Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Maternidade de Patos vai realizar atividades na Semana Mundial de Aleitamento Materno



Ações acontecem entre os dias 03 e 07 de agosto e incluem capacitações, palestras,
blitz educativa com distribuição de panfletos e orientações às pacientes

A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015 será comemorada e terá extensa programação na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que tem o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. O evento, cujo tema é “Trabalhar e amamentar, podemos conseguir!”, prevê a realização de várias ações entre os dias 3 e 7 de agosto. A programação foi organizada pelas equipes do Núcleo de Estágio e Capacitação de Eventos da Maternidade (NECE), da Comissão de Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle, que funciona em um anexo da instituição.

A programação será iniciada na segunda-feira (03), com blitz educativa  e distribuição de panfletos, pela manhã, das 9h as 10h30, na Praça do Guedes e semáforos próximos, e à tarde, das 14h30 as 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura. Na terça-feira (04), as ações acontecem na cidade de Taperoá, no Hospital Geral da cidade, com uma panfletagem educativa em frente da unidade de saúde, a partir das 9h. À tarde, haverá uma palestra sobre “A importância do aleitamento materno”, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, às 14h.
 No dia 05, a programação será realizada internamente, na Maternidade com distribuição de material educativo e orientação às mães. Pela manhã, a atividade será conduzida pela equipe do porcionamento e à tarde, pelos profissionais do Banco de Leite da maternidade. Na quinta-feira, as atividades continuam na maternidade, com apresentações do ‘Grupo de Apoio das Amigas do Peito’, com o lançamento da campanha de doação de vidros e com palestras nos alojamentos.

Na sexta-feira (07), será realizada uma capacitação das equipes técnicas que vão atuar nos novos postos de coleta de leite humano que serão inaugurados este ano. O treinamento será dado pela equipe técnica da rede de bancos de leite da PB Anita Cabral, das 8h às 17h, na sede do banco de leite da maternidade. No dia 18, ainda haverá uma programação alusiva a Semana Mundial de Aleitamento Materno com uma palestra com a equipe do banco de leite para o Grupo de Gestantes da Assistência Social, às 9h, na sede do CRAS Beatriz Maria da Conceição, seguida de apresentação do grupo de teatro ‘Mãe Leoa’. No dia 26, haverá a inauguração do posto de coleta de leite humano e da sala de apoio às mulheres que amamentam que vão funcionar nas dependências do Hospital Geral de Taperoá. Em Patos, à tarde, também acontece a inauguração de outra sala de apoio à mulher que amamenta. 

 A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino de Almeida, lembra a importância do incentivo à amamentação e doação. “O leite materno protege o bebê de possíveis infecções e outros problemas de saúde e contêm todas as proteínas, vitaminas, açúcar, gordura e água que o bebê necessita para crescer e se desenvolver, por isso é tão importante a amamentação nos primeiros seis meses de vida”, afirma Joana.

Bancos de Leite Humano na Paraíba 

Na Paraíba existe uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle,  em Patos Outros 25 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa. O 26º posto será inaugurado dia 26 de agosto, em Taperoá.

A rede de bancos de leite do Estado possui o serviço de rota domiciliar que basta a doadora entrar em contato e falar do seu desejo de doar. Com os dados pessoais, telefone e endereço da doadora, as equipes vão até a casa dela ou ao local que ela preferir para entregar os frascos de vidro esterilizados e orientá-la para dar início à doação. “A doadora não precisa se deslocar, nós vamos até ela e estabelecemos este vínculo em todo o processo de doação”, explica Joana Sabino. Para ser doadora do Banco de Leite de Patos é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252.
 
Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog