Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de junho de 2015

Preparando-se para intercâmbio, FIP recebe Cônsul de Diplomacia Pública dos EUA



As Faculdades Integradas de Patos receberam na última semana, o Cônsul de Diplomacia Pública dos EUA no Recife, Matt Keener. O cônsul veio à Patos para conhecer a Instituição, verificando a estrutura física e acadêmica da IES. Matt fez um tour pela faculdade e viu de perto o funcionamentos das clínicas, laboratórios, espaços esportivo e de convivência, além da rotina de estudo e trabalho de alunos e professores.

A visita antecede a chegada de oito estudantes norte-americanos que viverão uma experiência de intercâmbio nas FIP. Eles desembarcarão em Patos no dia 21 de junho. Aqui será feito um estudo sobre obesidade, analisando o perfil de crianças e adolescentes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e matriculados em escolas públicas.

“Eu não poderia perder a oportunidade de conhecer o Campus e comprovar que a Instituição realmente tem propriedade para estimular o intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e os Estados Unidos. É uma excelente oportunidade tanto para os estudantes daqui conhecerem os Estados Unidos, quanto para os nossos alunos visitarem um lugar pouco conhecido pelos americanos, que é interior do Nordeste”, ressaltou Matt.

Esse mesmo trabalho está sendo feito por estudantes das FIP que estão na Universidade de Oswego (EUA). Desde o dia 20 de maio, quatro acadêmicos de Enfermagem e outros quatro de Nutrição estão desenvolvendo pesquisas também relacionadas à obesidade.

“O objetivo é fazer uma comparação em relação à alimentação, estilo de vida e prática de atividade física entre as crianças e adolescentes norte-americanos e brasileiros. Depois disso, será elaborado um aplicativo para smartphone, que ajudará no acompanhamento desses jovens, buscando uma diminuição no índice de obesidade”, explicou Raquel Campos, coordenadora do curso de Enfermagem das FIP.

A iniciativa é pioneira no Sertão paraibano e pretende estreitar os laços para o desenvolvimento de novos estudos. “Esse é um primeiro passo ainda é pequeno, mas espero que possa estimular outros intercâmbios, com grupos maiores, para o desenvolvimento de novas pesquisas”, anseia Matt Keener.

Além das pesquisas, os estudantes terão a chance de conhecer os festejos juninos, umas das manifestações culturais mais fortes do Brasil, além da culinária e pontos turísticos de Patos e região. O retorno para os Estados Unidos está marcado para o final de julho.

ASCOM-FIP

-- 
Assessoria de Comunicação
Faculdades Integradas de Patos
ASCOM-FIP

Twitter: @fiponline
Instagram: @fipoficial
Contato: (83) 3421-7300 - Ramal: 254

Nenhum comentário:

Arquivo do blog