Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de junho de 2015

Governo do Estado realiza Seminário Estadual de Gestão Pedagógica


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza, das 8h às 17h desta terça-feira (9), o Seminário Estadual de Gestão Pedagógica (Segep). O evento objetiva lançar o Plano de Metas de Indicadores Educacionais das escolas estaduais para gerentes regionais de Educação, coordenadores pedagógicos das GREs, diretores e professores. O lançamento do PMIE ocorrerá no auditório da Asplan, em João Pessoa.

De acordo com a secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, o Plano visa também promover reflexões sobre a formação de cidadão com competências e habilidades necessárias à inserção social.  “Para isso, cumpre orientar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das escolas, da rede estadual de ensino, apontando medidas de melhoria da prática educativa e, neste momento, assume o desafio de projetar metas de indicadores por escola, a partir dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB) de 2012 a 2014”, ressaltou.

Na ocasião, será lançado também o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que visa trabalhar na escola o alcance das metas. “A partir da proposta cabe a cada escola avaliar sua prática educativa, planejar e elaborar seu PIP, envolvendo toda a comunidade escolar, para que os índices sejam alcançados no IDEPB, que será aplicado em setembro deste ano”, explicou Roziane Marinho.

Roziane Marinho
As metas das escolas da rede estadual de ensino foram calculadas, utilizando as informações do IDEPB, que leva em conta o fluxo escolar e a proficiência dos estudantes, de modo que, no âmbito estadual, cada escola alcance a previsão de: média 6,0 em 2021 para o 5º ano, média 6,0 em 2025 para o 9º ano e média 6,0 em 2028 para a 3ª série do Ensino Médio.

Durante o evento serão discutidos os aspectos conceituais e metodológicos do Plano de Metas e apresentada a proposta de Plano de Metas por escola, além de estudo de caso, pelo professor Dr. Wagner Resende do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). À tarde a secretária Roziane Marinho, abordará o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) a partir das metas do IDEPB e serão apresentadas experiências exitosas de escolas estaduais que desenvolvem ações a partir da análise dos resultados deste índice.

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog