Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Parceria entre Sesc e Prefeitura levam serviços de saúde para feirantes na Ceasa



Uma parceria entre o Serviço Social do Comércil (Sesc) e a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, levaram na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, vários serviços de atendimento e orientação em saúde para os trabalhadores feirantes da Central Estadual  de Abastecimento de Patos (Ceasa). O evento foi alusivo ao dia do feirante comemorado no último dia 25 de agosto.

Além do atendimento médicos, os feirantes receberam os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, tipagem saguinea, avaliação nutricional, teste rápido de HIV/AIDS, distribuição de preservativos, saúde bucal e orientações sobre saúde e direitos do trabalhador.

Para a coordenadora do Mesa Brasil, Gilmara Gioconda, o objetivo da iniciativa é levar ações de saúde para o local de trabalho dos feirantes, já que estes não têm tempo ou costume de procurar os serviços de saúde. “Homens dificilmente buscam os serviços de saúde, seja pela carga horária de trabalho, ou mesmo pela resistência em ir ao médico, por isso nós pensamos neste momento, para trazer até eles os serviços básicos de saúde,” comentou.

Um dos serviços da Secretaria de Saúde de Patos que esteve presente na ação foi o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que além de trabalhar a parte educativa de conscientização e prevenção em saúde do trabalhador, levou o médico Humberto Joubert, para realização de atendimentos.

“O médico do trabalho vem para fazer a consulta, e também para avaliar se os trabalhadores que apresentam alguma doença, e se essas doenças são provenientes do processo do trabalho, procurando investigar melhor as causas e já apresentar soluções para melhores condições de saúde e de vida deles,” disse a coordenadora do CEREST Regional, Cláudia Miranda.

Além do CEREST, participaram da ação o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA&SAE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 5), coordenação do Programa Saúde do Homem, coordenação da Atenção Básica, equipe Saúde da Família da Unidade Básica Maria Madalena e alunos da ECISA.

Kamylla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog