Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Educação emocional possibilita melhoria do convívio entre escola e comunidade

A participação dos pais é elogiada pelos educadores emocionais

Equipe coordenadora dos encontros da Fenelon Câmara: Gilvaneide, Ilka e Luz Marina

 A implantação do projeto Escola de Valor, pelo Governo da Paraíba, premiando as escolas que desenvolvem práticas pedagógicas transformadoras, fez brotar muitas iniciativas que se tornaram referência quando o assunto é interação, harmonia e autoconhecimento.

Um exemplo é a EEEF Fenelon Câmara, localizada no Castelo Branco III, em João Pessoa, que vem trabalhando um tema importante e atual: a boa convivência entre escola e família. 

Consuleide
A referida escola tem conseguido, segundo os educadores, melhorar intensamente a relação com a família. Um importante suporte para esse trabalho tem sido a metodologia Liga Pela Paz-Família, desenvolvida pela Inteligência Relaciona. Um rico conteúdo que está sendo usado pelo Governo do Estado em encontros oferecidos às famílias paraibanas, pais de alunos, que estão aprendendo a lidar com seus sentimentos, suas emoções.

Luz Marina de Sousa, coordenadora dos Primeiros Saberes da Infância (PSI), diz que os pais dos alunos são muito participativos e atendem ao convite para dialogar temas relevantes para seu dia a dia e que vão influir diretamente no maior aprendizado das crianças. “Os encontros são momentos de valor inestimável, que tornam a família mais presente na escola. Trabalhar a parte emocional é algo fundamental tanto para as crianças como seus pais. Temos experiência de meninos que chegam com a autoestima muito baixa e a partir da educação emocional os resultados são fantásticos”, enfatiza.

Adesiane
 A gestora da Fenelon Câmara, Ilka Andrade de Lima, destacou os avanços promovidos com a chegada da metodologia Liga Pela Paz, onde a escola passou a trabalhar a educação emocional das crianças, melhorando a aprendizagem, o contato dos pais com a escola e a responsabilidade desses no acompanhamento do ensino dos filhos. “ A Liga Pela Paz tem oferecido um progresso muito grande, seja na melhoria do nível de aprendizagem, da ética, valores. Houve maior aproximação da comunidade com a escola, que está mais valorizada e focada em cumprir seu papel”, disse Ilka.

Os encontros das famílias nas escolas abrem espaços para a reflexão sobre a atitude dos pais perante os filhos. “A partir das palestras, dinâmicas, me pergunto se tenho agido corretamente em casa, se não estou transferindo meus sentimentos de raiva para minha filha. Então é um momento de me aproximar mais dela, conhecer sobre suas necessidades na escola e em casa”, disse Adeisiane Valério de Oliveira, mãe de uma aluna da Fenelon Câmara

Nenhum comentário:

Arquivo do blog