Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Valorização da cultura, interatividade e sustentabilidade são tendências no mercado de eventos



Consultora Tânia Trevisan ministra workshop gratuito, em João Pessoa, para 90 empreendedores e profissionais da área de eventos e turismo

Como tornar João Pessoa atrativa e preparada para realizar eventos e entrar na rota do turismo de negócios? Na manhã desta quinta-feira (18), a consultora nacional e internacional Tânia Trevisan, debateu estas questões com 90 empreendedores e profissionais da área de eventos e turismo. O workshop “Criação de Eventos Inovadores para João Pessoa” foi realizado no Sesc Cabo Branco, em uma parceria do Sebrae Paraíba, Convention Bureau e Federação do Comércio/Sesc/Senac.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, a Capital do Estado vive um bom momento para o turismo, mas é preciso avançar. “O turismo de negócios vem crescendo no país. Para que sejam realizados eventos inovadores é preciso usarmos a economia criativa, que é uma atividade trabalhada pelo Sebrae aqui no Estado”, disse Walter na abertura do workshop.

Em seguida, Tânia Trevisan deu início a palestra e debate com os participantes. “João Pessoa tem uma rica cultura, com seu Centro Histórico e arquitetura belíssima. É preciso valorizar, cuidar desse patrimônio e divulgar. Eventos criativos que valorizam a cultura regional são uma das tendências”, afirmou a consultora, ressaltando a importância da divulgação de um evento e de um destino turístico.

Tânia inspirou os participantes a criarem eventos que permitam a interatividade e a criatividade, buscando lugares inusitados, de forma que envolvam as pessoas e causem impacto positivo. “Por que é preciso inovar em eventos? Porque o ser humano é motivado a novas descobertas e desafios que tragam prazer. Então vamos realizar eventos com estas características aqui em João Pessoa”, afirmou.

Quanto às tendências, Tânia destacou elementos importantes para um evento de sucesso: a interatividade, a sustentabilidade, a personalização, a valorização cultural e a economia criativa. “Festivais gastronômicos que valorizam algum produto da região, zonas de food truck (carrinhos de comida) em praças, ações de 'demo cooking' (demonstração de como cozinhar um prato) são diversas ações bacanas e criativas que atraem as pessoas”, disse.

Durante o workshop, a consultora lembrou também que itens básicos, como planejamento, equipe bem treinada, novas ideias, patrocinadores e atitude são fundamentais para a realização de qualquer tipo de evento. “Para ser competitivo neste mercado, é preciso estar sempre se capacitando e se reciclando”, completou Tânia.

Após palestra e debate, os participantes do workshop se dividiram em grupos e sugeriram a realização de eventos criativos em João Pessoa. “Temos uma vocação para a economia criativa e eventos inovadores. Por isso o Sebrae vem trabalhando com estas atividades que fomentam cada vez mais o turismo em nosso Estado”, completou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae na Paraíba

Nenhum comentário:

Arquivo do blog