Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 1 de março de 2015

Prefeito em PE quer 'G20' de cidades para unir economias do NE, incluindo CG e Patos


A criação de um grupo que reivindique mais espaço nas tomadas de decisões entre os governos estaduais e federal, buscando impulsionar questões e buscar soluções para a estabilidade financeira, o desenvolvimento social e econômico do semiárido nordestino. Essa é a proposta do prefeito do município pernambucano de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), para a criação do 'G-20 do semiárido nordestino', uma região que soma mais de 22 milhões de habitantes e possui potencialidades econômicas como o petróleo e a agricultura. As cidades paraibanas de Campina Grande e Patos estão incluídas na ideia.


Além das cidades, o grupo deve contar com a colaboração de universidades públicas, entidades da sociedade, ministérios federais e secretarias estaduais e municipais para promover o debate de melhores políticas públicas e ações desenvolvimentistas para a região.

Segundo Julio Lóssio, o G-20 pretende instituir um grupo que promova a integração de municípios da região semiárida que possuem crescimento populacional e potencialidades econômicas crescentes. 

“O objetivo é que possamos discutir políticas estratégicas e setoriais para o semiárido e todo o Nordeste. Do ponto de vista dos projetos estratégicos vemos os ramais da transnordestina, a hidrovia do São Francisco, a logística da região, a transposição das águas do São Francisco, projetos de micro-geração de energia solar, projetos de geração de energia eólica e a criação de um plano de exploração das riquezas minerais da região como pontos principais do G-20” explicou Julio Lóssio. 

Uma nova discussão sobre as condições de financiamento para os produtores rurais também deve ser ponto central para que, a partir da criação do G-20, novos incentivos possam surgir. “Além disso, temos que ver os instrumentos de incentivos fiscais e tributários para vários segmentos como calçados, confecções, fruticultura. Temos que ter uma rediscussão sobre as condições de crédito rural”, disse o prefeito de Petrolina.

O G-20 do semiárido deve ser composto pelas 20 principais cidades do semiárido dos estados da Paraíba, com a participação de Campina Grande e Patos; Pernambuco, com as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhus e Petrolina; Rio Grande do Norte, com a cidade de Mossoró; Bahia, com Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista ; Alagoas, com Arapiraca e o Ceará, com Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral.

A previsão é de que um seminário seja realizado no inicio do mês de abril reunindo gestores municipais e entidades participantes para a efetivação da criação do G-20.

Contato com os prefeitos paraibanos

Lóssio informou que já entrou em contato com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), através do secretário de Planejamento de Campina, Marcio Caniello, sobre a criação e o debate de ideias que vai envolver a criação do G-20.

Já a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos disse ao Portal Correio que ainda não foi informada sobre a criação do G-20 e espera que seja feito um comunicado oficial para que a prefeita Francisca Motta (PMDB), possa participar das discussões acerca do grupo.

portalcorreio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog