Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Frente Parlamentar da Água discute colapso hídrico da região de Patos; prefeitos fogem do debate







A Frente Parlamentar da Água, comissão composta por deputados estaduais da Paraíba, esteve em Patos na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, em audiência pública para discutir a situação, hoje caótica, em que se encontram os reservatórios da região. Apenas dois prefeitos compareceram ao debate, que vai servir de relatório para que o governo federal conheça a realidade dos sertanejos e banque projetos que melhorem, consequentemente, o abastecimento na região.

Compareceram os parlamentares, Jeová Campos, presidente da Frente, Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro, Antônio Mineral, que discutiram a questão com vereadores, prefeita de Patos, Francisca Motta, de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis (Nêgo de Guri) e representantes de entidades de classe da localidade.

Vários passaram pela tribuna para oferecer seu ponto de vista acerca da grave crise de abastecimento, que contribui para enfraquecimento da economia, piora a saúde da população e aumenta os problemas ambientais, como ampliação da desertificação, devido a escassez da água. A forte estiagem dos últimos anos contribuiu para acentuada queda das reservas hídricas, e mesmo as chuvas deste ano, que caíram de forma bastante irregular, não conseguiram recuperar suas capacidades de armazenamento.

Vários municípios, a exemplo de Desterro, Cacimbas já vivem o colapso no atendimento e recebem água de Teixeira, que no máximo em quatro meses também viverá a mesma situação, segundo o prefeito daquela localidade, Nêgo de Guri, que em tom de desespero, pediu que os deputados se empenhem junto aos governos estadual e federal para fazer chegar a Teixeira a adutora do Pajeú, trazendo água do Velho Chico para abastecer a população da região.  “Peço encarecidamente que lutem por essa obra. Não sei o que será para os municípios da área de Teixeira daqui a quatro meses”, desabafou.

A prefeita de Patos, Francisca Motta lembrou da luta para da sociedade patoenses para trazer a adutora Coremas Patos, fato concretizado no governo Maranhão, em 2002. Analisou a situação crítica de abastecimento e falou da luta que o deputado federal Hugo Motta vem travando no Ministério da Integração para que as obras de transposição do São Francisco aconteçam o quanto antes.

Maciel Damascena, gerente da Cagepa, regional das Espinharas, fez uma explanação sobre a necessidade da população, uma demanda que chega a 1,3 milhões de metros cúbicos mês, quando só é possível oferecer 936 mil metros cúbicos/mês aos municípios que recebem água de Coremas.

Jeová Campos lamentou a ausência dos prefeitos da região e explicou que essas audiências da Frente Parlamentar da Água, após todas as discussões irá elaborar um relatório para ser entregue ao governo federal.

O deputado Nabor Wanderley falou sobrea importância das audiências públicos, pelo mapeamento que oferecerá subsídios para o relatório que a Assembleia produzirá para cobrar ações enérgicas por parte do governo federal, já que o problema de abastecimento só se agrava e vários municípios já estão em colapso e outros prestes a viver o mesmo, como Teixeira, Princesa Isabel, onde grande parte do abastecimento é feito via carro-pipa.


Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog