Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FIP e governo do Estado assinam permuta de terreno onde funciona o presídio feminino



O antigo Presídio Regional de Patos, hoje presídio feminino, foi fundado na década de 1950, pelo então governador José Américo de Almeida. De lá pra cá, o município cresceu e a unidade prisional seguiu ocupando um importante espaço, em uma das principais avenidas da cidade. Acompanhando esse crescimento, as FIP também se desenvolveram, tendo o presídio como vizinho.

Por muito tempo, a Instituição manteve um diálogo com o Estado, tentando um acordo para concessão do espaço da unidade prisional. “Eu acredito que essa parceria público-privada é um exemplo que o governo e as Faculdades Integradas de Patos dão a sociedade, de que é possível firmar convênios dessa natureza, onde todos são beneficiados”, afirmou João Leuson Palmeira, diretor das FIP.

Na última terça-feira, dia 18, João Leuson e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, oficializaram essa parceria, através da assinatura de um termo de permuta. “Eu tenho certeza absoluta que um novo presídio com condições mais adequadas, seguida da ocupação dessa área pelas FIP, com reflexos importantes para a atividade econômica, é o que Patos quer. Nós vamos ter a oportunidade de concretizar isso,  a partir dessa parceria bem discutida entre uma instituição educacional e o governo do Estado”, assegurou o governador.

Segundo o acordo, a contrapartida das FIP será a construção e a compra de equipamentos para o novo presídio feminino, a ser erguido com recursos próprios, fora da cidade. O termo de permuta estabelece o prazo de 18 meses, a contar do início da obra, para entrega do novo presídio já equipado.

“Uma unidade prisional realmente deve estar localizada fora da cidade. Por tanto, essa parceria foi importante para o governo do Estado, para a Faculdade e também para as apenadas. É um avanço para a coletividade de Patos”, reconheceu o secretário estadual de Administração Penitenciária, Wagner Dorta.

Já a prefeita de Patos, Francisca Motta, relembrou que a permuta “é um grande sonho” das FIP. “Eu acompanhei essa luta de João Leuson durante muito tempo e estou aqui para ver esse sonho concretizado”, acrescentou. A anexação do novo espaço permitirá a expansão das FIP, um degrau a mais para concretização da meta de transformar a Faculdade em Centro Universitário.
-- 
Assessoria de Comunicação
Faculdades Integradas de Patos
ASCOM-FIP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog