Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 23 de março de 2015

Ricardo entrega piscina terapêutica do Lar da Providência


O governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta segunda-feira (23), a piscina do Espaço Sócio Terapêutico do Lar da Providência. O investimento de mais de R$ 200 mil faz parte das ações do Programa Acolher, voltado a instituições de longa permanência para idosos e gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

Ricardo Coutinho destacou que a piscina entregue nesta segunda-feira integra um projeto muito mais amplo, lançado em 2013. “E vamos continuar a lançar editais dentro do Projeto Acolher. Ele busca criar condições cada vez melhores nas instituições de longa permanência para idosos. Essas instituições na Paraíba existem em número de 39 e abrigam cerca de 1.400 idosos”, disse. “Nós, conhecendo a realidade dessas instituições ou da maioria delas, lançamos um edital de R$ 2 milhões, onde quase 30 atenderam e colocaram projetos. Nós estamos executando ou repassando recursos”, explicou.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, falou sobre os benefícios trazidos pela obra construída pelo Governo do Estado aos moradores do Lar da Providência. “A construção do espaço terapêutico dessa piscina vai servir não apenas como estímulo para que eles possam desenvolver atividades físicas, mas também para que se congreguem mais, com atividades lúdicas e recreativas”, comentou.

A diretora do Lar da Providência, Irmã Raimunda Lopes Souza, explicou que o espaço vai ser destinado a todos os moradores idosos que tiverem condições de se submeter a atividades físicas. “O Lar da Providência vai oferecer, nesse espaço, uma oportunidade para que eles se sintam mais felizes”, afirmou. “Temos 102 idosos e gostaríamos que todos pudessem participar. Há aqueles acamados, que têm dificuldade de locomoção. Mas quem tiver capacidade vai participar”, garantiu.

O espaço – O ambiente do Espaço Sócio Terapêutico possui teto solar para viabilizar o uso de energia solar. O acesso à piscina pode ser feito via elevador especial, que possui uma cadeira para colocar o usuário na água.

Entre as atividades previstas para o local estão a hidroginástica e hidroterapia. Ao associar as propriedades físicas da água e os efeitos fisiológicos do calor, a vantagem é um ambiente com menor incidência de lesões. Além dessa parte terapêutica, o uso da piscina trará o bem estar psicológico e a sociabilização dos usuários. Isso sem falar na prevenção de doenças por meio da prática de exercícios.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog