Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de agosto de 2014

PRF prende mulher e apreende crack e cocaína em Mamanguape



A Polícia Rodoviária Federal prendeu na tarde do hoje (16), às 15h, uma mulher de 18 anos e apreendeu três quilos de crack e um quilo de cocaína. 

Os agentes da PRF realizavam uma fiscalização de rotina em frente à Unidade Operacional da PRF em Mamanguape, no km 38 da BR 101, saída para o Natal.

A droga foi encontrada na bolsa de uma mulher de 18 anos, passageira de um Taxi que vinha de Natal com destino à João Pessoa.

A mulher não declarou para quem a droga seria entregue mas confessou que seria entregue na capital paraibana e que receberia quinhentos reais pelo transporte dos entorpecentes.

A acusada foi encaminhada, juntamente com a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil de Itapororoca

Assessoria

Gente Inocente celebra Dia dos Pais com lazer e almoço












Hoje foi um dia especial para os pais de alunos do Colégio EVO-Gente Inocente, que foram lembrados pelo Dia dos pais, com uma programação especial que possibilitou que todos desfrutassem de momentos desse convívio de maneira bastante lúdica.
 Eles foram recepcionados com uma refeição a base de frutas. Depois se encontraram no ginásio para partidas de futsal. Para relaxar do calor as piscinas da escola os esperavam. A programação seguiu com a entrega de lembranças, entregue pelos filhos. Uma feijoada foi servida e um bingo de um relógio marcou o encerramento deste dia festivo que agradou a todos.


Governador Ricardo Coutinho viaja para Recife neste domingo para sepultamento de Eduardo Campos


O governador Ricardo Coutinho confirmou presença, neste domingo (17), nas homenagens póstumas ao ex-governador Eduardo Campos, morto em trágico acidente de avião em Santos, São Paulo. O velório, a ser realizado no Palácio Campo das Princesas, em Recife, será aberto ao público a partir das 6h. Uma missa campal está marcada para as 10h. O sepultamento do ex-governador, que disputava a presidência da República nas eleições deste ano, e de mais três assessores que também morreram no acidente, acontece às 16h, no Cemitério de Santo Amaro.  

O governador Ricardo Coutinho seguirá logo cedo para Recife, neste domingo, acompanhado da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. Assim que soube do acidente, o governador decretou três dias de luto oficial na Paraíba e cancelou todos os compromissos administrativos e toda a agenda de campanha. Em nota, ele ressaltou a relação pessoal com o ex-governador pernambucano, destacou as parcerias fechadas com Eduardo em favor da Paraíba e lamentou o fato do Brasil ter perdido um dos melhores quadros da política da atualidade.

“Eduardo Campos reacendia em mim, pessoalmente, e certamente em tantos outros brasileiros, a crença na nova política, na expectativa de um Brasil renovado e na existência de quadros capazes de assegurar nosso futuro. Qualificado para transformar, deixa ainda mais órfão um país já tão carente de uma nova geração de políticos transformadores”, lamentou o governador Ricardo Coutinho. 

Secom

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Polícia prende acusados de assaltos a bancos em Caiçara


A Polícia Militar prendeu, na madrugada desta sexta-feira (15), em Caiçara, a 143 km de João Pessoa, três homens acusados de assalto a bancos e explodir agências bancárias em São Paulo, Ceará e provavelmente aqui na Paraíba. A Polícia acredita que o trio estudava a área para, junto com um grupo maior, explodir a agência do Banco do Brasil. O trio está preso no presídio de Guarabira.

Os homens estavam em um carro locado de marca Toyota e de posse das chaves de outro carro, provavelmente para usar na fuga. Eles foram abordados por policiais da Operação Madrugão, que atua justamente para evitar explosões de bancos. Na abordagem, o trio alegou que estava perdido, mas os policiais militares, percebendo que no carro havia um GPS, além de cartões de crédito e documentos falsos, decidiram levá-los à Delegacia. 

Já na Delegacia, a Polícia Civil apurou que dois dos suspeitos são de São Paulo e o outro do Rio Grande do Norte, todos com histórico de assaltos e explosões de bancos, inclusive no Estado de São Paulo. 

Os presos são: Carlos Doberto Cabral da Silva, do Rio Grande do Norte, que participou de um assalto a banco em Fortaleza esse ano e levou mais de R$ 400 mil. Eduardo Dias da Costa e Vivalcir Batista Leite, de São Paulo. Esses dois paulistas têm histórico de assaltos a bancos e tráfico de drogas. O trio tem idade média de 25 a 30 anos.

Eles foram autuados pelo delegado Walter Brandão pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e pornografia infantil (pedofilia). Em seus celulares foram encontradas fotos impróprias de menores. Os três homens disseram à polícia que estavam hospedados em um flat de luxo na praia de Cabo Branco, na capital.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Guarabira, coronel Arilson da Silva Valério, destacou que o trio está sendo investigado também pelas polícias do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Ceará. 
Secom

TJPB nomeia juiz Ramonilson Alves coordenador da Meta 3 do CNJ

A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) nomeou o juiz Ramonilson Alves Gomes, da 2ª Vara Mista da comarca de Patos, para coordenar a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)n no âmbito do Judiciário estadual. Essa medida busca proporcionar estrutura adequada de trabalho, sobretudo para as varas da primeira instância da Justiça, que é porta de entrada dos cidadãos ao Judiciário e onde se encontram os principais gargalos.
 
A Meta 3 determina que as Cortes Estaduais, Trabalhistas e Militares estabeleçam e apliquem parâmetros objetivos de distribuição da força de trabalho, vinculados à demanda de processos, com a garantia de estrutura mínima para as áreas fins. Ou seja, fazer um estudo de redistribuição de pessoal nas diversas unidades judiciais, de forma a garantir um mínimo de servidores em cada setor e, assim, proporcionar um melhor funcionamento do Judiciário na 1ª instância com a celeridade processual.
 
No final do ano passado, os presidentes dos diversos tribunais brasileiros aprovaram seis metas nacionais a serem perseguidas pela Justiça em 2014 para garantir uma prestação judicial mais célere e eficiente ao cidadão brasileiro.
 
“A Meta 3, do Conselho, encontra-se inserida nesse conjunto de medidas que visa densificar a democracia, a República e a eficiência no serviço público judiciário. Sua inspiração e vocação são conferir tratamento prioritário em termos de alocação de pessoal e recursos orçamentários segundo a lógica de onde se encontra a maior demanda do povo, exatamente no 1º Grau de Jurisdição”, disse o magistrado.
 
Sob estas determinações do CNJ, o Tribunal de Justiça promoveu as Jornadas de Priorização do 1º Grau, no mês de julho, em todas as regiões do Estado (Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa), onde foram eleitos representantes de servidores e magistrados para integrarem o Comitê Orçamentário e auxiliarem os órgãos diretivos do Poder Judiciário estadual na eleição das prioridades de investimento e realização das despesas.
 
“Assim, em plena legitimidade dos integrantes do Poder Judiciário da Paraíba vêm ocorrendo reuniões do Comitê Orçamentário que, no primeiro momento, ambientou-se com o volume, quantidade e qualidade das receitas e despesas e, doravante, indicará onde os recursos, já otimizados, devem ser direcionados para priorizar o 1º Grau de Jurisdição”, afirmou Ramonílson.
 
Ascom

AISP firma parceria promovendo descontos para curso de Rádio e TV, em Patos


A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, através de seu diretor de Cultura, Fafá, firmou um convênio nesta terça-feira, (12), com o objetivo de qualificar os membros e profissionais de imprensa da AISP.
 
Uma parceria foi estabelecida com a Escola Técnica Residência Saúde, para o curso de Rádio e TV, onde os associados terão um desconto de até 30% em suas mensalidades.
 
De acordo com o diretor de cultura, o curso abordará vários temas pertinentes, auxiliando o profissional no processo de produção e na atuação do dia a dia: “É importante a reciclagem, a capacitação, dessa forma, trabalhamos com o intuito de habilitar cada vez mais nossos filiados para o mercado de trabalho no exercício de suas funções”, disse.
 
Para a Presidente Luanja Dantas, a capacitação do profissional é de fundamental importância para o mercado de trabalho: “Toda e qualquer oportunidade que trará benefícios e capacitará nossos filiados será aproveitada pela AISP. Agradecemos nosso diretor de cultura pela conquista deste benefício e por ser atuante com a entidade no propósito pelo bem de todos”, disse.
 
O curso será destinado aos profissionais que atuam em empresas de radiodifusão, produtoras e estúdios de áudio e vídeo, agências de notícias e provedores de internet.
 
Os temas abordados serão Relações Interpessoais, Mídia e sua força na Sociedade, Produção, uso de diferentes linguagens, Operacionalização Técnica em Rádio e TV, além de Fundamentos de acústica, iluminação e cenário.
 
Para adquirir o desconto é necessário estar em dia com a AISP, levar sua documentação e uma Autorização assinada pela presidente e entregar no ato na matrícula.
 
Maiores informações através do telefone: (83) 3421-1594 ou 9653-0688.  

1ª Expofeira da Reforma Agrária reúne pequenos produtores em Patos



Está acontecendo durante toda esta sexta-feira, 15, ao lado da Praça Getúlio Vargas, a 1ª Expofeira da Reforma Agrária, promovida através de uma parceria entre INCRA, Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (COOPTERA), Prefeitura Municipal de Patos, Secretaria de Agricultura de Patos, SEBRAE e a Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES).

De acordo com o coordenador da COOPTERA Médio Sertão, Manoel Ferreira, a ideia é trazer à tona a realidade do pequeno agricultor e mostrar que existe produção dentro dos assentamentos. “Além de mostrar à sociedade a realidade da produção nos assentamentos temos também como objetivo nessa expofeira, construir canais de comercialização para o que é produzido,” comentou.

Para o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, essa feira acontece através de uma união de forças em prol dos assentamentos e seus produtores. “Estamos bastante satisfeitos, vieram mais de 15 assentamentos aqui para participar, mostrando seus produtos, é um dia não só de comercialização, mas de confraternização entre os homens do campo, que trocam experiências, recebem orientações, esse é o objetivo,” disse.

Dentre os produtores participantes está Lúcio Frasão, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, que há seis anos comercializa sua produção na Feira de Agricultura Familiar em Patos. “Tanto a feira como a Expofeira são incentivos para que o homem do campo permaneça no campo produzindo, e forme meios e canais de comercializar sua produção,” relatou.

Na 1ª Expofeira da Reforma Agrária podem ser encontrados produtos como hortaliças, leguminosas, doces, queijos, mel, pimenta, produtos artesanais como renda, conjuntos de copa e cozinha, panelas de barro, além de pequenos animais como caprinos, ovinos e aves.

Kamylla Lopes

Cinema com Farinha: Divulgado lista com 120 filmes selecionados





A organização Festival Cinema com Farinha divulgou nesta sexta, dia 15 de agosto, os filmes escolhidos para sua oitava edição. O festival que acontecerá em Patos-PB entre os dias 15 e 18 de outubro selecionou um total de 120 filmes, de 51 países diferentes.

A comissão escolheu quatorze curtas para as Mostras Competitivas Brasil e Paraíba, sete em cada categoria. Para as mostras não competitivas foram escolhidos 4 para Mostra de Longas, 6 curtas para a Mostra Sertão, 19 para a Mostra do Minuto, 21 para a Mostra Infantil e 56 filmes para a Mostra Internacional.

“É a edição com o maior número de filmes selecionados. Recebemos mais de 900 inscrições e resolvemos dobrar o número de filmes escolhidos na edição anterior. Teremos uma maratona de filmes”, revelou Deleon Souto, diretor do festival.

A novidade desta edição é a Mostra Internacional que exibirá filmes de 50 países. “Faremos essa mostra direcionada aos apreciadores de cinema. Iremos expor esses filmes como se assiste nos cineclubes, para um público menor, já que o filme será exibido em sua língua original, e legendado em inglês ou espanhol”.

A programação do festival contará ainda com oficinas, exposições, debates e apresentações culturais. O Festival Cinema com Farinha é realizado pela DS Produções e está buscando firmar apoio com instituições públicas e privadas.


Lista de Selecionados
MOSTRA COMPETITIVA BRASIL

Aja por instinto, de Paulo de Tarso (SP, 15min, 2013)
Erros, de Rodrigo Martins (RJ, 9min, 2014)
Facetime, de Marcio Lemos (ES, 9min, 2013)
Marina não vai à praia, de Cássio Pereira dos Santos (MG, 17 min, 2014)
O tempo que leva, de Cíntia Domit Bittar (SC, 20min, 2013)
Piove, il film di Pio, de Thiago Mendonça (SP, 15min, 2012)
Rota de Fuga, de Bruno Bralfperr (SP, 12min, 2013)

MOSTRA COMPETITIVA PARAÍBA

A alma das ruas, de Jaime Guimarães (PB, 14min, 2014)
Amador, de Nathan Cirino (PB, 15min, 2013)
Espectral, de Jailson Barros (PB, 5min, 2013)
Ilha, de Ismael Moura (PB, 15min, 2014)
Inominável, de Felipe Lavorato (PB, 12min, 2014)
Seu Félix - o contador de histórias, de Silvana Torquato (PB, 17min, 2014)
Sobre os cabelos, de Lincoln Ferdinand (PB, 16min, 2013)

MOSTRA DE LONGAS

Cauby - começaria tudo outra vez, de Nelson Hoineff (RJ, 90min, 2013)
Minutos Atrás, de Caio Sóh (SP, 101min, 2012)
Os Tubarões de Copacabana, de Rosario  Boyer (RJ, 101min, 2014)
Triunfo, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos (SP, 84min, 2014)

MOSTRA SERTÃO E LANÇAMENTOS
 
Diário de Rosa, de Laneson Souza (PB, 13min, 2014)
Guia, de Adriano Linhares e Alisson Linhares (PB, 5min, 2014)
Herdeiras da Mentira, de Laércio Ferreira Filho (PB, 19min, 2014)
No rastro da espoleta 3, de Bonerges Guedes e vinícius Guedes (PB, 20min, 2013)
O poeta do Pajeú, de Deleon Souto e Jean Philippe (PB, 14min, 2013)
Quase Vida, de Deleon Souto (PB, 12min, 2014)

MOSTRA DO MINUTO
 
A2042, de David Castro Gonzáles (Espanha, 1min, 2013)
Batendo o baba, de Jon Lewis (Brasil, 1min, 2014)
Ble Dekatria, de Zaklin Lentzou (Grécia, 1min, 2013)
DUAL, de Luis Cardel Juan (México, 1min, 2014)
LAMI, de Olivier Defaye (Japão, 2min, 2013)
Log Out, de Andrea Ratto (Espanha, 1min, 2014)
Marionetas, de Marc Nadal (Espanha, 2min, 2013)
Nahual, de Jordi Piulachs (Argentina, 1min, 2013)
O par de passarinhos, de Fabiana Melo (Brasil, 1min, 2013)
One Man, Eight Cameras, de Naren Wilks (Reino Unido, 2min, 2014)
Pas de Deux, de Martina Santolo e Tomas Sposato (Argentina, 1min, 2013)
Sinceridad, de Andrea Casaseca (Espanha, 1min, 2013)
Tá de manzana, de Jordi Piulachs (Argentina, 1min, 2013)
Tal como eres, de Román Reyes (Espanha, 1min, 2014)
The Girl Who Missed The Bus, de Anne Lucht (Alemanha, 2min, 2013)
The taste of Korea, de Jaebin Han (Coreia do Sul, 1min, 2014)
Uno Nunca Sabe, de Laura Mora (México, 1min, 2014)
Vixe boy, dei valor!, de Thiago Bruno (Brasil, 1min, 2013)
We feel, de Olivier Lallart e Jimmy Hautecloche (França, 1min, 2012)

MOSTRA INFANTIL
 
#Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato (SP, 14min, 2014)
A baleia e o tesouro, de Beatriz Lindemberg (ES, 5min, 2014)
A infância de Aninha, de Rosa Berardo (GO, 10min, 2013)
A pequena vendedora de fósforos, de Kyoko Yamashita (RS, 10min, 2014)
A rebelião das águas, de Agê (SP, 3min, 2012)
A velha gulosa, de  Isabela Veiga (GO, 11min, 2014)
Cova da Íria, de Jacinto Moreno (PB, 18min, 2014)
Dalivincasso, de Marlon Tenório (SP, 11min, 2014)
Dream catchers, de Gabriel Moura (SP, 6min, 2014)
El globito Azul, de Faustón da Silva (DF, 18min, 2013)
Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque (SP, 4min, 2013)
Hotel Farrapos, de Lisandro Santos (RS, 11min, 2014)
Imaginações, de J. França (PB, 7min, 2014)
John Feldman e a Moto, de Rodrigo Gasparini (SP, 15min, 2013)
No galinheiro, de Arnaldo Galvão (SP, 4min, 2014)
O jogo dos Sonhos, de Gabriella Pedroso e Ana Tolentino (RJ, 4min, 2013)
O maestro do tempo, de Beatriz Lindemberg (ES, 16min, 2013)
O Ponto, de José Dias (PR, 11min, 2014)
Pássaro de papel, de Lucas Bonini e Wayner Tristão (ES, 20min, 2014)
Pequenos, de Alexandre Rafael Garcia (PR, 15min, 2012)
Pseudo Evolução, de Luisa Gobel e Bruna Almeida (RJ, 4min, 2013)

MOSTRA INTERNACIONAL
 
2 Brothers, de Worrawut Lakchai (Tailândia, 9min, 2013)
5 ways 2 die, de Daina Papadaki (Chipre, 15min, 2013)
A Bhadralok's Adventure, de Aastha Singh (Indía, 5min, 2013)
A Journey Far Away, de Kurt Platvoet (Holanda, 15min, 2014)
A Small Time/Space Discontinuum, de Goce Cvetanovski (Macedônia, 14min, 2013)
Alligator Crocodile, de Ryan Feldman (Canadá, 7min, 2014)
Bailongo, de Jordi Piulachs e Lula Gómez (Argentina, 3min, 2014)
Between a Rock and a Hard Place, de Cyril Battarel (França, 10min, 2012)
Bodas de Papel, de Francisco Antunez (Portugal, 15min, 2014)
Camposanto, de Camila Donoso Astudillo (Chile, 4min, 2013)
Ceramic Tango, de Patricia Chica (El Salvador, 10min, 2013)
Coffee, de Pouya Eshtehardi (Malásia, 12min, 2013)
Complicated Reality, de Sadik Demiroz (Turquia, 6min, 2013)
Desportitas, de Ivan Ramirez, Juan Carlos Arniz e Ana Rodríguez (Espanha, 4min, 2014)
Entry, de Hyunwoo Kim (Correia do Sul, 13min, 2013)
España is diferent, de Salvador Guerra (Espanha, 4min, 2013)
Eye Candy, de Neerav Doshi (Índia, 4min, 2013)
Five to five, de Eldad Bouganim e Israel Winkler (Israel, 6min, 2012)
Focus Pocos, de Dave Lojek (Belgíca, 5min, 2013)
Goldfield, de Alan King (Austrália, 14min, 2013)
Goran, de Roberto Santaguida (Servia, 10min, 2014)
Hiki, de Réda Sabile (Marrocos, 3min, 2013)
Hosanna, de Katarzyna Gondek (Polônia, 10min, 2013)
I as the other, de Po-Yang Chang (Taiwan, 15min, 2013)
Image, de Yousef Jafary (Irã, 4min, 2014)
Inmate 48, de Sohail A. Hassan (Dinamarca, 25min, 2014)
La Fille aux Feuilles, de Marina Rosset (Suiça, 6min, 2013)
Little Talks,  de Yassen Genadiev (Bulgária, 18min, 2014)
Monolog, de Christian Thüringer (Austria, 14min, 2014)
Muertie and Her Pets, de Kyle Lavore (EUA, 10min, 2014)
New deal, de Satoru Sugita (Japão, 16min, 2013)
Newpaper, de Daniele Rossi e Roberto Plebani (Itália, 6min, 2013)
Old Dog, New Tricks, de Oscar Udbye (Noruegua, 9min, 2014)
Orugas, de Luis Manuel  Villarreal Dávila (México, 8min, 2014)
Oxytocin, de Vadzim Aheyeu (Belarus, 9min, 2014)
Paris, de Myriam Fontaine (França, 3min, 2013)
Psychic Sue, de Dave Lojek (Irlanda, 13min, 2013)
Record, de Hawraz   Mohammed (Iraque, 14min, 2014)
Rojo, de Carlos Alejandro  Molina (Venezuela, 20min, 2013)
Same old, same old..., de Luca Toth (Hungria, 3min, 2014)
Segundos, de Ana Puentes, Juan Guerci e Pablo Martínez (Cuba, 3min, 2013)
Shades of gray, de Alexandra Averyanova (Rússia, 6min, 2014)
Solo te puedo mostrar el color, de Fernando Vílchez (Peru, 26min, 2014)
Sr. Barrientos - Fuera de juego, de Kike Florido (Espanha, 5min, 2013)
Tchikena, de Nuno Barreto (Angola, 9min, 2014)
The Gift, de Julio Pot Espiñeira (Chile, 8min, 2013)
The Knight Train, de Lee Scott (Nova Zelândia, 11min, 2014)
The Real Thing, de Yamil Julián Cure (Colombia, 12min, 2012)
The untold & unseen, Ho Tak (China, 10min, 2013)
The Visitor, de Fatma Abd Elsalam (Egito, 6min, 2014)
Un lugar mejor, de Moisés Romera (Espanha, 3min, 2013)
Vivos, de Adrian Bohm (Argentina, 5min, 2013)
Voluntário, de Javier Marco Rico (Espanha, 4min, 2014)
Volveré por ti, de Josue Nuñez (Bolívia, 7min, 2014)
Y al Tercer Día, de Osvaldo Ortiz Faiman (Paraguai, 13min, 2013)
Zona de Banhas, de Sérgio Carvalho (Portugal, 29min, 2013)

Ascom

Mais 45 ex-gestores paraibanos são condenados por improbidade


O Tribunal de Justiça, através da Coordenação da Meta 4 do CNJ, divulgou o 7º lote de sentenças referente ao julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública, dos processos relacionados pela Meta 4 do CNJ.
 
Neste lote foram julgados 53 (cinquenta e três) processos que resultou na condenação de 45 (quarenta e cinco) ex-gestores públicos, incluindo ex-prefeitos, ex-vereadores e ex-secretários municipais. Dois desses agentes públicos - Geraldo Luiz Leite (ex-prefeito de Juru) e Hércules Antônio Pessoa (ex-prefeito de Pitimbu) - chegaram a ser condenados a prisão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade.
 
As penas aplicadas são de suspensão de direitos políticos, multa civil e proibição de contratar com o Poder Publico, além de ressarcimento dos valores desviados da Administração Pública.
 
O relatório de divulgação relaciona abaixo a identificação dos réus, suas sanções e os que foram condenados, e também os que foram absolvidos.
 
O grupo especial é formado pelos juízes João Batista de Vasconcelos, Jailson Shizue Suassuna, Fábio José de Oliveira Araújo, Diego Fernandes Guimarães, Algacyr Rodrigues Negromonte, Manuel Maria Antunes de Melo, Keops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires e Hugo Gomes Zaher, que é coordenador pelo juiz Aluizio Bezerra Filho e que tem como gestor da Meta o desembargador Leandro dos Santos.
 
O trabalho desenvolvimento alcança todas as comarcas do Estado que importa na tramitação prioritária desses processos e o julgamento do que se encontra regularmente instruídos.
 
Até o presente já foram julgados 456 processos durante este ano.
 
Ascoom

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Secretaria de Meio Ambiente de Patos discute Plano de Resíduos Sólidos em Audiência Pública

A Prefeitura de Patos, através da Secretária de Meio Ambiente, realizou na noite desta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos (ACIAP), uma Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município. Esta audiência teve por finalidade ouvir os segmentos da sociedade para formar base de diagnóstico que será aplicado na definição das prioridades a serem enfrentadas pela municipalidade na questão dos Resíduos Sólidos e sua destinação.
Abastecimento de água e esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, coleta seletiva, drenagem e manejo de águas, também forma os eixos debatidos durante a audiência.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, o resultado foi significativo para a continuidade da discussão que é de extrema importância para a coletividade.
“Esse é um momento muito importante uma vez que estamos escutando as pessoas que estão colaborando para o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Saindo daqui, esse plano será encaminhado à Câmara Municipal e uma vez aprovado, nós temos a obrigação de coloca-lo em pratica”, disse.
Dona Nilma Gomes, Presidente da Associação de Catadores, comemora o avanço do projeto que beneficiará os catadores do município.
“Eu estou na luta há muito tempo e vejo que a associação evolui a cada ano. Com a doação do Terreno, feita pela prefeitura, e agora os catadores terão um local para realizar a coleta seletiva. Então, estou muito feliz”, falou dona Nilma.
Para o Secretário de Articulação Social, Taunaí Dantas, o momento é de discussão e conscientização ambiental.
“Hoje é o auge de toda essa prática que estamos fazendo para minimizar esses impactos ambientais, implantar a coleta seletiva em nosso município e repensar o nosso modo de vida”, afirmou.
Estiveram presentes no evento, secretários representantes do poder público, a empresa encarregada da elaboração do plano, ECOPLANT, representantes dos catadores de lixo, membros da comunidade, integrantes do Poder Legislativo, professores e estudantes.

Palloma Pires

Patos Motofest 2014 acontece neste final de semana na capital do sertão



A cidade de Patos já se encontra em clima de festa para receber cerca de 5 mil motociclistas visitantes de todo o Brasil que estão chegando para participar do Patosmofest 2014, evento tradicional que este ano acontece pela 5° vez consecutiva.

Este ano a organização do evento espera superar a marca de 300 motoclubes inscritos no ano passado.

O evento acontecerá nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16 de agosto. Nesta sexta, a programação musical acontecerá a partir das 18h00. No sábado, a programação musical terá início após o desfile e escolha da garota Patosmotofest 2014.

Ainda como parte festiva do evento, no sábado a tarde, será comemorado o 10° aniversário do Motoclube Jovem Guarda, com um churrasco 0800, que terá como atrações a banda de reggae patoense Nação Nativa e o cantor Renato Marinho.

Além da programação musical o evento contará com uma variedade de stands de empresas patrocinadoras e expositores de produtos relacionados ao universo motociclístico. Também haverá premiações e troféus. 

O Patosmotofest que já ocupa a segunda posição como mais importante no calendário festivo da cidade de Patos, ficando atrás apenas do São João, é organizado por uma comissão formada por representantes de 10 motoclubes e grupos de motociclistas locais. O Patosmotofest é realizado com o apoio da iniciativa privada e da Prefeitura de Patos.

Programação Musical:

Sexta, dia 15 de agosto
Moto Culto
Banda Rockadillac
Max e Banda
Banda Motoradio
Arthur Kane

Sábado, dia 16 de agosto
Franklin Dias
Blecaute
Caixa Pop
Beatitude


Helio Barbosa

Forças de segurança da Paraíba retiram mais de 1.700 armas de circulação este ano



As ações de repressão das forças de segurança da Paraíba retiraram de circulação 1.710 armas de fogo de janeiro a julho deste ano, o que representa um aumento de 10,2% em relação a igual período do ano passado, quando foram apreendidas 1.552 armas de fogo. No acumulado de 2011 até agora, foram apreendidos 9.399 revolveres, pistolas e armas de grosso calibre e 5,79 toneladas de maconha, crack e cocaína.

Os dados são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), segundo os quais a Paraíba tem uma média de 7,2 armas de fogo e aproximadamente quatro quilos de drogas apreendidos por dia pelos órgãos operativos de Segurança Pública desde 2011. 

O relatório do Núcleo aponta que desde 2011 a quantidade de armas apreendidas no Estado durante os sete primeiros meses do ano aumenta. Naquele ano, foram 1.245 armas apreendidas, com crescimento de 24,6% em relação a 2010. A curva ascendente de apreensões revela ainda que 1.644 armas de fogo foram recolhidas em 2012, representando uma elevação de 32% na comparação com o ano anterior.

Em relação às drogas, as apreensões foram de 556,2 quilos de entorpecentes, entre maconha, crack e cocaína no período de janeiro a julho deste ano. No ano passado, nesses sete meses, foram 439,3 quilos, o que representa um aumento de 27%.

A droga mais apreendida continua sendo a maconha. Ao todo são 462,9 quilos do entorpecente retirados das ruas pelas polícias nesses meses, contra 358 quilos apreendidos no mesmo período, em 2013. A quantidade de crack apreendida saltou de 61,8 para 80,9 quilos (+31%) e as polícias apreenderam ainda 12,4 quilos de cocaína.

Para o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a integração das polícias contribui para que as apreensões de drogas e armas tenham crescimento. “Reuniões de monitoramento são realizadas e a compatibilização de áreas, que define geograficamente a responsabilidade dos gestores, faz com que as polícias Militar e Civil interajam em ações de prevenção, ostensivas e de repressão qualificada nesse sentido, com rotineiro uso do setor de Inteligência policial da Seds”, frisou o secretário.

Secom
Fotos:Marcos Eugênio

Luiz Antonio repete versão de roubo de carro e nega ter irmão de criação

Em uma hora e meia de depoimento na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), no Centro do Rio de Janeiro, Luiz Antonio, jogador do Flamengo, tentou esclarecer uma suposta relação com uma milícia da Zona Oeste da cidade. Segundo a investigação, ele teria dado um carro de luxo a um dos chefes da quadrilha. Depois de prestar esclarecimentos, voltará aos treinamentos com o clube na manhã desta sexta-feira.

No depoimento, Luiz Antonio repetiu a versão de que o veículo foi roubado quando estava sendo guiado por seu pai, que ainda será ouvido pela Draco. Aparentando tranquilidade, confirmou a relação de amizade com Alexandre da Rocha Antunes, um dos mais de 20 presos em operação que desarticulou a quadrilha e se apresenta como irmão de criação do volante. Mas ele negou que os dois tenham sido criados juntos.

- Eu o conheço, é meu amigo, mas irmão de criação é como ele se apresenta. Não sabia da relação dele com isso (milícia). É um policial civil, e a gente acredita que está aqui para proteger. Nunca ia acreditar que estava no meio disso - afirmou.

O jogador chegou ao local acompanhado dos advogados Michel Assef e Michel Assef Filho, este último que também trabalha para o Flamengo em casos em geral. A suspeita sobre Luiz Antonio era sobre a possibilidade de um golpe na seguradora. Segundo a investigação, ele teria presentado com o carro um dos chefes da quadrilha e registrado o roubo em seguida.

- Não dei meu carro. Ele foi roubado com meu pai dentro. Eu estava viajando. Se pago o seguro, tenho direito de receber - comentou.
O delegado Alexandre Capote ficou satisfeito com o depoimento. No entanto, garantiu que informações apresentadas pelo volante ainda serão confrontadas com o material apurado para checar a veracidade das mesmas.

- O jogador prestou declarações e foi um passo importante no inquérito. A partir daí, vamos tomar um conjunto de providências visando encerrar as investigações no prazo de 30 dias. Ouvimos essas pessoas para confrontar com as demais provas.

A lamentar, segundo o delegado, a ausência do pai do jogador, Luiz Carlos Francisco Soares, que não compareceu alegando não ter recebido qualquer notificação. A expectativa é de que ele vá ao local nesta sexta-feira para prestar esclarecimentos.

- O depoimento do pai é fundamental. Ele não se apresentou, apesar de ter sido notificado. O advogado dele, inclusive, me disse que estaria aqui. Quero crer que amanhã (sexta-feira) se apresente - comentou Capote.

O Flamengo optou por não se pronunciar sobre o caso até o avanço das investigações, e o jogador não participou dos últimos treinamentos do time. Apesar da volta aos treinamentos na sexta-feira, o jogador não deve viajar com o grupo para Curitiba, onde o Rubro-Negro enfrenta o Coritiba, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa agora é de seguir a vida.

- É chato ter que testemunhar por algo que você não fez - lamentou Luiz Antonio.
 
G1

Trabalhadores da Energisa começam Campanha Salarial 2014-2015 na próxima semana


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb) convoca os trabalhadores e trabalhadores da Energisa Borborema (EBO) e Energisa Paraíba (EPB) para a realização de assembleias na próxima semana em cinco cidades do Estado. O objetivo das assembleias será a apreciação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014-2015.

A primeira assembleia ocorrerá, na próxima segunda-feira (18), às 7h (primeira convocação) e às 7h30 (segunda convocação), na sede da Energisa Borborema em Campina Grande. A categoria irá apreciar a seguinte pauta reivindicações proposta pelo Stiupb: 

1) Piso Salarial de R$ 1.000; 2) Reajuste salarial de 10% (para quem ganha acima do piso atualmente); 3) Ticket Alimentação de R$ 750; 4) Abono eventual de R$ 1.800; 5) Auxílio criança (EBO)/Auxílio creche (EPB) de R$ 350; 6) Auxílio excepcional de R$ 600; 7) Prêmio férias de R$ 500; 8) Salário de técnico de R$ 1.700; 9) Auxílio didático de R$ 250; 10) Bolsa estudo de R$ 520; 11) Isenção vale transporte de R$ 1.500; 12) Ajuda transferência de R$1.200 e 13) Subsídio do plano de saúde de 100% .

Já na terça-feira (19), a pauta de reivindicações será analisada pelos trabalhadores da Energisa Paraíba, na sede da empresa, na cidade de Guarabira. Na quarta-feira (20) as propostas da Campanha Salarial deste ano serão apreciadas pelos funcionários da EPB de Patos. Na quinta-feira (21) será a vez dos trabalhadores de Sousa e Cajazeiras analisarem a pauta de reivindicações. Em todas as cidades às assembleias terão início às 7h (primeira convocação) e 7h30 (segunda convocação).    

Assessoria

Prefeitura de Patos inaugura praça e academia de saúde no bairro Vila Cavalcante nesta quinta (14)




A Prefeitura de Patos inaugura nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a partir das 18h00, no bairro Vila Cavalcante, a revitalização da praça Frei Damião, que fica localizada de fronte a igreja de São Judas Tadeu.

Com a revitalização, a praça ganhou além de uma academia de saúde, também um poço artesiano, playground, nova iluminação e arborização.

A implantação das academias de saúde, que já somam um total de 7, instaladas em várias áreas da cidade, visa estimular a prática das atividades físicas. Os profissionais de Educação Física dos NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) orientaram os moradores sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos.

Os moradores do bairro Vila Cavalcante estão com motivo de sobra para comemorar, tendo em vista que o bairro já ganhou a reforma e ampliação da Unidade de Saúde Nabor Wanderley, da Unidade de Saúde Ministro Ernani Sátiro, e atualmente estão sendo contemplados com a construção do calçamento entre as ruas Pedro Moura e Euclides Franco. 

Helio Barbosa

População de Patos pode ultrapassar 107 mil em 2014



Uma estimativa do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, aponta que a população de Patos pode alcançar a marca de 107 mil habitantes, quando divulgada a próxima estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE.

A projeção leva em conta a média de crescimento médio alcançado pelo município nos dois últimos anos, segundo levantamento do próprio órgão, divulgado sempre ao final do mês de agosto.

De 2011 a 2013, Patos cresceu a sua população de 101 mil 538, para 102 o20 habitantes, e de 102 mil e 020, para 104 mil 716 habitantes, gerando um crescimento médio de 1 mil 589 habitantes por ano.

No entanto, no ano passado, o crescimento do município alcançou 2 mil 696 habitantes, o que se repetido agora, pode elevar a nossa população para 107 mil 412 habitantes.

Ainda de acordo com o INPPE, apesar de confirmada a tendência para um crescimento expressivo, a nova estimativa pode variar de 106 a 108 mil habitantes, considerando a média dos últimos anos.

Os novos dados devem ser divulgados no dia 31/08, para que os novos contingentes populacionais venham a servir de parâmetro para o repasse do governo federal relativo ao Fundo de Participação dos Municípios.

Ainda de acordo com o INPPE, até 2016, o município já terá superado a marca de 110 mil habitantes, a continuar na atual escalada de crescimento.

Genival Junior

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 44 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1.626 da Mega-Sena realizado nesta quarta-feira (13), em Osasco (SP). No próximo sorteio, que vai acontecer no sábado (16) a previsão é que o prêmio chegue a R$ 44 milhões.

Veja as dezenas: 03 - 05 - 14 - 35 - 43 - 52.

A quina teve 158 acertadores e cada um vai levar R$ 24.628,84. Já a quadra pagará R$ 446,47 para cada um de seus 12.451 ganhadores.

Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Arquivo do blog