Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Em mobilização ao Dia Mundial do Autismo, CAPSi é destaque pela assistência aos portadores da síndrome


Nesta quarta-feira, 01 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), em parceria com o CAPS II (Adulto), APAE e  Escola Especial Irmã Benígna, realizou uma mobilização alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado oficialmente no dia 02 de abril, data instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia foi chamar a atenção para a ampliação do conhecimento sobre a criança e a pessoa portadora da síndrome do autismo.

As instituições participantes da ação usaram a cor azul e foram adornadas com faixas para simbolizar a data e despertar a atenção para a causa. Também foi distribuído material didático sobre como diagnosticar o autismo.

O autismo afeta diretamente o comportamento, a capacidade de se comunicar e a socialização do indivíduo. O diagnóstico é realizado a partir da observação do comportamento do indivíduo ainda criança.

Na cidade de Patos, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), tem sido referência no atendimento e assistência às crianças portadoras dessa síndrome.

“Contamos com uma equipe multiprofissional que acompanha diariamente os nossos usuários que possuem a síndrome do autismo. Temos desde os tratamentos de saúde até as terapias de arte-educação. O acolhimento é feito e o tratamento é realizado de forma individual e em grupo. Buscamos sobretudo promover a socialização deles”, destacou a coordenadora do CAPSi, Josilene Araújo.

O secretário de Saúde do município, Anderson Sóstenes, destacou:

“Nós temos que tratar essas pessoas com o respeito que elas merecem, não só hoje, mas o tempo todo. É uma luta diária de tentarmos erradicar o preconceito que ainda possa existir nesse sentido. Aqui temos a equipe do CAPSi que vem trabalhando essa conscientização e o tratamento dos pacientes de forma muito séria e responsável”, disse.

A senhora Darcilene de Sousa Pereira, mãe de uma criança autista e suuária do CAPSi, evidenciou a assistência que seu filho recebe do serviço, como algo que vem fazendo a diferença na vida dele. “Eu oriento as pessoas que procuram mais informação sobre o assunto e, desde já parabenizo os profissionais do CAPSi pelo carinho que disponibilizam em prol da melhora das nossas crianças. Meu filho é uma prova da evolução causada pelo trabalho do CAPSi”, testemunhou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog