Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de dezembro de 2014

Profissionais da imprensa se confraternizam com a participação do humorista Pedro Manso, em Patos





Profissionais da imprensa patoense se reuniram na noite desta sexta-feira, (26), em um jantar de confraternização para a categoria, em Patos.

Promovido pela Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, (AISP), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, (SindJor), o evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Patos e contou com a presença de vários representantes da imprensa de Patos, do deputado estadual, Nabor Wanderley, dos Secretários municipais Raniere Ramalho e Everaldo Lima, além do Presidente do SindJor, Rafael Freire.

A animação ficou por conta da Isabela Fernandes e Banda, além de Bal do Forró.
 
Para a Presidente da Aisp, Luanja Dantas, o sentimento é de dever cumprido: “É muito gratificante podermos encerrar nossas atividades de 2014 em um momento tão festivo e especial. Agradeço a cada um que direta ou indiretamente contribuiu para a realização desse evento, em especial ao Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rafael Freire, pela parceria firmada e pelo carinho e atenção que a entidade tem tido com nossa Associação”, destacou.

Na ocasião, vários brindes foram sorteados entre os presentes. A festa ainda teve a participação do humorista do SBT, Pedro Manso, que contou algumas piadas e interpretou alguns de seus personagens.

Polícia lança Operação Réveillon com reforço de 1.500 homens em todo Estado


A Polícia Militar lança neste sábado (27), às 20h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a Operação Réveillon, que conta este ano com um reforço de 1.500 policiais militares para complementar a segurança até o dia 2 de janeiro. Serão usados policiais de todas as unidades operacionais, além das bases de monitoramento móvel da corporação, que acompanharão em tempo real o movimento onde há maior fluxo de pessoas por causa da virada do ano.

Apesar de ser voltada para a segurança dos festejos do dia 31, a operação traz um reforço para a segurança do sábado até o dia 2 de janeiro, com a realização de blitzen, bloqueios, abordagens e rondas em vários pontos do Estado. A medida tem o objetivo de prevenir a ocorrência de crimes no período, assim como garantir a segurança no trânsito.

Só na Região Metropolitana de João Pessoa, são 400 policiais a mais por dia. Na virada do ano, eles reforçarão a segurança das cidades de Alhandra, Pitimbu, Baía da Traição, Conde, Caaporã, Lucena, Conde, Santa Rita, Cabedelo e na capital.

No Réveillon de João Pessoa, que conta com várias atrações musicais, a Polícia Militar vai utilizar um reforço de 200 policias, várias viaturas e uma base de monitoramento com 12 câmeras de longo alcance, acompanhando em tempo real toda movimentação das pessoas que vão prestigiar a virada do ano nas Praias do Cabo Branco e Tambaú. Na cidade terá reforço também nos locais de programação religiosa.

Na praia de Intermares, cidade de Cabedelo, haverá um incremento de 70 policiais militares a pé e em viaturas.  Em Campina Grande, a Polícia Militar ocupará com rondas todo entorno da Avenida Severino Cruz, próximo ao Açude Velho, onde geralmente as pessoas se reúnem para festejar a passagem do ano.

No Sertão do Estado, as rondas serão intensificadas por causa do trânsito e também das residências que ficam fechadas durante o período, já que muitas pessoas aproveitam para viajar.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Ricardo anuncia primeiros nomes da reforma administrativa


O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta sexta-feira (26), os primeiros nomes dos auxiliares que irão compor o Governo do Estado a partir do próximo ano. A primeira etapa da reforma administrativa estadual contempla nomes de gestores de órgãos da administração direta e indireta. Entre eles, o professor doutor Aléssio Trindade de Barros, atual secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação. Doutor em Engenharia Elétrica e professor do IFPB, Aléssio assumirá a Secretaria de Estado de Educação.

Assume a Secretaria de Estado de Governo o ex-senador Efraim Morais. A Chefia de Gabinete do Governador será de responsabilidade do professor Fábio Maia.

O jornalista Luís Tôrres continua respondendo pela Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, tendo o radialista Célio Alves como secretário executivo.

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Finanças será comandada por Tárcio Pessoa.  

A professora Cida Ramos continua no comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Na Executiva do Desenvolvimento Humano assumirá Ana Cláudia Vital do Rego, ex-superintendente da Funasa na Paraíba. E na Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida.

O engenheiro João Azevedo Lins comandará a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) terá à frente o atual gerente executivo de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinícius Fernandes Neves. Engenheiro do quadro da CEF, Marcus Vinícius é formado também em Direito.

Já o extensionista rural Nivaldo Magalhães assume a responsabilidade da gestão unificada da Emater, Emepa e Interpa.

De acordo com o secretário de Estado da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, o governador Ricardo Coutinho pretende concluir a reforma até o dia 31 de dezembro. “O governador tem sido extremamente criterioso na composição do quadro para o novo mandato, a fim de assegurar o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e a superação dos índices alcançados na primeira gestão para que a população da Paraíba continue a perceber na prática os avanços que estão sendo implementados neste Estado”,  destacou o secretário da Comunicação Institucional. 

Secom

Diretoria do Hospital Regional de Patos emociona pacientes e funcionários com musical de natal






Na noite da última quarta, 24, noite em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, o Hospital Regional de Patos através de sua direção, deu uma oportunidade aos pacientes internos e funcionários plantonistas daquela casa, de também terem uma noite de natal feliz.

A ação foi uma parceria entre a diretoria daquela casa hospitalar e o PRIMA, na pessoa do maestro Emanuel Araujo, que contou também com a participação das cantoras Cyda Dyas e Sarah Kimberlly.

Na ocasião, os músicos percorreram os corredores do ‪‎HRP tocando clássicos natalinos, tomando a atenção de todos, mais principalmente ao passarem em frente as enfermarias era nítida a emoção que contagiava os pacientes e acompanhantes, bem como todos os profissionais da casa ali presentes.


Texto e Fotos: Thiago Florentino

Centenas de pessoas prestigiam última noite das apresentações culturais na Vila Natal


Centenas de patoenses e turistas prestigiaram nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, a última noite de apresentações culturais na Vila Natal, instalada ao lado da praça Getúlio Vargas,  no Centro de Patos. 

E para encerrar com chave de ouro o evento Natal da Família, o Sexteto de Metais La-Dó-Sol se apresentou trazendo músicas bem arranjadas e resgatando cantores populares, a exemplo de Zé ramalho, entre outros. Na sequência, a segunda e última atração da noite, a cantora Isabela Fernandes, encantou os presentes com um repertório especial para a noite de comemoração ao Natal.

A prefeita Francisca Motta externou a satisfação em realizar o evento pelo segundo ano consecutivo. “Encerro este ano com o sentimento de continuar trabalhando para melhorar ainda mais os festejos natalinos na nossa cidade. Receber o reconhecimento das pessoas, patoenses ou visitantes, nos deixa ainda mais motivados para melhorarmos ainda mais essa festa criada especialmente para acolher as famílias”, disse a prefeita.

O deputado Hugo Motta, relatou a alegria de participar do encerramento da Vila Natal, e ressaltou como importante, a presença das famílias prestigiando as apresentações e o clima natalino proporcionado pela ornamentação da cidade.

A cantora Isabela Fernandes aprovou a criação da Vila Natal e parabenizou a realização do segundo ano de festejos.

O secretário de Cultura, Romildo de Sousa, destacou como ponto importante do evento, a oportunidade de mostrar ao público os talentos existentes na cidade de Patos, nas diversas manifestações culturais e artísticas existentes também nas escolas municipais.

Ieza da Silva Martins, visitante da Vila Natal, disse que o evento Natal da Família foi muito bem pensado e estrutura pela gestão municipal. Ela também destacou que o local foi apropriado para as famílias.

Durante sete dias diversos grupos culturais e músicos locais, entre eles alunos do programa Mais Educação das escolas municipais, realizaram apresentações voltadas para o encontro das famílias. O Papai Noel também fez a diferença e envolveu crianças e adultos no clima natalino. A árvore de natal de 17 metros de altura serviu como cartão postal e atraiu milhares de pessoas que queriam levar uma foto como recordação. 

Hélio Barbosa

Motorista embriagado foge a 190 km/h e é preso pela PRF no Sertão da Paraíba


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista que desobedeceu ordem de parada em uma fiscalização no início da noite de hoje (25), na BR 230, em São Mamede, Sertão da Paraíba. O homem estava embriagado e apresentou-se como vice prefeito do município paraibano de Cajazeirinhas.

O suspeito não atendeu a ordem de parada dos agentes da PRF e, em seguida empreendeu fuga. Os policiais iniciaram um acompanhamento na tentativa de abordá-lo. Durante a fuga o homem, que estava em um VW Gol, atingiu a velocidade de 190 quilômetros por hora, chegando a percorrer uma distância de 18 quilômetros. No entanto, foi alcançado pelos PRFs.

Intimidação - Durante a revista o suspeito declarou-se vice prefeito de Cajazeirinhas, em tom arrogante, demonstrando muita exaltação; o que levou a equipe a desconfiar que o indivíduo estava embriagado. Após o teste com o etilômetro ficou constatada a embriaguez. Na sequência, os agentes da PRF deram voz de prisão e ainda o notificou por conduzir veículo em estado de embriaguez alcoólica, com índice superior a 0,34 dg/l, que se configura crime de trânsito, além das infrações por ultrapassagem proibida; forçar ultrapassagem; e desobedecer ordem de parada. O suspeito ainda responde processo na Justiça por estelionato e pela Lei Maria da Penha.

O preso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de São Mamede, onde o flagrante foi registrado.
 
Assessoria

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

RC entrega casas e assina concessão à Diocese para administrar a Cruz da Menina por 15 anos












Marcos Eugênio

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho esteve nesta terça-feira 23 na cidade de Patos, onde fez a entrega de 109 casas populares no Conjunto Vista da Serra II Virgílio Trindade. Em seguida manteve reunião na Cúria Diocesana de Patos com o bispo Dom Eraldo Bispo da Silva, Pe. Flávio Mamede, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, momento em que assinou a concessão de administração do Parque Cruz da Menina à Diocese, por um período de 15 anos.

No Vista da Serra II Ricardo Coutinho, acompanhado da prefeita de Patos Francisca Motta, do deputado estadual Nabor Wanderley, da presidente da Cehap – Companhia Estadual de Habitação Popular, Emília Correia, dentre outras autoridades, fez a entrega simbólica a alguns moradores do residencial Virgílio Trindade, homenagem póstuma ao comunicador, político, agente cultural e contador de Patos.

Nesta etapa do programa Minha Casa Minha Vida foram entregues 109 residências, com investimentos estaduais de R$ 6 milhões. Na primeira etapa foram 136 famílias beneficiadas. Emília Correa destacou os investimentos que estão acontecendo na Morada do Sol, e citou o sistema de aquecimento casas entregues, um modelo que não faz sentido para esta localidade por possuir clima bastante quente. No próximo projeto pelo Minha Casa Minha Vida, isso já aprovado no âmbito do Conselho de Moradia, em vez desse equipamento, as casas terão placas fotovoltaicas para gerar energia para fazer funcionar a geladeira, TV, a iluminação residencial.

O superintendente da Caixa econômica na Paraíba, Elan Miranda, parabenizou a parceria envolvendo a Caixa, Governo do Estado e Prefeitura de Patos na concretização desses projetos habitacionais. Parabenizou o idealizador do Minha Casa Minha Vida, o ex-presidente Lula, e falou do lançamento da terceira etapa do Minha Casa Minha Vida III pela presidente Dilma para breve, fato ocorrido em julho deste ano, que prevê a construção de 3 milhões de novas moradias no Brasil.

A prefeita Francisca Motta lembrou também da importância de Virgilio Trindade que será homenageado na Vila Olímpica que será construída na cidade. Sobre o Vista da Serra II disse que já existe terreno para a construção de uma creche orçada em R$ 1,4 mi, além de um campo de futebol e uma praça para o lazer e confraternização das famílias. Falou da parceria da prefeitura com o Estado e que ficou surpresa com a administração RC, que não esperava tamanha desenvoltura de sua administração, parceria que deve se fortalecer muito mais em prol de Patos.

O governador enalteceu a importância de uma moradia para as famílias que estão recebendo suas chaves de casa. Disse que seu governo já entregou 14.800 moradias e que há mais dez mil em construção, inclusive o Conjunto Itatiunga, com mais de 700 casas prestes a ser inauguradas em Patos, no máximo em dois meses, e outras 14 mil aguardam a assinatura de contrato perante os órgãos financeiros. Ao longo de seus dois mandatos cerca de 35 mil casas devem ser entregues. Elogiou o governo PT pelos avanços nos últimos doze anos. Citou a corrupção na Petrobras, mas ressaltou que o Brasil não se resume a isso e que os órgãos competentes como PF, MPF estão investigando para punir os culpados.

Reunião na Cúria Diocesana

Ricardo Coutinho foi recebido pelo Bispo Dom Eraldo, que de pronto desejou sorte ao governador. Fez uma rápida explanação sobre a Fazenda Esperança e reapresentou pleitos como uma ajuda de R$ 40 mil para a obra de instalação da Fazenda e de um veículo para facilitar o trabalho de conscientização nos municípios sobre a metodologia empregada na recuperação de dependentes químicos.

Ao final da reunião houve a assinatura da concessão pelo Estado do Parque Cruz da Menina, que passa a ser administrado pela Diocese de Patos por um período de 15 anos. “Nada mais justo que a própria Igreja para se responsabilizar pela administração da Cruz da Menina”, disse Ricardo Coutinho.

Dom Eraldo falou do compromisso evangelizador da Igreja e que agora haverá mais facilidade para o trabalho sacerdotal pretendido pela Diocese.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

6ª Gerência de Saúde conclui segunda etapa do planejamento de dengue com seus 24 municípios



José Leudo

A 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, concluiu nesta segunda-feira 22 o segundo ciclo do planejamento em dengue e chikungunya. Trata-se de um trabalho de sensibilização para o enfrentamento à dengue e ao novo vírus recém-chegado ao Brasil, transmitido pelo Aedes aegypti, o mesmo que causador da dengue.

Técnicos da Vigilância Ambiental (antiga Sucam) e apoiadores da Gerência visitaram os 24 municípios levando capacitação aos agentes de endemias e dialogando com a sociedade organizada, como agentes comunitários de saúde, câmaras de vereadores, prefeituras, clubes de serviços, igrejas. Além das rodas de conversas, sempre com média de 30 a 40 multiplicadores das informações, as equipes realizaram também visitas in loco nas residências fazendo busca ativa de criatórios do mosquito e conscientizando as famílias sobre sua responsabilidade na luta contra a dengue.

A primeira etapa do plano contra a dengue aconteceu em março e abril deste ano, com todos os municípios da regional sendo visitados e trabalhados em torno da problemática da dengue. Até pouco tempo, nos últimos boletins da dengue, três municípios da 6ª regional de saúde estavam de situação de elevado risco, apresentando alto índice de infestação do mosquito Aedes, Malta, Cacimbas e Desterro.

“Foi muito importante esse trabalho in loco dos apoiadores e dos técnicos da Funasa. Não adianta apenas realizar as reuniões abertas com a sociedade, mas também monitorar o trabalho de campo dos agentes de endemias, visitar com eles, verificar a abordagem que estava sendo feita, dialogar com as famílias”, comentou José Leudo Farias, gerente regional.

Após os encontros ficou a proposta de cada município intensificar ações preventivas contra a dengue e chikungunya, já existem casos em Pernambuco, neste mês de janeiro, quando começa o período de chuvas e com elas todo o ciclo propício à reprodução do mosquito. Leudo diz que a população deve fazer sua parte, a quem lhe compete 90% das ações, que é seguir as recomendações para evitar criatórios do Aedes em casa, e não esperar apenas pelo pessoal da saúde.

A 6ª Gerência de Saúde foi a única do Estado a dar continuidade ao plano de sensibilização contra a dengue. Neste mês de janeiro oferecerá capacitações enfocando especificamente o chikungunya. Todo o material já foi entregue aos profissionais de saúde. “Se Deus quiser vamos iniciar o ano preparados para enfrentar a dengue a febre chikungunya, e pedimos a colaboração da população que nos ajude nessa missão que é de todos. Ninguém quer voltar ao passado de muitos casos de dengue e até mortes”, comentou o gerente regional de saúde.  

Arquivo do blog