Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de março de 2015

Vigilância Ambiental alerta população sobre alto risco de surto de dengue


A Secretaria de Saúde de Patos através da Vigilância Ambiental concluiu recentemente o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa) realizado neste ano 2015, cujo resultado foi 6,8. Esse índice aponta que o município vive alto risco de surto de dengue.

De acordo com a coordenadora da VA, Gorete Batista, a maior parte das larvas do mosquito foi encontrada em tonéis e outros reservatórios rasteiros. Ainda segundo Batista, as equipes de agentes de endemias continuam o trabalho rotineiro de combate à dengue, com visitas domiciliares e repasse de orientações à população sobre as formas de prevenção dos focos.

“Está faltando a população tomar consciência de lavar esses reservatórios periodicamente e também receber bem os agentes de endemias, pois eles passam a cada dois meses, e por isso é muito importante que saibam a situação de cada residência”, explicou.

A coordenadora ainda lembrou que as pessoas com suspeita de ter contraído a dengue, devem se dirigir às unidades de saúde e pedir solicitar que seu caso seja notificado. A partir desse registro as equipes de agentes de endemias planejam uma forma mais pontual de tratamento.

Já neste mês de março, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou que há 340 municípios brasileiros em situação de risco de surto dengue e outros 877 estão em situação de alerta para novas infecções.

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog