Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de junho de 2015

Agentes de endemias iniciam 3° ciclo de visitas domiciliares nesta segunda-feira, dia 08


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através da Vigilância Ambiental retoma na próxima segunda-feira, dia 08, os trabalhos de combate ao mosquito da dengue e de orientações à população sobre as formas de prevenção dos focos. As equipes de agentes de edemias farão o 3° ciclo de visitas domiciliares de 2015, em suas respectivas áreas de atuação.

Segundo explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, devido a grande epidemia de dengue ocorrida nas regiões Sul e Sudeste do país, o Ministério da Saúde não estava dispondo de larvicida para enviar para nossa região.

“Procuramos alertar à população que o larvicida não é um agente preventivo, mas de tratamento, a melhor forma de prevenir ainda é tomar os devidos cuidados no armazenamento da água. Contudo, informamos que o larvicida é para ser usado em recipientes de grande volume, ou em locais onde a larva do mosquito já se encontra. Nos recipientes de pequeno volume e que passam por limpeza a cada oito dias, não é necessária a aplicação do produto,” detalhou.

A visita domiciliar do agente de endemias acontece a cada dois meses, e a coordenadora pede ainda que a população colabore recebendo os agentes em sua residência. “Mesmo que não haja foco da doença na residência, a gente pede que atendam bem os agentes de endemias, e também prestem atenção às orientações repassadas por eles quanto a forma correta de combater a proliferação da dengue,” solicitou.

Gorete Batista lembra que as pessoas com suspeita de ter contraído a dengue devem se dirigir às unidades de saúde para notificação dos casos. A partir desse registro as equipes de agentes de endemias planejam uma forma mais pontual de tratamento.

A Vigilância Ambiental de Patos conta com uma equipe formada 52 agentes de endemias capacitados para desenvolver com celeridade o trabalho de profilaxia ao mosquito Aedes Aegypti.

Kamylla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog