Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bispo faz visita pastoral à rede hospitalar de Patos








O bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, acompanhado de vários padres, fez visita pastoral ao Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite e na parte da tarde esteve também na Maternidade Peregrino Filho. Essa visita faz parte de ações evangelizadores que buscam levar votos fraternos de conforto, paz e esperança, não apenas aos enfermos, mas a todos os funcionários dessas instituições, para que possam desempenhar sempre com muito amor ao próximo, à profissão.

No Hospital Regional, Dom Eraldo foi recepcionado pela diretora Hígia Lucena, pelo gerente regional de saúde, José Leudo e funcionários, além da equipe da Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Belo Horizonte. Ele percorreu praticamente todos os setores hospitalares, conversou com pacientes e funcionários. Houve uma celebração, momento de orações e uma breve reunião com Hígia e Leudo, onde alguns assuntos ligados à melhoria da saúde pública foram colocados. “Não se trata de uma visita de fiscalização da saúde pública, mas um encontro fraterno, de conversas com o povo, de ouvir as pessoas e deixar nossa mensagem de otimismo, de desejos de muita paz e saúde para todos, partilhar a dor de quem está aqui, trazer a palavra de Jesus”, explicou o motivo de sua ida aos hospitais.

Essa visita pastoral acontecerá também aos presídios de Patos, ao Lixão, onde há famílias sobrevivendo em péssimas condições de trabalho, de vida. A peregrinação percorrerá todas as paróquias, se reunirá com autoridades políticas, com pastores evangélicos, em agosto próximo.

A diretora do HRP, Hígia Lucena, agradeceu a presença de Dom Eraldo e comitiva, da alegria que todos sentiam pela presença, mensagem que transmitiam e pediu que houvesse com mais frequência essa visita comunitária. Padre José Ronaldo lembrou que a saúde dos enfermos é sempre lembrada, seja nas visitas paroquiais, sejam nas celebrações em todas as igrejas, nas orações cotidianas. “Nós rezamos diariamente pelos enfermos, por todos vocês trabalhadores da saúde para que Deus os ilumine, dê-lhes força para continuar nessa missão de levar a cura, o conforto a quem precisa”, disse Pe. Ronaldo.

O gerente de saúde, José Leudo, agradeceu a visita dos representantes da Diocese de Patos e considerou importante esse momento. Falou dos desafios que o Hospital encara diariamente, das pancadas que o HRP recebe, muitas vezes injustamente e citou o caso da demanda quase zerada de cirurgias, hoje havia apenas quatro a ser feitas, quando já houve tempo em que 40 pessoas esperavam pelo procedimento. “Isso é algo que a imprensa não compartilha, essa conquista do povo. Fico triste quando alguém se refere ao Hospital como matadouro. Você pode ter o melhor plano de saúde, mas quando precisa com urgência de socorro médico, o primeiro lugar ao qual se dirige é o Hospital Regional”, reclamou.

Leudo afirmou que é muito importante a visita do Bispo e seus auxiliares para que, com seu olhar diferenciado possa dar sugestões, apontar falhas “para que o Estado possa melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”.

Dom Eraldo, que ainda percorreu o Centro de Hemodiálise, conversou com pacientes e funcionários, falou das limitações que existem em cada profissão, em cada ambiente de trabalho para afirmar que não há como atender todas as necessidades de quem precisa dos serviços do Hospital, mas que se faz o possível.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog