poderão dar continuidade no esquema vacinal na rede pública, conforme o esquema de 0, 2 e 6 meses.

Marcos Eugênio

“Tampa da Lata” reúne artistas paraibanos em praça pública neste sábado, 02



Acontecerá no próximo sábado, 02 de agosto, na cidade de Patos-PB, o evento Tampa da Lata, promovido pelo movimento artístico Cultura Pública (CULP) em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos e iniciativa privada. 

O evento que será realizado ao lado da Praça Getúlio Vargas terá inicio às 15h com uma mostra do Projeto Skate Arte, oficina Grafite Pintura Mural, BBoys e Two Dance, e a banda patoense E-side Rock.  

A mistura de arte e ritmos continua pela noite quando sobem ao palco o cantor Sacal (João Pessoa), e as bandas Fredi & Regional Groove (Campina Grande), Beatitude Rock Band (Patos), Nação Nativa (Patos), além da participação do Mamulengo Eletrônico. 

A denominação “Tampa da Lata” faz uma homenagem ao cantor e compositor patoense, Derréis, autor de uma música com o mesmo nome.

Skate e Arte

Em ocasião do evento, Tampa da Lata, também haverá o Skate & Arte, com a participação de dois grandes skatistas paraibanos, Pedro Victor atleta, Kéfren Skateshop, Viva Rodas e Cisco Skate. O Skate & Arte também acontecerá na praça Getúlio Vargas, a partir das 15h00, neste sábado, (02) de agosto. 

Helio Barbosa

Artesãs paraibanas participam de capacitação com designer internacional



A arte de unir linhas, fibras e pontos com apenas uma agulha de gancho e muita criatividade. Dessa maneira, cerca de 130 artesãs participaram da consultoria ministrada pelo tecelão e designer internacional de criação em projetos, o mineiro Renato Imbroisi, na Vila do Artesão, em Campina Grande. Nessa quarta-feira (30), no encerramento das atividades, elas tiveram a oportunidade de mostrar as técnicas aperfeiçoadas e utilizadas durante os exercícios. As criações serão expostas em uma das maiores feiras de design do mundo, a Craft Design, que acontece de 14 a 17 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A consultoria realizada pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), em parceria com o Sebrae, teve o objetivo de dar continuidade às oficinas realizadas por Renato Imbroisi no início do programa. Para a coordenadora do PAP, a primeira-dama do Estado Pâmela Bório, a iniciativa também visa trazer novidades ao mercado e agregar valor comercial às peças produzidas. “Focamos a customização e a agilidade na produção valorizando temáticas regionais como o São João, nosso folclore e arte, para mostrar a autenticidade da Paraíba. Devemos fazer novas consultorias para melhorar cada vez mais nosso produto e quem sabe até sobre modelagem, demanda antiga das mulheres que trabalham com fios”, comentou a coordenadora.

O designer Renato Imbroisi ressaltou que conseguiu cumprir sua meta e trazer mais integração e cooperativismo às crocheteiras que antes trabalhavam de forma individual. “Em um prazo curto de consultoria, conseguimos desenvolver uma pequena linha de produtos em alto padrão, que já será comercializada numa feira de negócios em São Paulo, onde o lojista poderá encontrar além de almofadas, xales, carteiras, jogos americanos até enfeites natalinos com muita originalidade”, enfatizou Imbroisi.

De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, outras consultorias estão previstas. “A arte do crochê é desenvolvida por um grande número de mulheres e esse foi apenas o primeiro módulo. Agora esperamos que ele retorne e as qualifique ainda mais para que possamos mostrar o crochê com grande potencial gerador de renda e ter seu lugar de destaque nos próximos salões de artesanato”, antecipou Ladjane.

A artesã Maria do Socorro, integrante do Grupo de Mulheres na Fibra, do município de Natuba, a oficina foi uma excelente oportunidade de agregar valor aos produtos e conseguir aliar a fibra ao crochê. “Nós produzimos uma grande variedade de flores em fibra de bananeira e utilizamos muito pouco o crochê. Agora aprendemos como utilizá-lo misturando a outros materiais e já vou repassar às demais associadas que não puderam participar desta qualificação”, explicou Maria do Socorro.

A crocheteira Luzia de Fátima, natural de Esperança, já é bastante conhecida no meio e se destaca nos salões com produtos como passadeiras, blusas, colchas e bolsas. Mesmo assim, ela resolveu participar. “Sempre temos o que aprender na troca de experiências com as outras artesãs ou com um profissional como Renato. Ele nos incentivou e lançou o desafio de desenvolvermos uma nova linha de produção. Agora vamos trabalhar incansavelmente para conquistar essa meta, ter nossos produtos vistos em São Paulo e continuar replicando o que foi aprendido para termos um Salão de Artesanato Paraibano em nossa homenagem com muita bandeirinha, balões e fogueiras tudo feito em crochê”, comemorou a artesã.

O designer Renato Imbroisi já participou de 140 projetos, em 23 Estados das cinco regiões do Brasil e também no exterior: Japão, Itália, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Agora ele segue para a Associação Cabritas de Boa Vista onde vai trabalhar desta quinta-feira (31) até o próximo domingo (3) com a qualificação das rendeiras em chita.

Secom

Arquivo do blog