Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Paraíba reduz violência nas escolas da rede estadual e se prepara para envolver a família no processo educativo



Na Paraíba, como em outros 18 estados brasileiros, a Liga Pela Paz, metodologia de educação emocional e social criada pela organização Inteligência Relacional, vem sensibilizando a comunidade escolar para a educação para a paz.


A partir de 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas.


Já no primeiro ano de experiência de desenvolvimento da Liga Pela Paz, os resultados comprovam uma significativa mudança no comportamento dos alunos da rede estadual. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas. Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmos e com os outros.

No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender. “Percebemos que estávamos no caminho certo, com o desempenho alcançado nessa parceria com a Inteligência Relacional. Após avaliação final, constatamos a necessidade de engajar a família nesse processo visto a importância da comunidade no trabalho de redução de violência e melhoria da convivência.”, comentou Cida Uchoa, Gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado.

Atualmente o enfrentamento dos problemas sociais, impulsionado pelo imperativo emergencial das respostas, tem sido predominantemente curativo. No entanto, é urgente, além das ações curativas, oferecer às famílias intervenções preventivas. Atalhos e abreviações emergenciais vêm mostrando sua insuficiência. O caminho parece curto, mas se revela longo e frustrante. Curar a ferida é importante, porém, antes de tudo, deve-se investir na sua prevenção.

Nesse contexto de prevenção é que a partir de Março de 2015, a Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Inteligência Relacional dará continuidade a essa mudança de paradigma na educação na Paraíba com a formação de 2.400 educadores que atuarão como facilitadores do diálogo sobre o tema da violência com 188 mil famílias dos alunos do Ensino Fundamental e EJA da rede estadual.

Será uma oportunidade de fortalecer vínculos entre a comunidade escolar, encarar os desafios com maior segurança e gerar uma rede de apoio comunitário, que visa, também, atender à demanda do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência nas Escolas, que é uma ação do Programa de Governo Paraíba Faz Educação.

As 649 escolas de Ensino Fundamental das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado, distribuídas em 187 municípios, irão desenvolver atividades com o DVD Emoções na Família - Construção da Paz, uma realização da Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que refletem diretamente no desenvolvimento integral dos estudantes. A partir do encontro entre a pedagogia e várias teorias científicas ligadas à condição humana e ao funcionamento das famílias, o DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover da harmonia no ambiente familiar.
A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência, construção de uma cultura de paz e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

SEMINÁRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO COM A GESTÂO ESCOLAR:
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Polo João Pessoa
Data: 03/03/15
Horário: 8h00 - 12h00
Local: Auditório Prof. Milton Paiva -Reitoria da UFPB
Endereço: Cidade Universitária- Prédio da Reitoria – Térreo - Campus I/ João Pessoa

Polo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço:Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

Polo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite –sn/ Patos

Polo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço:Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa

ATENDIMENTO À IMPRENSA-
Vandreza Freiria
Assessora de Comunicação - Liga Pela Paz
(16) 9 9775-2933
vandreza@inteligenciarelacional.com.br 



Nenhum comentário:

Arquivo do blog