Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Digitadores são capacitados em novas técnicas de Vigilância Ambiental



Digitadores dos municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, estão participando nesta terça-feira 21 de uma capacitação de atualização em novas técnicas de Vigilância Ambiental. Dentre os objetivos desse encontro estão: tornar os digitadores aptos a operacionalizar a nova versão do sistema GAL – Gerenciador de Ambientes Laboratoriais e favorecer a população desses municípios, de um modo geral, no tocante à qualidade da água para consumo humano.

Esse trabalho está sendo coordenado por Sérgio Lisboa Matias, analista de sistema da SES/LACEN e pelo bioquímico do LACEN, Emanuel Felinto. Um dos pontos chave dessa capacitação é conhecera realidade de cada município em relação à atuação de seus agentes, como vem sendo feito o trabalho de coleta de amostras de águas, como também o preenchimento do sistema. Essa ação (capacitação) vem sendo oferecida com certa frequência pelo Governo do Estado devido a rotatividade de funcionários no setor de Vigilância Ambiental.

Pessoas sem qualificação que acabam assumindo coordenações de Vigilância Ambiental têm sido fator de preocupação do Governo do Estado. “É uma função de extrema responsabilidade, onde o técnico que venha assumir essa posição tem que ter noções do que seria uma Vigilância e como trabalhar em cima dela. Também tem que fazer conscientização com a população e aqueles profissionais que estão dentro do processo e que podem fazer alguma coisa”, comentou Sérgio Lisboa.

O semiárido vive momento crítico devido à seca. Isso leva a população a consumir água de péssima qualidade. Segundo Sérgio, o Governo do Estado vem se preocupando com essa realidade para que os habitantes possam ser favorecidos com melhores serviços, colocando seu corpo técnico para qualificar os funcionários municípios, para que possam usar da melhor maneira a ferramenta de gestão GAL, cabendo apenas ao gestor apontar técnicos competentes que possam ajudar a trabalhar com maior qualidade nesse sistema de informação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog