Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 25 de março de 2015

Sinfemp cobra cumprimento do PCCS da saúde e anuncia paralização para dia 15 de abril






O Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região realizou assembleia com várias categorias da saúde na tarde desta quarta-feira 25, no auditório da Associação Comercial. Algumas deliberações foram acatadas pelos presentes, como nova paralização agendada para o próximo dia 15, com indicativo de greve, caso não haja avanços nas negociações com o Executivo local em torno das reivindicações presentes na pauta da campanha salarial 2015.

O presidente do Sinfemp, José Gonçalves, destacou a obrigatoriedade de cumprimento por parte do Executivo Municipal do aumento salarial para o pessoal da saúde, como está previsto na lei do PCCS, algo que deve ocorrer sempre no mês de março, com retroativo a janeiro. “No próximo dia 15, caso não haja avanços nas discussões com a prefeita, poderemos entrar com ação na justiça para garantir o cumprimento do Plano, e outra será a greve pelo pessoal da saúde”, informou Gonçalves. A assembleia do dia 15 será às 8h na Associação Comercial, centro de Patos.

José Gonçalves garantiu a permanência do diálogo com o Executivo para que as demandas sejam atendidas. Nesta quinta 26 acontece assembleia com os servidores da educação e na sexta com todas as demais secretarias, dentro das atividades da campanha salarial 2015, em que os funcionários fazem uma série de reivindicações, a exemplo da lei da insalubridade que será encaminhada ao Legislativo patoense; novo estatuto do servidor público; construção do conjunto habitacional dos servidores, que já apresenta avanços, e pagamento dos precatórios.

Todos esses pontos serão discutidos neste mês de abril, apesar das duas principais reivindicações, a revisão salarial e isonomia salarial, ainda não terem tido avanços junto à Prefeitura, segundo Gonçalves.

Sobre o aumento salarial a prefeita Francisca Motta alega que a entrada dos novos concursados fez crescer bastante a folha de pagamento, o que impede reajuste no momento. O presidente do Sinfemp diz que o Sindicato tem do dia 31 deste mês a 14 de abril para analisar os números referente ao pagamento da folha e ver a possibilidade do aumento para o pessoal da saúde e demais servidores municipais.


Gonçalves criticou a atitude de boa parte dos servidores da saúde, que mesmo sendo liberados pela administração municipal, a pedido do Sinfemp para que participassem da assembleia desta quarta, preferiram ficar em casa. “Acredito que essas pessoas que não compareceram não estão interessadas na campanha salarial. Devem estar satisfeitos com seus vencimentos. O Sindicato está lutando, agora é importante a participação efetiva dos funcionários, por que senão não teremos avanços em relação às demais demandas que apresentamos à gestora municipal”, comentou o presidente do Sinfemp, que vem realizando reuniões com servidores municipais de todos os municípios de sua base territorial em torno da campanha salarial 2015. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog