Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 30 de julho de 2015

FIP aderem ao Fies sem limite de cota e oportuniza vagas para todos os cursos


Para garantir aos alunos a possibilidade de pleitear contratos para financiamento da graduação, as FIP aderiram à oferta do Fies para 2015.2. Uma das mudanças para este semestre é que não há um valor de cotas estabelecido em dinheiro. Estará disponível para as FIP um total de 860 vagas, distribuídas entre todos os cursos.

Diversas outras mudanças foram feitas no formato do financiamento e nos critérios para sua aprovação. Ao acessar o SisFies os estudantes farão o seu cadastro para uma pré-seleção, optando pelo curso e turno que pretende pleitear.

O sistema estará aberto para inscrição a partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto, encerrando o prazo às 23h59 do dia 6 de agosto. “Em vários momentos do edital está exposto que a responsabilidade é única do aluno. O aluno é quem deve responder pela sua inscrição”, alertou Arthur Correia, coordenador da CPSA nas FIP. 

Veja o Edital: https://goo.gl/XQXvY0

Os estudantes serão selecionados de acordo com a nota obtida no Enem, sendo exigida nota mínima de 450 pontos sem zerar a redação. A exceção é para os estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010. Eles poderão participar da seleção, no entanto a classificação seguirá uma fórmula que leva em conta itens com renda familiar e raça. Em todos os casos será dada prioridade aos inscritos que possuem renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos.

Segundo Arthur Correia, a classificação dos alunos será feita diretamente pelo SisFies. “Nessa nova versão, a determinação de quem vai ser contemplado é do sistema, considerando os alunos que se inscreveram, o percentual de nota do Enem, perfil socioeconômico e demais critérios”, explicou.

A lista com o nomes dos selecionados será divulgada pelo SisFies no dia 10 de agosto. Esses alunos deverão acessar novamente o sistema e concluir sua inscrição para contratação do financiamento. O procedimento deve ser feito entre os dias 13 e 22 de agosto.

QUADRO DE VAGAS
CURSO
MATUTINO
NOTURNO
INTEGRAL
Arquitetura e Urbanismo
30
30
---
Biomedicina
30
30
---
Direito
35
35
---
Educação Física
25
25
---
Enfermagem
45
45
---
Fisioterapia
45
45
---
Jornalismo
---
25
---
Letras
---
25
---
Medicina
---
---
45
Nutrição
30
30
---
Odontologia
30
30
---
Pedagogia
---
40
---
Psicologia
40
40
---
Radiologia
---
40
---
Serviço Social
---
25
---
Sistemas de Informação
---
40
---


Nova taxa de juros

Para os contratos firmados a partir deste semestre, passa a valer a taxa de juros de 6,5%. Até o último ciclo, esse percentual era de 3,4%. Já o prazo de amortização cai de três vezes o tamanho do curso somado de um ano para apenas três vezes o tamanho do curso.

Aditamento

Os alunos que ainda não conseguiram renovar seus contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2015 poderão fazê-lo a partir da próxima segunda-feira (3), segundo informação do Ministério da Educação. O prazo termina no dia 6 de agosto.

ASCOM-FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog