Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Secretaria de Saúde conclama população a ajudar no combate ao mosquito da dengue



A Prefeitura de Patos, através da Vigilância Ambiental continua intensificando o trabalho rotineiro de combate à dengue.  O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa), realizado no início neste ano 2015, apontou o índice de 6,8, o que coloca o município em estado de alerta quanto ao risco de surto de dengue.

Segundo explicou o coordenador da Vigilância em Saúde do município, José de Amorim, a cada dois meses os agentes de endemias realizam visitas às residências, onde na oportunidade repassam orientações importantes de como a população deve prevenir o surgimento de focos do mosquito da dengue.

“O nosso maior parceiro nesse combate é a população. Porém, é preciso que as pessoas redobrem os cuidados. Vale registrar que 80% de focos do mosquito encontrados pelos agentes de endemias, foram localizados dentro dos domicílios e em depósitos rasteiros, ou seja, em depósitos como potes, cisternas, caixas de água, filtros, etc. Por esse motivo é que a população ainda é a nossa maior aliada nesse combate”, explicou. 

No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada.

“Estamos no período crítico no que se refere à transmissão de dengue, tendo em vista o nível de chuvas aumentando. Isso pode favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, é muito importante que a população siga algumas recomendações”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde.

O coordenador ainda lembrou que as pessoas com suspeita de ter contraído a dengue, devem se dirigir às unidades de saúde e/ou hospitais, e solicitar que seu caso seja notificado. A partir desse registro as ações de combate são planejadas de forma mais pontual.

Dicas de prevenção

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;
- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog