Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Secretário de saúde de Vista Serrana assume presidência da CIRs







Aconteceu na manhã de ontem (terça-feira 24) no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde a primeira reunião de 2015 da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, que reúne secretários de 24 municípios da jurisdição Patos. Ao final da reunião foi eleita a nova diretoria da Comissão, que passa a contar com novo presidente, Wedson Araújo, secretário de saúde de Vista Serrana, que substitui o de Desterro, Rubens Marques.

A abertura do encontro foi feita pelo gerente regional de saúde, José Leudo Farias, que apresentou o quantitativo dos atendimentos realizados pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, o respectivo de cada município e teceu críticas ao descaso que existe na atenção básica, o que acarreta congestionamento na urgência e emergência do HRP; passou vários informes aos secretários presentes (12) sobre contraceptivos, testes rápidos, teste do HIV, caderneta da gestante, cirurgias eletivas, mamografia e tabagismo.

A secretaria do município de Emas, Priscila Wanderley, lamentou a falta de urgência em sua localidade e na maioria dos demais municípios da regional e que muitos ficam reféns dos médicos, que não permanecem na cidade durante toda a semana. Criticou o atendimento do Regional de Patos, enfatizando que este não tem o atendimento ideal. José Leudo lembrou que a maioria dos atendimentos do Hospital Regional de Patos acontece no horário da manhã e da responsabilidade da atenção primária, ou seja, do PSF.

Um dos assuntos importantes discutidos na reunião da CIRs foi em relação ao atendimento de alto risco das gestantes, para a maioria dos secretários, não vem correspondendo às necessidades das mulheres. O serviço é oferecido na Maternidade Dr. Peregrino Filho. O gerente de saúde reconheceu falhas e informou que na próxima reunião da Comissão convocará a direção da Maternidade para dar maiores explicações.

O trabalho de monitoramento da dengue foi discutido. Eugênio Pacceli, do setor de Vigilância Ambiental, destacou alguns problemas que vem sendo identificados no decorrer das atividades dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias), que estão trabalhando aleatoriamente, sem coordenação, sem fiscalização, com falta de EPI, material de expediente. “É preciso que os gestores tenham um olhar especial para o trabalho desses profissionais, que estão em contato mais próximo da população e possuem importante papel na prevenção às doenças”, comentou Eugênio.

O apoiador da GRS, Paulo Sérgio, ressaltou a distância que existe entre as categorias de ACS e ACE, o que dificulta bastante o serviço e diminui o rendimento das ações. O secretário de saúde de Catingueira, Davi Nunes, frisou também o descaso que há com os ACS e ACE. Disse que não deveria ser necessário a intervenção do Ministério Público e que o próprio colegiado tem condições de resolver a questão, bastando apenas vontade para isso.

Outros secretários lamentaram a falta de vontade de trabalhar por parte das categorias citadas, mas concordaram que eles estão trabalhando muito soltos, sem orientação. O Ministério Público, em recente reunião ocorrida no GIAASP – Grupo Independente de Ação e Análise Sócio Política, de Patos, deixou claro que está investigando alguns municípios em torno da aplicação dos recursos na saúde básica.

Outro informa passado foi sobre as conferências municipais de saúde 2015, que acontecem de abril a julho, enquanto a estadual será realizada em outubro.

Ao final aconteceu eleição, com chapa única, sendo eleito para presidente da CIRs, Wedson Araújo (Vista Serrana) presidente; João Paulo (Matureia) vice-presidente; Rubens Marques (Desterro) tesoureiro, tendo como suplente Priscila Wanderley (Emas); José Leudo Farias (gerente da 6ª GRS) secretário e tendo como seu suplente o apoiador Paulo Sérgio.



Marcos Eugênio (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog