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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hospital de Patos faz choque de mudanças para melhorar atendimento à sociedade

Danielle Medeiros




Após várias reuniões envolvendo direção, coordenadores, a fim de discutir o caos que havia se instalado em sua porta de entrada, a urgência, o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro resolveu realizar diversas mudanças para melhorar a resolutividade de problemas levados por pacientes de cerca de 90 municípios paraibanos, do RN, PE e até do CE.

“Era preciso que seguíssemos os protocolos de atendimento para benefício do usuário”, comentou Danielle Medeiros, coordenadora geral de enfermagem. Dentre várias mudanças que estão sendo implementadas desde o dia primeiro deste mês, o Janduhy Carneiro está fazendo maior controle na entrada de acompanhantes dos pacientes. Danielle explica que em todo pronto-atendimento o paciente não tem direito a acompanhante, exceto crianças e idosos acima de 60 anos.

Outra mudança é em relação à classificação de risco, que antes acontecia na urgência e passará a ser realizada pelo enfermeiro e técnico de enfermagem na sala de acolhimento, construída na parte externa do Hospital, em frente à urgência. Isso reduzirá bastante o tumulto que vinha ocorrendo no setor de triagem, o que dificultava o trabalha da equipe médica, que tinha, muitas das vezes, dificuldade de identificar quem precisa de atendimento devido a presença de vários acompanhantes. O setor de classificação de risco está sendo preparado para funcionar nesta quinta-feira.

O atendimento seguirá as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. O paciente ao chegar ao HR com o acompanhante será feita sua anamnese (entrevista que vai auxiliar no diagnóstico). O enfermeiro encaminhará o paciente para um dos quatro tipos de classificação de risco: verde 1 (paciente jovem, orientado, que chega à instituição para um atendimento rápido, tipo soroterapia e que não ficará interno; verde 2, caso de pacientes idosos, que precisam de atendimento mais específico, e de acordo com o internamento irá para a área amarela (3). Por fim o paciente que passa direto pra vermelha, que necessita de atendimento emergencial, ou seja, que exige uma intervenção médica imediata.

Na classificação de risco ficará de plantão uma equipe multiprofissional. Além do enfermeiro e técnico, estes estarão acompanhados de psicólogo e assistente social. O Hospital está implantando também o “Posso Ajudar”, que tem por objetivo servir de elo entre o paciente que está dentro da instituição e o acompanhante que se encontra no acolhimento. Isso possibilitará que esse acompanhante receba todas as informações sobre o paciente. “O acompanhante não ficará desprezado sem as informações importantes para deixá-lo mais tranquilo, menos angustiado”, comentou a coordenadora da enfermagem.

O setor de ortopedia continua sendo um dos mais movimentados do Janduhy Carneiro. Semanalmente são realizadas em torno de 30 cirurgias ortopédicas. A alta demanda exige uma espera de 12 a 15 dias em média, menor que a da Paraíba. “Com grande esforço da direção estamos conseguindo dar celeridade às cirurgias ortopédicas”, enfatizou Danielle.

Todas as mudanças que estão sendo postas em prática na urgência e emergência do Regional de Patos são baseadas na Política Nacional de Humanização, estabelecida pela Política Nacional de Atenção às Urgências, melhorando o atendimento ao usuário e, em contrapartida, pedindo a colaboração e compreensão dos familiares para que o HR possa fazer um trabalho eficaz.

Marcos Eugênio

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