Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Educação de Jovens e Adultos de Imaculada participa da formação em Educação Emocional


A Liga Pela Paz melhora a autoestima

Os pais aprendem a lidar com suas emoções.


A violência tem sido um dos temas mais frequentes da educação brasileira. A insegurança produz medo, estresse, traumas ao ponto de crianças e educadores que sofreram algum tipo de agressão, seja física ou psicológica, temerem voltar às salas de aula.

Na Paraíba, uma iniciativa bastante consistente posta em prática pelo Governo do Estado, através de sua Secretaria da Educação, com intuito de mudar esse cenário, foi a implantação da Liga Pela Paz, metodologia de ensino que prima pela educação das emoções e que vendo disseminada com as crianças, jovens e adultos.

Os resultados são comemorados pelo Governo, gestores escolares, professores, alunos e pais de alunos que estão aprendendo a administrar suas emoções. A relação interpessoal de todos os atores da comunidade escolar melhora; as habilidades emocionais e a autoestima são estimuladas e, consequentemente, o desenvolvimento das crianças é potencializado.

No município de Imaculada, distante 370 km da Capital João Pessoa, a EEEF Delmiro Dantas, pertencente a 11ª Gerência Regional de Educação, está desenvolvendo, através da Liga Pela Paz, as habilidades emocionais de 40 alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, grande parte pais de alunos do Fundamental I. Eles ressaltam a importância da metodologia Liga Pez Paz na redução da violência, e o quanto estão aprendendo a controlar o estresse e a lidar com os conflitos do dia a dia.

Educadoras socioemocionais da Delmiro.
O trabalho da metodologia Liga Pela Paz- Família na EEEF Delmiro Dantas foi conduzido pelas educadoras socioemocionais Marta Tathyane Brito Dias, Verônica Plácido Anselmo, com coordenação de Maria Andressa Nunes. A nova coordenadora regional do PSI, Joédna Melo de Oliveira, parabenizou a equipe pelo brilhante trabalho e aos alunos, pela excelente participação, interatividade.

A coordenadora dos encontros na EJA da Delmiro, Andressa Nunes Leandro, disse que o tema é bastante atrativo, o que prendeu a atenção dos alunos. “Falar de Liga Pela Paz é falar da realidade da família, de motivação, bondade, perdão, diante de uma sociedade que vive a destruição dos lares, a intriga, entre vários pontos negativos. As turmas de EJA recebem com mais fervor esses temas, pois dialogam sobre seu dia a dia. A gente viu cenas que nos motivaram bastante, como do filho esperando a saída do pai da escola para abraçá-lo. Estão mostrando mais seus sentimentos, conversando mais. Os alunos da EJA hoje têm autoestima renovada. O aproveitamento foi muito bom”, disse emocionada.


A aluna Deuzuita Ribeiro agradeceu a oportunidade de ter vivenciado tantos temas que a ajudaram a compreender melhor a si mesma e ao próximo. “Seria muito importante que todas as famílias participassem de encontros como esses. Isso ajudaria bastante na educação, na relação com nossos filhos e netos”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog