Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Patos, 111 anos!


Equipe da Maternidade de Patos realiza ação do Outubro Rosa no Nefruza



Palestra aconteceu na manhã desta quinta-feira (23)

Cerca de 30 funcionários e pessoas que esperavam por sua sessão de hemodiálise no Nefruza - Centro de Hemodiálise de Patos - assistiram, na manhã desta quinta-feira (23), das 10h às 11h30, uma palestra da equipe de profissionais da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, sobre câncer de mama e de útero. Na oportunidade, participaram da ação a enfermeira Abymaelle Katyani, e a psicopedagoga, Jussineide Brito, além do diretor geral da Maternidade, Dr. Paulo Athayde. O evento foi mais uma ação em apoio à campanha do Outubro Rosa desenvolvida na cidade e em todo o país durante este mês.

Durante a iniciativa, o público presente recebeu material informativo da maternidade sobre o câncer de mama e de útero,  a exemplo de folders, botons, e o característico lacinho rosa, alusivo à campanha do Outubro Rosa. Ao final da apresentação, que desta vez contou com a participação do diretor da unidade de saúde, Dr. Paulo Athayde, o público tirou suas dúvidas. 

Dr. Paulo discorreu sobre como perceber o câncer de mama precocemente e a importância do diagnóstico precoce, enquanto que a psicopedagoga, Jussineide Brito, falou sobre prevenção da doença e a enfermeira Abymaelle Katyani, sobre o câncer de colo de útero. “Foi muito bom poder levar essas informações para as pessoas. Muitas vezes o que falta é isso: conhecimento”, comentou Dr. Paulo. Já Jussineide destacou a importância do autoexame e da realização da mamografia após os 39 anos de idade. “Nós não podemos evitar que uma doença dessas se instale, mas podemos tratá-la cedo e nos curar”, frisou.

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Maternidade de Patos possui um calendário somente para palestras, que alterna os dias desta ação, com atividades na Maternidade e também em escolas e instituições da cidade.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dilma tem 54%, e Aécio, 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope

Dilma tem 54%, e Aécio, 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope


 Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República: Pela pesquisa,  Dilma Rousseff (PT) tem  54% contra 46% de  Aécio Neves (PSDB).
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: - Dilma Rousseff (PT): 49% - Aécio Neves (PSDB): 41% - Branco/nulo: 7% - Não sabe/não respondeu: 3%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.

O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números: Aécio - 42% Dilma - 36% Expectativa de vitória O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 51%, Dilma sairá vitoriosa; 38% acreditam que Aécio ganhará; 10% não sabem ou não responderam. 1º turno No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55% (veja os números completos da apuração no país).
G1

Curso qualifica gestores do SUS: 32 vagas para regional Patos






O Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fiocruz-PE, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde-PB, através do Cefor (Centro de Formação de Recursos Humanos), estão com inscrições abertas para o curso de qualificação Gestores do SUS, cujo objetivo  é proporcionar desenvolvimentos de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, apoiando a política de desenvolvimento institucional da SES e melhorar o processo de regionalização das redes da atenção à saúde.



Estão sendo oferecidas 437 vagas para a Paraíba. Os públicos alvos são os secretários municipais, das redes de atenção à saúde, da regulação, controle, avaliação, auditoria, das gerências regionais de saúde. Para a 6ª região de saúde de Patos, que envolve 24 municípios, estão sendo destinadas 32 vagas. As inscrições, realizadas online, estão abertas e serão encerradas no próximo dia 30.



Os interessados, que possuem nível superior, devem acessar o link www.sigals.fiocruz.br. Já os de nível médio www.sigaeps.fiocruz.br.



O curso de qualificação Gestores do SUS tem carga horária de 225h, sendo 45h à distância e 180 presenciais, que acontecerão ao longo de nove meses, com início previsto ainda para o mês de novembro deste ano.



Marcos Eugênio

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Convênio entre Detran e UEPB permitirá provas de trânsito on line em quatro cidades



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) assina, nesta quarta-feira (22), convênio do cooperação técnica com a Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB).

O convênio vai permitir que o Detran realize as provas de legislação de trânsito "on line"  em parceria com os laboratórios de informática da UEPB de Guarabira, Patos, Monteiro e Catolé do Rocha.

Durante  a assinatura do convênio, o Detran será representado pelo superintendente Rodrigo Carvalho, que concederá entrevista no local.

Dia: 22/10
Hora: 15h
Local: Gabinete da Reitoria – Campus de Campina Grande, bairro Bodocongó

Prefeita Francisca Motta entrega nova praça e academia de saúde a população do Alto da Tubiba


Em agenda festiva aos 111 anos do aniversário de Patos, a Prefeita Francisca Motta entregou na noite desta terça-feira (21) a população do bairro Alto da Tubiba, a Praça Brasilina Brasileiro de Lima (Nininha do Foto). O novo espaço conta com 618 metros quadrados, incluindo em estrutura área de playground, quadra esportiva, ambiente de convivência para as famílias e uma academia de saúde. O trabalho de construção e entrega da obra cumpriu com o cronograma de 50 dias.

A dona de casa, Geraldo Fialho, moradora do bairro há vinte anos disse que o novo espaço mudou a rotina da população. “Antes as crianças não tinham como brincar, passavam o dia na rua. Agora é diferente, elas vem, se divertem e passam o tempo todo feliz. Essa foi a melhor coisa que já chegou para o nosso bairro, porque mudou toda nossa realidade”, disse.

Segundo a Prefeita Francisca Motta, este foi mais um compromisso cumprido pela gestão que fortalece a qualidade de vida das pessoas. “Essa foi uma promessa de campanha e hoje cumprimos de maneira muito feliz, isso porque já enxergamos os resultados. A quantidade que moram aqui na localidade, os familiares, enfim, todos terão a partir de hoje um espaço para o lazer, atividades físicas, brincadeiras, isso é muito importante porque traz para a comunidade o convívio social e uma melhor qualidade de vida” comentou. 

A área onde foi construída a nova Praça do Alto da Tubiba era antes um espaço de mato e esgotos estourados. Com a conclusão da obra, a realidade na localidade mudou e as ruas ganharam mais iluminação e todo o ambiente foi estruturado de acordo com o projeto elaborado pela secretaria de Infraestrutura. “É mais uma etapa de serviço que concluímos e que modificou o cenário do bairro, uma vez que trouxe qualidade de vida e beleza para o bairro”, ressaltou Assunção Trindade, secretária de Infraestrutura.

A presidente da Associação de Moradores do Alto da Tubiba, Joseane Britou, ressaltou a valorização do bairro com após a inauguração do novo espaço. “Nossa comunidade sonhava sempre com este momento e veio no momento certo, porque essa área não tinha utilidade nenhuma, pelo contrário, era perigosa a noite e durante o dia os esgotos incomodavam bastante. Agora não temos mais o mal cheiro e a noite a iluminação nos deu mais segurança e tranquilidade, foi uma mudança que valorizou o bairro e a nossa população”, disse. 

Josefa Brasileiro (Doninha), irmã de “Nininha do Foto” que foi homenageada com o nome da Praça, agradeceu o reconhecimento e se disse emocionada. “Nós que somos da família ficamos muito agradecidos pela homenagem, porque minha irmã ela sempre ajudava muito as pessoas, era uma pessoa feliz e que gostava muito de festa. Infelizmente ela não está mais conosco, mas fica o nome como homenagem para nunca esquecermos”, afirmou.

Durante a solenidade de inauguração a Prefeitura de Patos entregou ainda, dois uniformes e vários equipamentos esportivos a Associação de Moradores para que as crianças do bairro possam utilizar durante competições na quadra esportiva ou em outros momentos.
 
Helio Barbosa

Liderado por Walter Brito, PTC anuncia apoio à reeleição de Ricardo

O Partido Trabalhista Cristão (PTC), liderado pelo candidato ao Senado e ex-deputado Walter Brito, desistiu de apoiar o candidato do PSDB ao Governo do Estado e aderiu à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). A adesão foi formalizada nesta quarta-feira (22), durante encontro com o socialista, em Santa Rita.
 
Ao lado de seu filho, o ex-vereador de Campina Grande Fabrinni Brito (PTC), Walter disse que foi ‘desprestigiado’ pelo candidato tucano, que recebeu o seu apoio no primeiro turno. “Nem me telefonar ele foi capaz”, criticou o ex-parlamentar.
 
Walter Brito disse que consultou as bases de seu partido, e que a decisão foi de ‘zerar o jogo’, apoiando o governador que colocou a Paraíba no rumo do desenvolvimento. “Tomamos a decisão de caminhar juntos com o governador Ricardo Coutinho, que tem feito obras importantes de infraestrutura em Campina Grande e João Pessoa, fazendo nosso Estado avançar cada vez mais”, disse.
 
Fabrinni Brito também ressaltou a falta de gratidão do ex-governador Cássio Cunha Lima para com o PTC e seus militantes. “O partido sabe que o melhor para a Paraíba é Ricardo Coutinho, que tem compromisso para com o Estado, e fez muito mais do que qualquer outro governador”, finalizou.
 
parlamentopb

Prefeitura inaugura Centro de Saúde que beneficiará categorias vinculadas à Sttrans


ecretaria Municipal de Saúde de Patos em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes (Sttrans), inaugurou na manhã desta quarta-feira (22), o Centro de Saúde Edmilson Mota, que passa funcionar nas dependências do órgão de trânsito.

O centro foi implantado para oferecer serviços básicos de saúde aos trabalhadores da sede, agentes de trânsito, alternativos, taxistas e mototaxistas que diariamente frequentam a instituição, e não dispõem de tempo para procurar os serviços de saúde oferecidos nas unidades básicas da cidade. Além disso, os usuários terão a oportunidade de receber atendimentos de vários profissionais de saúde, a exemplo de dentista, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros.

Segundo o superintendente, Marcos Eduardo, a parceria para implantação do Centro de Saúde recebeu total apoio da prefeita Francisca Motta, que não mediu esforços e, através da secretaria de Saúde, disponibilizou todo o equipamento. Ele ainda ressaltou que teve o cuidado de organizar bem o espaço onde os serviços de saúde serão prestados, pensando em oferecer um atendimento de qualidade.

A secretária municipal de Saúde, Ilanna Motta, destacou que a implantação desse novo ponto de assistência à saúde vai desafogar o serviço de atenção básica nas unidades de saúde, além de ser uma grande conquista para o órgão e as categorias que procuram atendimento diariamente.

Já a prefeita Francisca Motta, lembrou que a meta da gestão tem sido levar mais serviços de saúde a todos os recantos da cidade, e que esse novo equipamento será responsável por uma melhoria a mais na vida dos usuários.

Walber Mota, filho do saudoso médico e ex-prefeito, Edmilson Mota, homenageado com o nome do centro, agradeceu as honrarias feitas ao seu genitor, elogiando também o trabalho realizado pelos setores envolvidos na implantação do centro.

TCE dá prazo para secretários estaduais divulgarem despesas


O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido na manhã desta quarta-feira (22), concedeu prazo de 15 dias para que dois secretários de Estado – o da Saúde e o da Comunicação Institucional – divulguem, no Portal Oficial do Governo, informações atinentes a despesas de cada Pasta.
 
O secretário Waldson Dias de Souza, a quem já foi aplicada multa pessoal de R$ 7,9 mil, também deve demonstrar à Corte a adoção de providências a fim de que quatro Organizações Sociais prestem contas dos recursos públicos que lhe foram repassados para a gestão de hospitais, maternidades e postos de saúde em João Pessoa e interior do Estado.
 
Segundo o conselheiro Nominando Diniz, relator do processo decorrente de Inspeção Especial do TCE, esses valores somam, ao longo dos últimos quatro anos, R$ 461.696.904,74. Ele ressaltou, porém, que o Tribunal, neste momento, ainda não trata da aplicação correta ou incorreta desses recursos, atendo-se, ao invés disso, ao que determinam as Leis da Transparência e do Acesso à Informação. A Cruz Vermelha do Brasil, o Instituto Social Fibra, o Instituto Gerir e o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (Ipcep) são as organizações contratadas para a gestão das unidades de saúde na Paraíba.
 
Ao secretário de Comunicação Institucional, jornalista Luiz Inácio Rodrigues Torres, então multado em R$ 5 mil, o TCE assinou novo prazo de 15 dias para a divulgação, pelo Portal do Governo, das despesas com publicidade, “sob pena da aplicação de nova multa e reflexo negativo na prestação de contas anuais”. Luiz Torres respondeu a processo instaurado para Acompanhamento de Gestão e sob a relatoria, também, do conselheiro Nominando Diniz.
 
Nesta quinta-feira (23), às 10 horas, o conselheiro Arnóbio Viana – que responde, interinamente, pela Presidência do TCE, em razão de viagem do titular Fábio Nogueira e do vice-presidente Umberto Porto – concede entrevista aos veículos de imprensa para falar de parceria com a Superintendência do Banco do Brasil destinada à identificação dos nomes e salários de servidores temporários contratados, pelas 223 Prefeituras paraibanas.
 
SESSÃO PLENÁRIA – Despesas não comprovadas contribuíram para a desaprovação das contas de 2012 da Câmara Municipal de Itaporanga, com imputação do débito de R$ 92,6 mil ao ex-gestor José Honório de Souza, conforme voto do conselheiro Fernando Catão aprovado por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (22). Ainda cabe recurso. Foram aprovadas as contas de 2012 da prefeita de Nova Olinda (Maria do Carmo Silva) e da Câmara Municipal de Taperoá.
 
Os processos constantes da pauta de julgamentos representavam movimentação de recursos da ordem de R$ 906.578.671,52. A sessão plenária foi conduzida pelo conselheiro Arnóbio Viana e dela  participaram os conselheiros Arthur Cunha Lima, Nominando Diniz, Fernando Catão e André Carlo Torres Pontes. Também os conselheiros substitutos Antonio Cláudio Silva Santos, Antonio Gomes Vieira Filho, Oscar Mamede e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira.
 
Ascom

Justiça apreende material difamatório com blogueiro na capital


Fiscais da Justiça Eleitoral cumpriram hoje de manhã um mandado de busca e apreensão no estacionamento do Posto Quality, na avenida Beira Rio, em João Pessoa, para recolher material considerado difamatório contra o candidato à reeleição para o Governo do Estado Ricardo Coutinho (PSB). Os exemplares são do Jornal dos Municípios e estavam em um veículo pertencente a um blogueiro paraibano cujo nome o juiz da propaganda eleitoral não confirmou, mas que uma testemunha informou se tratar de Dércio Alcântara.
 
"O Jornal dos Municípios teve sua distribuição proibida por decisão do juiz Tércio Chaves de Moura, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Recebemos uma denúncia de que o material estaria com um cidadão e acabou se confirmando que os jornais estavam no carro dele. Ainda não posso confirmar a identidade do dono do veículo", disse Costa Freitas ao Parlamentopb.
 
Na decisão de Tércio Chaves, referente ao início do mês de outubro, a Polícia Federal foi acionada para dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão na WG Editora e Publicidade, de propriedade de Wanderly Farias, visando recolher “todo e qualquer exemplar do periódico denominado Jornal dos Municípios”. 
 
A decisão do corregedor do TRE foi tomada após ação cautelar inominada com pedido de liminar impetrada pela assessoria jurídica da coligação "A Força do Trabalho", por entender que o material produzido pela WG Editora e Publicidade contém matérias que difamam a honra, imagem e reputação do governador Ricardo Coutinho.
 
“Como se observa, quase a metade de todo o jornal, que contém 12 páginas, foi destinado a fazer propaganda negativa do candidato Ricardo Coutinho... Evidencia-se a prática de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação - o Jornal dos Municípios - práticas que não apenas comprometem a almejada igualdade entre os concorrentes, assim como a normalidade e a legitimidade do pleito de 05 de outubro de 2014”, diz o juiz em seu despacho.
 
Além de determinar a imediata circulação do jornal, o corregedor do TRE ainda fixou uma multa diária no valor de R$ 100 mil à WG Editora e Publicidade em caso de descumprimento de sua decisão. “Considero (o valor da multa) suficiente para inibir a conduta ilícita e preservar os princípios defendidos pela legislação eleitoral, que pode ser majorada em caso de recalcitrância no cumprimento da liminar”, conclui o magistrado.
 
parlamentopb

Ministro elogia andamento da construção da unidade de oncologia de Patos



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, em sua visita a Patos no dia de ontem (terça-feira 21) conheceu a obra de edificação da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), que deverá ser inaugurada em dezembro deste ano, segundo previsão do Governo do Estado. 

Chioro esteve acompanhado do secretário estadual de saúde, Waldson de Sousa, do gerente regional José Leudo Farias, da diretora do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, de Patos, Hígia Lucena, da secretária municipal de saúde, Illana Motta e da prefeita Francisca Motta e seu vice, Lenildo Morais, quando fez a inspeção dos trabalhos na Unacon.

Ele elogiou o ritmo das obras e falou da importância da Unidade no tratamento dos pacientes de dezenas de cidades sertanejas polarizadas por Patos. Waldson também destacou o benefício de um tratamento de alta complexidade mais próximo da população do interior e da referência em que Patos se tornará na área da saúde pública. 

O ministro visitou também as duas UPAS em fase de conclusão nesta cidade e garantiu que os recursos para equipá-las estão garantidos. Fez uma análise macrorregional dos recursos federais que estão sendo investidos no interior paraibano e o zelo dos municípios em cumprir as parcerias, ampliando assim o acesso da população aos serviços do SUS.

Para o gerente regional de saúde, José Leudo farias, a visita de mais um ministro da saúde a Patos demonstra o empenho tripartite para que se melhore o Sistema Único de Saúde, o acesso da sociedade a serviços de baixa, média e alta complexidade. 

Marcos Eugênio
Fotos: Helio Barbosa

Polícia apreende mais de 20 quilos de maconha em João Pessoa



A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), apresentou na tarde desta terça-feira (21) o marceneiro Jhonata Tacashi Ferreira, 30 anos, acusado de trafico de drogas. Com ele foram encontrados mais de 20 quilos de maconha no bairro do Altiplano, em João Pessoa.

O marceneiro começou a ser investigado quando os policiais do GOE receberam a informação pelo 197 -Disque Denúncia da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) de que um homem estava comercializando drogas na área do bairro. A polícia foi até o local e durante uma ronda viu dois homens emfrente a uma casa, que fugiram quando notaram a presença da viatura. A atitude chamou atenção dos policiais, que entraram na residência de Jhonata.

Depois de uma varredura, a droga foi encontrada dentro de uma caixa de som que estava no veiculo do acusado. No mesmo local foram encontrados uma balança de precisão e varias munições. Os tabletes de maconha foram levados para o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC) para perícia. 

De acordo com delegado do GOE, Tiago Sandes, a droga veio da cidade de Guarabira e, segundo o depoimento do acusado, ela foi entregue por um ex-presidiário. “Jhonata disse que já tinha entregue cinco quilos da droga e que recebeu mil reais pelo serviço. Agora o nosso trabalho vai se concentrar na identificação deste ex-presidiário, que repassou a droga”, falou o delegado.

Tiago Sandes também destacou a importância do 197.“È de fundamental importância a contribuição da população, ligando para ajudar, dando subsídios que auxiliam as investigações. Todas as ligações são sigilosas, a pessoa não precisa se identificar”, concluiu Tiago Sandes.

Jhonata foi autuado por tráfico de drogas, posse de arma de fogo e foi encaminhado para o presídio do Róger, onde aguarda decisão da Justiça.

Secom

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Obras e inaugurações realizadas pelo governo municipal são destaque na Câmara de Patos


Foto arquivo

As várias obras e inaugurações realizadas em Patos pelo governo municipal foi um dos assuntos em destaque na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, (21).
 
O vereador Inácio de Gelo frisou que as muitas obras inauguradas pela atual gestão tem sido motivo de orgulho para a comunidade: “Essas benfeitorias nos deixam extremamente felizes e estão todas dentro da sistemática de saúde do governo municipal”, disse.
 
Já o líder do governo na Câmara, vereador Maurício Alves, ressaltou a construção em tempo recorde da Praça que foi entregue na noite desta terça-feira, no Alto da Tubiba: “Essa obra teve início ainda no primeiro turno das eleições e tão pouco tempo depois já foi entregue à população, proporcionando qualidade de vida aos patoenses”, falou.
 
Maurício lembrou ainda do grande evento realizado no último domingo no Terreiro do Forró, destinado às crianças: “Parabenizamos a Prefeita Francisca Motta pela grande festa que tivemos no último domingo, com a participação maciça de nossas crianças, um verdadeiro momento de acesso  cidadania e que nos encheu de orgulho ver o Terreiro completamente lotado pelas famílias patoenses”, parabenizou.
 
A referida Praça foi inaugurada na noite desta terça, no bairro Alto da Tubiba, com  academia de saúde, parque infantil e quadra esportiva. Já na próxima quinta-feira, (23), o bairro Mutirão também será agraciado com a inauguração de outra praça, composta de Academia de Saúde, parque infantil e quadra esportiva. As inaugurações fazem parte da programação oficial das comemorações dos 111 anos da cidade de Patos, comemorado no próximo dia 24 de outubro.
 
Luanja Dantas

Câmara pode contratar empresa para mapeamento de ruas


Foto arquivo Câmara

Um velho problema da cidade de Patos, a grande quantidade de ruas sem denominação, o que gera sérios transtornos para os habitantes, que deixam de receber correspondências, têm dificuldades de abrir conta bancária, CNPJ, pois não podem comprovar residência, voltou a ser debatido na sessão ordinária da Casa Juvenal Lúcio de Sousa na noite desta terça-feira 21.

O assunto, amplamente discutido ano passado, veio à tona através da presidente do Legislativo patoense, Nadi Gerlane Rodrigues.  Ela explicou que para que os vereadores apresentem projetos de lei denominando ruas é necessário que haja o croqui da localidade, o mapa de localização com os dados fidedignos para que sejam evitados contratempos.

Nadi informou que procurou o funcionário da Prefeitura responsável de fornecer esse mapeamento, mas que não obteve sucesso. A solução, segundo ela, é consultar a assessoria jurídica da Casa para saber se há possibilidade da contratação de uma empresa que possa prestar esse respectivo serviço. “A população não pode permanecer nesse prejuízo e nem podemos ficar na dependência de um funcionário da Prefeitura”, comentou Nadi.

Recebeu o apoio de outros vereadores, a exemplo de Jefferson Melquíades, que frisou serem mais de 400 ruas projetas em Patos à espera de uma denominação, cujos moradores não cansam de levar a reclamação ao Legislativo e precisam de rápida resposta.

Outro tema levado à tribuna, pela vereadora Cláudia Leitão diz respeito à violência promovida por jovens estudantes. Recentemente duas estudantes se atracaram na Praça João Pessoa, cenas que causaram mal estar em quem presenciou. Cláudia pediu reforço da PM no local, além da Guarda Municipal que, aliás, vive problemas por baixa no contingente. Vários dos funcionários acabaram passando em outros concursos mais vantajosos e deixaram de prestar esse serviço à comunidade, de ampliar o cuidado na segurança nos logradouros públicos.

Cláudia lembrou da inauguração da Fazenda Esperança, projeto encampado pela Diocese de Patos com a participação de várias entidades. A data agendada é 14 de dezembro próximo. Na ocasião haverá uma missa a ser celebrada pelo ex-bispo diocesano de Patos, D. Manoel dos Reis de Farias. Outra informação repassada pela vereadora foi em relação ás campanhas desenvolvidas para angariar donativos, como mobília, camas, fogões, geladeiras dentre outros utilitários do lar para as casas da Fazenda, que abrigará dependentes químicos, num processo de desintoxicação e reinclusão social, através de inúmeras atividades, inclusive espirituais.

Os vereadores Inácio de Gelo, Ivanes Lacerda, Toinho Nascimento voltaram a criticar duramente o atendimento, destacando a falta de plantonistas no Hospital Regional de Patos, enfatizando ser esse um problema de ordem policial. 


O vereador Maurício Alves fez elogios à administração municipal pela realização com sucesso da festa das crianças, que lotou o Terreiro do Forró no último domingo e a inauguração de praças, dentre outras obras que estão sendo entregues pela prefeita Francisca Mota neste mês de aniversário da cidade.

Arquivo do blog