Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de agosto de 2015

Hospital de Patos reduz em 50% desperdício de alimentos


Cristiana, Luana e Laila







No Brasil cerca de 7 milhões de pessoas ainda passam fome, segundo levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, sobre segurança alimentar. Esse é apenas um dos parâmetros críticos para a base de estudos realizados pelo Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, visando reduzir o desperdício de alimentos nas refeições.

Idealizado pelo setor de nutrição, através da nutricionista Cristiana Oliveira, foi realizada durante o mês de julho a Campanha de Conscientização Sobra Zero. Diga não ao Desperdício, posto em prática pelas alunas do 8º período de Nutrição da UFCG – Cuité, Luana Azevedo e Laila Águida.

As alunas, sob supervisão de Cristiana, fizeram uma análise do desperdício de comida durante o almoço dos funcionários do HRP, fazendo a pesagem durante a primeira semana e constaram que só no almoço uma média de 10 a 13 quilos de alimentos eram deixados nos pratos. O trabalho de conscientização, de educação alimentar teve início na segunda semana, com a colagem nas mesas e paredes do refeitório, mostrando, de forma lúdica, a importância do não desperdício de comida, o perfil de quem ainda passa fome no Brasil, a fim de sensibilizar os funcionários.

A segunda atividade foi a exibição de um cartaz apresentando, aos funcionários, uma análise descritiva o quantitativo de sobras de suas refeições. No dia seguinte foi posto no saquinho dos talheres frases incentivando-os a reduzir o desperdício, pondo no prato somente aquilo que eles achavam que comeriam, tipo: “Milhões de brasileiros ainda passam fome e você ainda jogando comida no lixo?”.

A próxima atividade das alunas de nutrição foi ensinar aos funcionários a montarem um prato saudável. “Mostramos a eles como podemos nos alimentar bem e de forma mais saudável, incentivando-os a montarem um prato com quantidades adequadas, diminuindo as sobras”, explicou Luana Azevedo.

Na etapa posterior foi sugerido aos funcionários uma meta, com objetivo de reduzir 50% do desperdício com alimentos, através do semáforo (cartaz). Diariamente observava-se se aumentava ou diminuía, traduzida em setas verde, amarela ou vermelha (quando aumenta o desperdício). No dia seguinte foram distribuídos panfletos educativos com valores do quanto ia de comida para o lixo.

Resultados

Uma semana após essas atividades educativas, as sobras dos pratos do almoço dos funcionários (aproximadamente 250 refeições) voltaram a ser pesadas e confirmada a redução em torno de 50% do desperdício.

Em janeiro deste ano o Hospital já havia conseguido uma redução de 20% nos gastos com alimentação. Hoje, fora as refeições e lanche dos funcionários, são servidas em média 600 refeições para pacientes por dia: café da manhã, almoço, jantar e lanches.

O trabalho das alunas de Nutrição será apresentado na instituição de ensino federal. Elas agradeceram aos funcionários da copa e cozinha que deram grande contribuição para a realização da pesquisa, bem como à nutricionista do Regional, Cristiana pela supervisão do trabalho acadêmico.

 Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog