Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Coordenadores de imunização e digitadores da macrorregional Patos recebem atualização em SINPNI


Lucas Santiago



Coordenadores de imunização e digitadores dos 49 municípios que compõem a 3ª macrorregional de saúde, que compreende as regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, estão participando de uma atualização no SINPIN – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, encontro que acontece no auditório da 6ª Região de Ensino, em Patos.

Trata-se de um alinhamento dos municípios ao SINPNI, onde o facilitador Lucas Santiago, da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo sistema, aponta as fragilidades no processo de preenchimento e atualização de dados, além de apresentar as ferramentas disponíveis para melhorar esse trabalho, importante o acompanhamento da saúde da população.

Uma nova versão do SINPNI está sendo testada online. Os resultados são satisfatórios e até dezembro deste ano todos os municípios deverão compartilhar as informações simultaneamente, ou seja, uma pessoa da Paraíba estando em outro estado é possível o profissional de saúde de lá saber como anda seu calendário de vacinação, se há alguma em atraso, que necessita ser tomada. “O sistema se tornará online, o que permitirá também que o município realize todas as atualizações, correções, como a de duplicidade de dados”, explicou Lucas Santiago.

Em 2013 a Paraíba recebeu, como previu a portaria Nº 2.363 de 18 de outubro de 2012, R$ 1.516.000,00 para que cada sala de vacina (1.011) adquirisse um computador para implantar o SINPNI/SINAM (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Todos os municípios receberam o treinamento, que ocorre duas vezes ao ano. Até dezembro, quando o sistema deverá estar 100% online, não haverá novas capacitações.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog