Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Profissionais de saúde de 48 municípios participam de capacitação em tabagismo


Gerlane Carvalho










A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba ofereceu nesta quinta-feira 09 em Patos uma capacitação em tabagismo, evento direcionado a coordenadores da Atenção Básica, de epidemiologia, do NASF, médicos, enfermeiros, psicólogos da macrorregional Patos, tendo como local o auditório do Sebrae.

Houve apresentação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo pela chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde/PB, Gerlane Carvalho de Oliveira. Ela detalhou como o programa, cuja adesão ocorre através do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, deve ser implantado e trabalhado nos municípios.

Na Paraíba 196 municípios fizeram adesão ao programa, porém são poucos que o mantém em funcionamento, mesmo recebendo a medicação destinada pelo Ministério da Saúde para o tratamento dos fumantes. Por isso, segundo Gerlane, se faz necessário essa qualificação para que essas localidades ponham em prática as atividades que visam incentivar os fumantes a parar de fumar. O tabagismo é apontado pela OMS como maior causa de mortes evitáveis no mundo. O Governo da Paraíba trabalha com estimativas de que 12% da população seja ou será fumante.

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos disse que a dificuldade dos profissionais de saúde estarem implantando o programa se deve à falta de informações, já que houve uma rápida expansão, mas o Ministério da Saúde não explicava da necessidade da formação. “A SES já sabia da necessidade de capacitar essas equipes e por isso vem oferecendo seu apoio, colaborando para que elas conheçam como aplicar as atividades com os dependentes à nicotina”, explicou.

Sobre a medicação oferecida aos usuários que se cadastram no programa, Gerlane Carvalho diz ser importante os municípios informarem trimestralmente o quantitativo de estoque em suas unidades, quantos pacientes pretendem atender no próximo trimestre, para que tenham um controle em nível de ministério para saber da demanda e de quanto será utilizado.

Ela ressalta que o Programa de Controle de Tabagismo não se limita à prescrição e distribuição de medicamento pra quem é fumante. “Existe uma programação que trabalha a abordagem em sessões, a pessoa ser encaminhada ao médico, passar por avaliação. O paciente tem que entender não apenas dos malefícios do cigarro, mas que precisa ter força de vontade para parar de fumar. É uma questão de mudança de comportamento”, enfatizou Gerlane.

Os presentes à capacitação, cerca de 170 pessoas de 48 municípios, assistiram palestra com o médico psiquiatra, Jaildes Paiva Felismino, que falou sobre a epidemiologia que envolve o cigarro, patologias, causas, consequências e estatísticas de óbitos por doenças provocadas pelo tabagismo. “Hoje morre-se mais de doenças causadas pelo consumo do cigarro que por acidentes de trânsito. São mais de três milhões por ano”, informou.



Marcos Eugênio (6ªGRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog