Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 14 de junho de 2015

Arraial fecha I Semana de Combate ao Trabalho Infantil de Quixaba




Anna Christina

Prefeito Cesar entregando prêmios de concurso






A cidade de Quixaba celebrou em grande estilo, neste sábado 13, a festa junina do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vereadora Alba Candeia, um evento associado à I Semana de Combate ao Trabalho Infantil, realização da Secretaria de Assistência Social com apoio da Prefeitura.

Desde o dia primeiro deste mês que a população está inserida numa programação que trata desse tema, tão debatido no mundo inteiro. Sessão na Câmara Municipal, palestras, atividades culturais, passeios, adesivagem e panfletagem, culminando com o Arraiá Matuto sim, trabalho infantil não, ocorrido no ginásio da Escola Cícero Sulpino, onde o público prestigiou algumas ações do Centro, como a apresentação da banda mirim de música, quadrilha junina, dança do grupo de idosos do CRAS e dançaram muito com a Banda Gustavinho Forró Precateado.

O Arraiá foi aberto pelo Anna Cristina, secretária de Assistência Social, que falou em seu discurso sobre o papel do CRAS, que, apesar das dificuldades, vem desenvolvendo desde 2009, importantes ações no município, atendendo hoje mais de 500 famílias, segundo o CAD Único, pessoas de todas as faixas etárias, com acompanhamento psicológico, visitas domiciliares, cadastramento do Bolsa Família, oferta de cursos, oficinas, palestras, artes.

Ela destacou o trabalho desenvolvido por toda a equipe do CRAS, que persegue um importante objetivo, que é incentivar e garantir a permanência das crianças em sala de aula, não enveredando por laborais para que não atrapalhe seus estudos.

Anna Christina agradeceu ao prefeito Júlio Cesar pelo apoio à campanha, desenvolvida pelo CRAS, de prevenção ao trabalho infantil. Já o prefeito elogiou a ação, o comprometimento de todos do CRAS, reforçando a importância de se manter as crianças na escola, para o bem de seu futuro. “Para que as crianças tenham um futuro brilhante, temos que lutar contra toda e qualquer prática que favoreça o trabalho infantil”, disse o prefeito Cesar.  

Anna Christina, durante o arraial, falou para as famílias sobre o papel do CRAS no cotidiano delas, enfatizando o tema em questão, não ao trabalho infantil. “É vital atentarmos para a exploração do trabalho infantil. Lugar de criança é na escola, é brincando, é aprendendo. E no CRAS aqui em Quixaba oferecemos o suficiente para que a criança tenha uma infância saudável”, disse a secretária em sua fala.  


Durante o Arraiá Matuto Sim, Trabalho Infantil Não, houve concurso de carroça de burro mais enfeitada, apresentação de danças folclóricas pelo grupo de idosos, quadrilha junina, banda mirim de música, fogueira em homenagem a Santo Antônio e muito arrasta-pé. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog