Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de setembro de 2014

Dezenas de famílias prestigiaram edição do Cine Treloso em Patos nesta sexta-feira (05)




Por Kamylla Lopes

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 05, ao lado da Praça Getúlio Vargas, mais uma edição do Cine Treloso, que desde o dia 18 de agosto percorre cidades da Paraíba levando a magia do cinema de forma gratuita para a comunidade.

O projeto foi idealizado pela marca Vitarella, e em Patos contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. “É uma satisfação imensa apoiar e promover eventos que sejam direcionados ao público infantil, estamos aqui com a praça cheia de famílias que fizeram questão de vir prestigiar o projeto. Esse projeto reúne famílias, diverte a criançada, isso é muito importante,” comentou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa.

De acordo com o diretor geral do Cine Treloso, Suami Filho, esta já é a terceira edição do projeto que teve início no interior do Pernambuco e com o sucesso vem que expandindo para outros estados. “A nossa ideia é, além de divulgar a marca e agradecer pelo sucesso de vendas, é levar o sentimento de diversão em família, para que os filhos agreguem o valor de diversão em conjunto com seus familiares,” revelou.

Antes da exibição do filme, a noite foi inciada com brincadeiras e dinâmicas e contou com a participação dos personagens do biscoito Treloso, que interagiram com o público. As crianças escolheram entre quatro opções de filmes quais gostariam de assistir.

O filme exibido foi ‘Enrolados’ e enquanto o público assistia ao filme, uma equipe de promotores da marca fazia a distribuição de biscoitos para os presentes.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeituras paraibanas descumprem Lei da Transparência


Nenhuma Prefeitura paraibana cumpre, integralmente, as determinações das Leis da Transparência e do Acesso à Informação. Numa escala de zero a dez, a nota máxima chega a 7,31 e é atribuída a uma única gestão pública: à do pequeno município de Tenório, localizado, com seus 2.813 habitantes, na microrregião do Seridó Oriental. A de João Pessoa tem nota 6 (oitava do ranking de 223 Prefeituras), enquanto a de Campina Grande recebe 3,82 (122ª posição).
 
Levantada pelo Tribunal de Contas do Estado ao cabo do exame de 223 processos decorrentes de inspeções especiais realizadas na primeira quinzena de agosto passado para averiguação dos índices de transparência das gestões dos municípios, a situação foi apresentada, na manhã desta sexta-feira (5), no Auditório João Agripino Filho, com a participação dos organismos que compõem o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco).
 
O encontro foi aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, por cuja delegação o também conselheiro André Carlo Torres Pontes passou a coordenar as ações do Focco desde que a tarefa foi conferida ao comando temporário da Corte, em fevereiro passado. Na ocasião, a escolha de André Carlo recebia, em sessão plenária, a aprovação unânime de seus pares e, após isso, ele substituía ao então coordenador do Focco Fábio Araújo, chefe da Controladoria Geral da União na Paraíba.
 
Também ouvidor do TCE, o conselheiro André Carlo fez ver aos participantes do encontro desta sexta-feira que dez Prefeituras paraibanas sequer dispõem, até agora, de sites oficiais, razão pela qual é atribuída a seus gestores a nota zero. São, no caso, as de Alcantil, Curral de Cima, Natuba, Pilões, Princesa Isabel, Riachão do Bacamarte, Santo André, São José da Lagoa Tapada e Serra Redonda.
 
AVALIAÇÃO – A avaliação do TCE ao grau de transparência dos atos e gastos das Prefeituras decorreu de respostas a questões relacionadas à regulamentação em âmbito municipal da Lei do Acesso à Informação, à instalação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e à possibilidade do encaminhamento de pedidos ao mesmo SIC por meio eletrônico.
 
Em suas inspeções, os auditores do TCE também procuraram saber, entre outras coisas, se as Prefeituras mantinham site ou Portal de Transparência em funcionamento e se divulgavam, por tais meios, informações detalhadas sobre previsão de receita, despesa e formas de pagamento.
 
Nos municípios com população acima de 10 mil habitantes, os prefeitos ainda foram questionados sobre o oferecimento de respostas às dúvidas mais frequentes da sociedade.
 
Também, se dispunham à consulta popular informações concernentes a licitações (incluindo editais, resultados e contratos), se seus sites têm ferramenta de pesquisa, se possuem um “fale conosco” – providência destinada a facilitar a comunicação com o público – ou se os sites possibilitam a gravação de relatórios em formatos eletrônicos diversos (inclusive, abertos e proprietários), a exemplo de planilhas e textos, de modo a facilitar a análise de informações.
 
SANÇÕES – Em entrevista, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, questionado sobre o assunto, respondeu que os casos de desrespeito à Lei da Transparência e à do Acesso à Informação terão repercussões negativas quando do exame das prestações de contas anuais encaminhadas por prefeitos ao Tribunal de Contas do Estado.
 
Lembrou, além disso, que os gestores em questão também podem responder por isso aos organismos que compõem o Focco. “Temos, aqui, o resultado de um trabalho conjunto. Órgãos a exemplo do Ministério Púbico e da Controladoria Geral da União tratarão de punir responsáveis por descasos e desobediências. Cada um com suas atribuições. O Ministério Público já tem instaurado inquéritos e chamado gestores para a assinatura de termos de ajuste de conduta. Na área da CGU, os omissos podem ter dificuldade, por exemplo, em contratar empréstimos e financiamentos com o Governo Federal”, explicou.
 
Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal de Contas falou da importância de levar à sociedade as avaliações dos Portais da Transparência mantidos pelas Prefeituras. “Este é o quinto levantamento dessa natureza e, neste caso, a Paraíba continua oferecendo um bom exemplo ao restante do País”, disse o conselheiro Fábio Nogueira.
 
Houve pronunciamentos, ainda, do chefe da CGU na Paraíba (Fábio Araújo) e dos representantes do Ministério Público (procurador Clístenes Holanda) e da Polícia Federal (superintendente Nivaldo Farias). Também falou, na ocasião, a procuradora geral do TCE Elvira Samara Pereira de Oliveira. Todos enalteceram os esforços conjunto do TCE e do Focco para o aprimoramento do controle externo dos gastos e atos públicos, a partir das consultas aos Portais da Transparência.
 
O relatório completo da avaliação desses portais pode ser obtido na Página do Tribunal de Contas: portal.tce.pb.gov.br.
 
Ascom

Ex-candidata a prefeita de Campina Grande, Tatiana Medeiros, anuncia apoio a Ricardo

A médica Tatiana Medeiros (PMDB), ex-candidata a prefeita de Campina Grande pelo PMDB, ex-secretária de Saúde na gestão de Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e atual candidata a deputada estadual, anunciou, nesta sexta-feira (5) o apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Informações de bastidores dão conta que a adesão causou grande surpresa entre os correligionários do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), candidato a governador.

Segundo fontes de Campina Grande, a adesão teria sido articulada pelo filho de Tatiana Medeiros, o ex-vereador Cassiano Pascoal (PSL), nomeado recentemente no cargo de Diretor Executivo de Administração e Finanças da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O primeiro compromisso de Ricardo Coutinho e Tatiana Medeiros foi marcado para esta sexta-feira (5). De acordo com a assessoria do socialista, ele visita o shopping popular Edson Diniz, localizado no centro de Campina Grande. Na oportunidade, também receberá a adesão formal da candidata peemedebista.


parlamentopb
Foto: Polêmica Paraíba

Secretário de Cultura de Patos divulga programação para este final de semana



A população patoense poderá aproveitar uma programação diversa neste final de semana, as opções vão desde cinema infantil, lançamento de livro à exposição de arte com materiais reciclados.

Dando início à agenda cultural Patos recebe o Projeto Cine Treloso que a partir das 20h, ao lado da Praça Getúlio Vargas, exibirá filmes para o público infantil, dentre as opções estão: Up Altas Aventuras, Toy Story 2, Enrolados e Os Muppets.

Já para a manhã de sábado, a partir das 10h, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, haverá o lançamento do livro Vidas Singulares, do escritor patoense Wilame Jansen. “Essa obra é mais um romance do escritor, retrata aspectos culturais, econômicos e sociais de Patos no período de 1920,” comentou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Romildo Sousa.

Na noite do sábado, encerrando a programação da agenda desta semana, será aberta a exposição Metal Solidário, do artista Josimar de Sousa, às 20h, no Centro de Cultura. “Serão mais de 40 peças feitas pelo artista, num trabalho de mais de seis meses de execução. São peças belíssimas, será um ótimo momento,” conclui o secretário.

Kamyla Lopes
 

FIP abrirá nova cota para o FIES


Na próxima quinta-feira (11) a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo Financiamento Estudantil nas FIP, fará a abertura da cota do FIES referente ao mês de setembro. Será liberado o valor de 1 milhão de reais em cotas, para que os alunos possam financiar a graduação.

A Comissão estará reunida a partir da 10h na sede da Fundação Francisco Mascarenhas para a liberação da cota. Para informações sobre o Fies pode entrar contato com a CPSA, pelo telefone (83) 3421-7300 ou pelo e-mail cpsa@fiponline.com.br. Os alunos também podem ir pessoalmente à sala da Comissão, que fica na Unidade I das FIP, Bloco A, 1º andar. 

ASCOMFIP

Prefeitos e ex-prefeitos do Sertão não seguem Mineral e reafirmam apoio à reeleição de Ricardo

Os prefeitos de Assunção, Rafael Oliveira (PSD); de Salgadinho, Débora Cristiane (PSDB); e de Desterro, Rosângela Leite (PSB); não acompanharão a decisão do deputado estadual Antônio Mineral (PSDB) e reafirmaram apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação ‘A Força do Trabalho’. A mesma decisão foi tomada pelos ex-prefeitos de Assunção, Vogel Oliveira (PTB), e de Salgadinho, Luciano Morais (PSDB).

As lideranças políticas do Sertão paraibano foram recebidas pelo governador na noite desta segunda-feira (1), em João Pessoa, e reafirmaram que seguem firmes com Ricardo em reconhecimento às obras que estão beneficiando seus municípios, como a Rodovia da Reintegração e a Adutora Patos-Assunção. Ricardo agradeceu o gesto e disse que a demonstração de confiança dos prefeitos e ex-prefeitos é fruto do compromisso que sua gestão tem tido com a população, sobretudo, a que mais precisa.    

“Em pouco mais de três anos, foram concretizados sonhos antigos do nosso povo. Não poderia agir diferente, porque o povo de Salgadinho tem compromisso, responsabilidade e reconhecimento aos benefícios conquistados por nosso município e região”, disse a prefeita Débora.

O prefeito Rafael Oliveira fez questão de destacar algumas obras importantes do governo de Ricardo em seu município, como a construção da adutora Patos-Assunção, a estrada ligando Assunção a Patos e as 40 casas populares construídas pela gestão do PSB. “Ricardo precisa ser reeleito por mais quatro anos por tudo vem realizando e para dá continuidade a obras essenciais para o desenvolvimento da nossa região e do nosso Estado”, observou.

Já a prefeita de Desterro, Rosângela Leite, lamentou a decisão do deputado Antônio Mineral de romper com o governador que fez a Rodovia da Reintegração e levou água para a população da região. “Vamos trabalhar mais do que nunca para garantirmos mais quatro anos para Ricardo, que foi o governador que mais trabalhou por Desterro e região. Tenho certeza que o povo saberá ser grato e votará fechado com Ricardo no dia 5 de outubro”, sentenciou.
 
pbagora

Polícia apreende 483 quilos de drogas em oito meses na Região Metropolitana de João Pessoa


A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), fez a apreensão de mais 61 tabletes de maconha prensada (61 quilos), desta vez na comunidade Paulo Afonso, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, numa ação na noite de quarta-feira (3). Com esta apreensão, nos oito primeiros meses deste ano, já 483 quilos de entorpecentes (maconha, cocaína e crack) apreendidos. A DRE atua em todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa.

O dado foi revelado na manhã desta quinta-feira (4), pelo Superintendente da 1º Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), Wagner Dorta. Para ele, o número é o resultado de uma repressão qualificada eficaz realizada por meio de ações das Polícias Civil e Militar. “O trabalho realizado pela DRE é sério e pautado na inteligência policial. É importante destacar que ao retirarmos a droga de circulação, estamos impedindo a comercialização do principal produto que financia a criminalidade e isso contribui também para diminuir os crimes contra a vida”, disse Dorta.

A droga apreendida na quarta-feira (3) na comunidade Paulo Afonso, em Jaguaribe, estava escondida em uma mata na localidade e de acordo com as investigações, pertencia à Robivan Oliveira da Silva, de 24 anos e a Alexandre Alves da Silva, de 29. Os dois foram presos em flagrante. Com eles, também foram apreendidos uma balança de precisão, uma pistola, um revólver e munições.

De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Murilo Terruel, eles são acusados de comercializar o entorpecente em bairros da capital e dividiam as funções. Um negociava a maconha e o outro era responsável pelas finanças do comércio ilegal. “Recebemos a denúncia e montamos campana para investigar a venda do entorpecente. Após cinco dias, conseguimos desarticular o esquema e chegamos ao esconderijo. Descobrimos que um dos presos é reconhecido como o principal fornecedor de maconha na Região Metropolitana e ele tem ligações com outros criminosos, que estão sendo investigados e que serão punidos”, disse Terruel.

Ainda de acordo com o titular da DRE, o material apreendido e os presos foram encaminhados para Central de Polícia, no bairro do Varadouro, na capital, onde serão ouvidos e depois serão encaminhados para o Presídio do Róger, para aguardar a decisão da Justiça.  O delegado Allan Murilo Terruel acrescentou que mais ações de combate ao tráfico de drogas serão realizadas em cidades da Região Metropolitana. “As investigações não param. Nosso trabalho é intenso. O objetivo é combater o crime por meio de operações de médio e grande porte, sempre com o uso da Inteligência policial e da integração entre PC e PM”, afirmou a autoridade policial.

Disque Denúncia – Um dos instrumentos de grande importância para o trabalho policial é a colaboração da comunidade, que pode auxiliar tanto na prevenção de crimes como na elucidação de investigações. O número 197 - Disque Denúncia da Seds é o meio para isso.

O superintendente da 1º Reisp, Wagner Dorta, ressalta que as informações têm chegado ao setor de Inteligência e as delegacias especializadas usam esse material, que é checado e investigado, para fazer um trabalho importante. “As denúncias são mais elementos que dão força às ações policiais, em especial às investigações. Servem de contribuição da população para a redução da criminalidade, já que Segurança Pública é responsabilidade de todos. Contudo, é inegável que o principal trabalho é das Polícias e dos serviços de Inteligência”, afirmou.

O 197 é um serviço gratuito, no qual o sigilo da informação e a identidade do denunciante são garantidos. O telefone está disponível 24h por dia.

Secom

Paraíba capacita 10 mil ACS e técnicos da atenção básica em “Caminhos do Cuidado”




O Ministério da Saúde, em parceria com as escolas técnicas da Paraíba, está em processo de formação de cerca de 10 mil agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da atenção básica dos 223 municípios paraibanos. O foco central é a qualificação dos profissionais em saúde mental, no atendimento a usuários de crack e outras drogas.

Em Patos duas turmas comportas de profissionais de saúde de Vista Serrana, Malta e Matureia estão recebendo instruções no Cerest e no auditório do SAMU. São 60 horas aula, sendo 40 em sala de aula e 20 horas com prática na unidade do PSF.

A 3ª Macrorregião, que compreende as áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel, é coordenada por Shirlene Queiroz. Quatro tutores estão empenhados na transmissão dos conhecimentos: Liliane Sena, Diego Andrade, Giovânia Araújo e Ingrid Rodrigues.

Os municípios do Vale do Sabugi já receberam a qualificação, além de Santa Terezinha, Emas, Catingueira e parte dos localizados na área de Teixeira. A pretensão do Ministério da Saúde com essa formação através do projeto “Caminhos do cuidado”, é melhorar a atenção, tanto aos usuários de drogas como a seus familiares.

O crescimento do consumo de drogas, com destaque ao crack, álcool, vem merecendo grande atenção dos órgãos de saúde pública, que buscam ampliar ferramentas de enfrentamento a esse problema, que tem causando tantos transtornos para as famílias, à sociedade como um todo. No Brasil estão sendo formados quase 300 mil profissionais ligados à saúde primária. “Os agentes comunitários de saúde e os técnicos de enfermagem já fazem esse acompanhamento aos usuários e familiares. Esse curso visa ampliar as potencialidades dessa atenção, quais caminhos a seguir para humanizar mais esse atendimento, que decisões pode ser tomadas para melhorar esse cuidar”, comentou Liliane Sena, uma das tutoras.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Prefeita Francisca Motta decreta luto oficial pelo falecimento do ex-vereador Francisco Antônio de Maria ‘Chico Bocão’



A PREFEITA CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE PATOS (PB), no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica do Município de Patos, e:

Considerando o falecimento na tarde desta quarta-feira, 3 de Setembro de 2014, do ilustre patoense FRANCISCO ANTÔNIO DE MARIA, carinhosamente conhecido por “CHICO BOCÃO”, Ex- Vereador;

D E C R E T A: 

Art. 1º - Fica Decretado LUTO OFICIAL por três dias no âmbito do Município de Patos em virtude do falecimento do patoense FRANCISCO ANTÔNIO DE MARIA, ocorrido na tarde deste dia 3 de Setembro de 2014.

Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua  publicação.

GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE PATOS (PB)
3 de Setembro de 2014.
  
FRANCISCA GOMES ARAÚJO MOTA
Prefeita Constitucional

Polícia frustra assalto em Guarabira e quadrilha é desarticulada


A Polícia Civil, por meio da 8ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), com sede em Guarabira, prendeu três pessoas e apreendeu um adolescente, na tarde da última quarta-feira (3), no centro de Guarabira. Eles são acusados de praticar assaltos e traficar drogas em cidades que compõem a região do Brejo.

De acordo com o delegado Walter Brandão, os presos Severino do Ramo de Lima Araújo, de 30 anos, Maria da Penha Alexandre, de 50 anos e Jarisson dos Santos Silva, de 18, estariam articulando um assalto a uma joalheria no comércio de Guarabira. “A Polícia Militar recebeu a denúncia e nós encaminhamos as equipes de policiais até o local. Ao chegarmos lá surpreendemos os três, que estavam em companhia de um adolescente. O grupo portava munições, um fuzil e uma espingarda”, disse o delegado.

Segundo as investigações, a quadrilha é conhecida por realizar assaltos à mão armada em estabelecimentos comerciais na região de Guarabira e ainda existem denúncias que os três adultos são envolvidos com tráfico de drogas, comercializando entorpecentes para financiar outros crimes. “Vamos levantar todas as informações dos envolvidos. Desarticular esse grupo criminoso demonstra a forma como as polícias têm trabalhado, com foco na integração das forças e na inteligência policial”, frisou Brandão.

O grupo vai responder por tráfico de drogas, formação de quadrilha, assalto a mão armada e ainda uso de munição restrita às forças armadas.

Secom

Presidente da Câmara convida população para participar do Diálogo Público do TCE, em Patos



A Presidente da Câmara Juvenal Lúcio de Sousa, Nadigerlane Rodrigues, está convidando toda a população patoense para participar de um evento que será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no próximo dia 12 de setembro, em Patos.

O Diálogo Público Paraíba será realizado no Fórum Miguel Sátyro, a partir das 8h e tem como objetivo difundir entre os paraibanos o interesse pelo controle social.
 
A iniciativa é uma excelente oportunidade  de lembrar ao cidadão que ele é o principal agente púbico: Essa é a essência do controle social, prestar contas com a população, que deve fiscalizar, estar atenta, isso só valoriza a cidadania”, destacou
 
O evento terá como palestrantes o conselheiro André Carlo Torres Pontes, ouvidor do TCE-PB e coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO-PB, com o tema é ‘Transparência – Um instrumento à disposição da cidadania’. ‘O Ministério Público de Contas e o Controle Social’, terá como Elvira Samara Pereira de Oliveira, procuradora do Ministério Público junto ao TCE-PB.

O auditor de contas públicas do TCE-PB, Fábio Lucas Meira de Souza Barbosa, fará uma apresentação das ferramentas de controle, disponibilizadas pela Corte de Contas, para a facilitação do controle social.  A ‘Auditoria Operacional’, será tema de exposição de Josedilton Alves Diniz, auditor de contas públicas do TCE-PB, professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba. A previsão é de que as palestras se encerrem por volta das 12h45, quando se iniciarão os debates. 
 
As inscrições já estão disponíveis e podem ser efetuadas, gratuitamente, no endereço eletrônico do TCE: http://portal.tce.pb.gov.br/ . As pessoas que não dispõem de internet, ou sentirem alguma dificuldade na inscrição online, poderão efetuá-la presencialmente, no local do evento.  

Atenciosamente:

Luanja Dantas

Pesar




CÂMARA MUNICIPAL DE PATOS-PB
Casa Juvenal Lúcio de Sousa

NOTA DE PESAR

A câmara Municipal de Patos, através de sua mesa diretora, vem de público lamentar a morte do ex vereador Francisco Antonio de Maria (Chico Bocão) ocorrida na manhã desta quarta feira, dia 03 de setembro, em Patos-PB, e solidarizar-se com a profunda dor da família desse que foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores homens públicos do Sertão Nordestino. Durante os mais de 50 anos de vida pública, Chico Bocão cumpriu com sabedoria, por 10 vezes, o mandato de vereador de Patos-PB, deixando um legado único de trabalho. Para nós patoenses, ele deixa o exemplo de homem dedicado ao lar, aos amigos e aos problemas da sociedade. Sobretudo, em defesa dos menos favorecidos.

Deixa ainda o exemplo de pessoa do bem, honesta e batalhadora. Será lembrado sempre como cidadão honrado e de uma grandeza particular: a humildade.

Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes

PRESIDENTE

Arquivo do blog