Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de novembro de 2014

Ninão vence Tatu por nocaute


Mais um arremesso de peso por Ninão.


Hell se machucou feio ao cair fora do octógono.

Após ser derrotado por Maria da Carroça, ano passado, o humorista Tatu voltou ao octógono do MMA Sertão Combate com objetivo de vencer pela primeira vez, na noite deste sábado 15 no Ginásio O Rivaldão, em Patos-Pb.

Como desafiante teve que encarar uma pedreira, o gigante Ninão, com 2,46 de altura, segundo a organização do evento, que teve mais quatro lutas.

No embate inicial Tatu bem que tentou superar Ninão com ataques rápidos, mas parecia bater em um paredão. A derrota veio no último round, por nocaute. O humorista foi arremessado por Ninão e bateu as costas fortemente no tatame. Fim de luta humorística da noite e trabalho para o pessoal do SAMU, que teve que retirar Tatu de maca do octógono.

A segunda luta, envolvendo os atletas Hell Boy e Julio Lima, foi marcada por um incidente, uma falha do pessoal de apoio, que não fechou a grade do octógono e ainda no primeiro round os dois lutadores quando se jogaram contra a grade, acabaram caindo e Hell Boy levou a pior, inclusive foi levado ao Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, para exames de raio X no tórax e tornozelo. 

Ele caíra sobre a escada de acesso ao octógono com o adversário agarrado a si. Mas logo chegaram as informações que Hell estava bem e não tivera fraturas. Também lutaram no Sertão Combate deste ano J. Jefferson x C. Rodon; R. Junior x Monge e por último James x Galego, atletas de Patos, João pessoa, Natal e Juazeiro-CE.


Bom público marcou presença ao evento, que busca dar maior incentivo ao MMA, modalidade esportiva que cresceu bastante no mundo nos últimos anos. 

Texto e fotos:Marcos Eugênio

UBS Carleusa Candeia e Osman Ayres reúnem grande público em atividade alusiva à campanha



Aconteceu na noite dessa quinta-feira (14), na Unidade de Saúde Carleusa Candeia, no bairro Santo Antônio, uma atividade alusiva à campanha Novembro Azul, com a oferta de diversos atendimentos de saúde voltados ao público masculino. A atividade foi realizada em parceria com a unidade de Saúde Osman Ayres, localizada no mesmo bairro.

Dezenas de homens tiveram a oportunidade de receber atendimento médico com Dra. Socorro Sarmento e Dra. Maria do Bom Sucesso, além de ter acesso a serviços de aferição de pa, avaliação nutricional, tipagem sanguínea, orientação social, acolhimento dos ACS e uma sessão de ginástica laboral, realizados pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Família (NASF VII).

A coordenadora do NASF VII, Ingrid Rodrigues da Costa, agradeceu às equipes envolvidas na realização do evento e fez um chamamento aos homens. “Quero fazer o chamamento a todos os homens do nosso território para que procurem suas unidades de saúde para saber o cronograma das atividades. Durante este mês estamos oferecendo esses atendimentos no turno da noite, justamente para dar oportunidade aos homens que trabalham durante todo o dia. A prevenção ainda é o maior combate às doenças, e estamos intensificando essa assistência”, relatou.

O senhor Hélio de França, que participou do evento, elogiou a iniciativa e destacou a importância da Campanha Outubro Rosa. “Ter esse cuidado com a saúde é uma questão primordial para todo homem, e além disso, o atendimento às pessoas tem sido muito bom. Todos estão de parabéns pelo engajamento à campanha e pelas ações alusivas”, destacou.

Helio Barbosa

Expectativa de grande público hoje no Sertão Combate; destaque para a luta Tatu x Ninão


O ginásio de esportes O Rivaldão está pronto para receber um grande público na noite deste sábado 15, a partir das 19h. O Sertão Combate – MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mixtas). Cinco lutas estão programadas para animar os amantes deste estilo, que exige bastante conhecimento das artes marciais dos lutadores. Na luta principal, com fino toque de humor, o humorista Tatu encara o gigante Joelisson Fernandes da Silva, o Ninão, o homem mais alto do Brasil com 2,39m.

Existe grande expectativa da organização do evento, não apenas pela mídia que existe em torno de Ninão, por sua espantosa altura, mas pela luta em si, justamente a diferença de estatura e como Tatu fará para vencê-lo.

Também haverá mais quatro duelas, a revanche envolvendo Hell Boy e Julio Lima; J. Jefferson x C. Rodon; R. Junior x Monge e por último James x Galego. O evento de MMA está previsto para iniciar às 19h.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PF prende duas pessoas em João Pessoa por fraudes no Enem


A Polícia Federal deflagrou hoje (14) a Operação Apollo, que investiga uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de diversos vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão no Ceará, na Paraíba e no Piauí.Duas das prisões aconteceram em João Pessoa, PB.
 
Segundo a corporação, a investigação começou há 13 meses e, além das prisões ocorridas hoje, foram presos em flagrante dois candidatos do Enem 2014, no sábado (6), na cidade de Juazeiro do Norte (CE). “As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014”, informou a PF.
 
De acordo com a PF, o esquema tinha como centro de atuação a região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas as ações da quadrilha se estendiam também pela Paraíba. Os fraudadores direcionavam a atuação a candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas.
 
A corporação destacou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelas provas do Enem, tem colaborado com as investigações desde o ano passado, “fornecendo as informações necessárias à identificação dos investigados e à elucidação da fraude”.
 
Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa.
 
Agência Brasil

Nova praça e academia de saúde mudam rotina dos moradores do bairro mutirão



Inaugurada recentemente pela Prefeitura de Patos, a Praça Darci Araújo no bairro Mutirão melhorou a qualidade de vida da população, que antes não contava com um espaço de convivência totalmente estruturado para a prática de exercícios físicos, esportes e, também, de lazer reservado para crianças.  Além dos benefícios para uma vida mais saudável, a iluminação instalada na praça trouxe mais segurança para a localidade durante os horários noturnos.
 
Segundo a dona de casa Rita de Cássia, moradora do bairro Mutirão, o novo espaço transformou o bairro e a rotina de sua população. “Pra gente que mora aqui foi muito bom, porque temos um espaço seguro para fazer caminhada, exercícios físicos e outras atividades. Antes essa área não tinha calçamento, faltava iluminação, era apenas um terreno abandonado e agora isso mudou totalmente, uma vez que as famílias vêm para a praça com suas crianças, os idosos jogam dama, ou seja, é um novo momento”, disse.
 
Construída pela secretaria de Infraestrutura do município no prazo de 50 dias, a Praça Darci Araújo tem uma área de 814 metros quadrados, incluindo em sua estrutura uma academia de saúde, espaço de convivência, quadra esportiva, jardim e área de playground reservado para crianças.
 
José Erivaldo disse que após a construção da praça o bairro mudou e os moradores que antes costumavam não sair de suas residências, hoje fazem da praça, o principal ponto de encontro para conversas entre vizinhos e amigos. “Aqui tem de tudo, local para garotada jogar bola, parque para as crianças, enfim, tudo mudou depois da construção deste espaço. As pessoas à noite vêm para a praça, se reúnem, fazem a festa e isso é muito bom”, comentou.
 
Para Edite Maria de Lima, que antes caminhava até o bairro Mutirão até Jatobá para fazer academia, o equipamento agora instalado na nova praça da comunidade trouxe mais saúde para as pessoas. “Antes a gente não tinha onde fazer exercícios e às vezes caminhávamos até a praça do bairro do Jatobá, mas agora ficou melhor, porque temos uma academia na nossa porta, o que faz muito bem pra saúde de todos”, ressaltou. 

Condomínio Cidade Madura ganha destaque em revista nacional


O programa habitacional do Governo do Estado voltado para pessoas idosas, Cidade Madura, inaugurado em junho deste ano em João Pessoa, além de ter sido aprovado por quem mora no local, também atraiu a atenção da imprensa nacional. A publicação desta quinta-feira (13) da Revista Planeta, do Portal Terra, traz uma matéria ampla sobre o Cidade Madura. 

A reportagem, que ganhou o título “Isso é que é a melhor idade”, ressalta que a Paraíba é o primeiro estado brasileiro a contar com um residencial exclusivo para pessoa idosa de baixa renda. 

O local, que foi construído pela Cehap e é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), conta com 40 unidades habitacionais (com área de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas. O residencial possui também guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade. 

Tudo projetado para promover o bem-estar daqueles que já passaram dos 60 anos, oferecendo segurança e, principalmente, independência aos moradores. Os moradores do Cidade Madura não pagam aluguel, pois o imóvel é como se fosse cedido pelo Governo do Estado até que o morador decida sair do local ou venha a falecer. 

Outro Cidade Madura será entregue ainda neste ano em Campina Grande e mais dois devem ser construídos pelo Governo do Estado. 

Para conferir a matéria na íntegra da Revista Planeta, no Portal Terra, basta clicar no link: http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ciencia/isso-e-que-e-melhor-idade

Secom

Vereadora Nadir Rodrigues destaca ações de saúde e Audiência Pública que discutirá a Saúde do Homem

Durante a Sessão Ordinária realizada na noite desta quinta-feira, 13 de novembro, na Câmara Municipal Juvenal Lúcio de Sousa, a presidente Nadir Rodrigues fez uso da Tribuna, onde, entre outros temas, falou a respeito das ações de saúde e da Audiência Pública que serão realizados na próxima segunda-feira, 17.

De acordo com a parlamentar, a Câmara de Vereadores, em parceria com a Secretaria de Saúde de Patos, o SESC e alguns profissionais de Saúde que atenderão de forma voluntária, será realizado durante o período da manhã “Um dia de Saúde” para os servidores da Casa. Entre os atendimentos disponibilizados, Nadir destacou o exame de audiometria a que serão submetidos os servidores que desenvolvem suas atividades no setor de atas, ambiente de trabalho em que se utiliza muito a audição.

Nadir também frisou e convocou os seus pares para se fazer presentes não apenas a este momento, mas, também e principalmente, a Audiência Pública proposta pelo medico e vereador Fernando Jucá, a qual terá como tema “Saúde do Homem” e contará com a participação de alguns profissionais da área, que falarão sobre assuntos ligados ao tema. Ela destacou, ainda, que a Audiência também será um momento para se promover uma avaliação das atividades desenvolvidas durante as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que ainda está em andamento.

“Vamos realizar na manhã da segunda-feira “Um dia de Saúde” para os servidores da Câmara Municipal, onde contaremos com o apoio da Secretaria de Saúde, de profissionais voluntários e da Unidade Móvel do SESC, através da qual ofertaremos o exame de audiometria para o pessoal do setor de atas, que é um compromisso de nossa gestão. Também nesta segunda, a partir das 19h, contaremos com a presença de vários profissionais de saúde debatendo a Saúde do Homem e teremos a oportunidade de prestar uma homenagem aos profissionais que prestaram serviço no Outubro Rosa e debateremos o Novembro Azul”, concluiu a vereadora.

Em Votação

A pauta de votações da Sessão Ordinária desta quinta-feira foi marcada pela aprovação em segunda votação do Projeto de Lei Nº 032/2014, que regulamenta o direito a meia entrada para estudantes em eventos culturais e esportivos realizados na cidade de Patos. O PL, que é de autoria do vereador Maurício Alves, teve uma emenda acrescentada pelos vereadores Inácio de Gelo e Lucinha Peixoto e foi aprovado por unanimidade.

Também foram aprovados em segunda votação e, por unanimidade, três Projetos de Lei para nomeação das Ruas Francisca Alves Marinho (Dona Netinha), Rua João da Cruz e Rui Farias da Silva, todos de autoria da vereadora Lucinha Peixoto.

A pauta contou, ainda, com a apresentação, apreciação e votação de cinco requerimentos, com destaque para a vereadora Claudia Leitão, que apresentou três destes, sendo os Requerimentos 236/2014, solicitando constar em ata votos de aplauso dirigido a Paróquia de Santo Antonio pela realização da Festa dos Anos 60; 237/2014, com votos de profundo pesar pelo falecimento do senhor Rivaldo Evangelista Pereira e; o 238/2014, que solicita do Poder Público Municipal apoio na impressão de formulários para adesão a campanha APAE – ENERGISA.

Os outros requerimentos foram apresentados de forma verbal, sendo um da vereadora Nadir Rodrigues, solicitando providências a STTrans e a Promotoria do Meio Ambiente Providência com relação a uma sucata localizada nas proximidades do Campo da Liga; e outro da vereadora Claudia Leitão, pedindo votos de aplauso para os servidores da Câmara Municipal de Patos, pelos bons serviços prestados na Casa.

Cledilma Cordeiro - Ascom - Câmara de Vereadores de Patos

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estudantes, vereadores e representantes do Governo Municipal discutiram a Lei da Meia-entrada e o Passe Livre em Patos




Em Audiência Pública realizada na noite desta quarta-feira, dia 12 de novembro, na Câmara de Vereadores, estudantes, representantes de entidades estudantis, vereadores e representantes do Poder Público Municipal discutiram a Lei da Meia-entrada para estudantes em eventos culturais e esportivos em Patos.

A realização desta Audiência Pública foi solicitada pelo vereador Maurício Alves, por meio do Requerimento 221/2014, de 04 de novembro, que foi aprovado por unanimidade por seus pares.

Durante a Audiência estudantes dos Campus da UEPB, UFCG e IFPB foram a Tribuna para apresentar suas reinvindicações e opiniões a respeito do desrespeito sofrido pela classe estudantil com relação ao não cumprimento da Lei da Meia-entrada e a forma como vem sendo atendidos pelo transporte coletivo na cidade.

Compareceram a Audiência na noite desta quarta-feira o vereador propositor, Maurício Alves, a presidente da Casa, vereadora Nadir Rodrigues, o vereador Inácio de Gelo e a vereadora Lucinha Peixoto, o procurador Márcio Wanderley, representando a Prefeita de Patos e o secretário executivo da Juventude e Lazer, Marcelo Lima.

O vereador Maurício Alves fez uma avaliação do encontro, que, segundo ele, foi positivo e muito participativo.

“A Audiência foi extremamente positiva, pois contamos com a presença de representes do IFPB, da UFCG, da UEPB            , do Movimento Estudantil a nível Estadual e também dos Grêmios das Escolas do nosso município, com isso pudemos esclarecer pontos sobre o Projeto de Lei de Nº 032/2014, que apresentamos nesta Casa, bem como discutimos e ampliamos o debate a respeito da meia-entrada e a necessidade de que o transporte público possa oferecer melhor qualidade no translado dos estudantes para os centros de ensino”, enfatizou Maurício.

O secretário da Juventude, Marcelo Lima, também falou sobre o evento e destacou o trabalho de rearticulação do Movimento Estudantil que vem sendo feito em Patos.
“Tivemos, hoje, a realização de mais um momento de cidadania aqui na Câmara Municipal, onde em especial a juventude veio participar do debate, um debate importante, que discutiu mobilidade urbana, passe livre, meia-entrada e essa participação mostra que o Movimento Estudantil está articulado em nossa cidade. Quero parabenizar o vereador Maurício pela iniciativa e os vereadores Inácio de Gelo, Nadir Rodrigues e Lucinha Peixoto pela participação”, destacou Maurício.

Representando a prefeita Francisca Motta, o procurador Márcio Wanderley falou sobre a atenção da gestora para com a juventude e disse que a audiência foi de extrema importância para o município.

“O povo estava muito bem representado hoje aqui, não apenas pela participação dos estudantes, mas pela presença dos vereadores e, eu que vim a este encontro como coparticipante, representando a prefeita de Patos, que tem nessa juventude, a visão de uma das parcelas mais importantes para o município, faço uma avaliação extremamente positiva dessa audiência, tanto para os estudantes, que fazem uso do transporte público e na questão da pauta principal, que foi a discussão sobre a meia-entrada nos eventos, como para a população em geral”, avaliou o procurador.

Dentre as questões levantadas, os estudantes pediram empenho da Casa na defesa do cumprimento a Lei da Meia-entrada em todos os eventos e em todas as áreas em que forem divididos o espaço e, o vereador Maurício, juntamente com o secretário Marcelo lima, comprometeram-se em acompanhar os estudantes a uma visita ao Procon Municipal, na manhã desta quinta, onde eles foram apresentar suas reivindicações e cobrarem do órgão a fiscalização e o cumprimento da Lei.

Cledilma Codeiro
Ascom | Câmara Municipal de Patos

Polícia apreende armas e munições em abordagens na cidade de Belém


A Polícia Militar, por meio do destacamento do município de Belém, no Brejo paraibano, prendeu nessa quarta-feira (12) Wesley Dawsley de Almeida Mendes, de 22 anos, e apreendeu um adolescente de 17 anos. De acordo com o subtenente dos Santos, responsável pela prisão, os dois estavam em uma moto no centro da cidade e ao encontrarem o carro da polícia tentaram fugir. “Nós seguimos em perseguição e ao alcançá-los fizemos a revista e encontramos armas e munições”. 

Com a dupla, a polícia apreendeu uma pistola 380, 26 munições calibre 380, dois carregadores e ainda um revólver calibre 38, além de 12 munições. Segundo o subtenente, durante a abordagem os dois disseram que as armas seriam usadas em um confronto com outros criminosos da cidade. O material, o adolescente detido e o homem preso foram levados até a delegacia de Belém.

O subtenente dos Santos ressaltou que a PM vai continuar com rondas e abordagens na área da prisão e em outras localidades da cidade com o objetivo de realizar mais apreensões de armas e munições. 

Apreensão de Armas - As polícias Civil e Militar da Paraíba, por meio de repressão qualificada aos crimes contra a vida e ao patrimônio, conseguiram apreender 9.889 armas de fogo no Estado desde 2011. O dado é do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds). A média de revólveres, pistolas e armas de grosso calibre retirados de circulação na Paraíba é de 7,2 por dia.

Secom

Ministério Público atendeu solicitação da presidente da Câmara e realizou audiência para discutir a questão do transporte coletivo em Patos

Atendendo a solicitação da presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Nadir Rodrigues, por meio de Ofício encaminhado à Promotoria do Patrimônio Público de Patos, foi realizada na manhã da quarta-feira, dia 12 de novembro, uma audiência para discutir a reativação das linhas de transporte coletivo para os bairros Salgadinho e Bivar Olinto, bem como, a qualidade do serviço prestado pela Empresa Transporte Nordeste LTDA aos usuários do transporte coletivo na cidade.
A audiência foi conduzida pela Promotora de Justiça do Cidadão, Lívia Vilanova Cabral e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, vereadora Nadir Rodrigues, do procurador do Município, o advogado Walber Mota, do procurador da empresa, o senhor Célio Fonseca, além das funcionárias Fabiana Alencar e Doralliny Nóbrega.
De acordo com a presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, o Ministério Público atendeu sua solicitação e a audiência realizada foi bastante positiva. “Nós fomos informados pela população de Patos que o serviço de transporte coletivo não estava chegando a alguns bairros aqui da cidade, então, nós solicitamos por meio do Requerimento 107/2014, apresentado e votado na Câmara, o apoio do Ministério Público, que nos atendeu e hoje participamos desta audiência, onde discutimos a questão de forma muito positiva, e, para nós que representamos o povo, este é um momento muito importante, pois é a partir da Câmara que estas discussões têm que acontecer, pois é ela quem ouve as mensagens do povo e suas necessidades”, ressaltou Nadir.

A convite da promotora Lívia Vilanova, a presidente Nadir Rodrigues, juntamente com outros representantes da Administração Municipal, ainda participou de outras duas audiências nesta mesma data, sendo uma tratando da questão do transporte coletivo, com foco no atendimento aos idosos e pessoas com deficiência oferecido pela Empresa Nordeste; e uma outra ligada aos serviços prestados pelo Instituto de Proteção aos Cegos de Patos, que segundo ela, também foram muito positivas.
“Nós também participamos de outras duas audiências, sendo uma em relação ao Instituto dos Cegos, por conta de algumas irregularidades que foram identificadas lá, e nós estivemos reunidos aqui para unir forças e também apoiar aquela instituição, tendo em vista o serviço que é prestado a população idosa; e uma outra em relação aos serviços prestados pela Empresa às pessoas com deficiência, que também foi muito produtiva e, a e alguns pontos que foram discutidos nós iremos apresentar sobre forma de Requerimentos na Câmara Municipal”, concluiu a vereadora.

Cledilma Cordeiro
Ascom | Câmara de Vereadores de Patos

Oficinas Interlegis vão levar para Câmaras do Paraná e da Paraíba portal de internet e informatização legislativa

Um Estado no Nordeste e outro no Sul serão os novos focos do Programa Interlegis para disseminar os produtos tecnológicos que apoiam as Câmaras Municipais no objetivo de se modernizar e superar a exclusão digital. Serão três oficinas em novembro e dezembro para treinar servidores das Câmaras Municipais para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e o do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
O treinamento atende a pedido feito pelos senadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Álvaro Dias, do Paraná, empenhados em fazer com que as casas legislativas nos seus Estados tenham seus portais na internet e, com isso, atendam às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação. Na Paraíba, apenas 27% das Câmaras têm portal na internet, segundo levantamento feito pelo Programa Interlegis no início deste ano. Já no Paraná, apesar de o índice ser bem mais elevado, o objetivo é atingir os 40% de casas que ainda não possuem o seu site.
As Câmaras Municipais de Patos e Campina Grande, na Paraíba, serão sedes das oficinas, que pretendem atingir também as cidades vizinhas: do dia 24 ao dia 28 de novembro, em Patos; e de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande. Já no Paraná, a oficina vai se realizar também entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, que deve mobilizar as câmaras da microrregião.  A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para outras.
Programação
Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.
Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.
Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

Arquivo do blog