Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Nadi assume presidência da Câmara de Patos para o segundo biênio consecutivo



A vereadora Nadigerlane Rodrigues (PMDB) foi empossada na manhã desta sexta-feira 02 para o segundo mandato de presidente da Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa, biênio 2015/2016.

Após a solenidade falou ao pbnoticias sobre o que foi o primeiro mandato, enfatizando que houve acertos e falhas. “Faremos das críticas que recebemos de parte da população e da imprensa inspiração para melhorarmos nosso trabalho. Temos a humildade de reconhecê-los, continuaremos a honrar nosso papel de contribuir para o desenvolvimento de nosso município”, explicou.

Disse que serão dois anos de muitos desafios pela frente que terão de ser vencidos mais uma vez. Adiantou que algumas mudanças acontecerão para agilizar os trabalhos do Legislativo patoense, as quais vão ser estudadas pela mesa diretora. Nadi elogiou a postura da prefeita Francisca Motta, que tem, em sua análise, contribuído com uma gestão harmoniosa na relação com a Câmara Municipal.

A composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Patos ficou assim definida:
Presidente – Nadigerlane Rodrigues;
1º Vice-presidente – Ivanes Lacerda
2º Vice-presidente – Isis Karla
1º secretário – Inácio de Gelo
2º secretário – Diogo Medeiros
3ª secretária – Lúcia de Fátima Medeiros.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ouvidoria do Hospital Regional de Patos recebe 15 reclamações por mês


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mantém em funcionamento um importante serviço que serve de elo do cidadão com a administração pública, a Ouvidoria, que vem conseguindo dar resolutividade a diversas reclamações, uma média de 15 por mês.

Mesmo sendo um espaço destinado ao exercício da cidadania, alguns pacientes deixam de formular suas reclamações quando questionados pelos ouvidores do Janduhy Carneiro. “É muito importante que os problemas sejam identificados por nossa clientela para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento”, comenta a diretora do HRP Hígia Lucena.

Três ouvidores, Bismark Sousa Nóbrega, Layse Alves da Costa e André Pereira realizam o trabalho de visitação aos pacientes e acompanhantes. Primeiramente, na abordagem, explicam os objetivos do contato, os direitos dos usuários e a importância da participação destes para a melhoria da qualidade dos serviços.

Bismark Nóbrega explica que as denúncias formuladas que chegam à Ouvidoria são transformadas em demandas e são trabalhadas de acordo com cada especificidade. “Há queixas que são tratadas em nível de coordenação, outros são encaminhados à direção do Hospital que busca a resolução”, explica o ouvidor.

Como a assistência social possui muitas atribuições, a Ouvidoria realiza também pesquisas de satisfação dos usuários do SUS, que também mostram a percepção dos pacientes e acompanhantes sobre os serviços hospitalares.

Todas as informações são analisadas pelos coordenadores e diretoria do Janduhy Carneiro. Elas apontam o bom desempenho e deficiência de cada setor. Atendimento médico, na internação, de enfermagem, assistência social, alimentação fornecida, limpeza, roupa, cama e banho, medicação, perfil do paciente, dentre outros são tópicos que fazem parte das pesquisas mensais do Hospital Janduhy Carneiro.

Chove granizo no Sertão da Paraíba e moradores usam a internet para relatar estragos

Moradores de Itaporanga e cidades do Vale do Piancó, a cerca de 400 km de João Pessoa, usaram as redes sociais para registrar a ocorrência de chuva de granizo em cidades da região na tarde desta terça-feira (30).

O caminhoneiro José Aroldo Ferreira, de 58 anos, disse que estava passando pela cidade quando percebeu a chuva de granizo. “Estava passando em Piancó e o tempo estava fechado. Chovia muito e deu para ver as pedras de gelo pelo chão”, afirmou.

Outro morador da cidade de Piancó disse que a forte chuva causou estragos na cidade e em outros pontos da região, com ventos fortes que destruíram telhados e provocaram a queda de árvores.

A internauta Karola Mayra foi ao Instagram onde postou “chuvinha boa no meu Piancó, com direito a granizo”.

O meteorologista Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas, disse ao Portal Correio que o granizo é um efeito percebido em determinadas regiões e é, costumeiramente, um evento isolado. Apesar de parecer uma grande novidade, a Aesa disse que é algo normal.

“Trata-se de um efeito localizado que costuma ocorrer nesta época do ano, principalmente em regiões quentes e em áreas isoladas. Isso pode estar acontecendo porque a previsão é de que as chuvas para o interior sejam melhores do que as registradas ao longo deste ano”, afirmou.

Ele finalizou dizendo que há mais previsões de chuvas fortes, com queda de granizo, nas regiões mais quentes do estado. 
 
portalcorreio

 

Polícia apreende 21 armas de fogo na Operação Réveillon

A Polícia Militar apreendeu mais sete armas de fogo, entre a manhã da segunda-feira (29) e a madrugada desta terça-feira (30), nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Ingá, Sapé e Itapororoca. Com isso, subiu para 21 o número de armas apreendidas nos três dias da Operação Réveillon e para 23 o número de detidos flagrados por esse tipo de crime.

No total, oito pessoas foram presas e apreendidas com armas nas últimas horas, durante as atividades em pontos considerados estratégicos pelas forças de segurança do Estado. Em Sapé, dois adolescentes foram apreendidos com uma espingarda na comunidade Cuba de Cima. Em João Pessoa, José Araújo Vasconcelos, de 31 anos, foi preso portando um revólver calibre 38 e uma pistola 765.

Em Ingá, o agricultor José Evaristo da Silva, de 42 anos, foi preso com uma espingarda após ameaçar moradores do Sítio Serra Rajada. Em Campina Grande, policiais do Batalhão de Operações Especiais apreenderam um revólver calibre 38 no bairro José Pinheiro. Em Itapororoca, três suspeitos foram interceptados em um carro, onde foram apreendidos dois revólveres e vários tabletes de maconha. Rodrigo Pedro Meirense, de 35 anos, Italo Luan Xavier, 23, e Jamile Justino de Moraes, 23 anos, foram apresentados na delegacia de Mamanguape.

A Operação Réveillon, que vai até o próximo dia 2, continua intensificada e vai contar, nesta terça-feira, com ações conjuntas entre os batalhões e tropas especializadas, com abordagens a pessoas, carros, motos, ônibus e incursões em locais que apresentam mais registros de ocorrências.

Ponto de venda de drogas desarticulado – Além das apreensões de armas, a Polícia Militar desarticulou, nessa segunda-feira (29), um ponto de venda de drogas no bairro do Açude, em Santa Rita. No local, foi preso Carlos Gomes do Amaral, de 34 anos, e apreendidos 43 papelotes de maconha. O crime foi registrado na 6ª Delegacia Distrital.

Em Queimadas – Dois adolescentes de 17 anos suspeitos de roubar estudantes foram apreendidos em flagrante, na noite dessa segunda-feira (28), no centro da cidade. Com eles foram recuperados aparelhos celulares das vítimas. 

Secom

Waldson nega projeto político e diz que blindará Secretaria


O novo secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal do Estado, Waldson de Souza, negou hoje que seu deslocamento da Saúde para o novo cargo tenha como objetivo pavimentar uma futura candidatura a cargo eletivo. Garantindo que não pretende disputar nenhum mandato, Waldson afirmou que sua missão na nova função seria justamente a de "blindar" a estrutura da secretaria a qualquer tipo de ingerência política.
 
"Eu não tenho plano de disputar nenhum cargo. Estou chegando à secretaria com a missão de blindá-la porque ela é muito importante no Pacto Social e na melhoria de indicadores sociais da Paraíba", resumiu, durante entrevista ao Rádio Verdade, da Arapuan FM.
 
Apesar de suas negativas sobre o futuro político, o secretário admitiu que, caso seja convocado para uma empreitada eleitoral pelo governador, deve aceitar: "Precisaremos conversar também com o partido. Mas, posso dizer que hoje esse projeto não está nos meus planos", desconversou.
 
parlamentopb

Ricardo retoma anúncio de novos auxiliares para segundo mandato


O governador Ricardo Coutinho (PSB) está dando continuidade a divulgação dos nomes que vão compor seu segundo governo. Pelo twitter, o socialista informou que o ex-deputado Fabiano Lucena, sobrinho do senador Cícero Lucena (PSDB), será o titular da Secretaria Executiva do Meio Ambiente. Na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, o vice-prefeito de Patos pelo PT, Lenildo Morais. A Secretaria Executiva da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana será ocupada pela deputada Gilma Germano.

A superintendente de A União continuará sendo a jornalista Albiege Fernandes e a Rádio Tabajara continua tendo Maria Eduarda Santos como superintendente. Na Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, dos quadros do PC do B, José Gonçalves, que, atualmente, já ocupa o posto. A Funad continua a ser comandada por Simone Jordão.
Mais nomes que comporão o próximo governo serão o auditor da Receita Federal, Marialvo Laureano, que permanece na Secretaria da Receita. Na Executiva da Receita, Leonilson Lins, também auditor da Receita Estadual. 
 
Na Secretaria Executiva do Turismo, Ivan Burity, empresário do ramo hoteleiro e Procurador do Estado. Na Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, chefe do Departamento de Direito Público da UEPB - Campina Grande.
 
Na Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia, a professora da UFCG-CG, Francilene Procopio, que continua à frente da pasta. Já para Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico irá Wilbur Holmes Jacome , ex-presidente da Companhia Docas da PB.
 
Na presidência da Junta Comercial, assumirá Antônio Carlos Fernandes Regis, ex-presidente da PB-Gás no governo de José Maranhão. E assumirá a presidência da Agência Reguladora da Paraíba - ARPB -, o ex-deputado Ramalho Leite.
 
O Detran será dirigido por Aristeu Chaves, Delegado de Polícia Civil no DF, ex-prefeito e, atualmente, presidente da Câmara de Vereadores de Camalaú. Para conduzir a PB-PREV no próximo governo, o advogado Yúri Simpson Lobato, ex-presidente da ARPB. O Agronomo Roberto Vital continuará dirigindo o Projeto Cooperar.

secom

Nova agência Sebrae em Itaporanga atenderá 19 cidades do Vale do Piancó



A sede começa a funcionar em janeiro de 2015 e atenderá as cidades com um projeto de Desenvolvimento Territorial, atendimento e orientação empresarial

As novas agências do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foram inauguradas nesta segunda-feira (29), na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano. É a décima agência do Sebrae no Estado e a quinta na região para atender 19 cidades com o projeto de Desenvolvimento Territorial, atendimento e orientação empresarial. As duas sedes passarão a funcionar em janeiro de 2015. Empresários e políticos do Vale do Piancó, onde a cidade está localizada, participaram da solenidade de abertura.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Luís Alberto Amorim, disse que a inauguração ocorreu neste período para concluir os planejamentos de 2014. “Nós atendemos os empresários dessa região e de Itaporanga e cumprimos o que prometemos, instalando essa nova agência. Essa região tem em seu DNA o empreendedorismo. É muito importante estarmos inaugurando hoje esta unidade do Sebrae. Agradecemos o apoio da prefeitura, que não titubeou em formatar essa nova parceria. É assim que se constrói, todos dando as mãos pelo mesmo objetivo”, disse.

Ele informou que, a partir de fevereiro do próximo ano, vai começar uma nova discussão sobre o desenvolvimento do Vale do Piancó. Luís Alberto ainda agradeceu ao presidente do Senar, Mário Borba, pelo esforço em montar a agência do Serviço ao lado do Sebrae. Mário Borba ainda é presidente da Federação Nacional da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). Ele disse que, antes de instalarem as agências, fizeram várias visitas à cidade e ficou surpreso com o apoio imediato dos governantes.

“O prefeito Aldibergue Alves nos apoiou de imediato, entendendo que a cidade só ganhará ao realizar a busca pelo empreendedorismo. As pessoas dessa região almejam alcançar o desenvolvimento, isso é notório. Com a chegada do Sebrae na cidade, não poderíamos de perder essa chance de envolver o Senar nesta parceria tão importante para o desenvolvimento da agropecuária. Esperamos realizar, de início, algumas ações simples, como a reabertura do Sindicato Rural, fechado a anos”, comentou.

O prefeito Aldibergue informou que Itaporanga é a cidade que possui o Produto Interno Bruto (PIB) que mais cresce em todo o Vale do Piancó, que hoje possui quase 20 cidades no território. O gestor municipal falou da importância em atrair o Sebrae para a região e movimentar todos os setores econômicos. “A cidade recebe essa parceria de braços abertos para aumentarmos nosso potencial e gerarmos mais emprego e renda para todos”, falou.

A empresária Daniela Dantas notou que a cidade está, cada vez mais, “abraçando seus moradores com oportunidades para que o empresariado se desenvolva”. Ela falou na inauguração do Sebrae sobre o trabalho que foi realizado antes com quem procurava a instituição ou recebia as visitas dos gestores e consultores.

Têxtil - A cidade de Itaporanga tem características econômicas mais voltadas ao setor industrial e têxtil. O Sebrae atende 10 empresas têxteis da cidade desde 2012 com consultoria para montagem e ampliação dos negócios. Segundo o consultor Germano Márcio, essas empresas da região do Vale do Piancó recebem orientação, principalmente, para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Um dos empresários atendidos pelo Sebrae, Djalma Dantas Filho, disse que o negócio dele é tradicional e familiar, mas que estava com grandes perdas, principalmente no processo de fabricação de panos de chão. “Bastou algumas visitas do Sebrae, seguir o que foi orientado, que começamos a melhorar em tudo. A gente precisava reformar geral a fábrica. Do visual ao atendimento fomos mexendo. No primeiro ano, focamos nas perdas, depois na qualidade e produtividade. Chegamos a zero perda hoje e racionamos uma boa quantidade de água, apenas com a mudança de hábitos”, explicou.

Serviço
O que: Nova agência Sebrae em Itaporanga
Onde: Rua Elvídio de Figueiredo, S/N, no centro da cidade

Assessoria

STTrans e Prefeitura de Patos podem contratar engenheiro de tráfego em 2015


Marcos Eduardo
Cerca de 40 mil a 44 mil veículos, entre carros e motos, devem transitar diariamente pela cidade, segundo estima o superintendente de Trânsito e Transportes de Patos, Marcos Eduardo. Ele explica que hoje a grande preocupação tem sido em oferecer vagas de estacionamento. “Hoje sem sombra de dúvidas nosso maior problema é em relação aos estacionamentos. Por mais que a gente abra vagas a demanda por elas é sempre maior”, explica.

Ele aponta que algumas ruas centrais como a Pedro Firmino, Solon de Lucena, Epitácio Pessoa, Prado poderão ficar sem estacionamentos, isso para facilitar o tráfego de veículos nesses logradouros. Porém essas mudanças não são para curto prazo.

Eduardo diz que em 2015 existe a possibilidade da STTrans e Prefeitura contratarem um engenheiro de tráfego para planejar melhor o trânsito. Comenta que a cidade cresce rapidamente e precisa de um plano que torne o fluxo de veículos mais eficaz.

O superintende diz que a mobilidade urbana é um problema mundial e que Patos tem que ter um esboço de suas necessidades e pensar o futuro. Disse que o transporte público ideal é aquele que oferece qualidade no serviço e atende as necessidades da população. Sobre isso adiantou que a Prefeitura já trabalha a licitação para a vinda de nova empresa de transporte coletivo.

Troca de cobertas de praças de mototaxistas

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos – STTrans, deu início ao trabalho de troca de todas as 96 coberturas de praças de mototaxi. Os investimentos são possíveis graças ao apoio da Prefeitura Municipal e da iniciativa privada. As primeiras praças a ser beneficiadas são as do centro da cidade.

Para Eduardo 2014 foi bastante positivo. Citou a renovação, numa parceria com a Prefeitura, de toda a frota, inclusive quatro motos foram entregues esta semana; instalação de semáforos com iluminação led; criação do plantão 24h; novas paradas de ônibus com acentos; abertura da unidade básica de saúde Edmilson Mota, na STTrans, para atender todas as pessoas vinculadas à Superintendência, como taxistas, mototaxistas, donos de alternativos, frentistas e funcionários. “A gente agradece a todos que colaboraram para as conquistas deste ano. Torcemos e acreditamos que 2015 teremos muitas vitórias”, concluiu.

Arquivo do blog