Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CTA/SAE: Serviço realiza ação itinerante no Centro de Especialidades Frei Damião




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) realizou mais uma ação itinerante nessa quinta-feira (11), dessa vez no centro de Especialidades Frei Damião, localizado no Centro da cidade de Patos-PB. Uma equipe de profissionais do serviço realizou testes rápidos de HIV e Sífilis, bem como fez a distribuição de preservativos e orientou as pessoas sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Antes dos testes, a psicóloga do serviço faz um breve trabalho de aconselhamento ao paciente sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis, importância da prevenção e da realização dos testes. Também são repassadas orientações acerca da importância do uso dos preservativos masculino e feminino.

“Nossas ações itinerantes têm tido uma grande aceitação das pessoas, e na oportunidade sempre informamos sobre outros serviços que oferecemos na sede, a exemplo do teste laboratorial das hepatites B e C, além de assistência social e atendimento em psicologia”, relatou a psicóloga Renata Ferreira.

A coordenadora do CTA/SAE, Fátima Salomão Leitão, lembrou que o serviço também atende aos municípios circunvizinhos, e que as pessoas podem comparecer para receber os atendimentos.

Durante os testes rápidos, caso alguma doença seja detectada, o paciente é imediatamente encaminhado para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), que funciona na Rua João Soares, nº 117, bairro Brasília. Lá o paciente é acompanhado e realiza o tratamento adequado.

Helio Barbosa

Legislativo patoense participa "Diálogo Público"


A Presidente da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues, participou na manhã desta sexta-feira, 12 de setembro, no Fórum Miguel Sátiro, do “Dialogo Publico”, evento realizado pelo Tribunal de Contas da Paraíba.

O “Dialogo Publico” é uma iniciativa da Corte de Contas paraibana para interagir com os cidadãos e estimulá-los a fiscalizar o emprego dos recursos públicos. O Tribunal de Contas da Paraíba está mobilizando os cidadãos paraibanos para que conheçam as formas de exercer a fiscalização dos recursos públicos.

Para a Vereadora Nadir Rodrigues momentos como esse torna os cidadãos mais atuantes nas gestões publicas. “É importante saber como cobrar e fiscalizar o dinheiro arrecadado pelos cofres públicos, a população viu que tem em mãos ferramentas para acompanhar o trabalho e os gastos do gestor, inclusive até uma criança consegue fazer esse acompanhamento, é do interesse de todos os Gestores sérios e comprometidos com o povo, acabar com a corrupção, essa iniciativa do Tribunal de Contas é louvável, o Conselheiro Fabio Nogueira vem realizando um trabalho brilhante por todo o Estado” disse a Presidente da casa Juvenal Lucio de Sousa.

Prestigiou também o evento apresentado pelo conselheiro Fábio Nogueira, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba e demais auditores, a Prefeita Francisca Motta, agentes e gestores públicos; os presidentes das Câmaras municipais de Quixaba, Adean Rufino; de Cacimbas, Antônio de Pádua; e de Teixeira, Ederivaldo Macário, Contadores de Patos e região, alunos de Escolas Publicas, Contadores e diversos populares. 

Ascom

Secretária estadual de educação recebe avaliação da Liga Pela Paz






O processo de implantação da metodologia Liga Pela Paz na Paraíba vem avançando a cada dia. Depois de sua fase inicial, com palestras de sensibilização, formação de educadores, reuniões com coordenadores, as atividades em sala de aula já estão em franco desenvolvimento, um estágio aguardado com bastante ansiedade pelos professores. Eles agora associam as emoções do aluno a favor de um ensino de resultados positivos, de uma cultura de paz que possibilite interação harmoniosa na comunidade escolar, redução de atos violentos e inclua socialmente os estudantes.
 
Nesta quinta-feira, 11 de setembro, a consultora pedagógica da organização Inteligência Relacional, Maíse Cordeiro, se reuniu com a secretária de educação do Estado, Márcia Lucena. Nesse encontro Maíse fez a entrega do relatório com avaliação dos encontros de formação inicial feita pelos 2.200 professores de 1º a 5º ano.
Segundo Márcia Lucena, o relatório entregue é uma importante ferramenta para a gestão da secretaria de educação. “Estamos contentes com o resultado da qualificação que foi tida por todos como um importante marco na educação pública do estado, possibilitando aos educadores o aprendizado sobre suas emoções, fortalecendo a cultura de paz nas escolas e maior aprendizado” comentou a secretária.

Para a formação que aconteceu com professores de 400 escolas de 139 municípios paraibanos, houve dedicação, comprometimento dos responsáveis pela organização dos espaços, desde a preparação de salas, auditórios, das refeições, na acolhida em geral. O material pedagógico, bem como o desempenho dos consultores pedagógicos foi considerado ótimo por 90% dos participantes da formação.

As emoções estão sendo trabalhadas intensamente visando à interatividade, ao diálogo e ao desenvolvimento de atitudes positivas pelo alunado. Os professores, à medida que entendem com maior profundidade as experiências emotivas dos educandos, conseguem conduzir eficazmente o processo de formação educacional.

Secretaria de Agricultura divulga calendário para o cadastro do Garantia Safra


Cledilma Cordeiro

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Agricultura, realizada na segunda-feira (08), no Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, o secretário de Agricultura Sebastião dos Santos Lima, repassou aos presidentes das Associações Rurais e conselheiros, o calendário de visitas da equipe que fará o cadastro dos agricultores familiares para o Garantia Safra 2014/2015.

De acordo com o secretário, o cadastramento é uma ação conjunta da Secretaria de Agricultura e da Emater, e as visitas que foram iniciadas já na manhã desta terça-feira, 9, na Comunidade Mocambo, seguem até o final do mês.

A reunião contou, também, com a participação de Simone Moura, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que falou com os produtores sobre o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e com representantes do Cooperar, que aproveitaram o momento para pedir aos agricultores que fizessem uma avaliação das ações do projeto no município e abriram espaço para a apresentação de novos projetos.

“Essa reunião de hoje foi muito importante, pois contou com representantes do Seguro Safra, do PAA e do Cooperar, que veio fazer uma análise sobre os projetos desenvolvidos junto aos produtores rurais e também elaborar novos projetos. Além disso, quero destacar o fato de que também falamos sobre o Seguro Safra, onde Patos está aguardando apenas, a liberação da parcela, por parte do MDA, referente ao ano de 2013, e que a Secretaria de Agricultura, já a partir desta terça-feira, estará realizando o cadastramento dos agricultores para o Seguro Safra 2014/2015”, ressaltou Sebastião.

O presidente da Associação Rural da Comunidade Mucambo, Manoel Messias, também falou sobre o encontro e disse estar muito satisfeito. “Faço uma avaliação muito boa deste momento, até porque foram debatidas questões ligadas ao MDA, que são muito importantes para o homem do campo e, aqui na nossa região, com certeza, os agricultores estão sendo beneficiados”, avaliou.

Cadastro Garantia Safra 14/15

DATA
HORA
COMUNIDADE
LOCAL
9/set
8h
Mocambo
Assoc. Mocambo de Baixo
10/set
8h
Trincheira
Residência de Seu Osmundo
11/set
8h
Riacho da Catingueira e Pedra Branca de Osmar
Assoc. Riacho da Catingueira
12/set
8h
Conceição de Cima
Casa de Macio

10h
Conceição de Baixo
Casa de Mundinha
16/set
8h
Patativa do Assaré
Casa sede

10h
Santa Gertrudes
Associação
17/set

8h
São Bento, Bom Jesus e Panati
Associação do São Bento
18/set
8h
Sítio Fechado
Grupo escolar

10h
Sítio Cupiras
Residência de Nivalcir
23/set
8h
Campo Comprido
Agrovila
25/set
8h
Enjeitado e Pitombas
Grupo escolar

10h
Boi do Brito
Grupo escolar
26/set
8h
Serra Negra e Várzea de Jurema
Casa de Nivaldo
30/set

8h
Pedra Branca, Serra do Pedro e Pia
Associação

10h
Marrecas e poço cercado
Grupo Escolar

Ministério da Saúde realiza oficina sobre o Mais Médicos em Patos





Aconteceu na última quarta-feira 10 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde a II Oficina Locorregional do Programa Mais Médicos do Brasil, oferecida pelo Ministério da Saúde, com a presença de médicos que atual em toda a regional.

Pela manhã houve o painel: Manejo clínico de saúde mental na atenção básica, uma discussão sobre a atuação da equipe do PSF no atendimento a usuários que apresentam transtornos metais, os protocolos que devem ser seguidos.

No período da tarde aconteceu a formação de grupos de trabalho por região ou aproximação geográfica para discutir: Matriz diagnóstica das dificuldades e das potencialidades encontradas para qualificação das ofertas de saúde de saúde mental na atenção básica.

No final do encontro, com a maioria de médicos cubanos, houve escuta do Programa Mais Médicos sobre as dificuldades, estratégias, ferramentas e encaminhamentos dos presentes.

Marcos Eugênio

Hospital recebe máquina automática que lava 240 quilos de roupa


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro recebeu esta semana para o setor de lavanderia uma moderna máquina, toda automatizada, que consegue lavar de uma única vez 240 quilos de roupa.

Para a máquina, que pesa sete toneladas, entrar na lavanderia, foi necessário derrubar uma parede. O operador tem o trabalho apenas de colocar a roupa e a máquina se encarrega de dosar a quantidade de produtos químicos usado na assepsia.

Antes o processo era demorado e exigia maior participação do operador, sendo preciso após a lavagem, realizar a centrifugação em outra máquina. Esta, que custa em torno de R$ 300 mil, faz todo esse trabalho e a roupa é depositada em três grandes cestos.

Um total de 28 hospitais estaduais está recebendo o maquinário, que melhora a rotatividade de roupas, desde lençóis e rouparia dos funcionários.
 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SES realiza oficina de monitoramento E-Sus em Patos








Aconteceu nesta quarta-feira 10 no auditório de Odontologia das FIP em Patos, uma oficina de monitoramento do E-Sus. Participaram do encontro coordenadores da atenção básica de saúde e digitadores das 6ª e 11ª gerências regionais de saúde, respectivamente as áreas de Patos e Princesa Isabel.

A oficina foi conduzida por Chênia Maria Félix, coordenadora estadual da atenção básica e técnico em informática, Sérgio Lisboa. Eles vieram tirar dúvidas dos gestores e reforçar a estratégia dos municípios em trabalhar com o E-Sus, software que moderniza a alimentação de dados do SUS, visando melhorar o atendimento da população. “O E-Sus é alimento por todo tipo de informação que a equipe da atenção básica realiza no cotidiano de seu trabalho”, comentou Chênia.

Esse monitoramento da SES em relação ao E-Sus já foi realizado em nove das treze gerências regionais. Chênia Félix informa que muitos municípios ainda sentem dificuldades de implantar o sistema, seja por falta de computadores, por carência de digitadores, que necessitam de capacitação técnica para atuar com tal sistema (E-Sus), além de dificuldades de equipes sobre o processo de trabalho, no registro das informações.

“O E-Sus permite que os gestores e as equipes do PSF possam analisar melhor seus indicadores, seu processo de trabalho, produção diária, do mês, quantas famílias tiveram visitam domiciliar, dentre muitas outras informações”, explicou Chênia.

 
Marcos Eugênio

Arquivo do blog