Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 1 de agosto de 2015

CRM oferece curso para médicos da região Patos








Marcos Eugênio

Dentro de sua política de educação médica continuada, o Conselho Regional de Medicina ofereceu neste sábado 01 de agosto, no auditório da 6ª Gerência regional de Saúde, em Patos, o curso de reanimação cardiorrespiratória (interrupção da circulação sanguínea) e vias aéreas superiores, destinado a todo os médicos inscritos no CRM e a concluintes de Medicina. Dez médicos marcaram presença à capacitação, que contou com a presença do gerente regional de saúde, José Leudo Farias e da diretora do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Hígia Lucena.

O curso, já ocorrido em Cajazeiras e Sousa esta semana, teve como facilitadores os médicos Bruno Brasileiro, Márcio Marinho, Ana Luísa e Camila Queiroga. Na programação houve aula teórica e prática sobre suporte básico e avançado de vida; reanimação cardiopulmonar, intubação e vias aéreas.

O anestesiologista e coordenador do curso de reanimação cardiorrespiratória do CRM, Walter Azevedo, explicou que a proposta dessa capacitação é fazer com que os médicos da região tomem conhecimento das condutas, dos procedimentos a serem tomados nos casos de se depararem com vias aéreas difíceis, para que se possa salvar a vida do paciente, tendo em vista que a reanimação cardiorrespiratória tem que ser prestada em até cinco minutos para que a vítima tenha condições de sobrevida.

Nas aulas práticas são simuladas, com uso de bonecos confeccionados para estudos específicos de atendimento de emergência cardiorrespiratória, todas as situações de suporte básico e avançado, explanado pelos facilitadores do CRM.

O CRM também possui em seu programa de educação continuada para os médicos, vários outros cursos destinado a áreas como a pediatria, clínica médica, cardiologia. Os casos de reanimação cardiorrespiratória, segundo Walter Azevedo, é algo bastante comum, especialmente para os médicos que atendem na urgência e emergência. Em relação ao público mais suscetível à parada cardiorrespiratória, enfatiza que são os motociclistas, vítimas constante de acidente de moto, pelas consequências das quedas, que causam traumatismo cranioencefálico.

A diretora do HRP, Hígia Lucena, considerou a atualização de suma importância para o atendimento na porta de entrada do Regional de Patos, que recebe grande número de vítimas, especialmente de acidentes envolvendo motos.   José Leudo parabenizou a ação educativa do CRM e diz que torce para que novos cursos venham a ser oferecidos em Patos aos profissionais médicos, e que estes participem em maior quantidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog