Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Servidores recebem novo fardamento e imunização contra Hepatite B e Tétano



Em atividade realizada na manhã desta quinta-feira, dia 18, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Secretaria de Serviços de Públicos de Patos fez a entrega de fardamentos e ofereceu aos servidores, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vacinação contra a Hepatite B e o Tétano.

O secretário Raniere Ramalho participou do encontro e destacou a importância dessa ação, bem como, da colaboração de toda equipe do CEREST, e parabenizou o Município pela política de valorização dos servidores públicos que vem desenvolvendo.

“Eu faço uma avaliação muito positiva desse encontro, aonde a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos, está cuidando bem da saúde do Servidor Público Municipal. Quero agradecer a coordenação do CEREST e parabenizar a prefeita Francisca Motta, que tem se preocupado em implantar políticas de valorização dos servidores municipais”, declarou Raniere.

“Esta é uma iniciativa muito importante e o CEREST, como um órgão que tem a preocupação com a prevenção do adoecimento do trabalhador, vai estar sempre aberto para o desenvolvimento de atividades desse cunho promovidas em parceria com o Município”, observou a coordenadora do CEREST, Claudia Miranda.

A técnica do setor de imunização da UBS Osman Ayres, Veruska Romano, reforçou a importância da ação desenvolvida hoje. “Facilitar o acesso desses trabalhadores a este serviço é de suma importância, uma vez que estas vacinas são necessárias à proteção deles e são poucos os que as procuram as Unidades”, destacou.

Alguns dos servidores, que receberam o fardamento e foram vacinados mostraram-se muito satisfeitos e também avaliaram o momento como muito positivo.

“Sou um funcionário público da Prefeitura há mais de 20 anos e, para mim, são muito importantes os serviços que estamos recebendo aqui, pois sou vigilante no Cemitério São Miguel e com o fardamento as pessoas logo me identificam, e a vacina também é muito importante pra gente”, ressaltou o servidor Evilásio Alves.

O senhor Francisco das Chagas e as senhoras Erinalda Ferreira e Joana Nunes Feitosa reforçaram a importância dessa política de valorização do servidor municipal. “É muito importante para todos nós recebermos esses equipamentos e tomarmos essa vacina, pois assim a gente se previne dessas doenças. O secretário nunca relaxou quanto à reposição de nossos materiais de trabalho e está sempre nos dando essa assistência”, comentaram os servidores.

Cledilma Cordeiro

Governo do Estado inaugura nova adutora do município de Sertãozinho


O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (19), a adutora do município de Sertãozinho, que vai atender mais de 4,6 mil habitantes com água de qualidade nas suas torneiras pelos próximos 20 anos. O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, conduziu a solenidade de inauguração da obra, juntamente com diretores da companhia e autoridades locais. 

Foram investidos R$ 500 mil, com recursos próprios, para a construção de 6,6 km de adutoras. O sistema antigo era ineficiente e a nova adutora complementará o abastecimento, saindo do reservatório no município de Duas Estradas até o reservatório elevado em Sertãozinho.

Quando estivemos aqui há seis meses na emissão da ordem de serviço para que a Cagepa pudesse iniciar a obra, sentia no olhar da população a angústia pela falta de água. Hoje, tenho a satisfação e a alegria de celebrar essa inauguração importante com o povo da cidade de Sertãozinho, que não vai mais sofrer com a dependência de carros-pipa e terá a certeza de água nas torneiras pelos próximos 20 anos”, destacou Deusdete Queiroga.

O presidente da Cagepa também explicou que as equipes de manutenção da Companhia estão executando uma força-tarefa para consertos de vazamentos na cidade, já que a tubulação estava ressecada por não receber água há tanto tempo.

Mais obras – O calendário de inaugurações de obras de abastecimento de água e saneamento continua por todo o Estado. De acordo com Deusdete Queiroga, está prevista para breve a entrega de outras obras, como a adutora de Nazarezinho, a adutora de Brejo do Cruz, o sistema de abastecimento de Barra de Cima, distrito da cidade de São Bento, e o sistema de abastecimento de água na cidade de Paulista.

A adutora de Sertãozinho é uma obra típica de um Governo que escuta a população, que busca atender a demanda do povo da Paraíba e tem feito isso nos diversos recantos do Estado. Para lembrar algumas obras importantes, entregamos recentemente a adutora Araçagi-Guarabira; estamos construindo a adutora Pirpirituba até Belém para resolver o problema de Belém, Logradouro e Caiçara, que há pouco mais de um ano estava com o sistema em colapso total; e estamos construindo também a adutora de Jandaia, barragem que foi concluída, levando água de Jandaia até Cacimba de Dentro e atendendo a quase 100 mil pessoas”, disse. 

População satisfeita – Os moradores de Sertãozinho se mostraram satisfeitos com o fato de ter água em casa. “A gente sofria muito e reclamava há anos, mas a água nunca chegava. Estou muito feliz, porque água é vida, a gente precisa dela para tudo”, comentou a dona de casa Neide Campelo.

A professora Francinete Pontes mora em Sertãozinho há mais de 40 anos e não conteve o sorriso ao ver a água jorrar na praça da cidade, em ato simbólico da solenidade. “É uma satisfação, uma alegria muito grande poder ver esse momento. A gente sabe o quanto nosso povo sofreu com os carros-pipa e agora chega água de qualidade nas casas. Eu participei de várias plenárias do Orçamento Democrático na região, levando essa reivindicação ao Governo, que notou a nossa necessidade e nos atendeu. É uma gratidão imensa”, disse.

Secom

Ibope pode ser investigado na Paraíba


O Partido da Pátria Livre (PPL) na Paraíba requereu, nesta quinta-feira (18), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dados internos das seis pesquisas encomendadas pelo Sistema Correio de Comunicação ao Instituto Souza Lopes sobre a disputa eleitoral deste ano no Estado. Das cinco consultas, até agora cinco foram suspensas pela Justiça por indícios de irregularidades.
 
Contratada pelo PPL, a advogada Jaciane Ribeiro revelou que foram solicitadas à Corte Eleitoral cópias de todos os questionários das seis pesquisas feitas pelo Instituto Souza Lopes, 
com
 data, cidade, bairro, hora, bem como cópias dos contratos de prestação de serviços entre a empresa contratada e a contratante. “Solicitamos também cópias das Notas Fiscais emitidas à época de cada serviço prestado, além dos comprovantes de recolhimentos dos tributos”, adiantou a advogada.
 
“O objetivo do partido é comprovar se realmente o Instituto Souza Lopes foi a campo para fazer a nova consulta ou se está usando dados de pesquisas anteriores que foram canceladas pela Justiça”, completou Jaciane, acrescentando que o instituto, mesmo já acumulando multas aplicadas pela Justiça Eleitoral paraibana de mais de R$ 200 mil, registrou nova pesquisa junto ao TRE.
 
Para o advogado Francisco Ferreira, que representou o candidato a deputado estadual Leandro Wagner (PPL) nas ações que resultaram na suspensão de cinco pesquisas Souza Lopes, a nova consulta registrada pelo instituto também apresenta irregularidades. “Para se ter ideia, no questionário sobre as intenções de voto para presidente da República, o instituto apresenta os nomes das siglas de todos os candidatos, exceto o da candidata Dilma Rousseff (PT)”, observou.
 
“No Mato Grosso, um instituto foi multado por ter divulgado pesquisa onde no questionário constava apenas uma letra errada no nome do candidato. Imagine então a omissão da sigla do partido?”, questionou o advogado.
 
Pesquisa Ibope - O advogado Francisco Ferreira revelou que está acionando o Ministério Público Federal para apurar, na esfera penal, a “mágica” que o Instituto Ibope, contratado pelo Sistema Paraíba de Comunicação, está fazendo para calcular a margem de erro e o nível de confiança das pesquisas que tem realizado no Estado.
 
“Na pesquisa que o Ibope deve divulgar nos próximo dias, a margem de erro é de 3%, com intervalo de confiança de 95%. O problema é que, para atingir essas margens, a pesquisa deveria ouvir no mínimo 1.065 pessoas. Porém, consta registrado no TRE, que o Ibope só entrevistou 812 pessoas, ou seja, quase 300 a menos que o estipulado”, observou o jurista. “Com isso, o Ibope economiza tempo, recursos físicos, humanos e financeiros”, completou Francisco Ferreira, acrescentando que consultou profissionais da área de estatística para chegar a essa conclusão.

parlamentopb

Governo entrega primeiro helicóptero da Segurança Pública nesta sexta-feira

O Governo do Estado entrega nesta sexta-feira (19) o primeiro helicóptero do Estado. A aeronave modelo "Esquilo B" foi batizada de "Acauã" e vai servir à Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.

A solenidade acontece às 9h, no Aeroclube da Paraíba, 
com
 as presenças do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira da Silva; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, entre outras autoridades. O local será a base do Grupamento Tático Aéreo (GTA), comandado pelo coronel da Polícia Militar João Erivaldo de Pontes. Na mesma oportunidade, serão entregues dois rabecões para o Instituto de Polícia Científica.
 
De acordo com o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o helicóptero vai reforçar a capacidade de operacionalização das ações policiais e atendimento à população. “É uma ferramenta de grande importância, pois aumenta o poder de operação dos órgãos ligados à Seds e ajuda a salvar vidas, atendendo tanto no que se refere ao enfrentamento à criminalidade como no salvamento de pessoas, pois o equipamento foi customizado também para esse fim. A sua contribuição para a Segurança é imensurável”, frisou Cláudio Lima.
 
O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (KM/h). 
 
Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.
 
Grupamento Tático Aéreo (GTA) – Uma equipe intitulada Grupamento Tático Aéreo (GTA), criado pela Medida Provisória 221/2014, é formada por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo, e vai operar o helicóptero em regime de escala, diariamente. Serão no mínimo 60 horas de voo por mês. No GTA, todos os oito responsáveis pelo trabalho com a aeronave são policiais militares, civis  e bombeiros militares. 

Secom

Creche Padrão PROINFÂNCIA já está sendo construída no Conjunto Geralda Medeiros



A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, já iniciou a construção de uma Creche (PROINFÂNCIA), no Conjunto Geralda Medeiros. A obra beneficiará diretamente 250 crianças dos bairros Bivar Olinto, Vila Teimosa e do Geralda Medeiros. 

Trabalhos de terraplanagem já foram realizados em outras duas áreas da cidade, a exemplo do Conjunto dos Sapateiros, e do Campo de Totô no bairro Monte Castelo, para que também se iniciem os trabalhos.

De acordo com a prefeita Francisca Motta, a cidade de Patos está acompanhando os avanços na Educação Municipal, seja através da climatização das salas de aula, dos resultados positivos no IDEB, da entrega dos notebooks aos professores, da instalação de novas carteiras nas escolas, e agora, com o início da construção de quatro creches padrão, que irão beneficiar mil crianças na cidade. 

“A creche do Conjunto Geralda Medeiros já está avançada, estamos acompanhando de perto, para que a exemplo de outras obras do Município, esta também se desenvolva de forma rápida, para logo beneficiar as mães e as crianças do bairro. Com esse trabalho, nós estamos reforçando a nossa preocupação com as crianças na fase mais importante, que é a primeira infância”, destacou a Prefeita. 

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Município, Assunção Trindade, a creche do Conjunto Geralda Medeiros já está em fase de receber as paredes.

“No bairro Geralda Medeiros nós já fizemos a pavimentação e a estrutura está pronta para colocar as paredes, construídas em PVC armado com concreto, o que dá celeridade a construção premoldada. No Conjunto dos Sapateiros e no Monte Castelo estamos concluindo os aterros. Passada essa fase, a empresa já inicia a construção e, em um prazo de 60, 90 dias, a creche já estará toda montada, devido o tipo de construção”, explicou.

A secretária de Infraestrutura informou ainda, que além dessas, uma quarta creche será construída no bairro Novo Horizonte. Cada creche beneficiará 250 crianças na fase da primeira infância, de 0 a 6 anos.

O município conta com onze creches em funcionamento, onde são atendidas mais de mil e duzentas crianças com idade entre oito meses e cinco anos nos bairros São Sebastião, Jatobá, Belo Horizonte e no Distrito de Santa Gertrudes.

As novas creches em construção fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro Infância), suas estruturas são idênticas a Creche Modelo, que há dois anos, já beneficia 250 crianças no bairro Mutirão em Patos e recentemente foi totalmente climatizada.

Cledilma Cordeiro

26 municípios paraibanos podem ter recursos bloqueados






Na Paraíba, 26 municípios ainda não fazem parte do cadastro do SIACS – Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde. Em razão disso podem até ter recursos federais bloqueados, segundo Jamacyr Mendes Justino, membro do Conselho Estadual de Saúde.

Ele esteve reunido com presidentes de conselhos municipais e gestores da 6ª Região de Saúde nesta quinta-feira 18 em Patos, momento de escuta dos problemas vividos por cada localidade e também de orientações sobre o cadastramento junto ao SIACS.

Na região de Patos quatro municípios ainda não se cadastraram no sistema: Passagem, Emas, Desterro e São José do Sabugi.  O SIACS permite, através do banco de dados de todos os conselhos municipais de saúde do país, conhecer sua composição, atitudes tomadas, se esses conselhos estão seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, se fazem verdadeiro controle social, bem como se o município está respeitando a composição do Conselho Municipal como prevêem as resoluções.

Diretrizes do Conselho Municipal de Saúde

Mobilizar a sociedade em defesa do direito à saúde e fortalecer os órgãos de controle social dos SUS;
Fortalecer o sistema de participação social na formulação e no controle de execução da política de saúde;
Participar da formação e controle da execução da política de gestão do trabalho na execução meramente em saúde;
Acompanhar o desenvolvimento e a incorporação de tecnologias e insumos estratégicos em saúde no SUS


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Resultado da eleição do Sindicato dos Jornalistas da PB

A Chapa 1 – Linha Independente, única inscrita no pleito, obteve 91 votos, sendo registrado 01 voto em branco. Do total de 128 sócios aptos a votar, compareceram às urnas 92 votantes, verificando-se um quórum de 72%.

Para a Comissão de Ética, a votação teve o seguinte resultado:

Titulares
Gilson Souto Maior  - 79 votos
Thamara Maria Maia Duarte  - 76 votos
Carmélio Reynaldo Ferreira  - 72 votos

Suplentes
Luiz Barbosa de Aguiar – 71 votos
José David Campos Fernandes – 69 votos
Frutuoso Batista Chaves Neto – 68 votos

Centro de Cultura continua com exposição Metal Solidário aberta ao público


No início do mês de setembro a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Cultura de Patos lançou a exposição Metal Solidário, do escultor patoense Josimar de Sousa, que durante o período da tradicional Festa da Guia está aberta à visitação durante os turnos manhã, tarde e noite.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Cultura do Município, Romildo Sousa, a exposição é mais um opção para quem está na cidade durante o festejo. “No mês de setembro a cidade de Patos respira cultura e religiosidade, são 226 anos de festa da padroeira, e foi pensando no grande fluxo de pessoas na cidade para aproveitar o festejo, que resolvemos deixar a exposição Metal Solidário aberta ao público, também no turno da noite,” revelou.

A exposição traz lustres e castiçais dos mais diversos estilos que poderão ser adquiridas, todas as peças expostas estão à venda, contudo, a de maior valor está sendo rifada e o dinheiro arrecadado na rifa será revertido em doação para a instituição Nosso Lar Tio Juca.

“Convidamos toda população de Patos e região que visita a cidade neste momento festivo, a vir ao Centro de Cultura Amaury de Carvalho que está aberto nos horários de 8h às 12h, 14h às 17h, e excepcionalmente durante a festa, das 19h às 22h,” convidou o secretário Romildo.

O Centro de Cultura Amaury de Carvalho está localizado à Praça Edivaldo Mota - S/N, Centro.

Kamylla Lopes

Projeto sobre tecnologia da informação dá direito a bolsa de estudo



O bacharelado em Sistemas de Informação (SI) das FIP está com inscrições abertas para os cursos livres voltados a sociedade. O objetivo é aproximar a Faculdade da comunidade, através do manuseio da tecnologia e da transmissão de conhecimento. É possível se inscrever para os cursos de Informática para Concursos, Informática Básica, Montagem e Manutenção e Photoshop e Corel Draw.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até a próxima segunda-feira (22). Os cursos também são oferecidos gratuitamente, com datas de início marcadas para os dias 24, 25 e 26 de setembro. As atividades serão desenvolvidas nos laboratórios da Unidade II das FIP, Centro de Patos, em dias e horários específicos. 

Os participantes dos cursos livres estarão inseridos também no Projeto FIP SI Social. O projeto garante bolsas de estudos de 50% para quem concluir os cursos livres e, posteriormente, ingressar como aluno do curso de Sistemas de Informação, através do Vestibular das FIP.

Para saber mais sobre os cursos livres e sobre as bolsas de estudo, os interessados podem entrar no grupo FIP SI Projetos, criado no Facebook. Também é possível entrar em contato pelo telefone (83) 3421-2819 ou através do e-mail coordenador.info@ffm.com.br.

Inscreva-se agora: http://goo.gl/tjo7I7

ASCOM-FIP

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Academias de Saúde: População do bairro Jatobá destaca benefícios da prática de atividades físicas




A Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde vem investindo constantemente na promoção da saúde da população, seja através da reforma, ampliação e construção das unidades básicas de saúde ou ainda da implantação de academias de saúde.

Atualmente a cidade conta com três pólos de Academia de Saúde: praça da igreja de Nossa Senhora de Fátima no bairro Belo Horizonte, praça de Perequeté no bairro Maternidade e na praça Apolônio Gonçalves no bairro Jatobá. Além dessas três academias construídas por meio do Programa Academia da Saúde, do Ministério da Saúde, a prefeitura investiu na instalação de equipamentos em mais cinco praças, sendo os bairros: José Mariz, Salgadinho, São Sebastião, Vila Cavalcante e Matadouro, totalizando cinco pólos.

Na Academia de Saúde recém inaugurada na praça Apolônio Gonçalves, bairro Jatobá, dezenas de mulheres, homens e crianças estão usufruindo das aulas de dança e atividades físicas nos equipamentos instalados.
A educadora física, Sara Viana, pertencente ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF IV), informou que a adesão da população está sendo muito grande para participar das atividades físicas, seja na parte da dança ou na academia de saúde.

“Em relação à academia de saúde nós repassamos as orientações de como se utilizar corretamente os equipamentos. Também temos uma atividade diferenciada, porém dentro do padrão do Ministério da Saúde, que são as atividades com dança. Inclusive estamos tendo a adesão de crianças nessa parte de dança, e nessa atividade não há restrições, tendo em vista que orientamos da forma correta”, explicou Sara.

Além dos educadores físicos, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), possuem farmaceuticos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. A equipe desenvolve ações diversificadas sempre com base na orientação das atividades físicas, bem como prevenir doenças, sobretudo as cardiovasculares.

O senhor Vicente Ferreira da Silva, morador do Jatobá e praticante de atividades físicas, disse que a Academia de Saúde da praça Apolônio Gonçalves foi a melhor coisa que já aconteceu no bairro.

“Foi a melhor coisa feita neste bairro desde que moro aqui, porque além de servir para a saúde da gente também serve para que as crianças possam brincar”, relatou.

Ana Conceição, moradora do bairro, disse que a prática de exercícios físicos tira as pessoas da ociosidade e também promove mais saúde. Ela também destacou como importante a presença de um educador físico para orientar os praticantes.

Os encontros com a educadora física acontecem nas terças e quintas, das 17h00 às 18h00. Além da Academia de Saúde e da quadra esportiva que compõem a praça Apolônio Gonçalves, a população ainda conta com a unidade básica de saúde Dr. Geraldo Carvalho, localizada ao lado da praça.

Polícia prende suspeitos de estupro contra crianças e adolescente no Litoral Norte da PB



A Polícia Civil, por meio da 7ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), com sede na cidade de Mamanguape, prendeu três pessoas acusadas de estuprar duas crianças e um adolescente, no mês de fevereiro de 2014, no município de Jacaraú, Litoral Norte da Paraíba.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Rosana Gomes, os presos Luiz Carlos de Souza, João Batista de Souza e Epitácio Gomes de Souza são, respectivamente, tios e avô das vítimas. Após o laudo constatando que as crianças e o adolescente tinham sido violentados de fato, as investigações para prender os autores do crime foram intensificadas. “Conseguimos prendê-los e, após depoimento, um deles confessou que existia sim a prática sexual criminosa com os três menores”, disse a delegada.

As autoridades policiais chegaram à elucidação do caso através de informações de uma vizinha, que, após saber da violência praticada, levou o fato ao conhecimento do Conselho Tutelar, responsável por levar a denúncia ao Ministério Público daquela cidade. “Outras informações sobre esse tipo de prática podem ser relatadas à Polícia por meio do número 197, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança e da Defesa Social da Paraíba. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido”, lembrou a delegada.

Secom

RC sobre debates: “Nível não está bom”

RC sobre debates: “Nível não está bom”
RC ironiza qualidade dos debates na disputa eleitoral na Paraíba: “Nível não está bom”

O governador Ricardo Coutinho (PSB), que disputa à reeleição ao Governo da Paraíba lamentou, em breve contato com a imprensa nesta quarta-feira (17), o nível dos debates eleitorais na campanha estadual deste ano. Conforme o socialista, “o nível está deixando a desejar e está prejudicado devido à falta de conteúdo por parte dos adversários”, falou.

“Os debates estão ficando muito a dever, o nível não está bom”, lamentou.

O socialista atribuiu aos concorrentes na disputa o fato de o discurso ser o mesmo, sem novidades com propostas estruturantes.

“Eles ficam martelando a mesma coisa, acho que a campanha tem sido muito ruim, os nossos adversários não tem capacidade de comparar gestões”, alfinetou.

O governador Ricardo Coutinho compareceu há quase todos os debates, se ausentando apenas dos debates promovidos pelo Fórum dos Servidores da Universidade Estadual da Paraíba. Ele justificou as ausências devido às responsabilidades inerentes ao cargo de governador.

Três emissoras de TV ainda devem realizar debates nesta reta final de campanha. O último debate será no radiofônico Correio Debate, do Sistema Correio de Comunicação.


PB Agora

Secretário de Agricultura destaca palestra que acontecerá nesta sexta-feira em Patos



Será realizada nesta sexta-feira, dia 18, na Associação Comercial de Patos, a partir das 9h, uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR. O evento, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos, terá como palestrante o assessor técnico da CNA, João Carlos de Petribú.

O secretário de Agricultura de Patos e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Sebastião dos Santos Lima, falou sobre a reunião e a importância da participação de todos os produtores e proprietários rurais. “A reunião acontecerá nesta sexta-feira e é bom que todos os produtores, presidentes de associações e todos que possuem imóveis rurais participem, pois serão repassadas informações importantes sobre o Cadastro Ambiental Rural, que precisa ser realizado por todos eles para assegurar que estes produtores não percam o direito de acesso a benefícios e projetos ao MDA e outros órgãos”, ressaltou.

A palestra tem intuito de passar informações aos produtores sobre a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que torna obrigatório que todos os imóveis rurais realizem o CAR no prazo de um ano contado a partir da publicação da IN n° 02 de 05 de maio de 2014.

O Cadastro Ambiental é realizado por meio eletrônico e as informações fornecidas são de responsabilidade do proprietário. Esse cadastro é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental rural.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Banco de Leite da Maternidade de Patosprecisa de doadoras para elevar o seu estoque

 
O Banco de Leite Humano da Maternidade de Patos está precisando aumentar seu estoque. A unidade auxilia cerca de 100 bebês internos que necessitam de complemento alimentar na Maternidade, oferecendo-lhes a primeira e a principal fonte de nutrição  até que eles se tornem aptos a sugar o seio da mãe. Mas seu estoque ainda está baixo e o número de doadoras fixas também está bem reduzido. 

Segundo a coordenadora do Banco de Leite (BLH), Joana Sabino de Almeida, como a rotatividade de doadoras é grande, hoje o estoque de leite humano está comprometido, com risco de não suprir toda a demanda. “Teve final de semana que saiu 12 litros daqui, o que é uma quantidade boa. Em julho conseguimos um volume bom. Foi de 95 litros, mas a demanda foi de 97 litros, ou seja, mesmo num mês com muita doação ainda não conseguimos atender a todos os bebês”, disse Joana.

A coordenadora do Banco de Leite apelou para que as mães que tenham leite excedente doem o alimento para o banco.  “Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, uma vez que existe uma rotatividade grande de credenciamento na Maternidade”, destacou Joana Sabino, frisando que o leite coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses. 

Para ser doadora do Banco de Leite é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252, que uma equipe especializada faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamaria, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite fornece contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja retirado com qualidade. 
 
 Vale lembrar que qualquer mãe que tiver problema na mama em relação à amamentação de seu filho pode se dirigir ao BLH. A paciente - sendo ou não a pessoa doadora - será atendida pelos profissionais especializados do BLH, que fará massagem de alívio, ordenha mamária, e a verificação de problemas mais sérios como abscessos. Esse trabalho realizado pelo Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle foi credenciado, em 2013, pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população, com pontuação de nível de qualidade entre 90 e 100 pontos.

Assessoria

Cursos técnicos do IFPB ofertam 50% das vagas para alunos da rede estadual de ensino



Os alunos que cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública de ensino têm direito a 50% das vagas que estão sendo oferecidas no processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), conforme a Lei Federal nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 10 de outubro e o IFPB está oferecendo 3.790 vagas, sendo 1.290 para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1.500 para os cursos subsequentes. Na modalidade de Educação à Distância (EAD) estão sendo oferecidas 1.000 vagas no curso técnico de Segurança no Trabalho subsequente ao Ensino Médio. As provas serão realizadas no dia 16 de novembro. 

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015) para se inscrever nos cursos presenciais e (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015-seguranca-no-trabalho) para os cursos da EAD. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 23 de dezembro.

Entre os cursos ofertados estão: Técnico em Meio Ambiente, Técnico de Recursos Pesqueiros, Técnico em Transporte Aquaviário, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Mineração, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Mecânica, Técnico em Secretariado, Técnico em Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Instrumento Musical.

Secom

CAPS II comunica que, devido reforma, atendimentos psiquiátricos estão sendo realizados no Frei Damião


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, por meio da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), vem a público informar que do dia 16 ao dia 30 de setembro de 2014, a sede onde funciona o serviço está passando por uma reforma na estrutura. A iniciativa visa proporcionar mais conforto e um melhor atendimento aos usuários do serviço e seus familiares. 
Vale ressaltar que, durante este período, as consultas agendadas com os médicos psiquiatras, Dr. Fernando e Dr. Adriano, acontecerão no Centro de Especialidades Frei Damião, localizado à avenida Rio Branco, no Centro de Patos-PB. 

Horário das consultas: 

Dr. Fernando - terças-feiras / a partir das 07h30 da manhã, e a tarde a partir das 13h30

Dr. Adriano - quintas-feiras / a partir das 07h30 da manhã, e a tarde a partir das 13h30

Polícia apreende adolescentes e prende homem suspeitos de matar vigilante em Mulungu


Em menos de 24 horas as polícias Civil e Militar da Paraíba elucidaram o homicídio que vitimou, na madrugada desta segunda-feira (15), o vigilante Leonardo Cândido da Silva, 23, em Mulungu, Brejo paraibano. A ação foi realizada por policiais da 8ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), sediada em Guarabira e resultou na prisão de José Roberto dos Santos de França, 30 anos, e na apreensão de três adolescentes, todos com 17 anos.
De acordo com o delegado seccional da Aisp, Luciano Carvalho, os policiais fizeram levantamentos e apreenderam poucas horas depois do crime um dos adolescentes, que confessou a autoria. Os outros envolvidos foram reconhecidos por uma testemunha. “O adolescente disse que logo após o vigilante sair de uma seresta onde trabalhava, foi cercado pelos executores do homicídio, que começaram a lhe atirar pedras até a morte”. Tanto a prisão como as apreensões aconteceram em Mulungu e, segundo informações da Polícia, José Roberto tentava fugir para Santa Rita no momento em que foi abordado.
O delegado ainda acrescentou que o trabalho integrado das polícias Civil e Militar tem contribuído para as elucidações de casos de assassinatos na região de Guarabira. “Realizamos juntos e de imediato o levantamento dos locais de crime e as diligências. Também, desde o ano passado, a Polícia Civil tem um Núcleo de Homicídios, que investiga especialmente esses casos”, observou.

Secom

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Ministério libera R$ 41,7 milhões para cirurgias eletivas

Foto:Marcos Eugênio
Reforço financeiro irá para 254 municípios de 22 estados brasileiros. Além de catarata e tratamento de varizes, recursos também serão investidos na retirada de amígdalas
O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 41,78 milhões para a realização de cirurgias eletivas em todo o país. São cirurgias de média complexidade que podem ser agendadas com antecedência nos serviços de saúde, como catarata, tratamento de varizes e retirada de amígdalas. Ao todo, 254 municípios de 22 estados contarão com o reforço financeiro do governo federal para atender a população. A Portaria 2.051, que estabelece o recurso, foi publicada nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União e já está em vigor.

Essa é a terceira portaria do Ministério da Saúde em 2014 a autorizar o repasse de recursos para a realização de cirurgias eletivas. A primeira foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) no dia 19 de maio, e liberou R$ 86,84 milhões. A segunda, do dia 10 de julho, totalizou R$ 67,27 milhões. Portanto, até o momento, o total de recursos destinados para eletivas já é de R$ 195,89 milhões.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, os repasses de recursos possibilitam a ampliação do acesso da população ao atendimento nos estados e municípios. “O objetivo é reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos e, com isso, também melhorar a qualidade de vida às pessoas que aguardam pela realização de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde”, disse Chioro.

Do total estabelecido na portaria publicada nesta segunda, R$ 16,48 milhões serão aplicados no Componente I das cirurgias eletivas, grupo no qual estão as cirurgias de catarata. Outros R$ 7,74 milhões vão financiar os procedimentos do Componente II, que incluem atendimentos das áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, vasculares e oftalmologia. Além disso, R$ 17,55 milhões serão destinados ao Componente III, no qual estão procedimentos eletivos definidos pelo gestor de saúde, conforme a necessidade da região. A Portaria do Ministério da Saúde estabelece que o recurso seja repassado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).

ATENDIMENTOS – De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, foram realizadas mais de 2,2 milhões de cirurgias eletivas no país, ao custo de R$ 1,2 bilhão. Deste valor, R$ 712,7 milhões foram transferidos para o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade dos estados e municípios e R$ 498 milhões por meio do FAEC.


 
Agência Saúde


Bodas de diamante


O Pastor Cesário de Paula Conserva e sua digníssima esposa Euda de Sousa Conserva, comemoram com muito amor 60 anos de união matrimonial. Que essa data possa ser celebrada por muitos e muitos anos, com paz, saúde e amor.

Combate à Dengue: Agentes de combate às endemias intensificam ações de orientação e prevenção


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, através da Vigilância Ambiental, continua intensificando ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Além da visita às residências e da aplicação do larvicida quando necessário, a ação dos agentes de combate às endemias se estende na orientação e prevenção do surgimento de focos do mosquito.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, informou que o larvicida utilizado para combater a larva do mosquito está temporariamente suspenso em virtude de uma substituição por parte do Ministério da Saúde, mas que é necessário a população ficar atenta ao trabalho de orientação e prevenção.

“Trata-se do quarto larvicida que vai ser usado, tendo em vista que a larva costuma se adaptar ao produto. Enquanto o novo larvicida não chega os agentes continuam trabalhando a orientação e prevenção quanto ao surgimento de focos do mosquito. É importante que as pessoas busquem sempre cooperar com o trabalho dos agentes, ficando atentas às orientações, pois a prevenção ainda é mais importante. Quando ao larvicida, este é aplicado quando já existe algum foco”, explicou a coordenadora.

No dia 26 de setembro, os agentes de combate à dengue dos municípios que compõem a 6ª Gerência de Saúde, participarão de uma oficina para o uso e manuseio do novo larvicida que será disponibilizado pelo Ministério da Saúde a partir do dia 30 deste mês. 

Helio Barbosa

domingo, 14 de setembro de 2014

Campinense vence Centra, mas está fora da Série D


Mesmo vencendo o Central por 1x0, o Campinense está fora da Série D do Campeonato Brasileiro 2014. No jogo deste domingo (14), no Amigão, em Campina Grande, a Raposa precisava aplicar uma goleada com diferença de no mínimo três gols e torcer para uma combinação de resultados na última rodada, para tentar a classificação.

O primeiro tempo do jogo foi morno. A Raposa dominou a posse de bola e abriu o placar aos 16 minutos, quando o atacante Zé Paulo partiu em velocidade e foi derrubada dentro da área por Diego Góis, volante do Central, que foi expulso. O árbitro marcou pênalti e, na cobrança, Wanderley marcou.

Depois do gol, a Raposa relaxou vindo a incomodar, com perigo, a defensiva do Central apenas aos 30 minutos. Mais uma vez Zé Paulo partiu em velocidade e chutou para uma bela defesa do goleiro Juninho.

Nem mesmo o homem a mais em campo fez o Campinense pressionar o Central durante o segundo tempo. O jogo continuou com poucas jogadas de perigo. O Central, apenas se defendendo, deixou claro que o objetivo era empatar ou, como aconteceu, perder pelo mínimo de gols possível.

Com o fim do jogo, a Raposa se despediu da Série D 2014. Resta agora, a diretoria organizar as dispensas da comissão técnica, dos jogadores e pensar na montagem do elenco para a temporada 2015, onde o rubro-negro tem a voltará a disputar a Copa do Nordeste e o Campeonato Paraibano.

Confusão entre torcidas

A nota triste da partida foi à nova confusão envolvendo torcidas organizadas em jogos do Campinense. Testemunhas relataram que pedras foram utilizadas por torcedores da Raposa e do Central no confronto. Carros particulares e ônibus de transporte das torcidas foram apedrejados. Um torcedor do Campinense foi atingido por pedras e levado ao Hospital de Trauma da cidade.

A Polícia Militar que estava no local foi chamada para intervir no conflito, mas não informou se suspeitos foram detidos durante a ação.

Arquivo do blog