Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Centros de Atenção Psicossocial divulgam números dos atendimentos realizados em 2014



Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde mental, abertos e comunitários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram concebidos como a principal estratégia do processo de Reforma Psiquiátrica.

Os CAPS se constituem como lugar de referência e tratamento para pessoas com grave sofrimento psíquico, cuja severidade e/ou persistência demandem um cuidado intensivo, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com sofrimento mental.  

A cidade de Patos, localizada no sertão da Paraíba, possui três Centros de Atenção Psicossocial, sendo eles: CAPS Infanto Juvenil (atendimento diário de crianças e adolescentes), CAPS Adulto (atendimento diário de adultos) e CAPS AD (atendimento diário de usuários de álcool e outras drogas).

CAPS Infanto Juvenil

A coordenadora do CAPS Infanto Juvenil, Josilene Araújo, fez um balanço dos trabalhos desenvolvidos em 2014, onde segundo ela, foram realizados mais de 10 mil atendimentos à usuários que foram avaliados quanto à evolução no tratamento. Atualmente o CAPS Infanto Juvenil possui 163 usuários cadastrados e que recebem atendimento diário de segunda à sexta, seja na área de psiquiatria, pediatria, psicologia, assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, educação física e pedagogia.

“Fazemos trabalhos em parceria com as escolas e também com a comunidade, no sentido de promover uma maior evolução no tratamento dos usuários. Esse trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar. Ainda promovemos reuniões familiares para que possamos orientar os parentes que possuem usuários no nosso serviço”, comentou.

O CAPS Infanto Juvenil recebe usuários de forma espontânea e também encaminhados pelas unidades básicas de saúde. Em 2014, o serviço passou a atender adolescentes até os 16 anos de idade, que sofrem com problemas relacionados ao vício em álcool e outras drogas.

CAPS Adulto

Também contando com uma equipe multidisciplinar, o CAPS Adulto vem desenvolvendo com responsabilidade o atendimento voltado aos usuários portadores de neuroses e transtornos mentais graves, sendo que desses, 107 recebem atendimento intra-CAPS (diário) e 60 recebem atendimentos ambulatoriais. Em 2014, o CAPS Adulto realizou 1.764 atendimentos.

O CAPS Adulto atende pessoas a partir dos 18 anos de idade. O tratamento também inclui oficinas terapêuticas com dança, pintura, música, entre outras. “Buscamos trabalhar a evolução desses usuários, dando atenção à socialização dessas pessoas. Alguns pacientes falam muito positivamente sobre como a vida deles mudou para melhor após serem inseridos no CAPS”, destacou a psicóloga Claucilândia Ferreira da Silva.

CAPS AD

O CAPS AD funciona há quatro anos na cidade de Patos e já possui um histórico positivo em se tratando da assistência às pessoas usuárias de álcool e outras drogas. A coordenadora do serviço, Inara Lane Sampaio, informou que em 2014 foram realizados 5.343 atendimentos entre consultas com psiquiátra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, entre outros.

Atualmente o CAPS AD possui cerca de 300 usuários cadastrados, sendo que 30 recebem atendimento diário de segunda à sexta, e os demais recebem atendimento ambulatorial com a equipe de multiprofissionais. “Temos vários casos de pessoas que conseguiram manter a distância do álcool e das outras drogas com o tratamento aqui no serviço”, ressaltou a coordenadora.

Um aspecto importante do CAPS AD é que atualmente as pessoas podem recorrer para se tratar contra o tabagismo.
O acesso dos usuários ao serviço acontece de forma espontânea e por meio do encaminhamento advindo das unidades básicas de saúde. O atendimento também abrange outros municípios circunvizinhos.

A reinserção social é estimulada através dos grupos terapêuticos, durante as oficinas e ainda por meio de atividades alusivas às datas comemorativas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog