Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 12 de maio de 2015

Jogos Escolares: Mãe D’água Domina Etapa Regional realizada em Patos-PB e Vai em Busca do 10º Título Estadual de Xadrez.



Mais uma vez o município de Mãe D’água-PB demonstrou força na competição de Xadrez da Etapa Regional de Patos dos Jogos Escolares da Paraíba, Categoria A (12 a 14 Anos), que foi realizada no último sábado, 09, no Auditório da Sexta Regional de Educação, em Patos-PB.

Os Enxadristas Gutemberg Júnior e Mateus Alves, ambos de 12 anos e alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Trindade, conquistaram os 1º e 2º lugares na disputa masculina. A 2ª colocação ficou com a aluna Vitória Fernanda, também da Escola Municipal Manoel Nunes Trindade do município de Mãe D’água.

As partidas foram marcadas pela competitividade, tanto no masculino, quanto no feminino, sobressaindo-se os competidores mais experimentados, a exemplo de Gutemberg Júnior que já vem participando de competições adultas e também de competições nacionais. Este foi marcado pelo grande número de participantes, fato que valorizou ainda mais os feitos alcançados pelos alunos do município de Mãe d’Água-PB. O município segue dominando o quadro geral de conquistas dessa Etapa dos jogos com 18 triunfos e a incrível marca de 38 medalhistas desde 2007, quando foi democratizada a realização da competição estadual, e busca com Gutemberg Júnior a sua 10ª conquista estadual.

Outros alunos maedaguenses já foram destaques em campeões estaduais de Xadrez e já representaram o estado nas 5 regiões do país em competições nacionais, a exemplo de Myllena Cabral, 17, atual tricampeã escolar (2012-2013-2014) e atual campeã absoluta do Estado,esteve em Poços de Caldas-MG (Região Sudeste) em 2012, Belém-PA (Região Norte) em 2013 e em João Pessoa-PB (Região Nordeste) em 2014, nas respectivas Etapas Nacionais, sempre com classificação entre as 10 primeiras. Heitor Ribeiro, 17, campeão paraibano em 2012, esteve também em Poços de Caldas-MG em 2012. Aline Mota, campeã paraibana em 2010, representou o estado em Goiânia-GO (Região Centro-Oeste). Mateus Mota, 17, campeão em 2010 também representou a nossa Paraíba em Fortaleza-CE (Região Nordeste), Fabiana Mendes, 18, foi campeã paraibana em 2009 e representou o Estado em Maringá-PR (Região Sul) e por último, Rebeca Barros, 22, bicampeã estadual 2007-2008, tendo marcado até hoje o melhor desempenho em competições nacionais escolares do estado, ficando em 4º lugar no ano de 2008.


Os alunos são treinados pelo Professor Severino Amâncio de Morais Neto, 48, (Biu do Xadrez) que há mais de 10 anos implantou essa prática esportiva nas escolas do município. Biu destaca com orgulho as colocações dos alunos de Mãe d’Água nas competições dos Jogos Escolares realizadas todos os anos. “Importante esclarecer que em 2011, único ano que Mãe D’água não conquistou título estadual, ocorreu um fato lamentável. A Gestão Regional dos Jogos Escolares não comunicou a data da competição estadual, que teria a participação dos campeões regionais daquele ano, Mateus Mota e Myllena Cabral, fato que ainda hoje indigna toda a sociedade maedaguense, ambos competidores de nível nacional que foram castrados, inexplicavelmente do simples direito de competir na Etapa Estadual, desrespeitando o mérito da conquista regional. Até esta data a única maneira que encontraram de derrotar o Xadrez de Mãe D’água, impedindo-o de competir”, lamentou o professor Biu.

Célio Martinez

Nenhum comentário:

Arquivo do blog