Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 4 de março de 2015

CAMPINA GRANDE RECEBE SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EMOCIONAL NESTA QUARTA-FEIRA.

Prof. João e Roziane Marinho


Secretário Aléssio Trindade





 A cidade de Campina Grande-PB recebe nesta quarta-feira, 4 de março, o segundo de quatro seminários sobre educação emocional que estão sendo promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e pela Organização Inteligência Emocional.

 O primeiro aconteceu na manhã de ontem, no auditório Milton Paiva, da Reitoria da UFPB, Campus I, em João Pessoa. Os seminários são encontros de sensibilização enfocando a educação emocional e social destinados a diretores das escolas estaduais da Paraíba. Fazem parte de uma importante ação da educação que objetiva a redução da violência na comunidade escolar. 

 O evento na Capital do Estado foi aberto com uma apresentação cultural da orquestra Ensemble, da EEEFM Horácio de Almeida, do Alto do Mateus, que está inserida no Prima - Programa de Inclusão Através da Música e das Artes. Crianças e adolescentes que compõem a orquestra, que começou seus trabalhos há dez meses, encantaram os participantes.

 O seminário teve como conferencista o Professor João Roberto de Araújo, idealizador da metodologia Liga Pela Paz, referência na pedagogia moderna que utiliza as emoções como estratégica para a redução da violência na escola, inclusão social do educando e melhoria de aprendizagem. O encontro contou com a presença do secretário estadual de educação, Aléssio Trindade, a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, Cida Uchoa, gerente de educação do ensino infantil e fundamental do Estado, gestores escolares, representantes de várias entidades afins, como da Segurança Pública, Ministério Público, Igrejas.

O secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, falou da evolução da educação nos últimos quatro anos e do atual momento, de diálogo, não apenas do projeto pedagógico, mas também em torno da ética, das emoções e socialização, o que possibilita a formação do verdadeiro cidadão.

Aléssio destacou o olhar especial que o governo vem tendo, não apenas para o nível médio, com a implantação das escolas técnicas, mas também as primeiras séries, enfatizando a importância de se trabalhar a alfabetização na idade certa para que não haja distorções de aprendizagem no futuro. “As crianças não têm a desigualdade de oportunidades. Quando se trabalha a alfabetização na idade certa, estamos dando as mesmas condições para todos na época correta”, opinou.

Considerou a educação emocional bastante importante por fazer a diferença na vida de uma pessoa. O chamamento da família para o seio da escola, para que tenha suas emoções também trabalhadas, como preconiza a metodologia Liga Pela Paz, foi enfatizado pelo secretário, já que “a educação inicia na família, que é a grande educadora. A escola sistematiza e complementa o processo educacional e não pode ficar separada dos pais nesse processo”, comentou Aléssio.

Roziane Marinho, secretária executiva de Gestão Pedagógica, falou sobre como o Estado vem encarando a educação, numa perspectiva sistêmica, compreendendo-a como desafio, mas ao mesmo tempo pensando em soluções alternativas que possam ampliá-la, tornar a escola mais ativa, num espaço de convivência humana pacífica. "A alfabetização precisa ser compreendida na perspectiva do letramento, de tornar as pessoas letradas, no sentido de saber fazer uso social da leitura e da escrita. Acho que o PNAIC cumpre esse papel, de fazer com que a alfabetização seja realizada numa outra dimensão, de fazer com os alunos de apropriem dos textos socialmente. Ele atua na formação do professor, preparando-o melhor e, consequentemente, resulta em um melhor aprendizado do aluno", comentou Roziane.

Ela considera a entrada da Liga Pela Paz nas escolas paraibanas uma grande contribuição para reais mudanças no espaço educativo, onde as crianças passem a lidar melhor com suas emoções, saibam lidar com seu equilíbrio emocional e possam traduzir isso na relação com o outro. Falou da credibilidade que o Governo do Estado tem diante da parceria com a Liga Pela Paz/ Inteligência Relacional por ser uma possibilidade real de mudança. “É um trabalho muito importante de prevenção à violência, de pensar a violência não com medidas paliativas, mas preventivas, através da educação emocional”, acrescentou.

Roziane destacou, ainda, a inserção da família na escola como outra ação fundamental. “A escola não pode ser vista como um campo isolado, precisa dialogar com a sociedade, e quem está do outro lado da ponta são os pais. Escola e família tornam-se, assim, uma parceria fundamental para formar os alunos” concluiu.

Um indicador que comprova a eficácia da Liga Pela Paz na mudança positiva de comportamento dos educandos tem sido a redução da evasão escolar. Segundo Cida Uchoa, gerente GEIEF, há escolas com registro de evasão acima dos 30% e que passaram para apenas 2% após a implantação da metodologia Liga Pela Paz. Outro resultado apontado por Cida Uchoa foi em relação ao IDEB, no qual crianças que atingiam 1,9, com as melhorias alcançadas em sala de aula a partir da introdução da Liga Pela Paz, ultrapassaram os 4 pontos na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Professor João Roberto de Araújo falou para uma plateia bastante atenda a suas palavras. Ética, desafios, autoestima, amor, compromisso com o próximo, afetividade, violência, perdão, respeito, compreensão foram alguns temas ilustrados pelo palestrante, que elogiou a garra dos professores, mesmo enfrentando momentos difíceis em suas comunidades escolares, especialmente naquelas em que o crime e as drogas têm forte influência sobre comportamentos dos alunos.


SEMINÁRIOS DE SENSIBILIZAÇÃO COM A GESTÂO ESCOLAR:
Educação Emocional e Social para Família e Comunidade
Construindo a paz nas escolas e famílias.

Polo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço:Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande



Polo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite –sn/ Patos

Polo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h00- 12h00
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço:Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa



Nenhum comentário:

Arquivo do blog