Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 12 de maio de 2015

Superlotação do HRP: Presidente da CIRs diz que municípios não têm como manter médicos todos os dias





Aconteceu na manhã desta terça-feira no auditório da 6ª Gerência de Saúde, em Patos, mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, onde secretários municipais de saúde puderam discutir vários assuntos inerentes à saúde pública de suas localidades.

O presidente da CIRs, secretário de saúde de Matureia, João Paulo, questionado sobre a grande demanda de consultas atendidas pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, o que acaba fugindo de seu propósito que é a urgência e emergência, reconheceu que isso causa sobrecarga no atendimento do Regional.

“A gente reconhece esse problema. Isso ocorre por que a maioria dos municípios sertanejos são pequenos, com muitas restrições financeiras e que não conseguem manter médicos nos finais de semana, no período da noite. Por isso nas nossas reuniões da CIRs a gente está sempre traçando metas, ações, atividades na atenção básica nos municípios para evitar que isso ocorra, não apenas no Hospital Regional, mas também no Infantil”, comentou Paulo.

Ele explica que se trata uma demanda preocupante, mas que não está restrita à região de Patos, mas do Estado, do País, sendo necessárias discussões sobre novas políticas de saúde no SUS, que é um dos melhores planos de saúde pública do mundo.

Sobre o Mais Médicos o presidente da CIRs diz que seu município não foi contemplado por que na abertura dos editais as equipes de saúde de Matureia estavam completas, mas que conhece a realidade de outras localidades, onde o programa tem melhorado o atendimento na atenção básica ao manter o profissional médico na comunidade. “Matureia foi contemplada indiretamente, pois hoje ficou mais fácil contratar médico para o PSF graças a vinda dos estrangeiros”, explicou João Paulo.

Ele lembra do primeiro edital, agosto de 2013 do Mais Médico, onde menos de 20% dos médicos que aderiram ao programa eram brasileiros e que a ordem se inverteu no edital deste de janeiro deste ano, quando 80% dos profissionais que aderiram foram brasileiros, o que demonstra, segundo Paulo, que o Mais Médicos veio fortalecer a atenção básica.

Sobre a realidade incômoda de alguns municípios da regional Patos não cumprirem metas de indicadores, a exemplo de vacinação contra gripe, João Paulo diz que é preciso acontecer maior fluxo de informações, empenho dos gestores, profissionais de saúde, intensificação de parcerias com a sociedade organizada, escolas, igrejas, clubes de serviços, com a comunidade.

Reunião secretários


Durante a reunião dos secretários na manhã desta terça-feira houve destaque para o 3º Congresso Norte-Nordeste de Secretários Municipais de Saúde que acontece no próximo mês, 9 a 12, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. Outro assunto da pauta foram os exames por imagem referenciados por Patos. Desde outubro do ano passado que havia discussão sobre os valores de tais exames, que se encontravam defasados e os municípios decidiram fazer uma complementação orçamentária para evitar que as clínicas credenciadas suspendessem os serviços. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog