Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de maio de 2015

6ª Gerência Regional de Saúde inicia imunização contra gripe



Começou hoje a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em todo o território nacional. Os municípios da regional Patos estão devidamente abastecidos para imunizar o público alvo. O gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo, diz que espera que os municípios atinjam 90% da meta, acima da mínima pretendida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.

No Brasil a meta é imunizar 39,7 milhões de pessoas ao longo da campanha, que tem como slogan “Contra a gripe, seu escudo é a vacinação”. Na Paraíba são 900 mil. Leudo explica que os municípios estão abastecidos pelas doses, para os quais foram entregues 20% iniciais. “Devido alguns municípios apresentarem problemas de falta de energia, a gente vai enviando as doses de acordo com o que vai sendo aplicado. Apenas a gerência possui gerador de energia. Não podemos correr riscos de ter grande perda do produto”, explicou sobre o trabalho logístico.

A vacina pode reduzir as hospitalizações por pneumonias e a mortalidade decorrentes por complicações da gripe. O público a ser imunizado no País são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas; portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; população carcerária e funcionários do sistema prisional. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina reduz entre 32% a 45% o número de internações hospitalares por pneumonia e de 39% a 75% os óbitos decorrentes das complicações da gripe.

Na região de Patos seis municípios não atingiram as metas de vacinação contra gripe ano passado: Santa Luzia, São Mamede, Vista Serrana, Várzea, Junco do Seridó, Malta, Cacimba de Areia e Desterro. Mês passado os municípios da 3ª Macro, que compreende asa regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel participaram em Patos de encontro promovido pela Secretaria do Estado da Saúde, para discutir todas as estratégias da vacinação contra a influenza, cujo Dia D acontece no próximo sábado, dia 9.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde previne a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  No Brasil vão funcionar durante a campanha 65 mil postos de vacinação. Estão sendo mobilizados 240 mil profissionais de saúde nessa ação.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog