Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Governo realiza aula inaugural da “Liga pela Paz” no IEP




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Liga pela Paz, realizou, nesta quarta-feira (10), a aula inaugural da Educação Emocional e Social para Família e Comunidade no Instituto de Educação da Paraíba (IEP). Mais de 150 pais e alunos participaram do encontro, que aconteceu no turno da manhã e da tarde.

Ao todo estão envolvidas no projeto 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.

Na aula inaugural foram discutidos temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, a autoestima e o perdão, que foram trabalhados com os pais dos alunos. Ao todo serão realizados oito encontros, sempre abordando temas que remetem à união da família com a escola. “Ensinamos como a paciência e o amor são essenciais para as crianças e também a importância da união entre os pais e a escola”, contou a diretora do IEP, Francisca Vanilda Ramalho.

Muitos pais relatam que já estão sentindo o impacto positivo ao descobrir que desses encontros podem surgir a harmonia no lar e na comunidade. “Eu me senti lisonjeada em saber que a escola quer trabalhar junto conosco e fico segura em saber que, trabalhando juntos, meu filho se tornará uma pessoa melhor”, comentou Fabrícia Ribeiro, mãe de um aluno de 1º ano do Ensino Fundamental do IEP.

“Hoje, diante de tanta violência, trabalhar esses temas com os pais é de extrema importância. Estamos plantando a semente hoje do amor, do respeito, do resgate aos valores familiares, a paz, a compreensão e o diálogo. Como sabemos que a família é a base do aluno, se trabalharmos juntos tudo irá melhorar”, explicou Maria do Desterro, coordenadora do projeto na escola. O próximo encontro com os pais acontecerá no dia 18 de junho, quando também será comemorado o São João na escola.

Liga pela Paz – Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog