Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vereadores de Patos aprovam pedido para realização de Audiências Públicas para discutir Saneamento Básico e Segurança Pública




Durante a primeira Sessão Ordinária do 5º Período da 16ª Legislatura, realizada na noite desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de Patos Casa Juvenal Lúcio de Sousa, foram votados 12 Requerimentos, sendo 10 escritos e dois verbais, dentre os quais, dois solicitando dos parlamentares a aprovação de pedido para realização de duas audiências públicas agora no mês de março. Os requerimentos para realização das audiências foram apresentados pelas vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues Guedes.

Através do Requerimento 10/2015, feito em nome da Casa e assinado pela vereadora Cláudia Leitão, juntamente com os demais pares, foi solicitada a realização de Audiência Pública, no dia 13 de marco, onde serão debatidas questões ligadas ao saneamento básico, sobre tudo no que tange aos problemas com galerias estouradas, enfrentados por moradores das mais diversas localidades do município.

De acordo com a parlamentar, “além das muitas solicitações apresentadas pela população diretamente a Secretaria de Infraestrutura de Patos, durante o período de recesso, ela, assim como os outros pares, tiveram a oportunidade de acompanhar, “in loco”, a situação de algumas áreas e ouvir os moradores, que também pediram para que este debate pudesse ser levado, mais uma vez, ao Plenário da Casa Juvenal Lúcio de Sousa”.

“Nós precisamos que a população de Patos compareça a essa audiência! A proposta é que ela seja realizada no dia 13 de março, mesmo tratando-se de uma sexta-feira à noite, foi à data que me foi sugerida por representantes de alguns órgãos que fazemos questão da presença, para que possamos fazer um debate mais amplo e tratar não apenas das galerias, mas da questão do saneamento básico como um todo”, ressaltou Cláudia.

Por meio do Requerimento 11/2015, apresentado de forma verbal, a presidente Nadir Rodrigues, solicitou a aprovação dos pares para a realização de uma Audiência Pública, ainda sem data definida, para tratar sobre o crescimento da violência em Patos e sobre Segurança Pública.

“Nós apresentamos este requerimento tendo em vista a comprovação dos altos índices de violência registrados em nossa cidade, onde inocentes estão sendo mortos, a exemplo da menina Eduarda. Então, em função deste crescimento, conversamos com a juíza da Vara de Homicídios, a drª Isabeli, também com o promotor da Vara e vimos a necessidade de realizar esta audiência para debater a segurança pública”, enfatizou.

A presidente Nadir Rodrigues Guedes ainda apresentou outros cinco requerimentos, sendo quatro escritos e um verbal, através da qual solicitou a realização de uma Sessão Especial a ser realizada no dia 06 de março, dentro da Programação da Semana da Mulher e; encaminhou pedido aos partidos representados a indicação dos líderes e, posteriormente, formação das Comissões Temáticas da Câmara de Patos.

No uso da tribuna, as vereadoras Cláudia Leitão e Nadir Rodrigues falaram aos vereadores e a população presente sobre seus pedidos de audiência, bem como sobre outros temas ligados a eles. Também usaram a tribuna os vereadores Jeferson Melquíades e Sales Júnior, que também apresentaram requerimentos à Mesa, pedindo e renovando as solicitações de documentos junto à Prefeitura de Patos sobre arrecadação de ISS das escolas particulares, licitações e locação de veículos nos períodos de 2013 e 2014.

A vereadora Lucinha Peixoto também usou a tribuna e aproveitou o momento para saudar os pares e para destacar a realização do Carnaval de Rua de Patos, com especial atenção à Liga de Blocos e a Secretaria de Cultura de Patos, na pessoa do secretário Romildo de Sousa, que deu apoio à realização do evento.

Além dos requerimentos, deram entrada na noite desta quinta, quatro Projetos de Lei encaminhados pelo Poder Executivo e dois pelo Legislativo. Compareceram a Sessão Ordinária, 11, dos 13 vereadores, tendo suas ausências justificadas os vereadores Maurício Alves e Ivanes Lacerda, que não puderam comparecer e encaminharam sua justificativa à Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

 Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog