Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de maio de 2015

Maternidade de Patos integra programação da 3ª Semana Estadual de Doação de Leite Materno



A 3ª Semana Estadual de  Doação de Leite Materno, que está sendo promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, também conta com a participação da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. O evento, que acontece de hoje (18) até a próxima sexta-feira (22) foi aberto pelo diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Borges Filho. Em seguida, a enfermeiro obstetra da FIP, Erta Soraia Ribeiro César, fez a palestra de abertura da Semana sobre ‘Doação de leite Humano”. A palestra aconteceu às 14h, na sede do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle que funciona num anexo da unidade de saúde que integra a rede estadual de atendimento.

Em Patos, a programação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, promovida pela Maternidade Dr. Peregrino Filho, inclui várias atividades. Além de palestras, haverá visitas a outros municípios (PSF de Santa Luzia e Olho D’água) para divulgação da importância do aleitamento e da doação de leite humano, o lançamento da Carteirinha da ‘Mãe Doadora’ e ainda um momento especial com as doadoras no encerramento da Semana. O objetivo da ação, segundo a direção da Maternidade, é levar ao público da unidade, tanto para funcionários, como visitantes, acompanhantes e pacientes, informações sobre a importância da doação de leite materno, para salvar vidas.

Na terça-feira (19), a programação acontecerá nos alojamentos, durante todo o dia, com palestras sobre a importância da amamentação feitas pela equipe de profissionais enfermeiros do Posicionamento. Na quarta-feira (20), às 9h, haverá uma palestra sobre o tema feita pela equipe do Banco de Leite da Maternidade junto com os profissionais do PSF de Santa Luzia, naquela cidade. Na ocasião, será distribuído mensagens com as mães doadoras. Na quinta-feira (21), a programação será realizada na cidade de Olho D’água, às 9h, com palestra para gestantes da localidade, seguida de distribuição de mensagens.

O encerramento das atividades da Semana na Maternidade de Patos acontecerá na sexta-feira (22), com uma homenagem as mães doadoras que, na ocasião, receberão a carteirinha de ‘Mãe Doadora’. O documento, que tem validade de seis meses, além de reconhecer a iniciativa das doadoras, traz benefícios para as mulheres como atendimento preferencial com ginecologista, além de exames de ultrassom e laboratorial. O bebê da doadora também tem atendimento preferencial com pediatra e exames laboratoriais.

Dados da Paraíba
Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, em Patos. Nesta terça-feira (19), o Governo inaugura o posto de coleta de leite materno do Hospital Geral de Mamanguape (HGM). Com o equipamento, a Paraíba passa a ter a maior rede de coleta de leite humano do Nordeste, com vários postos e seis bancos de leite distribuídos por todo estado.


Os 19 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Pombal, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé, Sousa e agora em Guarabira. Para ser doadora, basta a mulher estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do seu bebê. Para doar, é só procurar uma das unidades distribuídas na Paraíba. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão nosite do Governo do Estado, no link  http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-de-Leite.pdf.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog