Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Menos de mil eleitores fizeram biometria em Patos até julho



Passados quase um mês e meio de cadastramento biométrico, menos de 1000 eleitores compareceram aos cartórios eleitorais da 28ª e 65ª zonas em Patos.

De acordo com dados fornecidos pela Central de Atendimento ao Eleitor-(CENATEL), apenas 934 eleitores já passaram pelo processo de cadastramento biométrico entre 17 de junho, data do início dos trabalhos e 31 de julho. 

Na 65ª zona, tivemos até agora 491 eleitores, sendo que destes, 66 são novos alistamentos, 44 foram transferências e 381 eleitores passaram por revisão biométrica. Na 28ª zona, tivemos 443 procedimentos no mesmo período, sendo 50 novos alistamentos, 21 transferências e 372 eleitores passando por revisão biométrica. 

De acordo com Jaciana Sampaio, chefe da Cenatel, a expectativa é de que ainda nesse mês de agosto, tenhamos a ampliação do sistema de atendimento ao eleitor para uma demanda de 600 a 700 eleitores por dia, ao invés de 60 pessoas como tem ocorrido atualmente. 

A 65ª Zona Eleitoral é composta além de Patos, pelos municípios de Santa Terezinha; São José do Bonfim; Areia de Baraúnas; Cacimba de Areia e Salgadinho. Já na 28ª Zona, temos eleitores dos municípios de patos, Quixaba e São José de Espinharas, totalizando juntas, 82.948 eleitores, até o início de junho. 

O cadastramento biométrico acontecerá normalmente nos cartórios eleitorais de Patos e nos locais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, até o mês de março de 2016. A partir daí, quem não compareceu terá o seu título eleitoral cancelado, podendo regularizar o documento até o início de maio do ano que vem, quando haverá o encerramento do cadastro eleitoral. 

Para fazer o procedimento, é necessário ao eleitor, ir ao cartório eleitoral munido de cópias do RG ou outro documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e o documento original do título de eleitor.   

Em seguida, serão colhidas as digitais do eleitor, que fará a atualização dos seus dados, assinatura eletrônica e foto do eleitor cadastrado biometricamente, finalizando com o recolhimento do documento antigo e a entrega de um novo, ao eleitor recadastrado. 

Genival Junior
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog